PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas da Pajero Sport

ric945
08/12/2009, 18:21
Pessoal, mais uma vez recorro a galera mais experiente aqui do fórum para trocarmos idéias. Vamo lá!!

Minha Pajero está quase com 80mil km e pelo manual devo trocar entre outras coisas todos os fluidos. Entre eles, diferencial, bloqueio,arrefecimento, fluidos de freio e o da caixa automática. Minha primeira dúvida é:
1) se ao trocar o óleo da cx AT devo trocar tm o filtro de óleo da mesma? Na concessionária Tayo em Recife disseram que não precisava, mas no manual tá claro! E aí troca-se ou não?
2) fluido de arrefecimento. É para trocar a cada 20mil km mesmo?? Alguém recomenda algum fora o da Mitsubishi? Devemo susar 100% fluido ou deve misturar com água? Achei tão pequeno o intevalo:(... No meu civic a troca era a cada 140mil km!!
3) Nas trcas de óleo precisamos drenar a água do filtro diesel?
4) observei que miha pajero (AT diesel 2002 Sport SE) fumaça mais que as mais novas. Isso é por que são motores diferentes? Já vi outra do ano da minha e realmente fumaçam mais. Alguém pode comentar se é normal mesmo? Com relação a bomba e bicos está tudo ok pois já verifiquei.
5) por fim, gostaria de comparar o consumo dela. Estou fazendo 9km/l na estrada ( a 100-110km/h) e 7,5km/l na cidade. Achei um pouco demais, pois esperava mais de um carro diesel,:sad: embora saiba que o cambio AT consome em média 20% a mais. Enfim gostaria da opipnião de vcs!!:palmas:

valeu!!

mgalvao
11/12/2009, 19:13
Olá, Ric
Até onde posso palpitar :
1) fiz a troca do óleo mas só mandei fazer uma limpeza no filtro que nada mais é do que uma tela que serve de filtro
2) acho 20k km muito pouco. Faço isto a cada 30.000km
3) troco o óleo do motor e os 3 filtros a cada 5.000km. São itens relativamente baratos se comparados aos custos de reparos das avarias que podem causar se não forem trocados. Se quiser economizar, troque o do diesel a cada 10.000km e, aos 5.000km, drene a águia que pode existir nele
os motores são diferentes. Mesmo com motores iguais, dois carros podem fumaçar de forma diferente. Importante manter o filtro de diesel limpo; idem os bicos; bomba regulada. Diferenças entre os combustíveis e forma de direigrs também podem causar mais ou menos fumaça
5) Acabei de mandar fazer a regulagem da bomba injetora. A minha SPort é uma 2.8 2005 AT. Saí do Rio e cheguei à Brasília (vim ver se ganho um panetone de Natal !!!!). O carro fez,andando de 80 a 120km/h médias de 10,5 a 11km/litro
Abç,
mg

mgalvao
13/12/2009, 01:58
Ric, cometí um engano na msg anterior : na caixa de transferência, ao trocar o óleo, troque o filtro também. Onde basta lavar o filtro é no tanque de combustível.
Abç,
mg

Letto
17/12/2009, 12:29
No manual da Pajero Sport, pelo menos no modelo 2002, não há referência a utilizar a tração 4x4 no asfalto em caso de chuva. Fazer isso pode comprometer algum item da transmissão?

mgalvao
17/12/2009, 12:37
Letto, nos carros 4x4 que não possuem tração integral e permanente, como no caso da Pajero, não se deve utilizar a tração no asfalto sob pena de danificar partes mecânicas da caixa de transferência. Excepcionalmente, em caso de chuva, pode-se usar a tração somente em trechos retos e por curto espaço de tempo. Ab',
mg

Letto
17/12/2009, 18:27
MG

Obrigado pela dica. Vou evitar o 4x4 no asfalto molhado, mas fico um pouco frustrado porque a TR4 não tem este problema.

mgalvao
17/12/2009, 22:04
Letto, no asfalto molhado ou seco, evite ! Agora, porque o TR4 não tem este problema ? Não conheço bem o TR mas creio que o problema é o mesmo. Por favor, me explique isto . Quem não se preocupa com isto são os Land Rover e todos aqueles que trafegam com tração 4x4 permanente.

freitasjr
18/12/2009, 01:50
Letto, no asfalto molhado ou seco, evite ! Agora, porque o TR4 não tem este problema ? Não conheço bem o TR mas creio que o problema é o mesmo. Por favor, me explique isto . Quem não se preocupa com isto são os Land Rover e todos aqueles que trafegam com tração 4x4 permanente.

Olá MGalvão, com a TR4 não se tem problemas de se andar 4x4 no asfalto(seja seco ou molhado), pelo fato de o mesmo possuir diferencial central, ou seja, quando está acionado o 4x4 High, está com a tração integral com aclopamento viscoso.

E detalhe, na Pajero Sport não se tem problemas em andar com o 4x4 ligado no asfalto molhado em longos trechos(em estradas por exemplo p/ se ter maior estabilidade), desde de que é claro, Não se faça curvas fechadas, só curvas com maior ângulo(abertas), pois aqui ao contrário da TR4 a P. Sport Não tem diferencial central p/ compensar a diferença de trajetória em uma curva, e usar o 4x4 no asfalto e fazer curvas fechadas(principalmente se for no asfalto seco), pode-se quebrar algo do diferencial.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

ric945
19/12/2009, 10:22
Letto, olha só, a minha pajero é 2002 e pelo menos nom eu manual, lá fala sim sob re a questão do uso do 4H/4L no asfalto. está naspásginas 107/108.
:-D

ric945
19/12/2009, 10:23
É... pode ser que aminha esteja precisando regular a boimba... pois os bicos estão limpos..
Galvão a tua é AT ou MT??

Letto
20/12/2009, 23:37
Ric e Galvão

Obrigado novamente pelas informações de todos.

O manual da minha Pajero Sport é a terceira edição, impresso em agosto/2001 e, infelizmente, não faz referência a utilização da tração no asfalto molhado nas páginas 107 e 108.

No entanto, na página 110, há uma abordagem sobre o uso do 4x4:

Operação Correta da tração nas 4 rodas
Ele informa que, ao utilizar a tração nas 4 rodas, os eixos são rigidamente conectados um ao outro, propiciando uma melhor aceleração mas sem melhorar a frenagem. Também diz que, ao fazer curvas fechadas ou movimentos para a frente e para trás repetidamente, de qualquer forma, a linha de direção é pressionada, que é sentido como efeito de frenagem.

Na página 111, há o seguinte sub-item:

Dirigindo em rodovias pavimentadas e auto-estradas
Selecione 2WD (2H) para dirigir em rodovias pavimentadas. Especialmente em auto-estradas, nunca selecione 4WD (4H ou 4L).

Na página 98, há uma referência a utilização da tração nas 4 rodas:

4H - Quando estiver dirigindo em areia ou neve profunda e em rodovias com terreno acidentado em velocidade normal
4L - Quando estiver subindo ou descendo uma ladeira em condição de lama ou terreno acidentado, do tipo rodovia com lama. (Especialmente quando é necessário aumentar a força de tração).

Por enquanto, neste manual não encontrei referência ao asfalto molhado...

PIADA - Está na página 103: Alerta de pastilhas do freio gastas
Este item informa que o disco de freio está equipado com dispositivo de alerta que produz um som metálico agudo, com o veículo em movimento, para indicar que as pastilhas estão gastas e abaixo do limite necessário para uso. Além disso, nesta situação, recomenda a troca das pastilhas.

Se esperarmos pra trocar as pastilhas nestas condição, após ouvir o som metálico agudo, o disco de freio vai estar comprometido e vai ter de ser substituído também. rsrsrs

freitasjr
21/12/2009, 01:22
...PIADA - Está na página 103: Alerta de pastilhas do freio gastas
Este item informa que o disco de freio está equipado com dispositivo de alerta que produz um som metálico agudo, com o veículo em movimento, para indicar que as pastilhas estão gastas e abaixo do limite necessário para uso. Além disso, nesta situação, recomenda a troca das pastilhas.

Se esperarmos pra trocar as pastilhas nestas condição, após ouvir o som metálico agudo, o disco de freio vai estar comprometido e vai ter de ser substituído também. rsrsrs

Letto, Não tem nenhuma piada nisso. Ele está equipado com este dispositivo(aviso sonoro agudo) exatamente p/ evitar que uma pessoa desavisada se lembre de trocar as pastilhas já quando estiverem arranhando o disco.

Esse dispositivo funciona muito bem. Quando eu tinha a minha Pajero Sport ano 2002 e o aviso sonoro apareceu, as pastilhas estavam gastas, porém Não estavam no "talo" não; deu ainda p/ andar uns poucos Km antes de troca-la.
É algo feito p/ o seu benefício(p/ evitar a perda desnecessária do disco) e não o contrário como vc está pensando.

Não sei se estou enganado, mas parece ser o tipo das pastilhas que estão equipadas com este dispositivo sonoro, e não os discos.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

ric945
21/12/2009, 22:14
:palmas:Perfeitamente colegas. Esse sitema existe na realidade é nas pastilhas e não nos discos. Nada mais é do que uma pequena aste metálica que qdo a pastilha atingwe um nível perto do crítico, ela começa a encostar no disco e produz aquele som desagradável, iguala raspar os dentes de um garfo num prato. Não só a Mitsubishi, mas acho que é coisa de Japonês, pois a Handa e a Toyota também tem sistema idênticos!!:concordo:

mgalvao
22/12/2009, 17:35
Olá, Ric
A minha é uma 2005 AT
Abç,
mg

ric945
22/12/2009, 19:57
Pô Galvão pela diferença de consumo, acho que deve ser por causa da diferença de motores, ou a sua ainda do motor 2.8 japona?? Deve ser a VGTi 2.5, não??:???:
Minha bomba está em dia, bicos também, filtros novos e não faço mais de 9 km/l na estrada nem a pau!! Nem andando abaixo de 100Km/h.:parede:

mgalvao
22/12/2009, 21:18
Olá, Ric
O motor da minha é o 2.8 japa. Hoje mesmo medi novamente o consumo na hora de abastecer. Coloquei 45 litros (no automático) para 490km rodados. Acho que parte da economia está no meu pé que é bem leve ..... No mais, por conta da regulagem que acabei de fazer.
Abç,
mg

ric945
24/12/2009, 09:27
Que beleza, hein?? no meu último abastecimento (cidade) foram 412km rodados, mas entraram 60lit de diesel..:putz:
Tenho que ver algo diferente... Essa média sua foi estrada, cidade ou misto?
Quanto gastou para a regulagem da BI?

valeu!!:concordo:

Marco-Maga
26/12/2009, 17:06
Olá Amigos,

Estou pensando em pegar uma Pajero Sport..

Vcs ou algum amigo sabe como foram ou estão os motores das Pajero Sport 2001/02, se são aqueles que davam muito aquecimento?

Outra coisa, queria saber o consumo das gasolina cidade e estrada..

E se tem mais algum problema nestes carros, e o que deve ser observado numa compra.

Todas essas perguntas são pq estou precisando de um carro maior e estou pensando em trocar a minha Gran Vitara em uma Pajero sport 01 ou 02. :putz:

Boas festas e obrigado pela ajuda..

Abs.

Gugu7
26/12/2009, 21:52
Olá, Ric
A minha é uma 2005 AT
Abç,
mg
olá Galvão.
A sua é HPE, o que vc me diz sendo HPE?
OBG

ric945
01/01/2010, 23:43
Bom vamo lá dando andamento no nosso bate papo após as festas de fim de ano, hehehehe:dance:

Galvão, acho que sei o por que da diferença entre o consumo das nossas. É por causa das diferenças dos motores. Embora a tua seja 2.8 como a minha, a minha tem apenas 125cv, enquanto a sua tem 145cv.

Marco,

Quanto a tua pergunta, apesar de a minha Pajero ser a diesel, acho que consumo da v6 3.0 deve ser em torno de 5-6 km/l na cidade e 9-10 km/l na estrada. Quanto ao aquecimento, a minha deu problema no início, mas foi culpa minha, ,pois não atinei para a troca do liquido de arrefecimento a cada 20 mil km. Fazendo isso, ela não esquenta jamais. Depois da troca, já peguei boins engarrafamentos por aqui e ela nem se comove com nosso calorzão.

mariosslr
02/01/2010, 15:35
Olá Rick e Galvão,

Também tenho uma pajero sport, a minha é pajero sport hpe 2.8 AT ano 2004 modelo 2005 ( Japonesa ), também sou de REcife Rick, peguei a minha a pouco tempo com 55.000 km e agora esta com 58.000 km, muito nova e muito bem conservada, "apenas" coloquei 4 pneus, michelin synchrone 265x70 r15 80 % on e 20 % off já que meu uso é maior em asfalto, quando me aventuro se assim posso falar, é nas indas e vindas até Natal - Rn ou Ceara pegando dunas e pequenas lagoas. O consumo dela na cidade com pé bem leve ta em torno de 7,0 km/l e na estrada fica em torno de 10 km/l tb com pé leve na casa dos 100 km. Até agora não foi preciso fazer nenhum reparo, a próxima revisão será aos 60.000 km, custo estimado segundo a Taiyo é de R$ 400,00 para esta revisão, a minha só solta fumaça quando chega nos 2.500 rpm ou 3.000 rpm que é quando o turbo é acionado, ao ligar e usar ela até os 2.000 rpm, zero de fumaça.

Abraços

mariosslr
02/01/2010, 16:28
Olá Rick,

Assim que puder, dê uma olhada neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62932&page=2

é um roteiro entre a Paraiba e o Rio grande do Norte, muito bom, já ouvi muito falar , mas, ainda não o fiz pelo litoral, fui pelo asfalto até Pipa, depois asfalto até Natal e depois pelas praias e dunas.

Abraços

ric945
02/01/2010, 17:41
Beleza Mario.
Valeu pelas dicas. realmente a pajero 2004/5 já tem om motor diferente da minha versão. O ganho na cavalaria proporciona essa economia. A minha ainda tem 74mil km bem originais, mas a economia na estrada é bem menor do que a de vcs.:sad:

De toda forma ela está muito boa e é um carro superconfortável. Fumaça um pouquinho como vc falou, que é bem normal em carros a diesel.:concordo: