Conectar

Ver Versão Completa : Capacidade de Passageiros

Trezende
13/12/2009, 18:41
Estou tentanto uma solução para alterar a capacidade de passageiros, do Land 97, de 11 lugares (Microonibus) para 9 lugares (Jipe). Já havia feito a inspeção veicular no Inmetro, mas esbarrei na exigência do documento exigido pelo Detran (CAT) conforme resolução do Denatran. Não encontrei nenhuma empresa transformadora (Rio ou São Paulo), autorizada para emissão do CAT. A situação diz respeito a obrigatoriedade de estar habilitado para dirigir veiculo microonibus. Como não se petende alterar a categoria da habilitação, busco uma solução para alterar o documento do veiculo.

agradeço informes.

Tarcisio

mauromosc
13/12/2009, 19:15
Tarcisio, boa tarde.

Você já viu estas empresas que estão relacionadas no sítio do Detran do Rio de Janeiro?

http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1389

Em SP parece-me que esta empresa também faz conversão:

http://www.sevelsp.com.br/index.htm

Agora, não sei ai no RJ, mas aqui em SP quando a Defender posssui 9 lugares o IPVA é de 4%.
A minha viatura é de 11 lugares e saiu mais barato mudar a carteira de minha namorada e a minha para D, pois deixo de pagar cerca de R$1K por ano com IPVA, apesar do seguro obrigatório ser um pouco mais caro.

Um abraço,
Mauro Mosczynski.

ascherer74
13/12/2009, 20:40
...
A minha viatura é de 11 lugares e saiu mais barato mudar a carteira de minha namorada e a minha para D, pois deixo de pagar cerca de R$1K por ano com IPVA, apesar do seguro obrigatório ser um pouco mais caro.

Além da economia, qualificou a familia toda.8) 8)

mauromosc
13/12/2009, 20:50
Além da economia, qualificou a familia toda.8) 8)

Fui obrigado!
Ai de mim não deixar a patroa tocar a viatura.:mrgreen:

Trezende
14/12/2009, 09:23
Olá Mauro,

Agradeço as dicas. Ocorre que estas empresas citadas no site do Detran não são habilitadas junto ao Denatran para transformar Land Rover. Para cada tipo de veículo é necessário uma autorização especial. Quanto a de São Paulo vou contatar. Acho que aqui no Rio o imposto é mais caro, mas como compartilho a direção com os amigos de excursão, é imprescindível alterar o documento do veículo.

grato,

Tarcisio

Trezende
14/12/2009, 09:25
Olá Adriano,

Algumas vezes 11 passageiros é mais vantagem. Mas no meu caso, como não pretendo mudar a categoria da habilitação, prefiro alterar o documento do veículo.

grato,

Tarcisio

Trezende
14/12/2009, 09:36
Olá Mauro,

Para constar, a empresa Sevel de São Paulo faz inspeção veicular, mas não estão autorizados pelo Denatran para emissão do CAT (transformação).

abs

Tarcisio

mauromosc
14/12/2009, 11:35
Tarcísio,

acho que consegui alguma coisa.

No sítio do Detran SP tem um link para a o sítio do Inmetro com relação de instituições que fazem o "Laudão". Eu liguei na Visavero, em Guarulhos, e o tiozinho que atendeu confirmou que fazem a vistoria para a alteração de capacidade de passageiros.
Dá uma olhada:

http://www.inmetro.gov.br/organismos/resultado_consulta.asp?sel_tipo_relacionamento=13&nom_razao_social=&nom_item_objeto=&num_credenciamento=&ano_concessao=&sel_pais=&sel_unidade_federacao=&ind_ordenacao=U&ind_status=&end_bairro=&end_cidade=&vPagina=22&vPaginaIni=21&vPaginaFim=28

O telefone da Visavero é (11) 2085-0540.

