PDA

Ver Versão Completa : Roda com folga



fbmiguel4x4
26/01/2005, 12:11
De volta da última trilha notei que uma das rodas dianteiras estava ligeramente torta, levatei a viatura e constatei que existe um jogo (folga)relativamente grande. Pergunto pode ser algum problema com os rolamentos? (para folgas pequenas aperto nos rolamentos resolve-certo?). Tirei a tampa da roda livre, agora como eu saco aquela meia porca meia ruela que fica no centro do cubo?

Eduardo Velo
26/01/2005, 12:37
Qq é isso , 1/2 porca , 1/2 arruela ???
Miguel , pra tirar a roda livre vc usou um alicate de anel trava AA (aperta abre) certo , tem outro anel trava depois desse , aí tem a arruela trava que vc tem abrir a "orelha" que trava a porca , tirar ela e tirar outra arruela que tem aba que fica na chaveta do eixo , saca essa porca tbm e veja o estado do rolamento .
Se andou muito tempo com folga provavelmente a pista interna esta rodando sobre a luva , se a pista interna sair com facilidade é sinal de folga .
Se tiver tudo OK , aproveita e trtoca a graxa , encosta a porca até o talo com uma talhadeira , solta e encosta na mão e monta como desmontou , verifica a folga depois ...

[]s...

w@ldo
26/01/2005, 12:56
Eu estava com problema na roda parecendo que a cambagem estava positiva, coisa que não existe no Jeep, verifiquei os munhões e rolamentos e o problema persistia, inclusive o sintoma era um chiiming (não sei se é assim que se escreve) enorme, que resultou com a quebra da caixa de direção e do suporte do amortecedor, o problema foi resolvido analisando a carcaça do eixo e verificando que a mesma estava empenada, trocada a carcaça, problema resolvido.

Duda Lopes
13/10/2009, 15:11
Senhores,

Se puderem me ajudar, a roda dianteira direita da minha Viatura esta com folga também, o que pode ser? Rolamento?

Apesar de gostar de mecânica, não tenho muita experiência, será que sozinho eu consigo resolver o problema? Ou melhor nem me atrever e mandar para o mecânico?

[] e obrigado.

Pablo.pinto2007
13/10/2009, 21:56
Senhores,

Se puderem me ajudar, a roda dianteira direita da minha Viatura esta com folga também, o que pode ser? Rolamento?

Apesar de gostar de mecânica, não tenho muita experiência, será que sozinho eu consigo resolver o problema? Ou melhor nem me atrever e mandar para o mecânico?

[] e obrigado.

Duda até onde sei, ou melhor, onde vivi. Eu mandei revisar o meu jeep e depois de três dias foi que por coincidencia vi que a roda estava com uma folga, pensei, vou levar lá de volta, assim o cara constatou que era folga no rolamento do munhão, assim, ele levantou a roda, desmontou a cabeça onde pega o rolamento do munhão superior e calçou com os calços de ajuste, assim resolveu o problema, agora a folga era no sentido vertical, ou seja, dava pra sentir a folga quando eu empurrava a roda de cima para baixo. Agora quando a folga é no outro sentido, ou seja, no sentido horizontal, eu acho que se caracteriza com o próprio rolamento de roda dianteira, assim, é bem difícil desmontar e consertar é claro, tem que demontar tudo como citou o colega em cima.

leopoldo
14/10/2009, 14:02
1- Pergunto pode ser algum problema com os rolamentos?
2-como eu saco aquela meia porca meia ruela que fica no centro do cubo?

A roda só pode girar e não bambolear.

1- Se há folga na roda, e isso vc percebe levantando o eixo no macaco (nunca pelo diferencial) e com uma mão em cima e outra em baixo, ao chacoalhar a roda ele mexe, então é folga no ajuste dos rolamentos.

2- A porca lisa indica que seu jeep está ou esteve equipado com roda livre automática AVM. Para chegar ao rolamento da roda, vc necessita remover essa porca lisa. Para isso, NUNCA use talhadeira. Existe uma ferramenta especial para isso. Ou, se vc não tem a ferramenta, 99% dos casos, tem que fabricar uma. Esse é um dos poucos casos de serviço especializado e com ferramentas e tecnicas especiais.

Na foto lado esquerdo, roda livre auto; lado direito, as outras.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=22326&d=1127230845



Um exemplo de feramenta:
[/URL]
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=22328&d=1127235408


Nesse tópico vc econtra as informações necessárias para o ajuste:

[URL]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=22328&d=1127235408)

Duda Lopes
14/10/2009, 14:51
Pablo,

Muito obrigado pelas informações e dicas.:concordo:


Mestre Leopoldo,

Como sempre, suas dicas são de grande valia.:concordo:


Obrigado a todos.