Conectar

Ver Versão Completa : Alinhamento Troller

Marcusboi
12/12/2009, 22:08
Adiquiri recentemente um Troller 2006/2007 e o mesmo "puxa " para a direita ,tanto na cidade quanto na pista , em qualquer velocidade.Levei para alinhamento,balanceamento,rodízio de pneus e o problema persiste.O responsável pelo alinhamento disse que esse problema é comum nesse tipo de veículo.Alguém poderia me esclarecer se é verdade?

Troller T4 2007
Guincho Work 9500
BF AT 31x10,5 R15 ,30 libras pressão,praticamente novos .

andrew
12/12/2009, 22:47
Adiquiri recentemente um Troller 2006/2007 e o mesmo "puxa " para a direita ,tanto na cidade quanto na pista , em qualquer velocidade.Levei para alinhamento,balanceamento,rodízio de pneus e o problema persiste.O responsável pelo alinhamento disse que esse problema é comum nesse tipo de veículo.Alguém poderia me esclarecer se é verdade?

Troller T4 2007
Guincho Work 9500

Assim como em qquer outro veículo, puxar pros lados não é normal, se o "responsável" pelo alinhamento te disse que é normal, ele esta muito enganado.
Leve o seu carro em outro alinhador, confira as medidas de caster, cambagem e convergencia, se o problema persistir, inverta a roda esquerda com a direita, poesistindo verifique se as pinças de freio nao estao prendendo e também os rolamentos de roda.
Se o carro puxa, tem algo errado, mas um bom mecanico resolve isso com facilidade.

Abçs.

BoaTrilha
12/12/2009, 22:56
Por incrivel que pareça, achar um bom alinhador em SP é mais dificil do que parece.

Cansei de levar na primeira oficina que eu via escrito "alinhamento".
Sp tem muito mexanico fução.
Gente que entende mesmo do assunto, são poucos.
Paguei muitas vezes por serviços de baixa qualidade, em resumo saiu muito mais caro do que um serviço de qualidade (eu não sabia onde em SP conseguiria um alinhamento digno)

Até que um velho mecanico me indicou o RECORD. Eles cobram um valor pouco mais alto que a media, mas acredito ser um valor justo pelo serviço prestado.

Gostei muito do serviço e agora só levo lá.
Fica em frente ao laboratorio fleury, no jabaquara (proximo ao metro conceição/na rua da delegacia).

Abraços e boa sorte

Marcusboi
13/12/2009, 00:18
Agradeço.Só achei um lugar que faz o alinhamento na cidade vizinha de Pirassununga.Aqui em Leme ,nem a DPaschoal faz,alegam que não têm as "Medidas"do Troller.Quanto a levar no mecânico...me dá desânimo só de pensar no despreparo da grande maioria desses profissionais.Valeu pela dica,quando resolver o problema aviso o que era.

PAULO CARECA
13/12/2009, 10:45
Marcus, as medidas para este modelo com rodas/pneus originais é: Caster 7° a 8°; Convergencia das rodas (mm) 0 a +1,50; camber -30' a +30'. Quanto a puxar para direita pode ser pela inclinação da pista o Troller faz isso, experimenta andar pela contra mão e veja se não vai puxar para esquerda, ou por em uma pista totalmente plana.

danielgab
13/12/2009, 17:45
Realmente a inclinação da pista influi na posição q vc tem manter o volante do troller. É bom fazer o teste que o Paulo falou.
Tive 3 e todos tinham o mesmo comportamento.
Duas coisas que influem muito nele "puxar", são os pivôs das rodas dianteiras e as buchas da panhard. Quando troquei essas peças a diferença pra melhor foi grande. Se elas tiverem folga vc vai sentir muito a inclinação da pista.

Daniel
Ex trollers

Marcusboi
14/12/2009, 21:49
Fiquei em dúvida sobre a inclinação da pista e hj fui testar novamente.Parece que existe influência da inclinação sim.Na pista da esquerda quase não "puxa para a direita.Aqui na região há poucos trechos totalmente planos.Vou continuar observando.Obrigado

Marcusboi
14/12/2009, 21:52
Vou verificar ,valeu.

Digão Rios
23/12/2009, 11:06
Tive o mesmo problema que você está tendo com o meu Troller 2008 :putz:!

Cara, depois de vários meses de pesquisas de todas as formas que puder imaginar, incluindo com reclamações, brigas e tapas com a concessionária e também com os engenheiros que a própria fábrica mandou (sim, por causa disso fiquei 1 mês e meio sem o carro), conseguimos achar o defeito. Chegaram a colocar meu Jipe numa máquina pra medir a estrutura dele, pra verificar se não tinha alguma coisa maior ou menor que deveria..!! :pipoca:

No seu caso específico, é o "BF AT 31x10,5 R15 ,30 libras pressão,praticamente novos", no meu eram os BF MUD 33.

O problema exatamente igual...andando, em qualquer terreno, tem de ficar fazendo força para esquerda porque se soltar o volante o jipão faz praticamente uma curva para direita sozinho.

O problema é o pneu! No meu caso, quando usando um jogo original 0km (gentilmente cedido pela concessionária para testes), o meu jipão tinha o comportamento perfeito, andando sempre reto, sem sequer trepidações, entretanto, bastava colocar os MUD33 pra ele começar a puxar pra direita.

Tive de escolher entre o conforto na direção ou o desempenho/beleza do BFMUD33, obviamente fiquei com a segunda opção e parei de ligar pro Jipão puxando...:dance:

No início é ruim, mas, a gente acaba acostumando...:parede:

Quando dirijo um carro sem esse comportamento já estou achando até estranho :shock:!!

Abraços!
DIGÃO

andrew
23/12/2009, 13:42
Tive o mesmo problema que você está tendo com o meu Troller 2008 :putz:!

Cara, depois de vários meses de pesquisas de todas as formas que puder imaginar, incluindo com reclamações, brigas e tapas com a concessionária e também com os engenheiros que a própria fábrica mandou (sim, por causa disso fiquei 1 mês e meio sem o carro), conseguimos achar o defeito. Chegaram a colocar meu Jipe numa máquina pra medir a estrutura dele, pra verificar se não tinha alguma coisa maior ou menor que deveria..!! :pipoca:

No seu caso específico, é o "BF AT 31x10,5 R15 ,30 libras pressão,praticamente novos", no meu eram os BF MUD 33.

O problema exatamente igual...andando, em qualquer terreno, tem de ficar fazendo força para esquerda porque se soltar o volante o jipão faz praticamente uma curva para direita sozinho.

O problema é o pneu! No meu caso, quando usando um jogo original 0km (gentilmente cedido pela concessionária para testes), o meu jipão tinha o comportamento perfeito, andando sempre reto, sem sequer trepidações, entretanto, bastava colocar os MUD33 pra ele começar a puxar pra direita.

Tive de escolher entre o conforto na direção ou o desempenho/beleza do BFMUD33, obviamente fiquei com a segunda opção e parei de ligar pro Jipão puxando...:dance:

No início é ruim, mas, a gente acaba acostumando...:parede:

Quando dirijo um carro sem esse comportamento já estou achando até estranho :shock:!!

Abraços!
DIGÃO

Caro amigo, nesse caso vc deve procurar a empresa que te vendeu os pneus, pois se eles estao provocando esse comportamento irregular no seu veículo, é sinal que eles estao com problemas, e devem ser substituidos.
Vale lembrar que uma grande parte dos proprietarios de Troller usam esse mesmo modelo de pneus que vc cita, e nao apresentam qquer problema dessa natureza.
Volto a repitir, se o carro puxa pra qquer lado, existe algum problema, seja no carro, seja nos pneus, o normal é nao puxar.

Abçs.

rcofreitas
23/12/2009, 16:11
Agradeço.Só achei um lugar que faz o alinhamento na cidade vizinha de Pirassununga.Aqui em Leme ,nem a DPaschoal faz,alegam que não têm as "Medidas"do Troller.Quanto a levar no mecânico...me dá desânimo só de pensar no despreparo da grande maioria desses profissionais.Valeu pela dica,quando resolver o problema aviso o que era.

Olá! Eu consegui fazer o alinhamento correto somente na DPaschoal !(Sorocaba)

Equipamento de primeira linha e tinha todas as medidas do troller!

Desde o RF (meu caso) até 2008/2009.s

abs

Digão Rios
23/12/2009, 16:25
Concordo plenamente....

Mas tem coisas que ter um Troller nos ensina....hehehe...uma delas é "largar de lado"!

Cara, é um jipão pra ninguem botar defeito...demais, sou fã incondicional dele (já estou no meu segundo) mas uma verdade há de ser falada....não existe NENHUM Troller que seja totalmente perfeito...hehehehe....sempre vai ter alguma coisa errada....

Quando comprei o meu primeiro (comprei os meus 2 zero km), sempre corria atrás pra tentar arrumar cada coisinha que aparecia....brigava, esperneava....depois, a gente percebe que é simplesmente impossível ter um Troller sem defeitos....

Aí vem a dúvida, porra, 90 mil latinhas num carro com acabamento de gol bola (atualmente fiesta)...

Sim, bate a dúvida, a gente quebra a cara, compra o carro mesmo caro, e eu pelo menos, não conheço sequer um proprietário que não seja apaixonado pelo jipão!

Faz barulho aí - Liga o som
Trepida isso aqui - Acelera mais forte
Puxa pro lado de lá - Vira pro lado de cá

hehehehe...e assim a gente vai indo, MUITO FELIZ com a Viatura!

Abraços!
DIGÃO

Maicon
23/12/2009, 23:29
Eaí galeera..

Faço Geometria a quase um ano e posso garantir que nao eh problema de caster pelo simples motivo de ser um eixo rigido.. ou seja, so ficaria fora se o eixo entortasse.... o que eh mais raro de acontecer..
Verifique as buchas dos tirantes, pois gostam muito de estourar devido as pancadas que as mesmas levam nas pegadas que os devidos pilotos dao. hehe

Convergencia nao faz o carro puxar, apenas a direçao fica fora do centro..

Pode ser os pneus que estao fazendo o carro puchar, faça como ja falaram, inverta os pneus dianteiros e veja se pucha para o outro lado.. isso acontece muito aqui na minha cidade.. haha

abraçaao e feliz natal a todos...

Horacio Teles
25/12/2009, 11:36
Eaí galeera..

Faço Geometria a quase um ano e posso garantir que nao eh problema de caster pelo simples motivo de ser um eixo rigido.. ou seja, so ficaria fora se o eixo entortasse.... o que eh mais raro de acontecer..
Verifique as buchas dos tirantes, pois gostam muito de estourar devido as pancadas que as mesmas levam nas pegadas que os devidos pilotos dao. hehe

Pode ser os pneus que estao fazendo o carro puchar, faça como ja falaram, inverta os pneus dianteiros e veja se pucha para o outro lado.. isso acontece muito aqui na minha cidade.. haha

abraçaao e feliz natal a todos...
Sou novo no pedaço com o Troller, mas já estou aprendendo um monte de coisas a respeito do jipe.
Primeira: passarinhou ("shime"), dá uma olhada nas buchas da barra Panhard;
Segunda: folga na direção, da uma olhada em possíveis folgas no braço Pitman;
Terceira: calibragem dos pneus, não siga as orientações da fábrica porque não está correta; olha a barriguinha dos pneus e vê o tamanho ideal (máximo de meio centímetro na parte encostada no chão; a que me pareceu mais adequada para os pneus 31/10.5 foi 23 e 25);
Quarta: quando falarem da troca de pivôs, desconfia porque é muito rara a folga nesses componentes (a troca dá um baita trabalho);
Ainda não parti para o alinhamento (o meu está com a direção um pouco descentralizada, sem puxar para um lado ou para outro, apenas exigindo a compensação de inclinação da pista).
Não fiz isso porque ainda não consegui a troca dos batentes das molas.
Eu tinha um Tracker, ainda presente no meu "avatar". Comparando um com o outro (se é que isso é possível), uma coisa me chamou muito a atenção: haja manobra para esterçamento. Mas isso nem é problema. Estou gostando muito do jipe. Legal mesmo.

Casa da transmissão4x4
25/12/2009, 12:07
Marcos.

Trabalho com alinhamento há quase 8 anos, e pelo que lí nesse topico existem sim varias possibilidades que o pessoal falou: começando pelo simples, o melhor por enquanto e inverter os pneus dianteiros ( passar o esquerdo para direita, e o direito para esquerda) após essa inversão caso o veiculo puxar para esquerda o problema está no pneu (lembrando que pode até pneu novo faz isso), bom depois si tiver como desligar a correia da direção hidraulica so para fazer um teste será bom para descartar mais uma possibilidade. E ainda talvez tenha mais uma possibilidade, o troller tem uma regulagem no pivo superior??? Eu não me lembro, alguem sabe me dizer isso?? E uma castanha que o pino do pivo fica eio fora de centro.

