Ver Versão Completa : Troller sem partida
Pessoal,
Estou tendo um problema com meu troller que está me deixando louco :parede:
De vez em quando o meu Troller não dá sinal de partida. Eu viro a chave, as luzes do painel acendem, tudo liga direitinho, mas o dito cujo não dá partida. Eu desligo a chave, ligo novamente e tento da partida e nada.... Precisa às vezes ligar e desligar umas 10 vezes par o troller dar partida. Já mandei tirar o motor de partida, foi limpo, revisado, trocado o bendix. Depois o eletricista achou que poderia ser o comutador da chave. Também troquei. Achei que poderia ser a bateria que estava com algum problema (mesmo o alternador carregando normal e o voltimetro no painel estar indicando voltagem normal) peguei uma emprestada e continua dando o mesmo problema. O pior é que não dá sempre. Às vezes eu ando o dia inteiro e não dá problema.
Isso acontece com o motor frio, na primeira partida do dia e também com o motor quente, quando eu chego do trabalho e paro em frente de casa para abrir o portão.
Alguem já teve problema parecido?
Em tempo: só tenho o alarme original positron que não corta a bomba e o carro não tem bloqueador.
felipecota
08/12/2009, 17:08
O motor nem vira? não dá sinal de nada lá na frente? no meu carro antigo era mau contato na chave mesmo... uma opção era vc perguntar pro eletricista onde vc podia medir e usar um multimetro qd acontecer para saber até onde está indo a corrente...
ROAD TECH
08/12/2009, 18:29
Olá Sidnei,
Tá parecendo falha de aterramento. Verifique se os cabos terra da bateria e/ou do motor estão bem conectados à massa (chassis) do veículo.
Outra: tive problema parecido na minha Pajero. Fiz limpeza nos bornes da bateria com uma lixa grossa. Problema resolvido.
Sds,
Octávio
O motor nem vira? não dá sinal de nada lá na frente? no meu carro antigo era mau contato na chave mesmo... uma opção era vc perguntar pro eletricista onde vc podia medir e usar um multimetro qd acontecer para saber até onde está indo a corrente...
Não... o motor não vira.
Dá contato sim, porque quando eu giro a chave cai a medição do voltimetro para quase zero e quando eu solto a chave, o voltimetro volta para a marcação de 12/13V
Olá Sidnei,
Tá parecendo falha de aterramento. Verifique se os cabos terra da bateria e/ou do motor estão bem conectados à massa (chassis) do veículo.
Outra: tive problema parecido na minha Pajero. Fiz limpeza nos bornes da bateria com uma lixa grossa. Problema resolvido.
Sds,
Octávio
Octavio,
É uma idéia.... vou verificar onde vai o cabo negativo no aterramento do chassi. Já os bornes da bateria, creio que não é porque eu peguei uma bateria emprestada justamente para verificar se não podia ser a mesma.
[ ]´s
Lucas Nassif
08/12/2009, 18:43
Isso tá parecendo o automático de partida com defeito.
E pelo que entendi, ele não foi mexido.
Isso tá parecendo o automático de partida com defeito.
E pelo que entendi, ele não foi mexido.
Fala Lucas!
O automático de partida que você quis dizer é um relê? Se for, o eletricista tirou, verificou e estava ok também.... Agora se for outra coisa, por favor me dê mais detalhes....
[ ]´s
Lucas Nassif
08/12/2009, 19:12
O A/T de partida é aquela peça que fica em cima do motor de partida. (onde os fios vão ligados)
chuvinho4x4
08/12/2009, 20:50
Amigo, pod manda troca o automatico do motor de partida...é quaze certo que o problema é ali....VALEU!!!
O A/T de partida é aquela peça que fica em cima do motor de partida. (onde os fios vão ligados)
X2! No meu troller 2002 assim que comprei (com 5 anos e 50.000Km rodados) apresentou esse problema de as vezes não girar o motor e foi trocar o automático do motor de partida que nunca mais aconteceu.
Antes que o mecanico quebre a cabeça pra tirá-lo, diga a ele que retire o compartimento do filtro de ar que o acesso fica facinho.
Abraço e boa sorte.
