Ver Versão Completa : Dúvidas da Pajero Sport
Pessoal, mais uma vez recorro a galera mais experiente aqui do fórum para trocarmos idéias. Vamo lá!!
Minha Pajero está quase com 80mil km e pelo manual devo trocar entre outras coisas todos os fluidos. Entre eles, diferencial, bloqueio,arrefecimento, fluidos de freio e o da caixa automática. Minha primeira dúvida é:
1) se ao trocar o óleo da cx AT devo trocar tm o filtro de óleo da mesma? Na concessionária Tayo em Recife disseram que não precisava, mas no manual tá claro! E aí troca-se ou não?
2) fluido de arrefecimento. É para trocar a cada 20mil km mesmo?? Alguém recomenda algum fora o da Mitsubishi? Devemo susar 100% fluido ou deve misturar com água? Achei tão pequeno o intevalo:(... No meu civic a troca era a cada 140mil km!!
3) Nas trcas de óleo precisamos drenar a água do filtro diesel?
4) observei que miha pajero (AT diesel 2002 Sport SE) fumaça mais que as mais novas. Isso é por que são motores diferentes? Já vi outra do ano da minha e realmente fumaçam mais. Alguém pode comentar se é normal mesmo? Com relação a bomba e bicos está tudo ok pois já verifiquei.
5) por fim, gostaria de comparar o consumo dela. Estou fazendo 9km/l na estrada ( a 100-110km/h) e 7,5km/l na cidade. Achei um pouco demais, pois esperava mais de um carro diesel,:sad: embora saiba que o cambio AT consome em média 20% a mais. Enfim gostaria da opipnião de vcs!!:palmas:
valeu!!
Olá, Ric
Até onde posso palpitar :
1) fiz a troca do óleo mas só mandei fazer uma limpeza no filtro que nada mais é do que uma tela que serve de filtro
2) acho 20k km muito pouco. Faço isto a cada 30.000km
3) troco o óleo do motor e os 3 filtros a cada 5.000km. São itens relativamente baratos se comparados aos custos de reparos das avarias que podem causar se não forem trocados. Se quiser economizar, troque o do diesel a cada 10.000km e, aos 5.000km, drene a águia que pode existir nele
os motores são diferentes. Mesmo com motores iguais, dois carros podem fumaçar de forma diferente. Importante manter o filtro de diesel limpo; idem os bicos; bomba regulada. Diferenças entre os combustíveis e forma de direigrs também podem causar mais ou menos fumaça
5) Acabei de mandar fazer a regulagem da bomba injetora. A minha SPort é uma 2.8 2005 AT. Saí do Rio e cheguei à Brasília (vim ver se ganho um panetone de Natal !!!!). O carro fez,andando de 80 a 120km/h médias de 10,5 a 11km/litro
Abç,
mg
Ric, cometí um engano na msg anterior : na caixa de transferência, ao trocar o óleo, troque o filtro também. Onde basta lavar o filtro é no tanque de combustível.
Abç,
mg
No manual da Pajero Sport, pelo menos no modelo 2002, não há referência a utilizar a tração 4x4 no asfalto em caso de chuva. Fazer isso pode comprometer algum item da transmissão?
Letto, nos carros 4x4 que não possuem tração integral e permanente, como no caso da Pajero, não se deve utilizar a tração no asfalto sob pena de danificar partes mecânicas da caixa de transferência. Excepcionalmente, em caso de chuva, pode-se usar a tração somente em trechos retos e por curto espaço de tempo. Ab',
mg
MG
Obrigado pela dica. Vou evitar o 4x4 no asfalto molhado, mas fico um pouco frustrado porque a TR4 não tem este problema.
Letto, no asfalto molhado ou seco, evite ! Agora, porque o TR4 não tem este problema ? Não conheço bem o TR mas creio que o problema é o mesmo. Por favor, me explique isto . Quem não se preocupa com isto são os Land Rover e todos aqueles que trafegam com tração 4x4 permanente.
freitasjr
18/12/2009, 01:50
Letto, no asfalto molhado ou seco, evite ! Agora, porque o TR4 não tem este problema ? Não conheço bem o TR mas creio que o problema é o mesmo. Por favor, me explique isto . Quem não se preocupa com isto são os Land Rover e todos aqueles que trafegam com tração 4x4 permanente.
Olá MGalvão, com a TR4 não se tem problemas de se andar 4x4 no asfalto(seja seco ou molhado), pelo fato de o mesmo possuir diferencial central, ou seja, quando está acionado o 4x4 High, está com a tração integral com aclopamento viscoso.