DPC06
25/12/2009, 14:05

Troller T4 2007
Guincho Work 9500

Leve na rede Zacharias. Eu consegui resolver o problema do meu ex-Troller lá. A informação que tive na época é que eles possuem as medidas da geometria das rodas e também da caixa de direção. Achei meio "esquisita" a informação, pois, a geometria de qualquer veículo em qualquer alinhamento computadorizado já considera a caixa de direção, mas....... foi lá que resolvi.

Abs

Casa da transmissão4x4
08/01/2010, 22:25
E ai marcos conseguiu solucionar o problema do alinhamento?

Spike
24/09/2013, 16:26
Acho que é crônico no Troller, mas ai vai!!

Alguém tem alguma dica a respeito?

O meu já fiz de tudo e levemnte puxa para a direita tbm!!
Pneus BF33" 12.5 R15
Pivos com 1 ano de uso, terminais de direção novo, bucha barra panhad de PU nova..
Mandei em 3 casas de alinhamento, já fiz umas 3 combinações de pneus e nada, sempre puxa levemente para a direita, tanto na estrada quanto em trecho reto.

MEu amigo tem um Troller 2003 com pneus 31" e mesmo acontece com ele!!!!

Abrs

Fabio_Roberto
24/09/2013, 17:39

Pneus BF33" 12.5 R15
Pivos com 1 ano de uso, terminais de direção novo, bucha barra panhad de PU nova..
Mandei em 3 casas de alinhamento, já fiz umas 3 combinações de pneus e nada, sempre puxa levemente para a direita, tanto na estrada quanto em trecho reto.

Abrs

Spike

Ja escrevi um tempo atras e ninguem deu bola... mas vou colocar novamente..

Minha opinião.

Os veículos tipo Jipe apesar de serem muito robustos e resistente eles entortam.. os eixos entortam.. então por mais que troque TUDO, não adianta vai puxar para o lado ou andar igual caranguejo..

Eu fiz o seguinte, lembrei que algum tempo atras eu levei um carro em um lugar que me indicaram, a empresa fazia ALINHAMENTO TECNICO. Levei meu troller lá o cara fechou a porta do fundo da oficina praticamente na minha cara e analisou o jipe em um lugar fechado..

Tipo segredo mesmo, isso é artesanal, eles não mostram como fazem.. bom o cara mediu tudo e me deu o diagnóstico. " torto aqui, empenado ali, ali tambem.. bla bla bla.."

Fiquei meio desconfiado, mas como ele ja tinha feito um trabalho uma vez em outro carro meu e deu certo.. resolvi dar mais um voto de confiança, afinal ele não me mostrou quase nada, apenas falou os defeitos.

Valor R$ 1.500,00
Tempo do serviço 8 horas

Quando peguei o carro estava melhor que o vectra que eu tinha, alinhadinho, antes eu acha que eu não sabia guiar direito, nas curvas eu tinha que ficar corrigindo sempre, agora entra liso na curva, ficou EXCELENTE.

Valeu cada centavo, tanto que indiquei para meu irmão fazer na Cherokee dele, e ele gostou do resultado tb, inclusive o tecnico indicou a troca do braço pitman (não sei como escreve), que estava com folga.

Resumindo, gasto mais que os tradicionais 80 ou 100, mas é certeza que todo seu carro sai alinhado, no meu caso alinhou os dois eixos que estavam com 0,5 a 1,0 grau de desalinhamento..

Inclusive o desalinhamento do eixo dianteiro estragou o rolamento da roda.

O meu 2005 deu de 10 a 0 no 2013 que aluguei antes de comprar com 1400 km rodados. (Puxava nas curvas)

O lugar que eu fui é este aqui..

http://goo.gl/maps/sc6wM

Abraço

Leandro-SC
24/09/2013, 18:10
Eu larguei de mao, alinhava fazia trilha bagunçava tudo de novo, desisti dessas paranoias, tinha uma epoca que eu esta estressado, e nunca consegui entender pq o lado do carona suja mais que o lado do motorista( 33 com alargador), olhava media e nao cheguei a lugar nenhum, entao coloquei na cabeça que é por causa do snorkel, quando anda no molhado o snorkel faz uma parede e nao deixa o vento jogar a sujeira para traz como no lado do motorista, e olhando em outros trollers vi que nao é so o meu que é assim.

Vc alinha ele parado as borrachas estao paradas mais mesmo andando no asfalto elas nao tabalham muito ai quando vc pega uma trilha que as suspençao trabalha no maximo ficando em 3 rodas no chao pode ver se vai bagunçar tudo.

e o meu sempre puxando para direita tbm....

homerohermida
24/09/2013, 19:54
O meu também puxa pra direita...

Spike
25/09/2013, 08:43
E aii Fabiao,

Valeu pela dica, porém o valor é meio salgado heim :)

Abrs

Fabio_Roberto
25/09/2013, 13:52
E aii Fabiao,

Valeu pela dica, porém o valor é meio salgado heim :)

Abrs

Também achei salgadíssimo.. mas resolveu meu problema..

Se o uso for em trilhas médias / pesadas é jogar dinheiro no lixo, pq no uso vai desalinhar tudo.

Mas se usar em trilhas leves e expedições, acho que vale a pena, pq ficou excelente. Nem parece jipe..

Valeu.

Sandrãobh
27/09/2013, 11:01

Pneus BF33" 12.5 R15

Abrs

Spike, o meu não puxa para lado algum!! Nem com os 32'', e nem com os 35''... e olha que comprei os 35'' usados, com desgaste um pouco desigual.... Com o lift, antes de ajustar a panhard e links estava ruim para dirigir, mas depois disso ficou bom .... não é firme e justo como guiar um carro pequeno, mas puxar não puxa....
Como está o seu caster? e a cambagem?

abç

Spike
27/09/2013, 12:55
Spike, o meu não puxa para lado algum!! Nem com os 32'', e nem com os 35''... e olha que comprei os 35'' usados, com desgaste um pouco desigual.... Com o lift, antes de ajustar a panhard e links estava ruim para dirigir, mas depois disso ficou bom .... não é firme e justo como guiar um carro pequeno, mas puxar não puxa....
Como está o seu caster? e a cambagem?

abç

Grande Sandrão,
Perguntei se tudo ficou ok e deram o ok, no momento não me importei em saber os valores :parede:.
Você saberia dizer quais são esses valores? Assim já vou com dados para conferir.

Abrs

Sandrãobh
27/09/2013, 16:30
Grande Sandrão,
Perguntei se tudo ficou ok e deram o ok, no momento não me importei em saber os valores :parede:.
Você saberia dizer quais são esses valores? Assim já vou com dados para conferir.

Abrs

Nessas horas fico igual carrapato nos caras!!! Lá dentro da valeta, olhando e perguntando!!!
No computador tem todos os valores quando ele jogar a marca e o modelo do carro, somente o valor do caster é diferente do manual do carro: Na máquina tá de 8 a 9,5 e no manual de 4,5 a 7,5 graus.... O meu tá com uns 5º, (não achei o papel)(se regular muito para o caster aumentar dá b.o. nas molas dentro dos suportes) mas para vc ter uma ideia após uma curva a direção volta( devagar, mas volta) sozinha com os 35''!
Meu meca diz que o Troller tem de ficar com as rodas dianteiras divergindo um pouco, pois quando acelera ou freia, elas tenderão a corrigir a linha reta... próximo alinhamento tirarei isso à limpo!! Mês que vem tô pensando em dar uma revisão na direção e mudar a barra de direção (colocar direta de munhão a munhão) aí alinharei de novo!!

abç

Spike
27/09/2013, 16:58
Nessas horas fico igual carrapato nos caras!!! Lá dentro da valeta, olhando e perguntando!!!
No computador tem todos os valores quando ele jogar a marca e o modelo do carro, somente o valor do caster é diferente do manual do carro: Na máquina tá de 8 a 9,5 e no manual de 4,5 a 7,5 graus.... O meu tá com uns 5º, (não achei o papel)(se regular muito para o caster aumentar dá b.o. nas molas dentro dos suportes) mas para vc ter uma ideia após uma curva a direção volta( devagar, mas volta) sozinha com os 35''!
Meu meca diz que o Troller tem de ficar com as rodas dianteiras divergindo um pouco, pois quando acelera ou freia, elas tenderão a corrigir a linha reta... próximo alinhamento tirarei isso à limpo!! Mês que vem tô pensando em dar uma revisão na direção e mudar a barra de direção (colocar direta de munhão a munhão) aí alinharei de novo!!

abç

Vou anotar esses valores e vou verificar novamente.

Como disse antes, faz um tempinho que percebi esse "problema", mas ai liguei o botão do foda-se hehehe, pois pensei que o problema era esse sistema de barra de direção nojento do Troller original.

Ai apliquei esse UP (barra e terminal do MB608 + sistema munhão a munhão) nas barras citado pelo Elmer, Jaime e compania, ai eu troquei também a bucha da panhard pela de PU. As folgas sumiram, porém essa tendência de puxar para a direita ainda não.

Abrs

Nivaldo Inacio dos Santos
29/10/2013, 17:50

Troller T4 2007
Guincho Work 9500

Amigo,

Se você adiantar a roda do lado que está puxando colocando a ruela no tirante, jogando o tirante para frente para adiantar a roda, com certeza resolverá.

Daniel Gracioso
30/10/2013, 14:02
Eu fiquei encanado também com esse lance de puxar para direita até perceber mesmo que o que influi e a inclinação da pista, em pista como a Dom Pedro na da esquerda puxa para esquerda a na da direita para direita, ai fiquei tranquilo, o teste que o Paulo falou vai matar a sua dúvida.

Bonadio
16/02/2018, 23:36
Eaí galeera..

Abração e feliz natal a todos...

Olá amigo. Sou engenheiro mecânico e trabalho com alinhamento desde 2004. O ângulo de cáster pode se alterar mesmo sendo eixo rigido e mesmo sem entortar o eixo, basta que o eixo "rode" na vista lateral, ou seja, que o eixo imaginário que passa pelos dois pivôs (superior e inferior) no caso do Troller, altere a inclinação em relação a vertical. O caminho para resolver o problema de puxar para algum lado começa no alinhamento total das quatro rodas. Esse alinhamento tem inicio na verificação e correção do eixo traseiro, se está perpendicular com a linha de centro do jipe (set back traseiro) que é o mais comum de sair, além de verificar cambagens e convergências para saber se há algum empeno do eixo traseiro. Depois disso verificar set back dianteiro, cambagens dianteiras, cáster e KPI. Não resolvendo partimos para as outras possibilidades: desequilibrio de forças entre o par de pneus dianteiros (conicidade, arrasto, calibragem, etc), desequilibrio entre os freios (freio mais preso de algum lado) ou roda mais presa de algum lado. Se nada disso resolver e não se descobrir a causa do repuxo, se houver a possibilidade deixar (no caso de puxar pra direita) a cambagem direita levemente mais negativa que a esquerda e o Cáster direito mais positivo que o esquerdo. Acredito que também haja a possibilidade de algum problema no sistema de direção hidraulica, apesar de ser um problema menos comum.

Jcapossi
05/07/2018, 18:54
Ressuscitando o tópico

TROLLER 2002, 2.8, lift 3", rancho, amortecedor de direção da f-250, rotax, Savero 33'

PROBLEMA: carro puxa muito pra direita, puxava mesmo com outros pneus e sem o lift

TENTATIVAS DE CORREÇÃO:
- Pneus novos, 33 savero
- todos os terminais de direção trocados
- alinhado e balanceado em umas 3 lojas diferentes
- todas as buchas dos braços que seguram o diferencial trocadas em PU
- rolamentos de cubos novos com porcas de engenharia
- Buchas da Panhard novas de PU
- calibragem dos 4 pneus igual, já andei com 25 libras até 32 libras e não mudou

Sempre o carro puxou pra direita, já fiz rodizio, troquei pneus de lado, e nada... hoje me deram a idéia de colocar um calço entre a bucha do braço que segura o dif e o suporte, na intenção de empurrar o lado direito do diferencial dianteiro mais pra frente, mas ainda não tirei as medidas dos eixos pra conferir se pode ser isso ou não.

Quando freia o carro ou passa em alguma elevação, puxa mais.

Para esterçar para a direita é mais leve que esterçar para a esquerda.

Alguém já passou por algo semelhante?

Pensei que pode ser:
- EIXOS tortos ou desalinhados
- caixa de direção com algum vazamento interno de óleo que faz forçar sozinho pra direita