Danieldearaujo
09/12/2009, 01:49
Companheiro,
é o seguinte... Quando vc vira a chave as luzes do painel ascendem mas o carro nem da sinal, nem faz o barulho no motor de arranque?
Pois então, eu tenho esse mesmo problema com o meu troller e meu pai com a band dele. O meu acontece, principalmente, quando o carro ta muito quente, por ex. quando eu to chegando de uma viagem, ou depois de forçaço bastante numa subida e o desligo.
A primeira vez que isso aconteceu foi quando no meio de uma viagem o transito tava interrompido, daí esperei 1 minutinho pra desligar e quando o transito foi liberado o carro nao ligou mais. Depois de algumas tentativas ele "ressucitou".
Conversando com o meu pai, ele me disse que isso é o estarter do carro (nao sei nem se é assim que escreve). Diz ele que com o desgaste isso acaba acontecendo e que nao preciso ficar com medo. Por coincidencia, no mesmo dia que ele me disse isso a band dele deu esse mesmo problema comigo, entao depois de algumas vezes virando a chave o carro pegou.
Se for esse o caso, a troca do "estarter" resolve, mas vc vai morrer nuns R$200,00.
Meu concelho é: se o problema nao estiver muito frequente ao ponto de te atrapalhar, aproveita a peça um pouco mais e dexe-a desgastar usando-a até acabar. Se possível, sempre antes de desligar o carro espera um tempinho, isso vai ajudar a amenizar esse problema e ainda conservar sua turbina.
Espero ter ajudar, companheiro. Sempre as ordens!
Forte abraço.
Vou deixar hoje mesmo no eletricista para verificar o automático. Acho que é a única peça que ainda não foi checada.
Essa peça não tem conserto / manutenção? Simplesmente tem que trocá-la??
Danieldearaujo
09/12/2009, 14:40
Sidnei,
procurei saber e esse "starter" é o mesmo que o automático. Tem que levar em um eletricista pra saber se tem como recuperar.
Abração.
Vou deixar hoje mesmo no eletricista para verificar o automático. Acho que é a única peça que ainda não foi checada.
Essa peça não tem conserto / manutenção? Simplesmente tem que trocá-la??
Sidnei,
O meu estava acontecendo a mesma coisa, e eu tbem tinha checado tudo q vc mencionou e estava tudo zero....marchei com bateria e tudo....
Levei numa autorizada troller e era o filtro de combustivel, tava muito entupido.... foi só trocar e pronto, nunca mais deu nada....
valew
Sidnei,
O meu estava acontecendo a mesma coisa, e eu tbem tinha checado tudo q vc mencionou e estava tudo zero....marchei com bateria e tudo....
Levei numa autorizada troller e era o filtro de combustivel, tava muito entupido.... foi só trocar e pronto, nunca mais deu nada....
valew
Filtro de combustível??
Mas entáo o seu virava o motor e não pegava, correto?
O meu não vira. O motor de partida não dá nem sinal....
Bernardo Hoelz
10/12/2009, 17:05
Filtro de combustível??
Mas entáo o seu virava o motor e não pegava, correto?
O meu não vira. O motor de partida não dá nem sinal....
Tu já ferificou se é no conector do cabo com a bateria? Minha band outro dia estava assim, era o fio rompido do conector.
Abrs.
PAULO CARECA
11/12/2009, 16:57
Isto tá parecendo...........uma das bobinas do induzido do arranque em curto, seu eletricista deu um passe (não é no espiritismo, é uma limpeza no coletor em um torno mecanico) no coletor do induzido? testou o induzido em separado? eu ja tive este problema e era o que citei acima "induzido em curto"
Isto tá parecendo...........uma das bobinas do induzido do arranque em curto, seu eletricista deu um passe (não é no espiritismo, é uma limpeza no coletor em um torno mecanico) no coletor do induzido? testou o induzido em separado? eu ja tive este problema e era o que citei acima "induzido em curto"
Paulo,
Eu vi o motor de arranque quando o eletricista estava montando. O coletor estava "polidinho" o que me parece que foi dado um "passe" sim. Agora nào verifiquei se todas as ranhuras estavam separadas, isto é, se náo tinha nenhuma em curto, mas acredito que ele nào montaria sem verificar...... eu acho..... :-(
PAULO CARECA
12/12/2009, 17:58
Sidnei, como vc citou a voltagem cai quando da partida, ou a bateria ta com amperagem fraca (sem força para girar o motor de arranque em conjunto com o do carro) ou o arranque esta em curto ou uma das bobinas aberta. vc viu o eletr montar o arranque, mas viu ele testando as bobinas da carcaça, as bobinas do induzido, as soldas nos coletores?, tudo isso tem que ser testado na bancada ja que o probl esta intermitente e ja foi checado comutador e automático de partida (rele no motor de arranque) e não teve probl, como falei acima se está caindo corrente ao ligar, esta fechando o circuito. A grosso modo, tenta quando der o defeito coloque o carro em 5ª marcha e balance (empurre) ele para andar um pouco (com a chave ligada), pode ser uma das bobinas do induz rompida/em curto com esse balanço ele pode passar para a proxima e o carro vai pegar no arranque, se funcionar vc matou a charada.
