PDA

Ver Versão Completa : motor3.0 ranger



djalmaam
08/12/2009, 20:05
Caros foristas, tenho uma ranger 07/08 com mais ou menos 40000 km, estou observando que quando ligo o motor parado e por algumas horas e frio ( de um dia para outro ), no momento da ignição a luz de oleo demora cerca de 3 segundos para apagar e sinto um barulho sutil mas de como se o motor estivesse sem lubrificação o que deveria ser normal; existe alguma bomba que injeta oleo no motor antes do funcionamento do mesmo ou este barulho é normal, este é meu primeiro carro a diesel, por isso não tenho parametros .:?:

DI HERVAL
08/12/2009, 21:31
Não há qualquer bomba que injete óleo no motor antes da partida....

Quando ligo de manha a luz do óleo não demora tanto para apagar mas o barulho sutil de com se estivesse com falta de lubrificação na minha ocorre também e acho que é normal , pois o óleo ainda esta iniciando sua lubrificação por todo o motor e principalmente porque ainda não atingiu sua temperatura exata/ideal de funcionamento.

É importante esperar alguns segundos/minutos antes de sair a rodar com o veículo. Neste período o lubrificante, bem como, os componentes internos do motor começam a atingir sua temperatura de trabalho.

Vale lembrar que é importante o motor estar aquecido antes de exigir qualquer esforço mais elevado.

Não sei qual o óleo que usas e com que frequencia trocas o filtro de óleo, mas vale lembrar que uma troca regular pode evitar certos problemas. Nos meus carros troco óleo , filtro de óleo, de combustível a cada 5.000 km e de ar, dependendo do estado, a cada 10.000km.

Até..

Anthoniusnikos
08/12/2009, 21:49
Caros foristas, tenho uma ranger 07/08 com mais ou menos 40000 km, estou observando que quando ligo o motor parado e por algumas horas e frio ( de um dia para outro ), no momento da ignição a luz de oleo demora cerca de 3 segundos para apagar e sinto um barulho sutil mas de como se o motor estivesse sem lubrificação o que deveria ser normal; existe alguma bomba que injeta oleo no motor antes do funcionamento do mesmo ou este barulho é normal, este é meu primeiro carro a diesel, por isso não tenho parametros .:?:

Djalma, os dois anéis inferiores do pistão, foram projetados para reter um pouco de óleo qdo. o motor é desligado, portanto não há necessidade de uma bomba para a lubrificação do piston na partida qdo. frio.
O fabricante recomenda que a cada partida do motor frio, a viatura só deve ser movimentada após 30 segundos.
Porém, qualquer barulho metálico prolongado com o motor quente deve ser considerado.
Abs
Anthon

cellup2000
08/12/2009, 22:23
a minha ocorre isso apos 4 ou 5 dias parada acredito que seja normal pois é o tempo que demora para o oleo lubrificar a corrente de comando, me corrijam se eu estiver errdo.

Anthoniusnikos
09/12/2009, 00:38
Cellup. A bomba de óleo lubrificante do motor NGD3.0E é incorporada a caixa de distribuição, e é do tipo engrenagem planetária.

Será que o ruido que voces ouvem não é devido aos jatos de óleo através de borrifadores (jet cooler), que tem função de resfriamento dos pistões ?

Abs
Anthon

JEFFCATUNDA
09/12/2009, 00:58
O barulho mais audivel quando se liga a chave é o das bombas de combustivel armando.... Como um zumbido, uma turbina, que em pouco tempo para.

Pequeno jr
09/12/2009, 09:45
Vc trocou o óleo a pouco tempo?

A qto tempo está ocorrendo isso??

Porque lhe pergunto isso, um forista nosso aqui ... Loyer tinha um Troller 3.0. Numa das revisões, ao trocarem o óleo ao inves de colocarem os 8,8 Litros de oleo no motor(recomendado), ficou constatado que colocaram apenas 7 litros e um pouco.

O resultado: O carro batia tuchos hidraulicos pela manhã até esquentar o motor.

Será que você não está tendo o mesmo problema???

djalmaam
09/12/2009, 10:53
Troquei o oleo a uns 3mil, ja chequei o nivel e esta ok, obrigado a todos pela contribuição, vou continuar observando, e somente saio com o carro apos +/- 30 sec apos a partida do motor.

TADEUBRANCO
09/12/2009, 11:53
caros foristas, tenho uma ranger 07/08 com mais ou menos 40000 km, estou observando que quando ligo o motor parado e por algumas horas e frio ( de um dia para outro ), no momento da ignição a luz de oleo demora cerca de 3 segundos para apagar e sinto um barulho sutil mas de como se o motor estivesse sem lubrificação o que deveria ser normal; existe alguma bomba que injeta oleo no motor antes do funcionamento do mesmo ou este barulho é normal, este é meu primeiro carro a diesel, por isso não tenho parametros .:?:


caro djalma, quando comprei o meu 1o. Carro a diesel tb. Passei por essas coisas!
Um conselho! Procure pedir a àlguem que ligue o carro neste momento, pelo menos algumas vezes, até que descubra, ou identifique que este som é um dos instrumentos da orquestra, que é um motor a diesel, particularmente, acho todos os sons de um veículo a diesel uma harmonia.
Se tiver álgum desafinado deve-se cuidar!
Bem vindo ao grupo.!