E detalhe, na Pajero Sport não se tem problemas em andar com o 4x4 ligado no asfalto molhado em longos trechos(em estradas por exemplo p/ se ter maior estabilidade), desde de que é claro, Não se faça curvas fechadas, só curvas com maior ângulo(abertas), pois aqui ao contrário da TR4 a P. Sport Não tem diferencial central p/ compensar a diferença de trajetória em uma curva, e usar o 4x4 no asfalto e fazer curvas fechadas(principalmente se for no asfalto seco), pode-se quebrar algo do diferencial.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Letto, olha só, a minha pajero é 2002 e pelo menos nom eu manual, lá fala sim sob re a questão do uso do 4H/4L no asfalto. está naspásginas 107/108.
:-D
É... pode ser que aminha esteja precisando regular a boimba... pois os bicos estão limpos..
Galvão a tua é AT ou MT??
Ric e Galvão
Obrigado novamente pelas informações de todos.
O manual da minha Pajero Sport é a terceira edição, impresso em agosto/2001 e, infelizmente, não faz referência a utilização da tração no asfalto molhado nas páginas 107 e 108.
No entanto, na página 110, há uma abordagem sobre o uso do 4x4:
Operação Correta da tração nas 4 rodas
Ele informa que, ao utilizar a tração nas 4 rodas, os eixos são rigidamente conectados um ao outro, propiciando uma melhor aceleração mas sem melhorar a frenagem. Também diz que, ao fazer curvas fechadas ou movimentos para a frente e para trás repetidamente, de qualquer forma, a linha de direção é pressionada, que é sentido como efeito de frenagem.
Na página 111, há o seguinte sub-item:
Dirigindo em rodovias pavimentadas e auto-estradas
Selecione 2WD (2H) para dirigir em rodovias pavimentadas. Especialmente em auto-estradas, nunca selecione 4WD (4H ou 4L).
Na página 98, há uma referência a utilização da tração nas 4 rodas:
4H - Quando estiver dirigindo em areia ou neve profunda e em rodovias com terreno acidentado em velocidade normal
4L - Quando estiver subindo ou descendo uma ladeira em condição de lama ou terreno acidentado, do tipo rodovia com lama. (Especialmente quando é necessário aumentar a força de tração).
Por enquanto, neste manual não encontrei referência ao asfalto molhado...
PIADA - Está na página 103: Alerta de pastilhas do freio gastas
Este item informa que o disco de freio está equipado com dispositivo de alerta que produz um som metálico agudo, com o veículo em movimento, para indicar que as pastilhas estão gastas e abaixo do limite necessário para uso. Além disso, nesta situação, recomenda a troca das pastilhas.
Se esperarmos pra trocar as pastilhas nestas condição, após ouvir o som metálico agudo, o disco de freio vai estar comprometido e vai ter de ser substituído também. rsrsrs
freitasjr
21/12/2009, 01:22
...PIADA - Está na página 103: Alerta de pastilhas do freio gastas
Este item informa que o disco de freio está equipado com dispositivo de alerta que produz um som metálico agudo, com o veículo em movimento, para indicar que as pastilhas estão gastas e abaixo do limite necessário para uso. Além disso, nesta situação, recomenda a troca das pastilhas.
Se esperarmos pra trocar as pastilhas nestas condição, após ouvir o som metálico agudo, o disco de freio vai estar comprometido e vai ter de ser substituído também. rsrsrs
Letto, Não tem nenhuma piada nisso. Ele está equipado com este dispositivo(aviso sonoro agudo) exatamente p/ evitar que uma pessoa desavisada se lembre de trocar as pastilhas já quando estiverem arranhando o disco.
Esse dispositivo funciona muito bem. Quando eu tinha a minha Pajero Sport ano 2002 e o aviso sonoro apareceu, as pastilhas estavam gastas, porém Não estavam no "talo" não; deu ainda p/ andar uns poucos Km antes de troca-la.
É algo feito p/ o seu benefício(p/ evitar a perda desnecessária do disco) e não o contrário como vc está pensando.
