PDA

Ver Versão Completa : Liquido de arrefecimento

jasantos
08/12/2009, 02:20
Olá boa noite a todos!

Depois que esvaziei o liquido velho e adicionei um novo liquido,como recomenda a manutenção preventiva verifiquei que o liquido anda sumindo sem deixar vestigio, o motor funciona perfeito não solta fumaça branca ,mas mesmo assim de 300 em 300 kms tenho que completar com dois litros. Já verifiquei não está misturando com o lubrificante.
Sempre verifico se não está pingando nunca aparece nenhum vestigio.
Gostaria de saber dos colegas se esse ou aquele fluido tem propriedades diferentes de evaporação, pois anteriormente nunca precisei completar , exceto em viagens muito longas em temperaturas elevadas, completava coisa minima.
O liquido que usei foi o da valvoline 50 x50 por cento.
Se alguem puder me dar uma dica agradeço.

Agostinho land 110

Marvila
08/12/2009, 12:19
Agostinho,

nada a ver com o tipo de aditivo esse "sumiço" ;-).
Imagino que você já teve o cuidado de verificar, embaixo da viatura, que não está vazando água (somente a do ar condicionado, quando paramos).

Assim, eliminado vazamento, a água pode estar saindo do sistema por evaporação. Pela válvula de segurança, que é a tampa do reservatório de expansão.

Faça o seguinte teste: rode com sua Defender e ao parar, com muitíssimo cuidado, vá abrindo (bem devagar) a tampa do reservatório. Se ela começar a dar muita pressão pare imediatamente. Se der pouca ao ponto de você conseguir abri-la pode substituir que este é o problema.

Mais uma vez: muito cuidado ao ir abrindo a tampa para evitar acidente grave. Se não tiver habilidade leve numa oficina.

Lothar
08/12/2009, 14:02
Olá boa noite a todos!

Depois que esvaziei o liquido velho e adicionei um novo liquido,como recomenda a manutenção preventiva verifiquei que o liquido anda sumindo sem deixar vestigio, o motor funciona perfeito não solta fumaça branca ,mas mesmo assim de 300 em 300 kms tenho que completar com dois litros. Já verifiquei não está misturando com o lubrificante.
Sempre verifico se não está pingando nunca aparece nenhum vestigio.
Gostaria de saber dos colegas se esse ou aquele fluido tem propriedades diferentes de evaporação, pois anteriormente nunca precisei completar , exceto em viagens muito longas em temperaturas elevadas, completava coisa minima.
O liquido que usei foi o da valvoline 50 x50 por cento.
Se alguem puder me dar uma dica agradeço.

Agostinho land 110

No meu caso, foi um problema na mangueira que liga o aquecimento (ar quente) do carro que não conseguia ver. Verifique no seu carro.

[]

jasantos
08/12/2009, 21:41
É mesmo camarada, pode ser isto mesmo vou verificar amanhã cedo.

Obrigado pela dica.

Agostinho land 110

jasantos
08/12/2009, 21:52
Olá Marvila !
Boa noite , vou fazer este teste tambem.
Po meu muito obrigado.

Agostinho land 110

nogueiramc
08/12/2009, 22:01
Ja tive problema semelhante ao trocar o fluido , existia uma pequena ferrugem em um pequeno radiador de serve para aquecer o ar da cabine , ele fica do lado direito proximo ao ar condicionado e nos confunde com a agua que pinga do degelo .
Na entrada de agua do motor ha um cano de metal que leva a agua para este pequeno radiador e passa sobre a tampa de valvulas , furos minimos neste radiador provocam esta perda de agua , é bom verificar tbem este item .

rafaelfernandez
08/12/2009, 22:07
No meu caso, foi um problema na mangueira que liga o aquecimento (ar quente) do carro que não conseguia ver. Verifique no seu carro.

[]

Na minha o problema foi esse tambem.

[]´s
Rafael

jasantos
08/12/2009, 22:46
Olá Nogueira, boa noite!

vou verificar este item tambem .

Obrigado pela contribuição.
Agostinho land 110

jasantos
09/12/2009, 11:23
Olá lothar !
obrigado pela dica vou ver este item depois informo

Agostinho land 110

Antonio Nunes
26/12/2011, 16:38
Gostaria de aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida: Ao trocar o líquido do sistema de arrefecimento, posso utilizar o fluído concentrado misturado com água comum ou tem que ser água destilada, deionizada, etc? Se não, por que? Obrigado.

CGAUER
26/12/2011, 20:00
Os sais minerais presentes na água comum aceleram a corrosão das partes internas do motor. No radiador/motor, apenas água destilada e ou deionizada, misturada na correta proporção (30-50% de fluído longa vida).

Da torneira, só em uma emergência.

Abraços.

Gostaria de aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida: Ao trocar o líquido do sistema de arrefecimento, posso utilizar o fluído concentrado misturado com água comum ou tem que ser água destilada, deionizada, etc? Se não, por que? Obrigado.

LeandroDelSanto
26/12/2011, 21:58
Alguém já teve esse mesmo problema com uma Freelander?

Eu recentemente comprei uma Freelander 2005, e logo que tirei da loja a água ia literalmente "sumindo", de forma que eu tinha que completar a cada um dia sim, outro não...
Como ainda está na garantia da loja, levei lá para eles se virarem!

O vendedor disse que o mecânico se bateu um pouco e descobriu o problema, era uma abraçadeira de uma das manguerias...
andei alguns dias sem problema, até que ontem quando fui ver estava pra baixo do mínimo de novo! (tipo com uma semana de uso!)
Onde eu posso verificar? Provavelmente levarei novamente na loja, mas gostaria de chegar lá com algum "conhecimento de causa" do tipo: "verifique coisa X", entende?

Aproveitando, é normal o compartimento do motor aquecer um monte?
Como estou com o carro relativamente a pouquíssimo tempo, nunca andei com ela por mais de 1 hora, e basta um passeio assim para que, abrindo o capô, já seja difícil conseguir manter a mão na minifrente sem achar que vou queimar! haha...
(o ponteiro do painel fica onde deve ficar mesmo, o carro não está trabalhando acima da temperatura)

Abs.

claytonaguiar
28/12/2011, 13:18
Qual a opinião de vocês sobre o fluido concentrado para radiadores da Ipiranga e o Petroplus Antirust da STP?

HelFel
29/12/2011, 21:56
Clayton,

Vou transcrever um post antigo do Portela (referência padrão ouro de Defender aqui no forum, juntamente com o Clemente e alguns outros poucos) em que ele fala sobre o Texaco XLC e suas peculiaridades:

Como Texaco virou avis rara, vamos lá...

O sistema pega 11,5l, mas isso você nunca conseguirá numa troca. Vai no máximo uns 10l.

O fluido é etilenoglicol com tecnologia de aditivação OAT (orgânica). Esse detalhe da aditivação é muito importante!

A LR especifica a troca a cada 3 anos ou 60.000km.

Precisa trocar os bujões de aeração a cada troca.

Abs.

Assim, parece-me que se a solução obedecer a esse padrão (etilenoglicol com tecnologia de aditivação OAT - orgânica) vai estar tudo bem, utilizando-se a diluição de 50% com água destilada ou deionizada recomendada. Basta verificar se os que você citou têm esse padrão. Penso que o "Paraflu Up" serviria. Algum colega do forum pode corroborar isso, se for o caso. Estou tentando achar o Texaco Havoline XLC aqui em Fortal, diluído ou concentrado que seja, mas não tive tempo de procurar bem ainda.

Abs

Helio Felix

Qual a opinião de vocês sobre o fluido concentrado para radiadores da Ipiranga e o Petroplus Antirust da STP?

claytonaguiar
02/01/2012, 00:40
Hélio,

Obrigado pela dica, se encontrar o XLC, informe aond fica, por favor

Um abraço,

Clayton

Clayton,

Vou transcrever um post antigo do Portela (referência padrão ouro de Defender aqui no forum, juntamente com o Clemente e alguns outros poucos) em que ele fala sobre o Texaco XLC e suas peculiaridades:

Assim, parece-me que se a solução obedecer a esse padrão (etilenoglicol com tecnologia de aditivação OAT - orgânica) vai estar tudo bem, utilizando-se a diluição de 50% com água destilada ou deionizada recomendada. Basta verificar se os que você citou têm esse padrão. Penso que o "Paraflu Up" serviria. Algum colega do forum pode corroborar isso, se for o caso. Estou tentando achar o Texaco Havoline XLC aqui em Fortal, diluído ou concentrado que seja, mas não tive tempo de procurar bem ainda.

Abs

Helio Felix

Roberto FL
03/01/2012, 23:14
meu fl 2004 tava baixando agua do reservaório.ninguem descobriu a causa. troquei ate a tampa do reservatório. hoje liguei o carro, fez um barulho esquisitíssimo, sem força e tal. resultado: queimou a junta do cabeçote. vou torcer para ser so isso.

LeandroDelSanto
04/01/2012, 03:32
meu fl 2004 tava baixando agua do reservaório.

Será isso um problema meio crônico? :(
A minha continua sumindo a água, mas tem demorado um monte para perceber que baixou, ao menos!

Enfim, estou longe de ser um expert, mas se ler isso antes de procurar um opinião mais especializada, vale a pena dar uma olhada na vareta do óleo para apurar se exite água misturada ao lubrificante.
Se tiver água misturada ao óleo, aí sim existe um problema mais sério!

Espero que não seja nada demais! :concordo:

Roberto FL
04/01/2012, 19:56
leandro, eu sugiro verificar a fundo a agua abaixando enquanto o carro esta na garantia dos 3 meses. Pode ser vazamento comum de mangueiras como pode ser outra coisa mais grave. se for grave é que pode te deixar na mao. Agua misturada no óleo é certeza de junta com defeito, mas se não tiver, pode estar jogando agua na camara de combustão com o mesmo defeito. no meu caso só sumia agua quando o motor estava bem quente e dilatado. somente no final apareceu pouca maionese na tampa de oleo. Tem testes como colocar pressão no sistema de arrefecimento para ver vazamentos. boa sorte

HelFel
17/02/2012, 01:06
Clayton,

Achei o Havoline XLC concentrado aqui em Fortal no Extra do Montese. Restaram somente um ou dois. Talvez você ache mais no Extra do Iguatemi.

Abs,

Hélio Félix

Hélio,

Obrigado pela dica, se encontrar o XLC, informe aond fica, por favor

Um abraço,

Clayton

scadufax
17/02/2012, 22:27
Eu sempre uso 2 litros de RADIEX MCT (Dose única - verde) +/- 28,00 cada litro ... já aguentou frio e calor muito bem (Chile /Argentina em julho e Cuiaba / Porto Velho em janeiro).
abraço

Carlos A Paim Jr
27/02/2012, 20:36
Pessoal, quero mandar fazer uma limpeza em meu reservatório de água, pois me parece um pouco sujo, há algum critério que devo observar, devo colocar algum fluido ou mesmo algum detalhe, confesso que não entendo nada, tenho uma Defender 110 CSW 2004.

Obrigado a todos

Fernando-Torres
27/02/2012, 21:58
Os sais minerais presentes na água comum aceleram a corrosão das partes internas do motor. No radiador/motor, apenas água destilada e ou deionizada, misturada na correta proporção (30-50% de fluído longa vida).

Da torneira, só em uma emergência.

Abraços.

Que isso, Clemente ? Onde já se viu água comum corroer partes internas ? Só porque a cia de água põe cloro demais, além do barro que vem nos canos ? Vai dizer que você acredita nisso só porque todos os manuais de todos os carros fabricados no mundo inteiro não recomendam o uso de água comum ?

Tanto não corrói que o Leandro da Land Oeste dilui o fluído concentrado com água da bica mesmo, daquela braba sem cerimônia.

Conclusão : um de vocês dois não sabe o básico de manutenção preventiva.

Fala sério ! E ainda tem gente que despenca até Bangu ...

Hugo4x4
28/02/2012, 22:53
Que isso, Clemente ? Onde já se viu água comum corroer partes internas ? Só porque a cia de água põe cloro demais, além do barro que vem nos canos ? Vai dizer que você acredita nisso só porque todos os manuais de todos os carros fabricados no mundo inteiro não recomendam o uso de água comum ?

Tanto não corrói que o Leandro da Land Oeste dilui o fluído concentrado com água da bica mesmo, daquela braba sem cerimônia.

Conclusão : um de vocês dois não sabe o básico de manutenção preventiva.

Fala sério ! E ainda tem gente que despenca até Bangu ...

Fernando

Não concordo com seu jeito de comentar dois critérios diferentes em realizar um serviço. Na minha vivência com sistemas de refrigeração poço comentar o seguinte:
Em casa tenho um Jeep CJ5 73, motor Opala 4 cilindros, está com o circuito de refrigeração original. Nele utilizo água da torneira devido às continuas reposições pela perda por evaporação e em forma liquida que o sistema tem. Neste caso se vê claramente a corrosão das galerias do bloco do motor e do cabeçote. Fiz sifão com uma mangueira e coloquei uma amostra num copo (ver foto) para você apreciar o abundante vermelho de oxido de ferro formado.
No caso da 110 o trato é diferente, esta tem o bloco em aço e o cabeçote em alumínio, um concerto ou troca de uma de estas partes é dispendioso.
A troca do liquido de arrefecimento a faço da seguinte maneira:
- Retiro o plug superior do radiador, da válvula termostática e a tampa do recipiente de plástico.
- Dreno o fluido velho pela mangueira inferior do radiador. Retirar o plug do bloco para realizar este serviço não compensa.
- Retiro a válvula termostática e solto todas as mangueiras do sistema.
- Com uma mangueira ligada na torneira circulo água por todos os lugares possíveis do circuito.
- Depois de drenar toda água da torneira, ficam no circuito 2 litros.
- Pela válvula termostática direcionando para o bloco adiciono 3 l de água desmineralizada (de bateria) para retirar o máximo d’água da torneira que ficaram.
- Monto novamente todo o sistema, menos os plug´s do radiador, da termostática e a tampa do recipiente de enchimento do sistema
- Coloco em forma alternada pelo tanque de plástico um litro do liquido refrigerante 100% e um litro de água desmi até completar o nível. Cabem 5 l do fluido 100% + 4 l de água desmi + 2 l de água que ficaram no sistema, ou seja, um total de 11 l. Estou utilizando o liquido que a concessionária Ford coloca nos motores Maxion 2,5 das Ranger´s.
http://img33.imageshack.us/img33/4782/dsc0263ru.jpg
http://img18.imageshack.us/img18/8374/dsc9504t.jpg

claytonaguiar
29/02/2012, 15:33
Hélio,

Comprei 03 Havoline XLC no Extra do Iguatemi, obrigado pela dica.

Segue avaliação do INMETRO sobre os aditivos de radiadores

http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/82073014/name/aditivo_radiadores.pdf

Atenciosamente,

Clayton
Defender 110 2003
Fortaleza-CE