Ver Versão Completa : GNV parte 2
jeep4x4podre
25/01/2005, 20:22
Pessoal,
Também estou pensando seriamente em tornar a criança bi-combustível. Fui em diversas convertedoras e o que mais me chamou a atenção é que todos que me atenderam afirmavam que não há diferenças entre os diversos kit's vendidos. Existem vários modelos, como os da BRC (White Martins, que tb fabrica os cilindros), a Rodagás (usado nos carros GM de fábrica), Tomasetto Achille, Oyrsa GNC (arg) e uns tantos outros. Estou com um motor de opala 6 bocas a álcool, bebe pra caramba, não pode ver um barzinho que vai logo querendo invadir. Os figuras das convertedoras afirmam que um carro a gás geralmente fica uns 20% mais econômico e que por ser mais taxado, nos motores a álcool o aproveitamento é melhor. Parece meio utópico, mas gostaria que o jipe fizesse uns 10 km/m3 de gás na estrada, só que para render isso teria que fazer um milagre, já que o consumo de GNV está diretamente ligado ao consumo de álcool/gasolina. O complicado é o custo, com o aumento da procura, muitas convertedoras aproveitam para enfiar a faca. Com cilindro de 16m3, a convesão não fica por menos de R$ 2.000,00, ou melhor, R$ 2100,00, o preço mais em conta que encontrei na correria. Ando pra caramba nos finais-de-semana e passei a considerar a mudança para GNV quando vi que os produtores de álcool fazem os consumidores de palhaço, aumentando e diminuindo o preço do combustível da forma que melhor lhes convier. Resultado, em quaser todo final-de-semana tenho que colocar uns R$ 40, R$ 50 de álcool no tanque, isso sem viajar, se fosse para o litoral norte, por exemplo, faria a festa dos donos de postos de combustível. Por isso peço ajuda aos amigos jipeiros, de repente tem algum que colocou gás em algum motor 4.1 a álcool, para esclarecer quanto que o seu jipe anda com 1 m3 de gás e, se houver algum expert no assunto, se poderia esclarecer para nós mortais as diferenças existentes entre os kit's, se um consegue render mais do que o outro, ou se são tudo farinha do mesmo saco mesmo.
Valeu pessoal !
jeep4x4podre,
Caro colega,a opção é sua mas uma coisa posso te garantir no meu carro a economia foi em torno de 60%,pra quem roda muito é um puta négocio.Meu carro é um Fiat Strada e com gasolina fazia 11 Km/litro,com GNV faz 15Km/m3
jeep4x4podre
25/01/2005, 21:07
Valeu pela dica ! Realmente para quem tem gasolina e roda pra caramba, o GNV é um ótimo negócio. O kit se paga rapidinho. Isso sem contar algumas vantagens extras, como maior durabilidade do motor, por exemplo. Eu realmente estou pensando em colocar GNV na criança, só espero encontrar uma convertedora e um kit bacana
Tem muita diferença nos kit sim.
Tem cilindro da Faber que é bem mais leve.
Tem difusor em metal e não em plastico.
No difusor tem que tomar muito cuidado, pois se ele for muito pequeno vai matar a potencia do motor tanto no GNV como no combustivel original, pois simplemente vai passar menos ar.
Tem o variador de avanço (ou nome similar) que eles falam que é opcional mas faz muita diferença de desempenho e consumo.
Tem que lembrar que o GNV é muito sucetivel a filtro de ar sujo, recomendo colocar um filtro K&N para ter menos dor de cabeça e gastar menos a longo prazo (é caro mas lavavel).
E por ai vai.
Tenho os carros de entrega da minha empresa ,movidos á gas , ja há uns 8 anos....nunca tive problemas , mas tem que instalar em empresa séria e que trabalhe direito.......confio na TOP GAS , em Santo Amaro.Como fabrico cabos especiais para carros GNV , conheço várias convertedoras e essa é das melhores....fiz os meus carros lá.
Qto á economia , se vc roda bastante , com certeza vale á pena , mas nao acredite que o carro perde apenas 20% da força.......perde mais.....os meus sao 1.6 , injeçao eletronica e andam igual um Palio 1.0.
jeep4x4podre
25/01/2005, 22:36
Grande Wallace,
Sempre ouço falar bem deles, mas os filtros K&N são recomendados para jipes de trilha ? Até pensei em colocar um, vi uma vez um jeep verde com um 4.1 injetado e com um filtro cônico e pelo menos no visual ficou muito bonito, mas o pessoal comenta que o melhor em trilha são motores carburados (se der ziczira no módulo, cê tá perdido).
Em trilhas (e em regiões com muita poeira) esses filtros cônicos conseguem filtrar bem o ar ? Realmente é um investimento caro, mas a vantagem é que "lavou tá novo".
Sobre os cilindros, ouvi dizer que são uma das peças mais caras nos kit's de conversão. Realmente cilindros mais leves ajudam, mas a diferença entre um da Cilbrás e outro da Faber é tão gritante assim ? E em termos de segurança, cilindros mais leves não seriam mais "perigosos" ?
Abraços e obrigado !
Fala tio !
É verdade que a perda de potência pode ser significativa, mas talvez nem tanto em um motor 4.1, porque é um propulsor relativamente forte. Vou seguir sua dica e dar uma passada na TOP GÁS para conhecer a convertedora, quem sabe não faço a conversão com eles ?
Abraços e obrigado !
Pow, um meca parceiro me desencorajou, alegou que o Inmetro detona a caranga nos testes...procede?
Sempre ouço falar bem deles, mas os filtros K&N são recomendados para jipes de trilha ?Sim, claro, é uma das principais indicações. Tenho na Cherokee e conheço dezenas que tambem tem.
Até pensei em colocar um, vi uma vez um jeep verde com um 4.1 injetado e com um filtro cônico e pelo menos no visual ficou muito bonitoCuidado, existem por ai o que o pessoal chama de filtro tipo K&N que não tem nada a ver com o filtro K&N de verdade. O meu K&N não tem nada de conico!
É identico ao original da Cherokee no formato, um retangulo e vai no local original sem nenhuma modificação.
O K&N é de tecido de algodão mais solução (óleo especial deles).
Tem que lavar e colocar o óleo deles.
, mas o pessoal comenta que o melhor em trilha são motores carburados (se der ziczira no módulo, cê tá perdido).Besteira, troque de amigos. carburado em inclinações é uma droga.
Em trilhas (e em regiões com muita poeira) esses filtros cônicos conseguem filtrar bem o ar ?Como falei, o K&N não é estes conicos genericos que não prestam.
Realmente é um investimento caro, mas a vantagem é que "lavou tá novo".Exatamente, a longo prazo é muito mais barato que os de papel ou qualquer outro. Sem falar que permite maior fluxo de ar.
Sobre os cilindros, ouvi dizer que são uma das peças mais caras nos kit's de conversão. Realmente cilindros mais leves ajudam, mas a diferença entre um da Cilbrás e outro da Faber é tão gritante assim ?Não sei e depende da sua carteira.
E em termos de segurança, cilindros mais leves não seriam mais "perigosos" ?Não, estes em questão são até mais seguros.
Pow, um meca parceiro me desencorajou, alegou que o Inmetro detona a caranga nos testes...procede?
Nada alem do que o veiculo sofre,em andar na maioria das estradas brasileiras,tem algumas que daqui algum tempo sera mais aventura que fazer trilhas.He He
É verdade que a perda de potência pode ser significativa, mas talvez nem tanto em um motor 4.1, porque é um propulsor relativamente forte. Vou seguir sua dica e dar uma passada na TOP GÁS para conhecer a convertedora, quem sabe não faço a conversão com eles ?
Existe uma perda de potencia mais não é tão grande assim(nada significativo), o que acontece é que a gasolina é injetada diretamente na câmara de combustão, já o gás entra junto com o ar pela mangueira do filtro de ar, ou seja ele é aspirado pelo motor,sendo assim a resposta do motor a aceleração é mais lenta, mas é tudo questão de costume quando você acostumar nem percebe a diferença.
, mas nao acredite que o carro perde apenas 20% da força.......perde mais.....os meus sao 1.6 , injeçao eletronica e andam igual um Palio 1.0.
Amigo
Posso te garantir que oque falta no seu carro,é regulagem senão um kit gas em um carro 1.0 o transforma em uma mobilette. :twisted:
Nao chega a ser uma mobilete , mas na subida , com um Palio 1.0 GNV , a diferença nao é muita nao...heheh....andei em um assim e, moro numa senhora subida......foi em primeira e chorando.
Na S.10 4cc , que já é fraca em subidas , a diferença de potencia tb é gritante nas retomadas de velocidade
Grande Ernani.
Eu sei que em carrinho mil,S10 4 cilindros etc etc etc....nem é muito viavel a conversão p/ GNV mais nosso colega tem um 6 caneco, acho que ele nem vai perceber a diferença, né não???
Sérgio Góz
26/01/2005, 16:20
Srs,
O auto com motor de baixa cilindrada normalmente perde bastante potencia. O meu carro é um Kadett 2.0MPFI, perde um pouco mas não faz feio. Dá pra andar forte e não perde pra qq um. :P
Já motores pequenos e carros gdes com motor médio é sentar e chorar mesmo. :cry:
JEEPPOBRE, no seu caso com motro 4.1 6cc é só alegria!!!! :wink:
Tenho amigos que colocaram em jeep com motor original e tb ficou legal. :!:
Sobre os testes do Inmetro, existia um teste de suspensão no qual realizava uma simulação de trepidação para analizar amortecedor, molar, etc... Mas, pelo menos aqui no Rio, não é mais feito por questões de quebras de peças de clientes.
Atualmente eles testam toda a parte eletrica, freios, gases, e vazamento. É tranquilo se o seu carro estiver em ordem. :D :D :D :D
Detalhe, o carro a GNV é mais sensivel a filtro de ar sujo, vela e cabos de vela. É só manter em dia que tá tranquilo. 8)
valeu
lostensos
26/01/2005, 21:13
alguém tem fotos de instalações de cilindro de gás no jeep willys?
Sempre ouço falar, mas nunca vi...
jeep4x4podre
26/01/2005, 22:04
Caro Wallace,
Voltando a discussão dos filtros de ar, achei um filtro cônico da K&N na Ancona, eles possuem também alguns modelos originais, para não ter que fazer adaptações na hora de instalar o filtro. No jeep estou com um filtro de ar cilíndrico (na verdade são dois, um externo de papel e outro interno, que parece de algodão, da Mann). Sei lá de que carro era esse conjunto. Se um dia resolver trocar por um K&N, provavelmente vou ter que adaptar uma outra "caixa" (se é que pode se dizer assim) para poder acondicionar o filtro. Sobre esses testes do INMETRO, já tentei uma certificação quando mudei de motor (tinha que fazer esses testes em uma oficina credenciada pela entidade), mais precisamente quando instalei esses 6 canecos de opala, então me dirigi para a CETRA, aqui em SP e os caras viram tantos defeitos na criança que acabei não recebendo o tal do certificado para alterar o documento. A lista de coisas para arrumar era enorme ! Resultado: até hoje ando com a nota fiscal do motor junto com o documento do carro. Provavelmente quando for fazer essa porcachola de inspeção novamente, se não der pelo menos um tapa, outra vez eles não fornecerão a certificação. É tanta burocracia, enrolação e gasto de dinheiro que acaba mesmo (infelizmente) fazendo com que muitos rodem sem as alterações exigidas pelas leis.
Como eu sempre digo, é mais fácil comprar uma bicicleta.
alguém tem fotos de instalações de cilindro de gás no jeep willys?
Sempre ouço falar, mas nunca vi...
Semana pasada no Ibira eu vi um CJ5 com dois cilindros , embaixo de cada estribo , mas o cara levantou o jipe demais , colocou tudo o que tinha direito e , nao faz trilhas porque tem dó de estragar o carro.
Já vi tambem embaixo do banco traseiro , com cilindro de 17m3 , mas fica um senhor trambolho.
Sérgio Góz
27/01/2005, 09:52
Sobre GNV em Willys,
O pessoal daqui tem colocado um de 16/17m3 como o "tio" falou, mas também estão usando dois de 7,5 ( a altura é +/-40cm cada um , e comprimento igual ao de 16), assim eles ficam debaixo do banco traseiro. O maximo que precisa é alterar a fixação do banco, mas fica legal. :)
Irei colocar na Anita os dois de 7,5, mas só lá pro meio do ano. Comprei ela agora e estou sem grana :cry:
Quando eu colocar eu mando os fotos.
Sobre colocar embaixo do estribo, o Inmetro não autoriza a fixação embaixo do carro. Qdo eu coloquei no Kadett (2001) haviam algumas caminhonetes com cilindro embaixo, mas o Inmetro vetou por questões de segurança.
Alessandro Henrique
27/01/2005, 12:14
Existe uma perda de potencia mais não é tão grande assim(nada significativo), o que acontece é que a gasolina é injetada diretamente na câmara de combustão, já o gás entra junto com o ar pela mangueira do filtro de ar, ou seja ele é aspirado pelo motor,sendo assim a resposta do motor a aceleração é mais lenta, mas é tudo questão de costume quando você acostumar nem percebe a diferença.
Equívoco, neste motor a gasolina não é diretamente injetada na câmara de combustão e sim no duto de admissão.
A perda de potência fica na ordem de 16 à 20%. Para motores "grandes" esta perda parece à princípio, não fazer muita diferença, mas com motores "menores" qualquer cv perdido é facilmente percebido.
Se a adaptação ou o kit não forem bons, a perda pode ser até maior.
Sds.
Filtros K&N:
www.knfilters.com
Na media meu preço (que é bom) é de US$ 70,00 cada filtro K&N.
Paulo de Tarso
27/01/2005, 12:55
GALERA
eU TINHA UMA bLASER ANO 1997 4.3 E TINHA UM PROBLEMA QUE CHAMAVA-SE SE NÃO ME ENGANO DE "BAD FAIL", ERA UMA TOSSIDA, FALHAVA QUANDO TINHA POUCA PRESSÃO NOS TUBOS ( 20M3). NO MOTOR 4.1 (TENHO MOTOR NO CJ6 -FALCON 6CC) ACONTECERÁ ISSO?
Em Porto Alegre, quais oficinas conceituadas GNV?
Paulo de Tarso
28/01/2005, 10:25
Junior
Coloquei o GNV NA Blaiser em uma oficina na rua Dona Alzira, perto do motel Senzala, mesma rua do motel Medieval-(não sabe oficina, mas aposto que motel.... :lol: :lol: ) Foram muito atensiosos e parec e gente séria.
Abraço jeepeiro
Legal, não conheço a oficina mas o Motel, sem dúvida. Moro aqui perto, vou dar um pulo lá... Qual configuração colocaste? Chegaste a ver em outras?
Paulo de Tarso
29/01/2005, 10:54
Na época de colocar o GNV fiz o orçamento tb. na oficina do JONI, que fica numa rua paralela à Assis Brasil, mas o preço era salgado. Coloquei na Blaser 20m3-(um tubo), rodava 9 km p/m3 na cidade. Na estrada cheguei a rodar numa velocidade de 80 a 90 km/h -250 km com 20m3. Na instalação coloquei um tal de chip, que regula a vazão do gas. Meu problema era a tal falha, que ocasionava de início (o que foi solucionado) a soltura do filtro de ar.
Espero ter ajudado :!: :D Abraço jeepeiro :!:
JIPEIROTAXISTA
29/01/2005, 17:52
Aí galera:
Eu tenho GNV no meu taxi que é um astra 1.8 a álcool de fabrica.
Posso afirmar que a diferença de desempenho nesse caso (álcool X GNV) é muito grande, cerca de 30%, devido ao fato de o álcool ter maior combustão e potência do que a gasolina.
Entretanto, a economia me faz esquecer disso, pois enquanto eu rodo com álcool cerca de 5,5 a 6,0 Km/l na cidade, com GNV chego a rodar 10 a 11 Km/l.
Já quanto ao custo de instalação, se deve fazer uma conta de quantos km vc roda por mês, verificando a relação preço X km rodado, assim vc verá o quanto economizará por mês na conversão e em quanto tempo ela se pagará. Eu cheguei a um número:
Se vc roda cerca de 80 km por dia, em 18 meses vc paga a conversão. Lembrando que o Kit pode ser transferido de um carro para outro (cerca de R$ 600,00) e é o que eu acho que vou fazer quando vender o Astra, passar o Kit p/ o jeep. hehehe :mrgreen:
Valeu ??
Abraços
Rogério Barthy
01/02/2005, 00:29
Meu Jeep, está rodando com GNV e consumindo 1m³ para cada 6 km rodados na cidade, em pequenos percursos ao redor de minha casa.
Os cilindros, (dois de 8m³), foram colocados embaixo do banco trazeiro e ficaram 100%.
Na inspeção veicular do INMETRO, parte elétrica, pneus, freio, instalação do Kit GNV e emissão de gases no GNV e na gasolina, é o que se inspeciona.
Sérgio Góz
01/02/2005, 18:08
Rogério,
Desculpe-me pela pergunta, mas quanto ficou a instalação do seu :?:
O meu jeep tem a mesma motorização/transmissão e estou pensando em instalar GNV.
A fixação do banco trazeiro teve alguma alteração :?:
Valeu.
Gledson Neves
01/02/2005, 20:05
Olá amigo,
Acabei de colocar GNV - 2 cilindros de 16 - no meu Jeep Willys 74 6CC . O KIT é da RODAGAS ... entre no meu BLOG e veja as fotos...fiz a especificação no INMETRO e fui muito bem atendido (acho que isso depende do posto) não maltrataram meu PETRUQUIO... já esta totalmente documentado...
Se quiser algum detalhe ou dica é so entrar em contato por aqui ou o endereço do Blog é (rotawillysbrasil.zip.net).
Até mais,
Gledson Neves
Rogério Barthy
07/02/2005, 17:03
O preco que paguei foi de 140, 00 em 16 x.
A fixação foi feita com duas cantoneiras fixadas nas caixas de rodas traseiras, deixando o assoalho somente para os dois cilindros de 8 m3.
O reduor de pressão é o REG.
GALERA
eU TINHA UMA bLASER ANO 1997 4.3 E TINHA UM PROBLEMA QUE CHAMAVA-SE SE NÃO ME ENGANO DE "BAD FAIL", ERA UMA TOSSIDA, FALHAVA QUANDO TINHA POUCA PRESSÃO NOS TUBOS ( 20M3). NO MOTOR 4.1 (TENHO MOTOR NO CJ6 -FALCON 6CC) ACONTECERÁ ISSO?se chama back-fire (retorno de chama) e acontece com carros que ñ fazem manutenção adequada em velas/cabos de vela, porem alguns carros tem propensão a "estourar" (como nos dizemos aqui na instaladora)
a respeito da perda de potencia, se o serviço for bem executado, com a instalação de um variador de avanço de qualidade (Tury, MTS, (nacionais) A.E.B. (italiano)) e misturador (ou mesclador, ou venturi, é tudo a mesma peça) de medidas apropiadas , a perda de potencia é praticamente imperceptivel...
já instalo gnv a mais de um ano (quando o posto abriu aqui em porto), e qualquer duvida, me contacta
em jeep eu só instalei um, mas ficou um espetaculo (BF 161), fala sempre com o cara, vou perguntar a média que ta fazendo...
Eduardo Chaves
07/02/2005, 17:44
Gledson,
Acessei seu blog e tomei a liberdade de postar duas fotos do Petrúquio...
Com esse lift de 200mm poderia ter instalado os cilindros sob o assoalho traseiro... :roll:
Qual foi o objetivo dos supermegalifts ?
Parabéns pela viatura...
[]'s...
Caros amigos ,aproveitando o debate sobre GNV,tenho uma pergunta técnica ,
comprei de um amigo o Kit que estava instalado em seu carro (um Prêmio).quando liguei para algumas instaladoras para saber o valor da mão de obra aí começou um problema.Cada um fala uma coisa e dá um preço ,comecei a achar que os caras tavam me enrolando,pois um diz que tem que trocar chave comutadora, ja outro diz que essa chave serve só tem que mudar a ligação porem tem que trocar misturador.bom resumindo me parece que todos querem empurrar umas pecinhas junto com a mao de obra $$$$$$.Minha dúvida é , procede este tipo de troca de peças?,este Kit foi instalado na GásAuto, a marca Landi Renzo
Gledson Neves
09/02/2005, 01:29
Gledson,
Acessei seu blog e tomei a liberdade de postar duas fotos do Petrúquio...
Com esse lift de 200mm poderia ter instalado os cilindros sob o assoalho traseiro... :roll:
Qual foi o objetivo dos supermegalifts ?
Parabéns pela viatura...
[]'s...
Olá Eduardo,
Na realidade a altura que está é para colocar os pneus 38 !!!
Gosto de carro alto !!!
Sei que poderia instalar sob o assoalho, mas para uma melhor estabilidade devido a altura foi instalado nas laterais...
Ps. em baixo do assoalho trazeiro eu tenho uma caixa com 2 baterias de 75, uma caixa de ferramentas grande e um tanque de gasolina extra de 70 litros, antes de perguntar o motivo do tanque extra...tb é para a estabilidade....as baterias...rsrs...para não ficar na mão, sabe como é...som pesado e um work 12000 ...
até mais !!! :lol:
Eduardo Chaves
09/02/2005, 17:48
Caros amigos ,aproveitando o debate sobre GNV,tenho uma pergunta técnica ,
comprei de um amigo o Kit que estava instalado em seu carro (um Prêmio).quando liguei para algumas instaladoras para saber o valor da mão de obra aí começou um problema.Cada um fala uma coisa e dá um preço ,comecei a achar que os caras tavam me enrolando,pois um diz que tem que trocar chave comutadora, ja outro diz que essa chave serve só tem que mudar a ligação porem tem que trocar misturador.bom resumindo me parece que todos querem empurrar umas pecinhas junto com a mao de obra $$$$$$.Minha dúvida é , procede este tipo de troca de peças?,este Kit foi instalado na GásAuto, a marca Landi Renzo
Lobão,
Naum sei responder sua pergunta, mas por acaso vc é o Humberto ???
[]'s tentando reconhecer os conterrâneos...
Eduardo Chaves
09/02/2005, 17:50
Olá Eduardo,
Gosto de carro alto !!!
Sei que poderia instalar sob o assoalho, mas para uma melhor estabilidade devido a altura foi instalado nas laterais...
Ps. em baixo do assoalho trazeiro eu tenho uma caixa com 2 baterias de 75, uma caixa de ferramentas grande e um tanque de gasolina extra de 70 litros, antes de perguntar o motivo do tanque extra...tb é para a estabilidade....as baterias...rsrs...para não ficar na mão, sabe como é...som pesado e um work 12000 ...
Gledson,
Agora está explicado, é que eu estava mesm achando muita altura pra pouco pneu... hehehe...
[]'s...
Gledson Neves
09/02/2005, 22:28
Olá Eduardo,
Gosto de carro alto !!!
Gledson,
Agora está explicado, é que eu estava mesm achando muita altura pra pouco pneu... hehehe...
[]'s...
É Eduardo...
Mas realmente o Petruquio vai ter que ficar "Por enquanto" com as perninhas magras... :lol: ... sabe como é ... Natal...Ano novo...Carnaval... e a pernas do dono do Petruquio é que estão bambas e o $$$ dos 38,5 não é barato...
Até Mais,
Gledson
Rogério Barthy
10/02/2005, 12:17
A instalação dos cilindros em meu CJ, teve que ser efetuada no interior do mesmo, sob o banco traseiro, fazendo com que o mesmo ficasse faceado com a altura das caixas de rodas. O banco foi fixado com duas cantoneiras em "L", que foram fixadas de um ladoao outro, ligando as caixas de rodas, com dobradiças na da frente para fixação do banco e trava na de traz para segurança, alem da fixação dos 2 cintos de segurança para os zequinhas. O encosto do banco foi diminuido para que não tapasse a cortina traseira e a visão pelo retrovisor.
O banco ficou confortavel para pessoas de pequena e média estatura, já que se não, encosta-se a cabeça no teto da capota. Os vilindros tiverm que ser instalados no interior do veículo, por questão de "segurança" ??? O INMETRO informou que não é mais permitido a instalação por baixo do assoalho do veículo, por normas e legislação e etc.. E junto a um engenheiro, foi-me informado que o cilindro para que fosse tentada uma homologação, o cilindro não poderia ultrapassar o triângulo imaginário entre os ponto de contato dos pneus dianteiro e traseiro e o terceiro, na parte mais baixa do assoalho/chassis.
Gledson Neves
11/02/2005, 00:10
A instalação dos cilindros em meu CJ, teve que ser efetuada no interior do mesmo, sob o banco traseiro, fazendo com que o mesmo ficasse faceado com a altura das caixas de rodas. O banco foi fixado com duas cantoneiras em "L", que foram fixadas de um ladoao outro, ligando as caixas de rodas, com dobradiças na da frente para fixação do banco e trava na de traz para segurança, alem da fixação dos 2 cintos de segurança para os zequinhas. O encosto do banco foi diminuido para que não tapasse a cortina traseira e a visão pelo retrovisor.
O banco ficou confortavel para pessoas de pequena e média estatura, já que se não, encosta-se a cabeça no teto da capota. Os vilindros tiverm que ser instalados no interior do veículo, por questão de "segurança" ??? O INMETRO informou que não é mais permitido a instalação por baixo do assoalho do veículo, por normas e legislação e etc.. E junto a um engenheiro, foi-me informado que o cilindro para que fosse tentada uma homologação, o cilindro não poderia ultrapassar o triângulo imaginário entre os ponto de contato dos pneus dianteiro e traseiro e o terceiro, na parte mais baixa do assoalho/chassis.
Olá a todos !!!
O meu foi homologado a menos de 20 dias e no INMETRO eles até gostaram da minha adaptação, apesar de estar do lado de fora os cilindros receberam uma proteção extra de um estribo que envolve os mesmos. Seria até perigoso mesmo se os cilindros ficasse proximos aos pneus, e a unica exigência foi a altura que deveria ser superior a 30cm do chão e 15cm dos pneus...(também avaliados por um engenheiro do INMETRO). Então logo, quanto a parte mais baixa do assoalho ele não falou nada, mesmo porque no meu caso o meu assoalho foi suspenso em 200mm com calsos e ficou ainda uns 10cm abaixo do chassi, porem a altura do chão foi de 40cm, e o mesmo foi feita todas as medida no INMETRO e foram criteriosos foi vistoriado também por baixo... e também foi aprovado a altura de 200mm de calsos e um tanque de gasolina extra de 70litros que foi adaptado entre os cilindros... de uma olhada em meu album de fotos aqui e vc verá como foi a adaptação... :) :)
Até mais,
Gledson Neves
Acho que esta muito alto mesmo para 38.
Jipe tem que ser o mais baixo possivel ou vai tombar muito facil.
Vide o Spider do Bill que esta o mais baixo possivel para usar os 38.
Gledson Neves
11/02/2005, 11:44
Acho que esta muito alto mesmo para 38.
Jipe tem que ser o mais baixo possivel ou vai tombar muito facil.
Vide o Spider do Bill que esta o mais baixo possivel para usar os 38.
Olá Wallace,
Obrigado pela dica !!!
Mas o Petruquio foi projetado para trilhas leves... realmente fica mais facil de tombar c/ os 38 mas os pesos dos cilindros nas laterais e o tanque de gasolina extra e uma caixa c/ duas baterias, que fica entre os cilindros tem um peso extra o que compensa. E tem o fator estético e gosto do JEEP alto...bem ALTO !!! :wink:
Valeu :wink:
Gledson
Dennis Figueiredo
11/02/2005, 11:49
Na época de colocar o GNV fiz o orçamento tb. na oficina do JONI, que fica numa rua paralela à Assis Brasil, mas o preço era salgado. Coloquei na Blaser 20m3-(um tubo), rodava 9 km p/m3 na cidade. Na estrada cheguei a rodar numa velocidade de 80 a 90 km/h -250 km com 20m3. Na instalação coloquei um tal de chip, que regula a vazão do gas. Meu problema era a tal falha, que ocasionava de início (o que foi solucionado) a soltura do filtro de ar.
Espero ter ajudado :!: :D Abraço jeepeiro :!:
Tenho uma V6 também nos GNV, com 25m³ a 110km/h ela não faz +ou- 200km...... essa tua ta bem econômica.
Gosto é gosto, mas está ridícula esta adaptação IMNSHO.
Além disso, muito perigoso em vários aspectos............ :roll:
Outra, quando chegar o dia que bota pneus 38" no Jeep, vão pegar no cilindro.........
Mas, se é que está feliz, isso é que importa............
Abraços,
Gledson Neves
11/02/2005, 12:14
Outra, quando chegar o dia que bota pneus 38" no Jeep, vão pegar no cilindro.........
Abraços,
Realmente, gosto é gosto !!!
e tenho um expert no que se refere segurança, ele é engenheiro e mexe com apenas c/ JEEP a mais de 25 anos fazendo adaptações e realmente se comprometer a segurança ele não irá fazer... foi muito bem aceito pelo INMETRO e quanto aos pneus pegarem nos cilindros ... não irão pegar pois estarei fazendos algumas alterações nos eixos, direção entre outros e os 38 será até mais seguros que os 31 que estou agora :wink:
Gledson Neves
11/02/2005, 12:18
Abraços,
Não entendi o IMNSHO ???? me explique melhor...
Gledson
IMNSHO = in my not so humble opinion
Gledson Neves
11/02/2005, 13:03
IMNSHO = in my not so humble opinion
Ok entendido...
Quando fizer as alterações inclusive de esconder os cilindros ... vc irá gostar... é só ter paciência..$$$$ :lol:
Gledson
Mas o Petruquio foi projetado para trilhas leves... realmente fica mais facil de tombar c/ os 38 mas os pesos dos cilindros nas laterais e o tanque de gasolina extra e uma caixa c/ duas baterias, que fica entre os cilindros tem um peso extra o que compensa. E tem o fator estético e gosto do JEEP alto...bem ALTO !!! :wink:
GledsonSe tomba em trilhas leves; e mesmo no asfalto...
Quanto mais peso, mas fácil de tombar e garanto que tudo que voce citou só eleveram o centro de gravidade, ou seja, vai capotar facil...
Quanto a estetica supera o bom senso e a segurança adivinha o que acontece...
Outra coisa que prova que voce não sabe o que esta fazendo é que com os 38 vai ficar mais dificil de tombar, garanto.
Acorde, quem entende de jipe sabe que quanto mais baixo melhor.
O Spider não é gigantesco, mas duvido que algum jipe chame mais atenção que ele.
Dennis Figueiredo
11/02/2005, 16:38
O Spider não é gigantesco, mas duvido que algum jipe chame mais atenção que ele.
Convenhamos que o spider ao lado do Hulk parece de brinquedo... :wink:
E é assim que quero que seja........... :wink:
http://www.ubroc.com.br/img/ubroc_super3_02g.jpg
Dennis Figueiredo
11/02/2005, 16:55
:D
Gledson Neves
12/02/2005, 00:44
GledsonSe tomba em trilhas leves; e mesmo no asfalto...
Quanto mais peso, mas fácil de tombar e garanto que tudo que voce citou só eleveram o centro de gravidade, ou seja, vai capotar facil...
Quanto a estetica supera o bom senso e a segurança adivinha o que acontece...
Outra coisa que prova que voce não sabe o que esta fazendo é que com os 38 vai ficar mais dificil de tombar, garanto.
Acorde, quem entende de jipe sabe que quanto mais baixo melhor.
Sem problemas ... não sei seu grau de especialização neste assunto...
Realmente não sou expert no assunto ... estou aprendendo e tendo um suporte de quem entende meu mecânico...
Mas se eu colocar peso no centro do carro elevando em 300kg ... será que eu nào ganho no centro gravitacional ???? se trocar os eixos por eixos maiores, tb não melhora ???
ESCREVI ERRADO NO LUGAR DOS 38 QUIZ DIZER OS 31 QUE TENHO HOJE !!!Quanto a capotar não precisa ser jipeiro para saber que quanto mais baixo mais dificil de capotar... "não é a toa que os carros turbos são quase encostados no chão...entre outras modalidades de auto-velocidade" :wink:
Agora não sei o que vc quiz dizer quanto ao Spider chamar mais atenção,
não me lembro de ter citado que existe algum JEEP que chame mais atenção...como já disse cada JEEP tem a caracteristica de seu dono.
se eu gostar elogio ... se não gostar RESPEITO !!! :wink:
Mesmo assim obrigado pelos toques... realmente este forum faz com que pensemos mais... não se preocupe, cuido da estética, mas a segurança em primeiro lugar!!! :wink:
Até mais,
Gledson
Rogério Barthy
28/02/2005, 18:23
Consumo. Efetuei um deslocamento de 145 km por rodovia, e aproveitei para aferir o consumo em GNV, de meu CJ. Os cilindros tem a capacidade total de 15m³ e no total, após abastecimento quase no meio do caminho e ao chegar, cheguei aos seguintes números:
Distância 145 Km;
Consumo 18,68 m³;
Velocidade média 60 km/h;
Veículo com carga = 3 pessoas;
Tanque de combustível cheio :lol:
Galão pela metade;
Piloto com 100 kg;
Média de 7,5 Km/m³;
Preço do GNV R$1,03 , 1,14 e 0,93 , Rio de Janeiro Barra Mansa e Resende respectivamente.
Se for computar em preço de combustível, o Jeep estaria fazendo perto de 15 Km/l de gasolina.
ou em relação ao consumo médio do meu veículo, 90% de aumento na kilometragem dura antes 4 km/l e agora 7,56 km/m³ e em relação ao preço, 80 % de economia se for visto só o consumo em $$.
Rogério Barthy
02/04/2011, 13:34
Após a passagem do tempo e diversas regulagens e equipamentos, tornei a verificar o consumo da viatura, com cilindros com, a capacidade total de 15m³.
Distância 170 Km;
Consumo 15m³;
Velocidade média 60 km/h;
Veículo sem carga = 2 pessoas;
Tanque de gasolina pela metade;
Galão resenva pela metade;
Piloto com 105 Kg;
Zequinha com 45 kg;
Média de 11 km/m³;
Preço do GNV R$1,59 Resende;
Nem computo mais a diferença entre Gasolina e GNV 5,5 km/l na gasolina e 11 km/m³ (o dobro).
Isso causado pela instalação de ignição eletrônica e ainda o DIS Fase 3 que faz com que a queima de combustível seja beeem melhor !
Caro Rogério,
Eu tbm instalei um kit gnv em um cj5 ano 66, só ficou bom depois de instalar ignição eletronica e trocar os cabos de vela e substituir a bobina por uma de alta potencia.
Sempre utilizava para ir de Resende para Fumaça, depois destas modificações nunca mais tive problemas com o jipinho. rodava 10 km/m3, só vendi o danado porque a familha aumentou e com o cilindro na traseira não cabe todos. Agora estou em uma nova empreitada um JPX diesel , em fase final de reforma , falta apenas finalizar o motor e colocar o bicho na estrada.
O motor do cj5 era o original 6cc, não notava perda de potencia ou qualquer outro problema, eu ate preferia o GNV porque o motor trabalhava melhor em marcha lentas e em baixa velocidade, era mais fácil domar o bicho em terrenos muito acidentados.
Rogério Barthy
03/04/2011, 20:01
A minha viatura tbm possui o motor BF-161 original e com o GNV, realmente fica mais dócil e macio para trabalhar, já que na gasolina ele fica aspero, necessitando medir muito o acelerador para não forçar as arrancadas ou entrar de lado nas curvas em estradas de chão.
Os 2 cilindros estão instalados sob o banco traseiro, que ficou na altura das caixas de rodas e por isso, um adulto alto, não consegue viajar com conforto.
RIQUIZON
04/04/2011, 14:30
Rogério
Sou
RIQUIZON
04/04/2011, 14:39
Desculpe deu 'tilt' aqui no meu Pc, bem queria perguntar ao nobre colega, Rogério, onde vc fez a instalação da sua ignição eletronica mais o Dis 3, pois tb tenho um CJ5 com motor original de 6 cc e gostaria de tb fazer a conversão p/GNV, mas antes queria saber do amigo o preço que pagou pela Ignição e pelo DIS3 ? a proposito se poderia colocar 30m3 de gaz ? sendo 2 cilindros de 7,5 em baixo do banco trazeiro e 2 no piso do carro [prolongamento do banco de trás] ? desde já agradeço.
Rogério Barthy
05/04/2011, 23:22
Riquizon,
A ignição, adquirí na Gama 4x4 (aprox. R$350,00) distribuidor e modulo, e o DIS, comprei com o Sergio (fabricante) e instalei na Oficina do Chapeu em Itaipú - Niterói (recomento) o preço já não me lembro mais mas...entre em contato com o Sergio (anunciante do Forum) e veja quanto ele está pedindo, ou fale com o Chapeu que ele pode dar uma ajuda para acertar a máquina.
O GNV eu instalei na Cordogas em Cordovil e eles são 100% e de confiança (não é a mais barateira) mas é quase que perfeita e mesmo após quase 10 anos de instalado, qualquer problema eles solucionam como que em garantia. Fale com o Carlinhos ou o Zé.
Quanto aos cilindros em baixo da viatura não gosto muito e quanto ao banco traseiro, têm-se que ter cuidado já que se não, não pode-se levar adultos no banco por causa da altura (bate-se com a cabeça no teto).
RIQUIZON
08/04/2011, 10:48
Valeu Rogério.
ae amigo... se você tiver paciência é muito fácil a instalação... você só tem que saber a contagem do motor...o meu eu mesmo instalei. você compra e em menos de 1h você já ta rodando com ele. quer uma dica? olha as velas e cabos de vela(se der troca por de silicone) falou cara.