PDA

Ver Versão Completa : Trocar o Jota por um Defender?



ricardolm
26/01/2005, 12:26
Ola a todos,

Estou com um "pulga atras da orelha" estou pensando em trocar o Jota (principalmente pela falta de forca) por uma Defender 90, eu dei uma volta para ver como era o carro, achei muito bom, principalmente a parte de torque, a unica coisa que nao gostei foi a posicao de dirigir (e tb a localizacao da chave de ignicao e do freio de mao), pois tenho 1,92 m de altura e a posicao da defender nao eh as melhores :? o posicao do jota eh muito melhor, mas o resto acho que vale a pena,

Gostaria de saber se alguem ja teve uma defender ou conheca quem tenha, quais sao os problemas conhecidos e se terei realmente uma vantagem nesta troca, pois irei colocar varios $$$$$$$$$$$$.

[]s

Martin Melcop
26/01/2005, 13:32
Amor com Land é até a primeira manutenção!!!!! :roll:

AdrianoJPX
26/01/2005, 13:52
Caro Ricardo
Valeu pelo post do outro tópico.

Com relação a este vc já viu os grupos de land que existem no yahoo?
Lá vc vai ter todas as respostas.

Agora é claro que vão puxar a sardinha pro lado deles...

[]s JOTEIROS
Adriano

Marcelo R. A. da Cunha
26/01/2005, 14:35
Não trocaria nunca. Acho que tirando o motor o J da menos manutenção.
A suspensão do J e muito melhor!!!!!!!!!!!!! O Jota e mais estável e dificilmente vc vai encontrar um obstáculo que o JPX não passe.
rgds,

Marcelo

ricardolm
26/01/2005, 17:39
Ola Marcelo/todos,

Uma curiosidade, pelo que sei a defender eh 4x4 constante, ela tem uma alavanca apenas para reduzida e segundo o dono para bloqueio integral, issoéh verdade? ou seja, terei realmente tracao nas 4 rodas ao mesmo tempo? Pois ja fiquei preso em locais com argila devido a falta de tracao total (o meu jota nao tem bloqueio, esta original, apenas com os pneus
BF para lama).

Martin, sobre o preco da manutencao, ela eh tao cara quanto a do Jota? Pois ate hoje nao achei nada de barato para fazer no meu :( cada vez que encosto no mecanico eu "choro na conta" :shock: :cry: :(

[]s

ricardolm
26/01/2005, 17:42
Oi Adriano, beleza?

Eu nao cheguei a olhar no yahoo, olhei apenas aqui (que tb tem um grupo de land) como no caso dos jotas tem varias opnioes, uns amam, outros nem tanto (mas nao sei porque eles nao vendem se nao gostam, pois a land tem um mercado muito bom, nao eh tao dificil de vender quanto um jota, veja o caso do Martin, que estava vendendo a tres meses e ate desistiu :shock: )

[]s

Wallace
26/01/2005, 18:31
Oi Ricado,

A Land tem um diferencial central além dos dois dos eixos.
É por isso que ela pode andar em 4x4 no asfalto.
O bloqueio que a Land tem de fabrica é o que bloqueia o diferencial central.
Com ele bloqueado fica igual ao seu JPX em 4x4.
Mas para a Land existe opção de se colocar bloqueios nos diferenciais.
O ARB por exemplo, só que custa mais de mil dolares cada bloqueio e eu vendo barato!

Martin Melcop
26/01/2005, 18:35
Ricardo,

teve uma historia que rolou na jipenet-rj sobre uma land que foi fazer orçamento na Land Rio e saiu de lá com uma previsão de 23 K :shock: e foi para uma oficina genérica e ficou por apenas 8 K.....

Não sei o que eles orçaram, mas por 23 K nem o meu jota vale isso....



Conselho se tem para gastar, faz uma reforma TOTAL, COMPLETA E IRRESTRITA, aproveita troca motorização, garanto vc vai ter carro para os próximos 10 anos sem problema.... só não faço isso com o meu pois estou raspando o fundo do tacho para ficar com ele.

[]´s

Martin Melcop
26/01/2005, 18:50
Num sei se cabe mas tenho um amigo que esta trocando o S4T dele por um S4T Plus, quem sabe num coloca ele no jota

ricardolm
26/01/2005, 20:52
Ola Wallace, beleza?

Pelo que entendi da sua explicacao, nao foi o que o cara da Land me falou, ele me disse que ao contrario dos carros sem bloqueio de diferencial, ao acionar a alavanca (no assoalho) eu teria 4x4 integral, nas 4 rodas simultaneamente, nao podendo ser acionada em asfalto, pois o diferencial nao teria efeito e eu poderia ate quebrar a ponta de eixo.

