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Ver Versão Completa : Oleo espirrando no motor + barulho+ parafuso solto....



Afajoses
11/12/2009, 19:48
Bem pessoal, sai hoje com meu niva e aparentemente tudo ok, fui ao rio e voltei( uns 50km ) na volta já em Niterói quando parei no estacionamento de um shopping não vi nada de estranho mas quando voltei e liguei o carro estava fazendo um barulho estranho tipo algo rodando e uma outra coisa escostando nela... achei que fossa uma ventuinha que eu tinha colocado uns dias antes e como o carro tava andando normal vim pra casa... ate subi uma ladeirinha com reduzida :mad: e cheguei em casa.... quando parei o carro e fui e abrir a tampa com o motor ligado vi que havia oleo espirrado na frente do motor e por baixo da tampa do motor e um parafuso solto no motor ( a cabeça desse parafuso fica de frente para o radiador na parte de cima e tem uns 4cm) um outro solto no peito de aço que eu não achei de onde era. Ontem peguei uma estrada com muuuuita lama( tipo na metade da roda ou mais) mas só isso, não houve batida nem nada demais (pelo menos que eu tenha percebido... )

Emquanto estou escrevendo vi em um arquivo que tenho aqui como motor do niva explodido, o barulho parece vir deonde eu acho que tem uma corrente ( e isso mesmo:?:, corrente :?: )

Bem galera é isso...alguma dica do pode ser ? e principalmente por que aconteceu ??

jorgeffn
11/12/2009, 20:38
Camarada, já tive um Niva e não sou totalmente expert como a galera aqui não, mais pela sua descrição eu chutaria que esse parafuso é da guia de corrente de comando... uma vez tive esse problema.... estava viajando e esse parafuso se soltou espirrando oleo no motor e no paralama esquerdo, como demorei a perceber a diferença no barulho (barulho de batendo a corrente, não sei se é o mesmo barulho que você está ouvindo) acabei tendo que retificar meu motor, porque alguns pedaços desse parafuso "entraram" para dentro do motor. Verifica se é isso mesmo.... se for para arrumar é relativamente simples, você vai precisar apenas trocar a guia. Mais como disse.. é apenas um chute...

Afajoses
11/12/2009, 20:57
Jorge,

Pelo que eu estou vendo por aqui to achando ser isso tambem, ou coisa parecida...

será que da para chegar na oficina (uns 25km ) :pensativo: pois pra pagar reboque ta complicado$$$$$ :shock:

jorgeffn
11/12/2009, 21:21
Pois é.. acho complicado ir andando viu..... pq teoricamente o oleo vai sendo todo jogado para fora..... as vezes você consegue levar o mecanico até o carro, quando eu tive esse problema arrumei o carro numa cidadezinha aqui do interior de Minas, onde ele apresentou o problema, voltei a BH comprei a guia e voltei até a cidade, depois voltei rodando para BH tranquilo, só após alguns meses que o motor parou de vez por causa dos pedaços de parafusos.

Girti
11/12/2009, 22:20
Jorge,

Pelo que eu estou vendo por aqui to achando ser isso tambem, ou coisa parecida...

será que da para chegar na oficina (uns 25km ) :pensativo: pois pra pagar reboque ta complicado$$$$$ :shock:

Isto aconteceu comigo há muuuuuuuitos anos, em 1.994, quando eu tinha meu primeiro Niva havia pouco tempo. Tudo indica que é realmente o parafuso da guia da corrente que se soltou. Tente recolocar o parafuso, se conseguir, complete o óleo e tente o seguinte procedimento, para esticar a corrente:

Afrouxe o parafuso (presumindo-se que você conseguiu fixá-lo) e, com a chave de partida desligada, gire a polia da ventoinha um pouco, para que o motor gire também (se não conseguir, faça o Niva rodar por um ou dois metros com a marcha engatada mas SEM LIGAR O MOTOR). Com isto , motor vai girar e a corrente deverá se ajustar. Se isto acontecer, aperte novamente o parafuso e ligue o motor, para ver se está funcionando corretamente. Se o barulho coninuar, desligue imediatamente o motor.

Se não conseguir recolocar o parafuso, ou se o motor continuar com o barulho, NÃO RODE COM O CARRO! Infelizmente, neste caso, será necessário chamar o resgate para levá-lo, o risco de uma quebra muito mais cara do que o preço do resgate é grande!

Aproveitando: faça um seguro contra terceiros com resgate, é uma forma de ter um resgate disponível numa hora de aperto, além de dispor de um seguro em caso de acidente no qual você seja o culpado.

Afajoses
11/12/2009, 23:37
Gil,

Obrigado pela dica vou tentar amanha, mas...

Como eu falei são 2 parafusos um estava no lugar mas parecia sem rosca pois empurrei ele com a mão e ele entrou todo o outro eu não vi de onde ele caiu pois estava no peito de aço do carro,

O parafuso frouxo esta mais ou menos onde a seta aponta na anexo...

junior 4x4
11/12/2009, 23:37
Gil, me fale um coisa!! quanto vc paga nesse seguro só para terceiros ? a seguradora cobre até quanto de preju R$ ? o que tenho no meu niva é assistecia 24 horas, pago 220 por ano e posso aciona-lós 4x ao ano....

Girti
12/12/2009, 00:10
Gil,

Obrigado pela dica vou tentar amanha, mas...

Como eu falei são 2 parafusos um estava no lugar mas parecia sem rosca pois empurrei ele com a mão e ele entrou todo o outro eu não vi de onde ele caiu pois estava no peito de aço do carro,

O parafuso frouxo esta mais ou menos onde a seta aponta na anexo...

Que eu saiba, no local que você indicou, o único parafuso existente é o que prende a tampa do cabeçote, na verdade, se não me engano, é um prisioneiro preso no cabeçote.

Sinto informá-lo, mas agora que você deu mais informações, acho que é mais seguro você lvar o carro ao mecânico, creio que não vai dar para você fazer algo a respeito.

Girti
12/12/2009, 00:16
Gil, me fale um coisa!! quanto vc paga nesse seguro só para terceiros ? a seguradora cobre até quanto de preju R$ ? o que tenho no meu niva é assistecia 24 horas, pago 220 por ano e posso aciona-lós 4x ao ano....

Júnior, meu seguro, renovado em Abril deste ano, é do Bradesco e me custou cerca de R$430,00, tendo as seguintes características:

Seguro danos materiais: R$100.000
Seguro danos corporais: R$250.000
Assitência 24 horas (resgate)

Lembre-se de que um seguro é feito com base no perfil do cliente, são considerados diversos fatores, tais como idade, antecedentes (quando usou o seguro da última vez), tipo de carro, etc...

Afajoses
12/12/2009, 00:33
Gil.

Mais uma vez obrigado,

Vou dar uma conferida e ver ao certo, de qualquer forma o carro já ia para oficina instalar uma direção francesa que o dinho da dicar aqui do rio arrumou pra mim e aproveitar para ver outras coisas acho que vou acabar morrendo um mais uns $$$$

Agora, por que será que houve isso, não fiz nada de maiscom o carro esses dias e o motor dele sempre trabalhou 100% com um otimo desempenho...

Quanto ao seguro eu já estava pensando em algo assim...

Girti
12/12/2009, 00:43
Gil.

Mais uma vez obrigado,

Vou dar uma conferida e ver ao certo, de qualquer forma o carro já ia para oficina instalar uma direção francesa que o dinho da dicar aqui do rio arrumou pra mim e aproveitar para ver outras coisas acho que vou acabar morrendo um mais uns $$$$

Agora, por que será que houve isso, não fiz nada de maiscom o carro esses dias e o motor dele sempre trabalhou 100% com um otimo desempenho...

Quanto ao seguro eu já estava pensando em algo assim...

O "Niva 4x4", ao escrever uma resposta à sua pergunta sobre o motor de partida de seu Niva, me fez levantar uma hipótese: será que estes problemas com a partida já não eram os sintomas de que algo ia mal com o seu motor? Se o regulador do tensor da corrente do comando estava solto, o motor pode ter saído do ponto e ficado adiantado, e com isto ficando difícil de pegar!

Afajoses
12/12/2009, 10:09
Eu acredito que não é caso de ponto do motor não... pois em relação ao problema do motor de partida acho que é eletrico, pois o problema de não pegar quente se da apenas com o uso do GNV na gasolina ele pega normalmente, isso era umas das coisa que o mecanico ia ver

Afajoses
12/12/2009, 13:54
Acabei de deixar o carro na oficina no dinho, segundo ele o problema foi algo que quebrou ( guia da corrente... eu acho, ele me falou mas não me lembro bem... ) custo da brincadeira :

R$ 260,00 de peças sendo que talvez não precise de uma peça que custa R$ 90,00

R$ 120,00 Mão de obra

Alem disso ele me cobrou R$ 1.200,00 para trocar a direção pela francesa, colocar as buchas do braço auxiliar do pitman e trocar o braço curto da direção(incluso no preço ) alinhar o cardã e caixa de trasferencia, lavar o sistema de arrefecimento ( é assim que escreve ? :rolleyes:) e verificar o freio traseiro com troca do cilindro de roda (o cilindro pago separado.... ) se for preciso...