PDA

Ver Versão Completa : Motor Perkins 4-203 em CJ

Epiro
10/08/2003, 23:23
Alguém já usou este motor a diesel em CJ para trilhas ? Sei que este motor veio de fábrica em algumas Rurais, na década de sessenta, salientando que o mesmo tem quatro cilindros em linha, 70 cv de potência e 22 kgfm de torque a 1.500 rpm (dados que o credenciam para trilhas), sendo que só ouvi falar de um jipe com este motor adaptado.

No site http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/motorperkins4203.htm, tem mais dados sobre este motor, bem como um quadro comparativo com o BF161. :wink:

Vi um motor deste para vender por R$ 3.000,00 (três mil reais)! :shock:

Só não sei se é um motor que tem versões mais modernas e é fácil achar peças de reposição.

Aguardo pelas repostas.

Cícero Franco
11/08/2003, 09:05
Realmente este motor chegou a equipara Rurais por aí. Tb não tenho informações sobre ele. Acho que ainda encontramos peças, pois indo no site Google, que é de pesquisa na Internet, acha-se muitas referências sobre ele.

[]s

Alexandre Vaz Ferreira
12/08/2003, 21:52
Epiro
Eu tenho um amigo que usa um motor perkins 4 cil em um CJ5, não sei se é o mesmo motor que tu mencionou. Pelo que sei é um motor que treme muito, tem que estar sempre um pouco acelerado e não desenvolve bem :? .
Se quiseres te dou o fone dele, pode ligar que são de casa :wink: , pena que ele não use a internet.
Um abraço
alexandre

Epiro
13/08/2003, 00:52
Alexandre, o motor que mencionei é aqui de Porto Alegre, só não tenho o endereço do sujeito, mas sei o que ele colocou no Jipe.

Agradeço a resposta, mas acho que tu já matou a minha curiosidade sobre este motor.

Valeu.

Cícero Franco
13/08/2003, 08:39
É verdade. Diz que é bom para fazer manteiga. É só colocar um saquinho de leite sobre o assoalho e dar uma passeada. Chacoalha tanto que o leite vira manteiga.

Ah, tem que ser leite integral!

[]s

Pedro Bachir
17/08/2003, 00:25
E ae?
Aqui na minha cidade tem algumas rural com esse mtr. As pessoas preferem ele pois ele é barato, fácil de achar(foi usado nas D- 20), e aceita bem o turbo.
Eu prefiro o MWM, mas sou suspeito, pois a minha F- 1000 tem esse motor e ja rodou 400.000 km e o motor aínda esta puxando muito bem, mas ele tb tem suas desvantagens, ele é mais caro, e quando turbinado começa a soprar pelo suspiro mais cedo(mais roda muito tempo soprando) :D

flw

unforgiven_perkins
29/10/2004, 16:13
Como ninguém que use esse motor se manifestou, eu, que tenho digo.
Na verdade o motor é realmente barulhento, chega a apavorar. Na trilha reduzido, ja chegaram a zoar de mim perguntando se estava andando com um jeep ou com um 1113. Não tem problema, afinal, eu vou mais pelas vantagens. É menos posto na conta, super econômico, faz 10/12 Km/l. Bastante forte, com um bom torque, como todos os motores diesel. No meu CJ, nunca deu problema...e espero que continue assim.
Qualquer dúvida, é so perguntar, sou meio leigo em 4x4, mas entendo do que eu tenho. Afinal, não tenho o que reclamar do pelkinho...

unforgiven_perkins
29/10/2004, 16:26
E ae?
Aqui na minha cidade tem algumas rural com esse mtr. As pessoas preferem ele pois ele é barato, fácil de achar(foi usado nas D- 20), e aceita bem o turbo.
Eu prefiro o MWM, mas sou suspeito, pois a minha F- 1000 tem esse motor e ja rodou 400.000 km e o motor aínda esta puxando muito bem, mas ele tb tem suas desvantagens, ele é mais caro, e quando turbinado começa a soprar pelo suspiro mais cedo(mais roda muito tempo soprando) :D

flw

Como fica o turbo no perkins 4203. O resultado tem satisfeito quem usa e vc conhece?

Cowboy
31/10/2004, 03:30
Instalei na minha F-75. O bicho é muuuuito econômico. Com uma relação alongada (do Maveca) ficou ótimo. Uso câmbio de D-10, 4 marchas. Estou muito contente com o resultado. É muito forte em relação ao motor original, mas realmente vibra muito. Vou trocar os calços do motor e da carroceria. Colocarei calços do motor da F-1000 em tudo. Os feiches de mola dianteiros terão de ser trocados. Estou pensando em colocar os da Toyota Band.
O Perkins 4-203 equipou as antigas D-10 e as saudosas Wyllis, além de algumas máquinas agrícolas e empilhadeiras pesadas. Não tenho conhecimento de terem sido usadas na série D-20.

BrunoBB
31/10/2004, 11:19
All:

Estou satisfeito com o Perkins Q20B4, que é bem parecido com o 4-203.
Troquei as molas da Rural, coloquei as da Band longa, tanto na frente quanto atrás, usando os jumelos do 1113 mas tive que alongar o chassi na frente.

Benê Sernaglia
01/11/2004, 00:23
O 4203 é um motor bem barato comparado os outros motores diesel, é super economico e tem um baita torque. Contra é que o motor é muito pesado, baixa rotação e é muito barulhento, porém quem visa economia e força é o motor perfeito entre custo/benefício.

Tempos atras achei um motor desse por um preço bom e acabei comprando na hora, com planos para adaptar na minha F-75. Depois que eu fui obter informações, o motor que tinha comprado era a versão agrícola com a bomba modificada. Por ser versão agrícola o carter era quadrado de ferro fundido, o que atrapalhou a adaptação, pois o carter iria raspar no diferencial dianteiro. Como não consegui achar o carter da versão veicular e acabei pegando o motor da Nissan 2.7 diesel.

O perkins 4203:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/a76244bf737ca8a2bd8b4d57a2bdf76e.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2e8249d5d2a906431897e3ec33279dee.jpg

T+

Carlos Wochner
03/11/2004, 22:09
Que já instalou conseguiu liberação dos documentos?? Quanto R$?

Carlos.
Agora sem Jeep, pensando em reconstruir um....

Rogério Barthy
04/11/2004, 09:42
Já que o asunto é motores diesel, me ofereceram uma mecânica (motor completo, caixa de marcha e transferência, transmissão, diferencial, bomba da direção, caixa de direção, de uma Ranger 4x4 modelo 2003/4.
Quanto valeria um Kit desses ?
Está em um ferro velho/Desmanche de vans perto de minha casa.
Tinha ido a procura de um motor de Topic , H-100, Besta díesel, para calcular custos para aquisição e instalação. O dono me informou ter a tal mecânica para negócio, faltando somente levantar o preço para o fornecimento.

Benê Sernaglia
04/11/2004, 09:53
Fala ai Carlos,

Ainda não regularizei os documentos da F-75, pois ainda tem muita coisa a fazer pra ela andar. Mas ja pesquisei a respeito no estado de SP, considerando que a F75 ainda não esta em meu nome e ta com placa amarela, conversei com o despaschante ficaria em +- R$ 470,00 tendo que levar pra fazer vistoria e tudo mais ou por R$ 800,00 o despachante da um "jeitinho" e entrega o documento tudo Ok sem a necessidade da vistoria.

Falow

Melo
02/12/2005, 16:14
Senhores,

Tenho este motor instalado e funcionando comigo há um ano. Porem gostaria de alertar para um fato que talvez tenha provovido a quebra do (já cançado) virabrequim (0,5).
Percebam que nas fotos que o Benê Sernaglia postou há um conjunto de 3 polias, as duas ultimas sao gemeas e bem pesadas ficando parafuzadas na primeira. Apos instalar uma direcao hidraulica (do dodge dart) na polia do meio, fui alertado que se houvesse uma excetricidade entre as polias haveria uma vibracao que danificaria o motor.
Como as polias eram originais nao dei a minima. :parede:
Duas semanas depois da instalação da direcao, quando usava o freio motor em uma curva em descida, o virabrequim quebrou e levou junto a bomba de oleo.

Refiz o motor e retirei as polias, adaptei uma nova polia junto com a da bomba d'agua. Pelo menos quando a direcao ficar pesada saberei que a coreia principal tem problemas. :mrgreen:

Depois postarei algumas fotos do motor com a nova polia.

[]s

Mandruva
03/12/2005, 08:10
Alguem tem alguma opnião sobre o motor maxion 2.5, aquele HSD?

Rogério Tortato
04/12/2005, 11:21
esse motorzinho hsd só não aceita desaforo.

na f1000 ele não aprovou, pois é fraco para um veículo tão grande.

no jeep deve ficar bom, acredito eu.

todo mundo fala mal desse motor, mas sabendo usar e não abusar, ele vai bem.

meu pai, muito cuidadoso, tem uma f1000 com esse motor e já está pra lá dos 400.000 km.

mas se exigir demais, ele abre o bico.

abraços.

dero
04/12/2005, 21:15
Senhores,

Tenho este motor instalado e funcionando comigo há um ano. Porem gostaria de alertar para um fato que talvez tenha provovido a quebra do (já cançado) virabrequim (0,5).(...)

Tive um caso semelhante com o Perkins (creio q é um modelo entre esse e o Q20b), o vira rachou em 2 lugares numa aceleração simples. Tudo bem q ele já era 0,5 mas......

valeu

detejulio
23/09/2006, 20:46
caro amigo, não tenho conhecimento de motres, mas tenho idéia em comprar um perkinho que equipa o javali, você sabe se seria uma boa idéia com câmbio original 3 M ?

hpnardino
24/09/2006, 13:15
caro amigo, não tenho conhecimento de motres, mas tenho idéia em comprar um perkinho que equipa o javali, você sabe se seria uma boa idéia com câmbio original 3 M ?
Cara, até onde sei esse motor vibra muito mais muito mesmo, pois até o monstro do javali não suporta, e trinca com esse motor, os caras geralmente substituem esse motor pelo 4-236 de 4 cilindros, que tem um funcionamento bem mais macio. Sem falar que o 3c costuma quebrar virabrequim.

band
27/03/2007, 18:45
Olá pessoal porque será que o cj aguenta o perkins pesado e vibrador e não o mwm 229-4 pesa um pouco mais não vibra, e puxa redondão.

José Augusto
30/03/2007, 01:53
band, a diferença de peso não é pequena, fica por volta dos 120 kg.

band
30/03/2007, 19:44
band, a diferença de peso não é pequena, fica por volta dos 120 kg.

É verdade José eu estava vendo o peso dos 2

joão k. chikui
30/03/2007, 20:50
Olá pessoal porque será que o cj aguenta o perkins pesado e vibrador e não o mwm 229-4 pesa um pouco mais não vibra, e puxa redondão.

Band, na verdade o perkinho vai bem no chassi da rural. No CJ tem que reforçar bem o chassi.

band
30/03/2007, 20:58
O perkinho e o Q20B não tem muita diferença de peso né

dalmo cruz torres
01/04/2007, 11:07
Pessoal, coloquei na minha F-75 um maxion 2.5 tirado de uma F-1000 HSD, com o cambio de cinco marchas adaptado para receber a redução Willis. Comprei o motor precisando de uma retífica, retifiquei-o completamente, e estou testando o conjunto, a camionete está só com a cabine e as partes mecânicas. Apesar de ainda estar sem a caçamba e sem as latas da frente, uma coisa eu posso afirmar, de fraco esse motor não tem nada, a puxada dele em subidas é enorme, nas arrancadas é fácil fritar os pneus argentinos. Uma observação sobre esse motor, a turbina do meu tem o caracol quente de 42m/m e o caracol frio de 44m/m, o que faz a turbina começar a trabalhar um pouco antes dos 2000RPM. Na blazer do meu pai(com o mesmo motor) a turbina só começa a trabalhar nos 2500RPM. Outra coisa, o motor não vibra nada, é pouco mais pesado que o BF(original da F-75), o cambio de cinco marchas é muito bem escalonado para o motor. Apesar de ainda estar testando o motor e não ter pego estradas, nas poucas trilhas em que rodei com ele eu fiquei muito satisfeito. Uma outra lembrança, esse motor alcança o torque máximo dele(29,5 Kgfm) com 1600RPM , o que não é pouca força nem muita rotação.

jaimebrasil
21/11/2016, 21:40
Senhores boa noite! Sobre os motores Perkins antigos, quanto mais eu leio, mais me confundo. Pergunto: o 4203 é o "Perkinho" que equipava algumas Rurais Willys e tratores nos anos 60, o 4236 é o Q20B (e também o Q20B4), que equipava a Chevrolet Veraneio (anos 70), a D10 e a D20 (anos 80), e o 6236 é o chamado "perkão"? Por favor me esclareçam! Obrigado.