Sera que ele esta me enganando?? Se a defender eh 4x4 full time porque da alavanca de bloqueio?? :roll:

Alias estava lendo aqui no site sobre furto, alguem sabe se em SP - Capital o indice de furto da defender 90 eh alto? Pois uma coisa muito boa do Jota eh isso, posso deixa-lo na rua sem preocupacao, ninguem rouba! :wink:

[]s tentando nao ser enganado

gvogetta
26/01/2005, 22:09
Caro Ricardo,

O cidadão da Land te explicou certo e o Wallace também. Talvez você não tenha entendido bem, pois realmente a coisa ficou meio confusa.

O diferencial central existe em todo veículo com tração 4x4 Integral (ou permanente, como querem alguns), ou seja, em veículos em que a tração encontra-se acionada todo o tempo. A função do diferencial central é compensar a diferença de torque e velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro em curvas, especialmente em pisos com grande aderência (como o asfalto, por exemplo). Sua missão é transferir torque para o eixo que tiver uma roda girando mais rápido (derrapando, por exemplo). Veja a imagem anexa...

O único problema na atuação do diferencial central é que, quando nos deparamos com uma condição de off-road, num terreno com pouca aderência (lama, saibro, terra, etc...) não vamos querer que o diferencial central funcione, ou ficaremos atolados, pois ele irá transferir todo o torque disponível para o eixo que tiver alguma roda patinando, deixando o outro eixo (muitas vezes com condições de tração) sem torque, motivo pelo qual existe o bloqueio do diferencial central, que é acionado somente nestas circunstâncias, pois caso contrário (no asfalto, por exemplo) sua falta, no caso de acionarmos o seu bloqueio, realmente poderá danificar os diferenciais e até mesmo quebrar uma ponta de eixo uma vez que não haverá a compensação de velocidade e torque já citadas, lembrando que estes veículos andam em 4x4 o tempo todo...

Bem, é isso!

Saudações a todos,

Matoso
27/01/2005, 09:01
O st4 acho que é muito grande, estou procurando motor para o meu JPX e tinha uma silverado com o motor fora. Era MUITO grande e é bem pesado.

Abraços procurando um coração Bom bonito e barato.

ricardolm
27/01/2005, 09:36
Grande Getulio, beleza?

Entao era como eu estava pensando, mas o jota nao funciona deste jeito certo? digo, quando uma roda esta derrapando, ele passa para a outra que ainda tem algum atrito :roll: Pelo menos o meu nao funcionou assim quando eu precisei, entrei em um atoleiro que para ser pior ainda era uma subida com argila muito fofa, as rodas afundaram e o carro ficou apenas derrapando em uma roda(por eixo, eh claro, estava em 4x4), para sair usei o truque do freio de mao, tanto que ate pensei em alterar o sistema, colocando duas alavancas, uma para cada roda (caso uma esteja derrapando, vc apenas freia a que quer, fica super facil sair :wink: )

[]s ainda na duvida, land ou nao eis a questao! :roll: :roll: :roll:

Wallace
27/01/2005, 11:41
Ricardo,

Como já falei.
A Land com o diferencial central blocado é igual ao seu Jota em 4x4.
Quando uma roda de um eixo patina a outra do mesmo eixo fica sem tração.
Para isso na Land (e em outros) você pode comprar um bloqueio de diferencial, justamente para que isso não ocorra.
A diferença é que para andar em piso como o asfalto sem quebrar você vai andar em 4x2 e a Land de 4x4 com o diferencial central sem bloquear. Isso é que é 4x4 Full-time, ou seja 4x4 o tempo todo. Quer dizer pode andar em 4x4 todo o tempo independete do piso que vai andar.
E não que vai ter as 4 rodas girando iguais o tempo todo.
O JPX é um 4x4 part-time, ou 4x4 de tempo parcial, ou que só pode usar 4x4 em parte do tempo, pois vai ter piso como o asfalto que não poder andar em 4x4 sem poder quebrar.
Não confundir 4x4 Full-time com 4x4 integral.
4x4 integral é o que não tem opção de 4x2 como a Land Defender e o Niva, sempre são 4x4 Full-time também para poder andar em asfalto.
Mas tem veiculos que tem 4x4 Full-time mas não são 4x4 integral, pois podem andar em 4x2 também, como a Cherokee Sport automatica e as Pajeros como Super Select.

Martin Melcop
27/01/2005, 22:31
All,

peguei hj na loja depois de quase 4 meses a Enterprise..... desaprendi a dirigi o Jota.... parecia que estava dirigindo um scooter com 2 cv :( eu pisava como no Troller e o carro num saia do lugar :shock:
Mas foi só andar 15 minutos que me lembrei como devia dirigir o carro começou a responder melhor... me lembrei que tinha elevar um pouco mais o giro, que precisava trocar mais a marcha........ etc

Mas a felicidade de dirigir o Jota continua.... continuo dizendo é um carro bom se souber como usar.... é um carro que quase não passa de 100 Km/h... mas vc vai feliz, tem MUITO espaço se compardo com o Troller e em trilha ninguem segura o bicho.... ainda mais agora que vou comprar pneus 3K para ele....:D

[]´s ralatando a volta da Enterprise para casa :D

Carlos Lima
28/01/2005, 10:19
Já ouvi dizer que dono de Land tem duas alegrias: uma quando compra e outra quando vende, mas acho que isso é inerente a qualquer jipe que seja o único carro do proprietário, e sirva para tudo.
Por ser um veículo relativamente mais complexo e possuir fabricação em pequena escala (o que dificulta a detecção de falhas no projeto), acredito que todo jipe relativamente novo tem um custo de manutenção alto.
Antes de comprar um JPX pesquisei a manutenção de engesa, toyota, niva ... a única diferença foi a peça que custava caro, pois todos tinham várias nessa situação, só variava de carro para carro.
Não vou nem falar em IPVA (tô chorando até agora).

Wallace
28/01/2005, 10:34
Acho que o grande poblema é que muitas vezes as pessoas compram por algo que não estão preparadas para o gasto.
Qualquer 4x4 já é um gasto maior que qualquer 4x2.

Leandro Soca Pórva
28/01/2005, 18:16
Os cara que tem Land fica tirando nóis de mané, colocando adesivos do tipo "isso não é um JEEP isso é um Land", fala pros cara de Land vir pegá nóis !! Nóis do JPX somos os cara !! Nóis enverga mais num quebra !!

Martin Melcop
28/01/2005, 19:25
tem que usar o adesivo que o pessoal do Troller Club mandou fazer

LAND RESCUE TEAM

Othon Alvares
01/02/2005, 14:00
Die,

Muito bom!! O trocadilho é da melhor qualidade!!
Será que a gente consegue um destes pra botar no Jota?

Abraços a Todos

J. Alberto Berwanger
25/03/2005, 23:59
Aqui no sul a Land é chamada de "Armário"
Tranca trilha... rolha...

É um ótimo veículo, mas muito pesada, apertada p/ o piloto, e tem um motor muito lento ... se trocasem o motor seria uma Land melhor.....
mas nunca um Jeep....
e manutenção muitOOOOOOOOOOOOOO cara simmmmm!!!!

Alberto

Gavlak
08/04/2011, 02:52
Trazendo o topico das cinzas de 2005

Ricardo, voce tem ou tinha um Jpx ??
estou atras de alguem de alta estatura para me ajudar com a situacao
estou negociando um J mas tenho 1,96 e nao entrei dentro do carro ainda, gostaria de saber se é confortavel(entenda, se cabem as pernas e etc)

qualquer ajuda é bem vinda.

obrigado

portugues
08/04/2011, 22:30
olá amigo vc dirigi o jpx numa boa porém o que vai determninar será o banco no meu sou baixo 1,70 uso banco de astra perfeito para mim!!! para vc tenho certeza que é alto demais ..porém é so trocar o banco... um banco bem baixo é os da land .. ficaria bom para vc corr bem para trás e é baixinho ou um banco conha estilo da raly stradale porém esse banco com eles fica em torno de 4.000 te arrumo o mesmo banco digo o (mesmo) porém sem forração por 700,00 o par... rs olha eu querendo vende rmeu peixe..rs mais é so vc ir a tras que vc acha banco baixo..abraços

wltreis
04/06/2011, 20:25
Ola Wallace, beleza?

Pelo que entendi da sua explicacao, nao foi o que o cara da Land me falou, ele me disse que ao contrario dos carros sem bloqueio de diferencial, ao acionar a alavanca (no assoalho) eu teria 4x4 integral, nas 4 rodas simultaneamente, nao podendo ser acionada em asfalto, pois o diferencial nao teria efeito e eu poderia ate quebrar a ponta de eixo.

Sera que ele esta me enganando?? Se a defender eh 4x4 full time porque da alavanca de bloqueio?? :roll:

Alias estava lendo aqui no site sobre furto, alguem sabe se em SP - Capital o indice de furto da defender 90 eh alto? Pois uma coisa muito boa do Jota eh isso, posso deixa-lo na rua sem preocupacao, ninguem rouba! :wink:

[]s tentando nao ser enganado

Ricardo as land são como os Nivas , ou o contrário , são ambos 4x4 integral , o bloqueio central só deve ser acionado na terra e em baixa velocidade , ele funciona da seguinte forma se as rodas traseiras patinam ele traciona nas dianteiras e se as dianteiras patinam ele traciona nas traseiras faz muita diferença se as rodas sem tração forem as traseiras porque se forem as dianteiras basta desligar a tração do jeep , quando no caso de J ou Willys ! Agora pra vc que tambem é alto , eu tenho 1.90 , realmente as land são bem desconfortáveis ja dirigi algumas da civil aki de mg e achei muito apertadas !