Conectar

Ver Versão Completa : L200 gl Nova, Será?

daviost
08/12/2009, 22:26
Primeiramente gostaria de me apresentar,
sou Policial Civil e trabalho na Del. de crimes contra o meio ambiente, trabalho com uma Mit L200 2002 que já está com aproximadamente 300mil km e 60 a 70 % terra.
Quando comecei usar esse carro estava com 60 mil km e até hj foram apenas uma bomba de DH, uma engrenagem da 3° marcha e uma junta de cabeçote.
Tanto tempo nesse carro que agora ja acostumei e gostaria do comentario dos srs.
Pretendo comprar uma L200, tbem GL, de ano 07 ou 08. Alguem conheçe especificamente esse carro? esse motor exige cuidados especiais assim como as algumas outras L200 de certos modelos?
objetivo da compra, 50 terra 50 asfalto.

Marcelo-HPE
09/12/2009, 00:15
O motor dessas 07 e 08 é mais potente 121cv contra 87cv da 2002 .
Esse motor possue intercooler . turbina de geometria variável e bomba injetora com gerênciamento eletrônico que tb é bastante confiável . acessórios que as l200 de 2002 não teêm .
O negócio é vc achar uma inteira . esses carros são geralmente usados por empresas em serviço severo .
com 50.000 km tem que trocar a correia dentada e limpar os bicos injetores e regular o avanço da bomba . aos 130.000km dependendo do uso é hora de trocar a embreagem .
de 20.000 em 20.000km o líquido de arrefecimento do radiador deve ser trocado . só use o líquido original da mitsubishi . e de 5000 em 5000km o óleo e o fitro , usar tb o óleo recomendado pela MIT e o filtro original .
fora isso a robustez é a mesma das l200 mais antigas .
abs

Dguedes
09/12/2009, 18:30
Como e para q serve a regulagem do avanço da bomba?

Marcelo-HPE
09/12/2009, 20:10
Para obter o tempo de injeção certo .nem muito adiantado ou atrasado . agora para injetar mais diesel aí tem que aumentar o débito da bomba.
Não conheço bem desses sistemas , mas um bom bombista , pode sanar suas dúvidas .
abs

Dguedes
09/12/2009, 23:31
[QUOTE=Marcelo-HPE;1048223]

[/ só use o líquido original da mitsubishi]

Marcelo-HPE: Desculpe as várias perguntas que ando fazendo em diferentes fóruns, mas é que apesar de ter uma l200 GL 2001 há quase 9 anos (está com 280.000Km), só agora é que estou entendendo um pouco mais dela. Próximo ano irei passar ela pra frente e estou na dúvida entre uma L200 GLS ou uma Ranger XLS. O fator positivo da L200 é que cada dia entendo mais da sua mecânica e manutenção. Se conseguisse uma GL zerada não teria dúvidas quanto à escolha, mas a Gl só para frotista ou produtor rural.
Irei vender a atual com 300.000Km e quero ver se a próxima chega aos 500.000Km, em bom estado de conservação.

Por isso faço mais uma pergunta: O que pode acontecer se usar um aditivo para motores à diesel que não seja o original?

Grato.

Marcelo-HPE
09/12/2009, 23:41
Que isso meu Amigo , estamos aqui para somar informações .
Neste caso o motor pode superaquecer , ficar corroído por dentro, a bomba d água e o radiador podem ser danificados pela corrosão .etc
e ainda tem que usar na proporção certa que em geral é 60% de água destilada e 40% de aditivo .
Se o líquido do seu carro estiver com cor de chocolate é porque ele está contaminado com ferrugem e está destruindo o motor de tanta corrosão . e deve ser trocado imediatamente ,
abs

Pequeno jr
09/12/2009, 23:58
Marcelo certeza que vem com 121cv?

estava com um encarte em casa das GL e acho q li 100cv. Confirma ai depois

Marcelo-HPE
10/12/2009, 00:05
Fala PEQUENO !! a potência é 121cv mesmo .
abs.
http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/78/content/3/submodelo/17/session/Ficha%20T%E9cnica (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/78/content/3/submodelo/17/session/Ficha%20T%E9cnica)

SAPO-BOMBA
11/12/2009, 00:12
Marcelo certeza que vem com 121cv?

estava com um encarte em casa das GL e acho q li 100cv.

As quadradinhas vinham com 100cv, de fato. Tb conferi no manual.

As GL mais recentes vem com 121cv, por conta da adição do intercooler e a TGV.

Dguedes
13/12/2009, 00:08
Alguém sabe se a GL com intercooler está dando problema de aquecimento tb?

Dguedes
13/12/2009, 00:34
Dimensões do Veículo: Comprimento (mm) – 5008 - Largura (mm) – 1814 - Altura (mm)
– 1800 - Entre - eixos (mm) – 2960 - Ângulo de Entrada - 36º - Ângulo de Saída - 26º -
Capacidade de subida de rampa - 35º = 70% - Altura livre do solo (mm) – 235 - Peso em
ordem de marcha (kg) – 1750 - Peso bruto total (kg) – 2830 - Tanque de combustível (L) –
75 - Lugares - 5 – Capacidade de Carga útil 1080 (Kg).

Motorização: Modelo - 4D56 VGT (*) Turbo Diesel Intercooler - Cilindrada (cm3) – 2477
Cilindros e Válvulas - 4 em linha, 8 válvulas SOHC - Diâmetro e curso dos pistões (mm) -
91.1 X 95.0 - Taxa de compressão - 21.0: 1 - Max. Potência (C.V. @ RPM) - 121 @ 4000 -
Max. Torque (kgf.m @ RPM) - 26.2 @ 2000.

Transmissão: Tipo - Mecânica de 5 velocidades - Tração 4x2 traseira, 4x4 tempo parcial,
4x4 reduzida.

Direção tipo - Hidráulicas esferas recirculantes - Diâmetro mínimo de giro (m) - 12.8:

Suspensão: Dianteira: Independente, braços triangulares duplos, barra de torção,
amortecedores hidráulicos. Traseira-Eixo rígido, molas semi-elipticas e amortecedores
defasados.

Freios: “Dianteiro de Discos ventilados 16” com pistão duplo e Traseiro a Tambor.

Rodas 16 x 6J.

Pneus: 225/75R16

(*) – VGT – Turbo de Geometria Variável – Ajusta automaticamente as alertas das
turbinas obtendo mais eficiência na pressurização do ar de admissão proporcionando
elevado torque em baixas rotações e melhor aproveitamento do combustível.
Garantia: 70.000 km ou 24 meses, prevalecendo o primeiro que ocorrer.

dertinati
24/01/2010, 01:28
Galera nao sei se aki é o lugar certo mas como ta rolando essa discução de motores vamos la

Andei numa savana 2004 apaixonei e vou comprar ela, mas abri o capo e tive uma surpresa ela tem nariz entupido (entrada de ar do capo é fechada), andei fuçando bastante aki no forum e nao cheguei a conclusao nenhuma, minha uvida é a seguinte, vale a pena adaptar o intercoler neste modelo ???
alguem ja fez??? qual o resultado??? é muito caro ???

Sou leigo em Mit mas fuço bastante nos foruns da vida, mas que a Savana é uma delicia isso é, me diverti com ela sem nem forçar ela ainda

desde ja um grande abraço a todos e muito obrigado

Marcello Ladeira
24/01/2010, 21:30
Dertinati existe um kit em concessionária para a adaptação de intercooler nas L200 quadradinhas... eles eram vendidos como opcionais quando o veículo saía 0km das concessionárias. Procure isso, acho que custava cerca de 3.5k.

Abs,

dertinati
25/01/2010, 00:05
Dertinati existe um kit em concessionária para a adaptação de intercooler nas L200 quadradinhas... eles eram vendidos como opcionais quando o veículo saía 0km das concessionárias. Procure isso, acho que custava cerca de 3.5k.

Abs,

Boa noite Marcelo

Mas o ganho é expressivo mesmo, vc q conhece bemmm mais do q eu, vale o investimento ??? ela nao agravaria o problema q todo mundo ja cansou d ler aki de akecimento???

Ja ia m eskecendo, confesso q nao reparei bem, mas a entrada de ar em cima do capo me pareceu fechada, como abrir ela ???

Obrigado pela dica

Pequeno jr
25/01/2010, 01:03
Boa noite Marcelo

Mas o ganho é expressivo mesmo, vc q conhece bemmm mais do q eu, vale o investimento ??? ela nao agravaria o problema q todo mundo ja cansou d ler aki de akecimento???

Ja ia m eskecendo, confesso q nao reparei bem, mas a entrada de ar em cima do capo me pareceu fechada, como abrir ela ???

Obrigado pela dica

Seria o contrário. O Intercooler faz resfriar o motor deixando-o poucos graus mais baixo no seu funcionamento em comparação a um motor sem intercooler, além de melhorar o rendimento, consumo e etc.

AKPG
25/01/2010, 01:05
Seria o contrário. O Intercooler faz resfriar o motor deixando-o poucos graus mais baixo no seu funcionamento em comparação a um motor sem intercooler, além de melhorar o rendimento, consumo e etc.
Petit, o intercooler não é usado para esfriar o ar que entra no motor, para fazer com que entre mais ar na câmara de combustão? Não entendi este lance de esfriar "O" motor em si...

Pequeno jr
25/01/2010, 01:08
Petit, o intercooler não é usado para esfriar o ar que entra no motor, para fazer com que entre mais ar na câmara de combustão? Não entendi este lance de esfriar "O" motor em si...

Comparando dois veículos do mesmo tipo um com e outro sem intercooler, o que está sem intercooler precisa de mais esforço (pisada) para ter o mesmo desempenho. Com isso, no mesmo regime de uso o motor sem intercooler aquece mais do que o com intercooler.

Acho que não fui claro na minha resposta. Até ao ler novamente, vi que o intercooler parece ser a salvação para aquecimento, mas falei em comparação a um motor com e sem intercooler.

AKPG
25/01/2010, 01:09
:concordo::concordo::concordo::concordo:

SAPO-BOMBA
25/01/2010, 01:56
A função do intercooler é resfriar o ar vindo da turbina ( aquecido ). O ar aquecido perde sua densidade.

O ar frio tende a ficar mais denso e dessa forma, quando comprimido, gera maior poder de explosão. Automaticamente se o motor "admite" ar mais frio, trabalha igualmente mais frio...

AKPG
25/01/2010, 02:25
Será que esta redução de temperatura é tão significativa assim? Alguém tem dados técnicos a respeito?

dertinati
25/01/2010, 09:24
Interessante esse lance do intercoler, nao sabia disso nao, entao é bem indicado sim fazer a instalcao do mesmo no motor, mas alguem tem mais informacoes sobre o valor é na faixa d 3,5K mesmo (me compliquei agora) e tem como abrir a entrada de ar em cima do capo mesmo sem instalar o intercooler

Valew galera, estao de parabens pelo forum:concordo::concordo::concordo:

SAPO-BOMBA
25/01/2010, 18:16
Não é que a redução de temperatura seja significativa, e sim o fato do motor poder trabalhar otimizado ( mais potente ) sem aumentar a sua temperatura de operação.

Numa mesma faixa de temperatura, um motor intercoolado irá trabalhar mais folgado do que um mesmo motor sem intercooler, aumentando assim seu rendimento e durabilidade.

dertinati
25/01/2010, 21:20
saudaçoes a todos

tava matando serviço hj no mercado livre e me deparei com um intercooler a venda, axo q era 1000 dinheiros, a curiosidade bateu liguei na MIT aki da minha cidade, depois de muita boa vontade ao telefone consegui falar com o setor d peças ra cotar o tal do intercooler, o cara nao kis nem me passar o valor, ainda me deu um esculaxo falando q nao fazem "adaptacoes no motor", falou q tem q mexer na turbina (recalibrar), mudar o cabeçote (???) e mais um monte d coisa, ate tentei argumentar com elemas meu conhecimento é muito baixo ainda nesse assunto, portanto o q me dizem amigos sobre colocar ou nao o intercooler na minha savana

Obrigado a todos e otimo forum

SAPO-BOMBA
26/01/2010, 02:24
Esqueça de comprar peças nas autorizadas Mit, é pedir pra levar faca na goela... Um bom intercooler + mão-de-obra dá pra sair por menos de 2 mil reais... basta pesquisar.

Pequeno jr
27/01/2010, 10:07
Não é que a redução de temperatura seja significativa, e sim o fato do motor poder trabalhar otimizado ( mais potente ) sem aumentar a sua temperatura de operação.

Numa mesma faixa de temperatura, um motor intercoolado irá trabalhar mais folgado do que um mesmo motor sem intercooler, aumentando assim seu rendimento e durabilidade.

x2 !!!

Isso que estou falando desde o início.

dertinati
05/02/2010, 21:55
Galera saudacoes a todos

Estou negociando a compra de um intercooler, alguem poderia me indicar alguma oficina boa pra fazer a instalacao, de preferencia em Sao Jose dos Campos-SP ou em Sao Paulo mesmo

Valew Galera

dertinati
02/03/2010, 23:12
Alguem pode me ajudar com a oficina aki pela regiao ???

valew galera

butinna
03/03/2010, 00:12
Pessoal,
queria aproveitar aki o ensejo e perguntar da tração da L200 gl 94: eu tracei ela algumas vezes e tive a impressão q a traçao nao pegou pq eu acabei atolando e as rodas de tras ficavam patinando e as da frente nada. serah q estou fazendo alguma coisa errada na hora de tracar? ja me falaram q eu tenho q engatar e depois andar um pouco de ré pra traçao ligar... alguma dica pra minha duvida?
vlw

SAPO-BOMBA
03/03/2010, 01:41
Eu não sei como funciona ao certo o sistema de tração das L200 ( não sei especificar se é vácuo ou outra coisa ), mas como sua L200 é das mais antigas, pode ser que ela venha com roda-livre manual, tipo as Hilux ( vc tem que girar um botão nos cubos de rodas da frente ).

butinna
03/03/2010, 10:20
ah ta entendi. nao, mas a minha nao eh dessa q precisa girar uma "borboletinha" do cubo nao. mas vlw, muito obrigado pela atenção.
abrax

Panttera2
04/03/2010, 13:51
Alguém sabe se a GL com intercooler está dando problema de aquecimento tb? Olá eu tenho uma GL 2007 esta com 50.000 km, e nunca deu problemas de aquecimento.Ok