PDA

Ver Versão Completa : Roda dianteira travando..



junior 4x4
13/12/2009, 14:01
Ola galera..

O meu niva esta suspenso um pouco, e quando eu pego ladeira mais fotes em primeira marcha faz um barulho q parece homocinetica e era do lado esquerdo, e ontem em plena rodovia raposo tavares as meia noite, ao passar por uma pequena ondulação na pista a roda direita dianteira começou a fazer ruido de rolamento estourado ( e o volante puxando pra direira), andei mais um pouquinho e ai travou de vez, ao tentar andar um puta barulho de ferro como ferro!!! mas vai...rsrsrs
alguma dica por favor do que possa ser ?

será que eu mesmo posso dar um jeito ? :(

muito obrigado a todos...

ANDRÉHUFF
13/12/2009, 16:01
Ola galera..

O meu niva esta suspenso um pouco, e quando eu pego ladeira mais fotes em primeira marcha faz um barulho q parece homocinetica e era do lado esquerdo, e ontem em plena rodovia raposo tavares as meia noite, ao passar por uma pequena ondulação na pista a roda direita dianteira começou a fazer ruido de rolamento estourado ( e o volante puxando pra direira), andei mais um pouquinho e ai travou de vez, ao tentar andar um puta barulho de ferro como ferro!!! mas vai...rsrsrs
alguma dica por favor do que possa ser ?

será que eu mesmo posso dar um jeito ? :(

muito obrigado a todos...

Isso ta com cara de rolamento travado no cubo de roda, isso quando acontece causa o cisalhamento do cubo, fazendo a roda ficar solta presa somente pela pinça de freio, se o seu cubo não quebrou vc deu sorte mas mesmo assim compre um cubo de roda novo pois o seu deve ter sofrido no minimo uma fadiga muito grande, não dando mais pra confiar nele.
Normalmente isso acontece quando se aperta demais a porca da homocinética causando um superajustamento no cubo.
Bom tenho quase certeza de ser isso, se foi e vc não sofreu um acidente considere-se um cara de sorte (foto da peça em questão abaixo).

Edintruder
14/12/2009, 10:27
Rolamento sim!
Pra fazer isso deveria estar roncando há um bom tempo já...

felipe.paris
14/12/2009, 10:53
Ola galera..

O meu niva esta suspenso um pouco, e quando eu pego ladeira mais fotes em primeira marcha faz um barulho q parece homocinetica e era do lado esquerdo, e ontem em plena rodovia raposo tavares as meia noite, ao passar por uma pequena ondulação na pista a roda direita dianteira começou a fazer ruido de rolamento estourado ( e o volante puxando pra direira), andei mais um pouquinho e ai travou de vez, ao tentar andar um puta barulho de ferro como ferro!!! mas vai...rsrsrs
alguma dica por favor do que possa ser ?

será que eu mesmo posso dar um jeito ? :(

muito obrigado a todos...

Comigo aconteceu a mesma coisa a pouco tempo, danificou um pouco o cubo inclusive, ai eu não sei exatamente o que foi feito, mas mandaram o cubo para uma usinagem!
Agora no seu caso pode encostar o carro que cubo é certeza, inclusive sua pastilha de freio deve estar "comendo" (ui) :twisted: então troca logo antes que acabe! a minha acabou :putz::putz::putz:

abraços

thgteixeira
14/12/2009, 19:31
Bem, comigo aconteceu exatamente o mesmo!

Resultado:

Troca do cubo de roda, do rolamento, do cavalete da pinça de freio, além de um recondicionamento na ponta da homocinética externa, pois o estriado dela também ficou bastante prejudicado!

Você sentiu algum problema de falta de tração?

xunio
16/12/2009, 22:22
Boa noite pessoal!:grin:
ontem acoteceu comigo tbm (rolamento travado),:cry:
desmontei limpei não danificou o cubo só o rolamento mesmo,:shock:
será que algum rolamento de carro nacional serve pro niva?
eo retentor tbm? se alguem souber me diga por favor.:putz:
desde ja obrigado. :concordo:

Gustavo Niva
16/12/2009, 22:30
Boa noite pessoal!:grin:
ontem acoteceu comigo tbm (rolamento travado),:cry:
desmontei limpei não danificou o cubo só o rolamento mesmo,:shock:
será que algum rolamento de carro nacional serve pro niva?
eo retentor tbm? se alguem souber me diga por favor.:putz:
desde ja obrigado. :concordo:Xunio, existem algumas adaptações que usam rolamento de carro nacional, mas são complicadas... É tranquilo encontrar os originais em lojas de rolamentos (p.ex em são cristóvão), e a preços bons.

[]s,
Gustavo.

xunio
16/12/2009, 22:41
Valeu gustavo,:concordo:
sera que en qualquer loja de rolamento encontro ou é medida especial?
amanhan mesmo vou procurar! :parede:

thgteixeira
16/12/2009, 22:44
Geralmente em qualquer auto-peças. A SKF tem os modelos originais do Lada Niva.

Gustavo Niva
16/12/2009, 23:18
Valeu gustavo,:concordo:
sera que en qualquer loja de rolamento encontro ou é medida especial?
amanhan mesmo vou procurar! :parede:Procura um de marca boa, não lembro quais são mas skf é uma delas... é fácil achar, na epoca comprei na agm rolamentos...

[]s,
Gustavo.

thgteixeira
16/12/2009, 23:22
Coloquei as da SKF no meu, mas a FAG também tem.

junior 4x4
17/12/2009, 18:35
Comprei na casa do lada um kit dois rolamentos mais retentor 89 reais...

xunio
18/12/2009, 22:13
Boa noite pessoal !:concordo:
pronto rolamento e retentor novo,:-P
agora fiquei meio preucupado com o aperto da polca da homocinética:pensativo:
pois não tenho torquimetro, por precaução não apertei muito a polca.

Edintruder
19/12/2009, 23:20
Xunio, Polca é uma dança russa, então, se tratando de Niva, passa! ahahah!!!

O aperto é similar às pontas de eixo traseira dos carros, aperta até a roda ficar pesada e depois afrouxa uns 15° mais ou menos. O resultado deve ser uma roda bem firme, sem folgas e macia de girar. Não esquece de travar essa porca pra não soltar.

Na minha Ranger eu fiz o mesmo sistema pra ajuste dos rolamentos dianteiros, pois a mesma possui um separador centra dos rolamentos e eu removi pra fazer o ajuste manual e muito mais confiável e o melhor, reajustável! Na ranger eu ajustei assim também como descrevi.

Jossano
20/12/2009, 00:10
Uma dica importante.

Tendo como presuposto que todas as rodas giram iguais... de o rolamento travou, fique esperto pois o da outra roda esta no fim da vida tb... o mais prudente é trocar os da outra roda tb.

Abracao

Jossano

Girti
20/12/2009, 11:15
Uma dica importante.

Tendo como presuposto que todas as rodas giram iguais... de o rolamento travou, fique esperto pois o da outra roda esta no fim da vida tb... o mais prudente é trocar os da outra roda tb.

Abracao

Jossano

Nobre colega Jossano :mrgreen:, sou obrigado a discordar, esta regra se aplica a veículos mais novos, um carro com quase 20 anos de uso pode ter tido os rolamentos trocados em ocasiões distintas, bem como estes rolamentos podem ser de diferentes procedências, o que faz com que tenham diferentes vidas úteis. Deste modo, não necessariamente será necessário trocar um quando trocar o outro. Entretanto, é prudente fazer um exame cuidadoso, girando a roda e verificando se há algum ruído ou folga (que, muitas vezes, apenas indica a necessidade de um reaperto do rolamento). Também é preciso se familiarizar com os ruídos normais do Niva, de modo a poder diferenciar os ruídos anormais. Recentemente, notei que meu Niva estava com um ruído que não fazia parte dos ruídos normais, levei o carro ao Wilson, com a suspeita de o rolamento da roda DD estava ruim e... Bingo!

A propósito do assunto "rolamentos das rodas dianteiras": Leio sempre muitas mensagens sobre a troca deste rolamentos, mas não me lembro de ter lido jamais algo a respeito do reaperto esporádico dos mesmos. Este procedimento faz parte da manutenção preventiva, e irá aumentar não só a durabilidade dos rolamentos com o (relativo) conforto ao dirigir. É preciso, de vez em quando (depende de quanto se roda com o carro), verificar as folgas das rodas. Se estiverem maiores do que o normal, pode ser um indicativo de que é necessário um reaperto das mesmas. O procedimento é simples, basta destravar a porca da roda e apertá-la UM POUCO, até chegar ao aperto correto. Depois, trava-se a proca novamente (pode ser necessário, às vezes, trocá-la, mas ela não custa nenhuma fortuna).
Resumindo: não se deve rodar, rodar, rodar, até a hora de se fazer necessário trocar o rolamento, é recomendável fazer também a manutenção preventiva.

Gustavo Niva
20/12/2009, 23:28
Boa noite pessoal !:concordo:
pronto rolamento e retentor novo,:-P
agora fiquei meio preucupado com o aperto da polca da homocinética:pensativo:
pois não tenho torquimetro, por precaução não apertei muito a polca.Xunio,
encontrou os rolamentos e retentor onde?

Quando troquei aqui peguei um torquimetro emprestado, e o torque recomendado no manual é infimo... só encosta mesmo... após trocados os rolamentos rodei 100km e quando voltei pra casa tinham folgado um pouco... acho que vale a pena dar uma conferida logo...

[]s

xunio
21/12/2009, 20:46
Gustavo,:concordo: foi facil, encontrei o rolamento eo retentor em uma loja de rolamento en Nova Iguaçu na AV. Nilio Peçanha centro.
Ao desmontar aproveitei e verifiquei a homocinética tbm, agora antes que de problemas vou partir para a outra roda e repetir o procedimento.
um abraço pro pessoal :concordo:

BobJipe
04/03/2014, 10:15
Olá camaradas Niveiros! No meu caso desmontei a roda dianteira sangrei freiei e percebi q n volta fica preso nas pastilhas será q e a pinca defeito ou hidrovacuo q e responsável pra fazer ela voltar?...453406

Flugêncio
04/03/2014, 12:43
Pode ser o mangote do freio entupido.

BobJipe
04/03/2014, 17:48
Obrigado Flugencio ! Vou comprá-los para testar.