PDA

Ver Versão Completa : Rádio na fazenda



Rogerio.o.f
09/12/2009, 16:01
Tenho acompanhado o fórum em busca de esclarecer algumas dúvidas e peço ajuda de quem tem bom conhecimento em RC. Resido em PassoFundo-RS e tenho propriedade rural no município de Bossoroca-RS. Distam aproximadamente 300 km em linha reta, Passo Fundo está a 700m alt. e Bossoroca 300m alt. Gostaria de saber qual o melhor equipamento de rádio que posso adquirir para me comunicar com a fazenda e que tenha boa qualidade de sinal. o px é muito barulhento, som poluído, ruidoso. Tem que ser px ou tem outro sistema? Gostaria de colocar tbém no carro. Um em casa, um na fazenda e nos carros. Tenho um amigo que tem um sistema que acho que é vhf (com som limpo e frequencia dele) mas a fazenda dele é próxima da residência (aprox 45 km em linha reta).

Geist
10/12/2009, 09:02
Tenho acompanhado o fórum em busca de esclarecer algumas dúvidas e peço ajuda de quem tem bom conhecimento em RC. Resido em PassoFundo-RS e tenho propriedade rural no município de Bossoroca-RS. Distam aproximadamente 300 km em linha reta, Passo Fundo está a 700m alt. e Bossoroca 300m alt. Gostaria de saber qual o melhor equipamento de rádio que posso adquirir para me comunicar com a fazenda e que tenha boa qualidade de sinal. o px é muito barulhento, som poluído, ruidoso. Tem que ser px ou tem outro sistema? Gostaria de colocar tbém no carro. Um em casa, um na fazenda e nos carros. Tenho um amigo que tem um sistema que acho que é vhf (com som limpo e frequencia dele) mas a fazenda dele é próxima da residência (aprox 45 km em linha reta).
tambem sou bem novato nestes negócios ai, mas pelo que sei deve ser py e não px, px é de curto alcance, mas py não sei se alcança 300 km. to querendo por um tb pra falar com os camioneiros que usam AM e jipes que usam VHF, vamos ver se alguem ajuda nós, deixa para os mais expert falarem certinho....

abraço ao amigo....

slick
13/12/2009, 22:39
tambem sou bem novato nestes negócios ai, mas pelo que sei deve ser py e não px, px é de curto alcance, mas py não sei se alcança 300 km. to querendo por um tb pra falar com os camioneiros que usam AM e jipes que usam VHF, vamos ver se alguem ajuda nós, deixa para os mais expert falarem certinho....

abraço ao amigo....

Os radios que Voces necessitam são de longo alcance,frequencia SSB.Não VHF e Outros.Tenho frequencia legalizada pela Anatel.Vc faz um processo e Eles liberam, a frequencia ,tudo isto via Engenheiro.Não vale a pena, falar clandestinamente sem a devida frequencia ...
Tenho radio no carro e na Propriedade da Familia distante 600kms de Porto Alegre.
Tem dias que não da para falar,chuvas,raios ou tempo fechado. Nos demais dias, falamos tranquilo.Os nossos radios são antigos decada de 1980 e hoje existem coisas bem mais modernas.Hoje em dia com a internet e o celular os radios ficaram esquecidos(peças de museu,para muitos). Espero ter ajudado

rogeriomasih
14/12/2009, 08:15
Não entendo de PX, mas com VHF vc não vai conseguir se comunicar a essa distância - 300km.

Acredito que isso só seria possível (com VHF) através do uso de uma repetidora ou de um link de internet. Mas aí tem que verificar a disponibilidade e frequencia de repetidoras na tua região.

Olha aí o site da LABRE do teu estado que vc vai conseguir mais informações.

Geist
14/12/2009, 08:25
Os radios que Voces necessitam são de longo alcance,frequencia SSB.Não VHF e Outros.Tenho frequencia legalizada pela Anatel.Vc faz um processo e Eles liberam, a frequencia ,tudo isto via Engenheiro.Não vale a pena, falar clandestinamente sem a devida frequencia ...
Tenho radio no carro e na Propriedade da Familia distante 600kms de Porto Alegre.
Tem dias que não da para falar,chuvas,raios ou tempo fechado. Nos demais dias, falamos tranquilo.Os nossos radios são antigos decada de 1980 e hoje existem coisas bem mais modernas.Hoje em dia com a internet e o celular os radios ficaram esquecidos(peças de museu,para muitos). Espero ter ajudado
e vc sabe nos dizer se tem algum radio que tenha ssb e vhf? ou isso n seria capaz???
pra falar com a base em casa e com jipes que usam vhf?