Um abraço,

Trezende
14/12/2009, 18:21
Olá Mauro,

Conversei com o Mauro da Visavero. Eles fazem a vistoria (inspeção veicular do Inmetro), mas não tem autorização para emitir o CAT (certificado automotivo de transformação) de Land. Para cada veículo que a empresa transformadora queira trabalhar, é ncessário um CAT específico junto ao Denatran.
O Mauro ficou de averiguar se existe alguma empresa que faça e me retornar.

abs

Tarcisio

Lothar
14/12/2009, 18:54
Olá Adriano,

Algumas vezes 11 passageiros é mais vantagem. Mas no meu caso, como não pretendo mudar a categoria da habilitação, prefiro alterar o documento do veículo.

grato,

Tarcisio

Tarcísio, não estou entendendo. Você pretende diminuir a capacidade?Como será a modificação? Retira-se banco, modifica-se a distribuição de assentos?

Dependendo das modificações, não faz o mínimo sentido nova vistoria por empresa que ateste a segurança. Quem carrega 11, carrega 9 e não ao contrário.

Eu acredito que, feita a exigência sem que o Detran ou Denatran apresentem empresas para tal, é possível medida judicial para realizar a modificação, talvez mandado de segurança.

[]

mauromosc
14/12/2009, 19:22
Na minha viatura cabem 6 pigmeus na parte de trás(só inglês mesmo para caber lá) e se fosse o meu caso só seria a redução da capacidade no documento, pois existe 6 conjuntos de cintos de segurança nos bancos.
Este tipo de situação é um exemplo das coisas que poderiam ser muito bem resolvidas com um pouco de boa vontade do pessoal do Denatran. Eu liguei no Ciretran de Osasco para tentar pegar alguma informação e parecia que a copeira da repartição tinha atendido o telefone. Não devia nem saber onde estava.

Abraço!

Trezende
14/12/2009, 22:25
Olá Lothar,

Pretendo diminuir a capacidade de passageiros para não estar ilegal ao conduzir o veiculo, isto porque minha habilitação é categoria B para veiculos até 8 passageiros. É feita a adaptação do veiculo diminuindo-se o número de assentos (no caso retirado um dos bancos laterais de trás).
Se fosse aumento ou diminuição do número de passageiros permitido dentro da categoria de microonibus, bastaria o certificado de segurança veicular - CSV - do Inmetro para a alteração no documento. Mas como a diminuição de passageiros que pretendo incide na mudança do tipo/espécie, no caso de Microonibus para Camionete, além do CSV é exigido o CAT.
Hoje, se estiver envolvido em acidente de trânsito, em qualquer situação serei culpado, porque minha habilitação não permite conduzir microonibus. Nem mesmo seguro do automóvel pode ser feito.
Comprei o Land zero KM. Na nota fiscal consta land Rover - Jipe, e recebí um documento classificado como microonibus. Tentei através da Land em SP uma solução. Foram atenciosos mas nada adiantou. O fato é que o veículo foi cadastrado no Denatran como microonibus, e para alterar o tipo/espécie somente com a emissão do CAT.

abs

Tarcisio

rafaelfernandez
15/12/2009, 00:37
Tarcisio,

Categoria B é para veiculos com capacidade de até 9 passageiros. O CBT diz que a categoria B é para veiculos com até 8 passageiros EXCLUINDO-SE o motorista. Portanto, 9 passageiros total.

[]´s
Rafael

Trezende
15/12/2009, 08:47
Olá Rafael,

Exatamente. Como o Land tem 11 lugares (microonibus), minha categoria B não permite conduzir este veículo. Por isso, desejo diminuir no documento o número de passageiros, e nesse caso o Land mudaria de microonibus para camioneta sendo obrigatorio o CAT.

abs

Tarcisio

Lothar
15/12/2009, 10:37
Olá Rafael,

Exatamente. Como o Land tem 11 lugares (microonibus), minha categoria B não permite conduzir este veículo. Por isso, desejo diminuir no documento o número de passageiros, e nesse caso o Land mudaria de microonibus para camioneta sendo obrigatorio o CAT.

abs

Tarcisio

Exato. O problema, segundo entendi, é que não existem empresas habilitadas pelos órgãos de trânsito para a emissão do cat, não é isso.

Ainda acho que, de posse do documento do Inmetro, e comprovação da inexistência em SP e RJ de empresas para o serviço, você consiga autorização judicial para a modificação .

[]

Trezende
15/12/2009, 12:22
Olá Lothar,

Sim, ao que parece não há nenhuma empresa, denominada transformadora, habilitada para os veículos da marca Land Rover. Fiz este questionamento diretamente ao Denatran em Brasilia, visando alguma medida judicial. Ocorre que a questão volta-se para a empresa Land, isto porque o cadastro que foi feito pela Land no Denatran é o que vale oficialmente. Nesse sentido, numa primeira análise, a incongruência entre a nota fiscal, caracterizando o veículo como jipe, e o cadastro do veículo no Denatran classificando-o como microonibus, remete a responsabilidade ao vendedor.
Acredito que alguns, ou muitos, dos compradores de Land na época tenham se deparado com essa situação. A esperança é que alguém já tivesse um encaminhamento de solução.

abs

Tarcisio

mauromosc
15/12/2009, 17:01
Por um lado a Land Rover te vendeu um ótimo carro e por outro te arrumou um grande pepino.

O bom é que quando você conseguir mudar a categoria, muitos outros terão mais facilidade para mudar.

Boa sorte.

Trezende
22/02/2010, 15:31
Continuo tentanto uma solução. Se alguém puder ajudar agradeço.

Tarcisio

Baré
22/02/2010, 16:02
...Comprei o Land zero KM. Na nota fiscal consta land Rover - Jipe, e recebí um documento classificado como microonibus. Tentei através da Land em SP uma solução. Foram atenciosos mas nada adiantou. O fato é que o veículo foi cadastrado no Denatran como microonibus, e para alterar o tipo/espécie somente com a emissão do CAT.

abs

Tarcisio

Tarcisio,

pelo q entendi vc comprou uma Defender 0km e no documento vem capacidade de 11 passageiros???

Então para comprar uma DEfender o cidadão tem q ter carteira "D" ??

Minha Defender era cadastrada em outro estado como 11 lugares, mas quando o antigo dono foi transferir aqui pro RJ (4 anos atrás!) mudaram para 9 lugares, automaticamente, vai entender né... Pelo menos assim ele me contou e lá no doc consta 9 lugares.

Talvez eu possa te ajudar...

Abs,
Baré

marcio pajero
22/02/2010, 18:48
Amigos, comprei um defender 96 em 98 e ele era microonibus, sacanagem da LR parapoder vender este carro para o governo e ainda pagar impostos menores em todo o Brasil. Nos dançamos na categoria de habilitação. Enquanto continuava a aproveitar a minha viatura fiz de tudo para transforma-lo para 9, 7 ou ate 5 lugares pois neste ano (98) as defender podiam ser emplacadas com estas capacidades. A informação que tive no Detran foi que era IMPOSSIVEL pois o codigo renavam não pode ser modificado. Eu poderia ate modificar a capacidade de passageiros mais o certificado continuaria como microonibus e seria exigido a carteira "D". Conclusão tirei a carteira D e fui dormir com o imposto muito mais barato. Era sem solução mais não custa tentar. Marcio

Rhuan
22/02/2010, 21:25
Boa noite pessoal!

Engraçado, quando comprei meu 110 HCPU(caminhonete cabine simples) em 2009, que era do antigo dono desde 2003, no documento constava 11 lugares. Lembro que na transferencia, forcei a barra com o despachante para colocar 3 lugares, ja que pensava na possibilidade de um banco central. Quando veio o documento em meu nome, veio sem nenhuma especificação de quantidade de lugares, estava em branco o campo de observações. Será que posso ter problema numa eventual blitz?! não recebi o 2010 ainda.

Valeu

Rhuan

marcio pajero
22/02/2010, 22:32
Rhuan, independente do nº de passageiros qual o tipo de veiculo esta descrito no documento -canioneta ou microonibus. Lembrem-se que o fiscal de transito na rua so pode/deve se limitar ao documento e não deve fazer nenhuma consideração alem do escrito. Eu não consegui mudar o documento do meu carro, sempre foi micro 11 lugares, alias foi o que facilitou a venda pois quem comprou fazia viagens de turismo e tambem levava peão para obras no interior.

Rhuan
22/02/2010, 23:08
Ok, Marcio...

realmente no meu documento está como: car/caminhonete/c.simples.

beleza, fico mais tranquilo!!

Obrigado mais uma vez

abraço a todos

rhuan

Trezende
23/02/2010, 08:42
Olá Baré,

Pelas mensagens vemos que outros proprietários que tiveram/tem o mesmo problema, não obtiveram êxito em alterar o cadastro de microonibus para camionete. Como no seu caso conseguiste alterar o documento, por favor aceito a ajuda que puder.

grato,

Tarcisio

Tarcisio,

pelo q entendi vc comprou uma Defender 0km e no documento vem capacidade de 11 passageiros???

Minha Defender era cadastrada em outro estado como 11 lugares, mas quando o antigo dono foi transferir aqui pro RJ (4 anos atrás!) mudaram para 9 lugares, automaticamente, vai entender né... Pelo menos assim ele me contou e lá no doc consta 9 lugares.

Abs,
Baré[/QUOTE]

Preá 4x4
07/01/2013, 18:21
Pessoal,
No documento Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do Detran, como deve ser preenchido o campo "Espécie/Tipo"?
No meu documento está escrito "PAS/AUTOMOVEL" e o Detran de Minas não está aceitando a transferência de SC, pois alegam que o sistema não aceita um "PAS/AUTOMOVEL" com combustível "DIESEL".
Resultado: estou a 7 meses tentando a transferência. Estou tentando regularizar esse detalhe no Detran de SC, mas está difícil, pois nem moro mais lá. Eles me pediram o código do renavan, um número de 6 dígitos que a Land Rover deveria ter, mas tá difícil conseguir pois a Land Rover está tendo dificuldade em encontrar.
Alguém tem uma dica???
Preciso de um número de 6 dígitos que é o código do renavan da montadora junto ao Detran, esse código começa com 2, e vi na tela da funcionária da Caltabiano uma Defender 90 com código 222505, e uma HCPU com código 222504. Mas ela não tem para a Defender 1993, 90. Alguém sabe?
Grato.

Olá Baré,

Pelas mensagens vemos que outros proprietários que tiveram/tem o mesmo problema, não obtiveram êxito em alterar o cadastro de microonibus para camionete. Como no seu caso conseguiste alterar o documento, por favor aceito a ajuda que puder.

grato,

Tarcisio

Tarcisio,

Abs,
Baré[/QUOTE]

Preá 4x4
11/01/2013, 17:34
Queria reportar minha indignação contra a burocracia que trava esse país e aproveitar o espaço pedindo ajuda para quem possa me ajudar.

Estou desde julho de 2012 tentando transferir uma LR Def que já é meu por 6 anos de SC para MG.
Começou com o Detran de Minas não aceitando a categoria do veículo no sistema como "Automóvel Passeio" e combustível "DIESEL" ao mesmo tempo.
Após meses de ligações, viagens de SP para MG e idas ao Ciretran, o gerente de assessoria de informática do Detran de MG, senhor Célio me falou que poderia ser um erro no código marca modelo, quando a Land Rover trouxe o carro 20 anos atrás e registrou o código marca-modelo.
Pois bem , voltei para SP e fiquei 3 dias indo e voltando da Caltabiano para conseguir o tal número. Liguei algumas vezes no 0800 da Land Rover e eles me inforam que o número não existia!
Depois de muita espera sem resposta , descobri o telefone da Jaguar Land Rover do Brasil e ligar para a matriz em Moema onde consegui que eles entrassem em contato com o Detran de SC para que informassem que o código está sim correto e dizendo que o veículo está classificado como "AUTOMÓVEL PASSEIO" por que em 1993 não havia nenhum problema na legislação que um Automóvel de passeio estivesse no documento com combustível Diesel.
Pois bem, o ano já virou, terei que pagar o documento no estado de SC ao invés de MG, porém não moro mais em SC. Não consegui transferir o veículo e estou correndo o risco de ser parado na estrada e multado.
Liguei hoje para o Denatran em BH que disse que tenta resolver a situação com SC, mas que não conseguem, pois o Detran de lá não ajuda.
Ou seja, por causa de uma burocracia dessa, por causa de uma simples palavra em um documento, estou a 7 meses sem conseguir transferir meu veículo. Já realizei 4 viagens de SP para MG. Tive que faltar 4 dias de trabalho. Fiz inúmeras ligações de celular, gastei facilmente mais de 700 reais em diesel e uns 250 reais em pedágio. Sem falar na dor de cabeça que é isso tudo. E tudo isso para que??
Por essas e outras que esse país não consegue crescer, porque trava seu cidadão com questões desse tipo enquanto ele poderia estar trabalhando e produzindo.
Essa burocracia ao extremo deveria funcionar para outros motivos como impedir clonagem de veículos, transferência de pontos nas CNH, e tantas outras irregularidades... Não contra um cidadão tentando transferir seu veículo velho de um estado para outro.

Pessoal,
No documento Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do Detran, como deve ser preenchido o campo "Espécie/Tipo"?
No meu documento está escrito "PAS/AUTOMOVEL" e o Detran de Minas não está aceitando a transferência de SC, pois alegam que o sistema não aceita um "PAS/AUTOMOVEL" com combustível "DIESEL".
Resultado: estou a 7 meses tentando a transferência. Estou tentando regularizar esse detalhe no Detran de SC, mas está difícil, pois nem moro mais lá. Eles me pediram o código do renavan, um número de 6 dígitos que a Land Rover deveria ter, mas tá difícil conseguir pois a Land Rover está tendo dificuldade em encontrar.
Alguém tem uma dica???
Preciso de um número de 6 dígitos que é o código do renavan da montadora junto ao Detran, esse código começa com 2, e vi na tela da funcionária da Caltabiano uma Defender 90 com código 222505, e uma HCPU com código 222504. Mas ela não tem para a Defender 1993, 90. Alguém sabe?
Grato.

[/QUOTE]

Alexandre Tietsche
11/01/2013, 18:29
Você não conseguiria fazer um laudo do inmetro ou de algum órgão de anuência do Detran para "alteração de característica" ?

Preá 4x4
11/01/2013, 18:35
Já fizemos o laudo, foi uma das primeiras coisas que o Detran de MG pediu. Mas depois se descobriu que o código marca-veículo estava correto e que o problema teria que ser resolvido via Detran de SC.
Enfim, estou sem saber o que fazer.
Hoje liguei mais uma vez para o Detran de BH que estão tentando contactar SC e dar um jeito nisso, mas está difícil.
A delegada Alina Largura, gerente de veículos do Detran de SC que disse que iria me ajudar, não responde mais meus e-mails, tem alguns dias.
Vou seguindo minha vida com a documentação irregular por causa desse pessoal. Estou cansado de ficar 7 meses correndo de um lado para outro e ninguém conseguir resolver.
O Brasil não é um país sério, essa é a realidade.

José Paschoal Neto
11/01/2013, 18:44
boa tarde, não sei se vai ajudar mas abaixo segue contato de um órgão credenciado do inmetro aqui em Osasco, que faz inspeções, regulamentações, etc....

meu primo conseguiu um documento de um réplica de um shebby cobra lá.

espero ter ajudado....

1 - Informações Contato

País
BRASIL

Estado
SÃO PAULO

Endereço
Avenida Fuad Auada, 294 A
Bonfim - Osasco
CEP: 06216-000

Telefone
(11)3683-9943

sbi.osasco@globo.com

Responsavel Tecnico
Laudiceno Bueno da Silva

José Paschoal Neto
11/01/2013, 18:47
mais detalhes...

Organismo de Inspeção - Segurança Veicular

Número
OIA-SV-0268

Organismo
SBI - OSASCO INSPEÇÕES VEICULARES LTDA

CNPJ
07.940.044/0001-40

Situação
Ativo

Data de Concessão
03/05/2006

Data de Validade
03/05/2014

1 - Informações Contato

País
BRASIL

Estado
SÃO PAULO

Endereço
Avenida Fuad Auada, 294 A
Bonfim - Osasco
CEP: 06216-000

Telefone
(11)3683-9943

sbi.osasco@globo.com

Responsavel Tecnico
Laudiceno Bueno da Silva

Informações para fins de acompanhamento de Alteração

Nota

Escopo Acreditação

Produtos e Serviços
Concessão

Automóvel com sistema de GNV instalado
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=3)
03/05/2006

Automóvel modificado ou fabricado artesanalmente
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=1)
03/05/2006

Automóvel recuperado de sinistro
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=2)
03/05/2006

Caminhonete com sistema de GNV instalado
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=12)
03/05/2006

Caminhonete modificada ou fabricada artesanalmente
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=10)
03/05/2006

Caminhonete recuperada de sinistro
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=11)
03/05/2006

Camioneta com sistema de GNV instalado
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=9)
03/05/2006

Camioneta modificada ou fabricada artesanalmente
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=7)
03/05/2006

Camioneta recuperada de sinistro
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=8)
03/05/2006

Utilitário com sistema de GNV instalado
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=15)
03/05/2006

Utilitário modificado ou fabricado artesanalmente
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=13)
03/05/2006

Utilitário recuperado de sinistro
http://www.inmetro.gov.br/organismos/imagens/ico_+info.gif (http://www.inmetro.gov.br/organismos/detalhe_complementar.asp?seq_cliente=3547&seq_tipo_relacionamento=13&seq_objeto=63&seq_item_objeto_ac=14)
03/05/2006

Alexandre Tietsche
11/01/2013, 20:44
Não tem como você renovar seu documento por mais 1 ano em SC pra ganhar tempo ? Eu tive um problema similar com detran mas nao foi com veiculo. Morei em Campinas em 2000/01 e la tomei um multa de excesso, na época era R$574,00. Quando foi em 2004 tentei renovar minha carteira em SP e não consegui porque essa multa dava suspensão. Agora, imagina o trabalho que me deu pra cumprir a maldita da suspensão. O Detran de SP dizia que eu tinha que entrar com recurso em Campinas eu ia pra Campinas e me diziam que eu tinha que ir pra SP, nessas idas e vindas eu fui umas 4 vezes e ninguém resolvia. Eu dizia que só queria entregar minha carteira. Por mim fiz um recurso dizendo que nao concordava com a suspensão apenas pra constar até que finalmente consegui entregar a carteira em SP.

Imagino a raiva que vc esta passando com isso.
Como se trata de veículo para não ter aborrecimento eu tentaria dois caminhos mais fáceis. Deixar o carro onde esta em SC e ver qual processo de renovação em ainda que vc tenha que ir uma vez ao ano pra buscar o documento lá ou então o famoso jeitinho com um despachante.

Preá 4x4
11/01/2013, 22:07
Obrigado Alexandre/Zé Paschoal! Vou tentar isso mesmo pois terei que renovar em SC de qualquer forma, já passou 31 de dezembro.
Mas que é uma dor de cabeça, isso é.
Bola pra frente!
Abraço

José Paschoal Neto
11/01/2013, 22:57
Qualquer coisa dá um toque.

abraço

KnuppBH
12/01/2013, 10:29
Fico triste demais lendo esses testemunhos....
Realmente é um grande absurdo a burocracia no Brasil. A ideia é impedir picaretagens, porém acaba atrapalhando os cidadãos honestos tb.
Enfim, acho que já passou da hora de tentar resolver as coisas administrativamente. Procure um bom advogado especialista em trânsito e veja a possibilidade de entrar com uma ação judicial. A justiça também demora demais no Brasil, mas mesmo assim me parece mais eficaz do que os órgãos do executivo. Só não sei se seria caso de juizado especial, possivelmente o valor da causa seria o valor do carro, aí cairia na justiça comum que demora mais ainda.
Mesmo assim, tome cuidado pois eu acho que nesse caso não não é só multa, também retêm o veículo me parece, vale a pena dar uma olhada no código de trânsito pra se prevenir.

Abraço e boa sorte,

dasvirgens
24/07/2015, 11:04
estou em Recife e a anos tento mudar a documentação da minha 110 98 de 11 lugares. A cada tentativa uma frustração. aparentemente ninguém sabe como resolver ou não quer resolver, e eu não tenho tempo pra dar uma de Santo Expedito e sair atras de causas impossiveis.

abraços, Joaquim

dasvirgens
02/02/2016, 17:30
resolvi: tirei a carteira D, eu e a Cristal.

robertok
01/04/2021, 15:05
alguem tem alguma novidade nesse topico?
ja tenho categoria D,mas o problema e' que o limite de velocidade de micro onibus e' o de veiculo pesado.nas marginais em sp e' uma armadilha atras da outra,os radares novos sabem como te pegar!