Sidnei, como vc citou a voltagem cai quando da partida, ou a bateria ta com amperagem fraca (sem força para girar o motor de arranque em conjunto com o do carro) ou o arranque esta em curto ou uma das bobinas aberta. vc viu o eletr montar o arranque, mas viu ele testando as bobinas da carcaça, as bobinas do induzido, as soldas nos coletores?, tudo isso tem que ser testado na bancada ja que o probl esta intermitente e ja foi checado comutador e automático de partida (rele no motor de arranque) e não teve probl, como falei acima se está caindo corrente ao ligar, esta fechando o circuito. A grosso modo, tenta quando der o defeito coloque o carro em 5ª marcha e balance (empurre) ele para andar um pouco (com a chave ligada), pode ser uma das bobinas do induz rompida/em curto com esse balanço ele pode passar para a proxima e o carro vai pegar no arranque, se funcionar vc matou a charada.
na verdade nao acompanhei a montagem/teste. somente passei por lá quando o eletricista estava montando e dei uma "olhada" por cima. nao ví o se ele testou separadamente as bobinhas/coletores.
Vou conversar com ele novamente e confirmar que tipo de checkup ele fez no motor de partida.
Obrigado pelas dicas.
Um abraço
PAULO CARECA
17/12/2009, 21:21
Sidnei, da noticias aí! Hoje tive o mesmo probl que vc, ligava a ignição e só acendia o painel, não acionava nem o rele no arranque, fiz ligação direta no arranque ele pegou, fui para o comutador fiz o teste de corrente e estava correto, então só faltava testar o cabo entre o comutador e o arranque, detalhe, os alarmes (positron é o que eu tenho no meu) a parte que corta corrente para o motor não pegar, é ligado neste cabo que vai do comutador ao arranque, isto é corta o cabo que sai do comutador liga o do alarme e do alarme para o arranque, o alarme fica entre o comut e o arranque, outro detalhe é onde estava o defeito do meu, no alarme existe alguns fusiveis e exatamente este da ignição estava rompido, Como descobri? desliguei os fios que vão para o alarme e religuei novamente como era original, direto do comut para o arranque eliminando esta parte do alarme. Depois fui ver onde estava o defeito no alarme e vi este fusivel que é de 20A rompido. è muito dificil de acontecer isso, mas aconteceu, fica aí a esperiencia, se vc ainda não chegou a uma conclusão ainda, faça da maneira que fiz, pode ser isso tambem no seu. Em tempo não adianta desligar o alarme no botão "chave mestra" que fica escondido dentro do carro, pois esta ligação que corta a corrente do arranque é direta e não passa por este circuito do alarme.
Sidnei, da noticias aí! Hoje tive o mesmo probl que vc, ligava a ignição e só acendia o painel, não acionava nem o rele no arranque, fiz ligação direta no arranque ele pegou, fui para o comutador fiz o teste de corrente e estava correto, então só faltava testar o cabo entre o comutador e o arranque, detalhe, os alarmes (positron é o que eu tenho no meu) a parte que corta corrente para o motor não pegar, é ligado neste cabo que vai do comutador ao arranque, isto é corta o cabo que sai do comutador liga o do alarme e do alarme para o arranque, o alarme fica entre o comut e o arranque, outro detalhe é onde estava o defeito do meu, no alarme existe alguns fusiveis e exatamente este da ignição estava rompido, Como descobri? desliguei os fios que vão para o alarme e religuei novamente como era original, direto do comut para o arranque eliminando esta parte do alarme. Depois fui ver onde estava o defeito no alarme e vi este fusivel que é de 20A rompido. è muito dificil de acontecer isso, mas aconteceu, fica aí a esperiencia, se vc ainda não chegou a uma conclusão ainda, faça da maneira que fiz, pode ser isso tambem no seu. Em tempo não adianta desligar o alarme no botão "chave mestra" que fica escondido dentro do carro, pois esta ligação que corta a corrente do arranque é direta e não passa por este circuito do alarme.
Paulo,
Eu levei o Troller para o auto elétrico e ele desmontou novamente o motor de partida, testou o induzido e me afirmou que não tinha nada em curto. Resolvemos trocar o automático(que é o mesmo do GOLF) e até agora não deu mais o defeito. A peça custou R$ 120,00.
Vamos ver se o problema não aparece novamente.....
Quanto ao seu relato, é interessante saber que pode dar problema nesse fusível do alarme. No meu caso não poderia ser, pois o meu alarme não está ligado para cortar a ignição, apenas toca a buzina. O antigo dono não ligou por causa da garantia ou sei lá por que razão. Eu ainda não liguei pois estou pensando em colocar outro alarme com rastreador e aí cortará a ignição.
Um abraço,
Martinelle
22/12/2009, 11:34
pode ser a ignição, manda dar uma olhada...
Patolino
26/01/2010, 00:02
Putz!
estava em uma trilha e, ao desligar o carro e tentar dar partida novamente, o carro pegou com uma certa dificuldade...
Pensei que fosse a bateria, pois havia usado o guincho...
Ao desligar novamente, não ligou mais...
Giro a chave e apenas ouço um clec...
Já troquei a bateria e o alternador esta ok...
Pode ser sujeira no motor de arranque? O que é melhor fazer?
Onde comprar pecas? Qual a especificacao delas?
Levei em um auto elétrico mas o cara nem quis ver... (depois o povo reclama que não tem trabalho)
como arrebentei o joelho e vou ficar um tempo sem dirigir, estava pensando em mexer eu mesmo...
Tks
Putz!
estava em uma trilha e, ao desligar o carro e tentar dar partida novamente, o carro pegou com uma certa dificuldade...
Pensei que fosse a bateria, pois havia usado o guincho...
Ao desligar novamente, não ligou mais...
Giro a chave e apenas ouço um clec...
Já troquei a bateria e o alternador esta ok...
Pode ser sujeira no motor de arranque? O que é melhor fazer?
Onde comprar pecas? Qual a especificacao delas?
Levei em um auto elétrico mas o cara nem quis ver... (depois o povo reclama que não tem trabalho)
como arrebentei o joelho e vou ficar um tempo sem dirigir, estava pensando em mexer eu mesmo...
Tks
Patolino,
Segue uma sequencia de possibilidades onde após checar uma a uma eu consegui resolver o problema da partida do meu Troller, e adivinhe? No meu caso foi a última alternativa que solucionou definitivamente o problema:
- Bateria - veja se está carregada e segurando carga corretamente.
- Aterramento - verifique os conectores da bateria, veja se não há oxidação e faça o reaperto dos mesmos. Veja também o cabo de aterramento do chassi e o cabo que vai diretamente ao motor de partida.
- Motor de partida - o ideal é levar em um auto elétrico, para desmontá-lo, limpar e "dar um passe" no induzido/coletor e verificar o estado das escovas, bem como rolamento e o impulsor de partida (bendix).
- Comutador da chave (linha fiat palio antigo) - verificar e testar os contatos se estão ok
- Automático - no meu caso, foi o que resolveu o problema da partida. Não tem como consertar. É uma peça blindada que tem que ser trocada mesmo. Segundo o eletricista que trocou para mim, ele é o mesmo da linha Golf.
[ ]´s
chuvinho4x4
26/01/2010, 08:53
Amigos...o meu troller estava com a partida pesada, mas so quando o motor estava quente...revisei o motor de partida que estava com as buchas gastas o que ocasionou um desgaste no induzido....troquei e agora ta tudo ok....Valeu!!!
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