Geist
14/12/2009, 08:27
Não entendo de PX, mas com VHF vc não vai conseguir se comunicar a essa distância - 300km.

Acredito que isso só seria possível (com VHF) através do uso de uma repetidora ou de um link de internet. Mas aí tem que verificar a disponibilidade e frequencia de repetidoras na tua região.

Olha aí o site da LABRE do teu estado que vc vai conseguir mais informações.
e qual seria a distancia max adquirida com um vhf?

slick
14/12/2009, 19:26
e qual seria a distancia max adquirida com um vhf?

Não conheço tais radios com SSB e VHF simultaneamente.Para mim isto não existe. Um para cada tipo de serviço.Vc tera que ter 2 radios duas antenas,se for veicular a mesma coisa duas antenas.

thgteixeira
15/12/2009, 11:21
1 - Impossível realizar esse tipo de comunicação em 11 metros, pois 300km de distância, estão na zona de sombra do salto da onda na banda. Em resumo: Quando a onda sai da antena para fazer a reflexão na atmosfera (em 11 metros - PX), o caminho de subida da onda até o espaço é longo, muito mais de 300km. Ou seja, a outra estação não estará ouvindo nada pois a onda emitida pela primeira estação ainda estará subindo em direção ao espaço. E nos 11 metros é possível se estabelecer comunicações com o mundo todo, em SSB e com pouca potência.

2 - Em VHF essa distância é possível sim, mas em SSB e usando antenas direcionais de alto ganho (yagis, quadras e afins). Se ambas as estações tiverem suas antenas apontadas uma para a outra, o comunicado é perfeitamente possível, mas temos que levar em consideração as condições de solo e afins. A Distância é coberta de maneira mais segura por uma repetidora. Em VHF, distâncias até 400km são perfeitamente possíveis sem condições excepcionais de propagação. (Rádios com VHF e SSB são comuns, o IC 706 é um exemplo clássico)

3 - As duas bandas onde você efetuará estes comunicados com segurança são as de 80m e 40m. No entanto, você precisará (como ressaltou o colega) de um laudo de engenharia de telecomunicações, que deverá ser enviado a ANATEL que liberará uma frequência COMERCIAL para este fim, visto que no radioamadorismo, o uso de frequências para fins pessoais/comerciais é proibido. No entanto, em 80m e 40m você ouvirá sim os tais barulhos (QRM/QRN), mas os sinais serão fortes e muito audíveis.

thgteixeira
15/12/2009, 11:23
e qual seria a distancia max adquirida com um vhf?

ponto a ponto, em SSB, com antenas adequadas instaladas em um local privilegiado e com boas condições de propagação, são comuns os contatos envolvendo mais de 1500km de distância. Se for em CW (código morse), a chance de sucesso é ainda maior.

Temos também a TEP, propagação trans-equatorial, que envolve contatos com mais de 8000km em VHF ponto a ponto, mas isso é outro caso, é uma condição específica de propagação.

Geist
22/12/2009, 15:38
ponto a ponto, em ssb, com antenas adequadas instaladas em um local privilegiado e com boas condições de propagação, são comuns os contatos envolvendo mais de 1500km de distância. Se for em cw (código morse), a chance de sucesso é ainda maior.

Temos também a tep, propagação trans-equatorial, que envolve contatos com mais de 8000km em vhf ponto a ponto, mas isso é outro caso, é uma condição específica de propagação.
to entendendo, e pra mim falar com os px? Eu queria mesmo um radio que desse pra falar com jipes que geralmente usam vhf e com os camioneiros que usam px. Isso seria possivel com um radio dual band tipo o yaesu ft 857? Dai eu consigo falar com os px?
Abraço.

Murillus
16/01/2010, 02:38
de uma lida no http://www.radioamador.com