Não sei se estou enganado, mas parece ser o tipo das pastilhas que estão equipadas com este dispositivo sonoro, e não os discos.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
:palmas:Perfeitamente colegas. Esse sitema existe na realidade é nas pastilhas e não nos discos. Nada mais é do que uma pequena aste metálica que qdo a pastilha atingwe um nível perto do crítico, ela começa a encostar no disco e produz aquele som desagradável, iguala raspar os dentes de um garfo num prato. Não só a Mitsubishi, mas acho que é coisa de Japonês, pois a Handa e a Toyota também tem sistema idênticos!!:concordo:
Olá, Ric
A minha é uma 2005 AT
Abç,
mg
Pô Galvão pela diferença de consumo, acho que deve ser por causa da diferença de motores, ou a sua ainda do motor 2.8 japona?? Deve ser a VGTi 2.5, não??:???:
Minha bomba está em dia, bicos também, filtros novos e não faço mais de 9 km/l na estrada nem a pau!! Nem andando abaixo de 100Km/h.:parede:
Olá, Ric
O motor da minha é o 2.8 japa. Hoje mesmo medi novamente o consumo na hora de abastecer. Coloquei 45 litros (no automático) para 490km rodados. Acho que parte da economia está no meu pé que é bem leve ..... No mais, por conta da regulagem que acabei de fazer.
Abç,
mg
Que beleza, hein?? no meu último abastecimento (cidade) foram 412km rodados, mas entraram 60lit de diesel..:putz:
Tenho que ver algo diferente... Essa média sua foi estrada, cidade ou misto?
Quanto gastou para a regulagem da BI?
valeu!!:concordo:
Marco-Maga
26/12/2009, 17:06
Olá Amigos,
Estou pensando em pegar uma Pajero Sport..
Vcs ou algum amigo sabe como foram ou estão os motores das Pajero Sport 2001/02, se são aqueles que davam muito aquecimento?
Outra coisa, queria saber o consumo das gasolina cidade e estrada..
E se tem mais algum problema nestes carros, e o que deve ser observado numa compra.
Todas essas perguntas são pq estou precisando de um carro maior e estou pensando em trocar a minha Gran Vitara em uma Pajero sport 01 ou 02. :putz:
Boas festas e obrigado pela ajuda..
Abs.
Olá, Ric
A minha é uma 2005 AT
Abç,
mg
olá Galvão.
A sua é HPE, o que vc me diz sendo HPE?
OBG
Bom vamo lá dando andamento no nosso bate papo após as festas de fim de ano, hehehehe:dance:
Galvão, acho que sei o por que da diferença entre o consumo das nossas. É por causa das diferenças dos motores. Embora a tua seja 2.8 como a minha, a minha tem apenas 125cv, enquanto a sua tem 145cv.
Marco,
Quanto a tua pergunta, apesar de a minha Pajero ser a diesel, acho que consumo da v6 3.0 deve ser em torno de 5-6 km/l na cidade e 9-10 km/l na estrada. Quanto ao aquecimento, a minha deu problema no início, mas foi culpa minha, ,pois não atinei para a troca do liquido de arrefecimento a cada 20 mil km. Fazendo isso, ela não esquenta jamais. Depois da troca, já peguei boins engarrafamentos por aqui e ela nem se comove com nosso calorzão.
mariosslr
02/01/2010, 15:35
Olá Rick e Galvão,
Também tenho uma pajero sport, a minha é pajero sport hpe 2.8 AT ano 2004 modelo 2005 ( Japonesa ), também sou de REcife Rick, peguei a minha a pouco tempo com 55.000 km e agora esta com 58.000 km, muito nova e muito bem conservada, "apenas" coloquei 4 pneus, michelin synchrone 265x70 r15 80 % on e 20 % off já que meu uso é maior em asfalto, quando me aventuro se assim posso falar, é nas indas e vindas até Natal - Rn ou Ceara pegando dunas e pequenas lagoas. O consumo dela na cidade com pé bem leve ta em torno de 7,0 km/l e na estrada fica em torno de 10 km/l tb com pé leve na casa dos 100 km. Até agora não foi preciso fazer nenhum reparo, a próxima revisão será aos 60.000 km, custo estimado segundo a Taiyo é de R$ 400,00 para esta revisão, a minha só solta fumaça quando chega nos 2.500 rpm ou 3.000 rpm que é quando o turbo é acionado, ao ligar e usar ela até os 2.000 rpm, zero de fumaça.
Abraços
mariosslr
02/01/2010, 16:28
Olá Rick,
Assim que puder, dê uma olhada neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62932&page=2
é um roteiro entre a Paraiba e o Rio grande do Norte, muito bom, já ouvi muito falar , mas, ainda não o fiz pelo litoral, fui pelo asfalto até Pipa, depois asfalto até Natal e depois pelas praias e dunas.
Abraços
Beleza Mario.
Valeu pelas dicas. realmente a pajero 2004/5 já tem om motor diferente da minha versão. O ganho na cavalaria proporciona essa economia. A minha ainda tem 74mil km bem originais, mas a economia na estrada é bem menor do que a de vcs.:sad:
De toda forma ela está muito boa e é um carro superconfortável. Fumaça um pouquinho como vc falou, que é bem normal em carros a diesel.:concordo: