Ver Versão Completa : Como verificar a geometria da suspensão na troca de eixo?
hugo.morais
25/01/2005, 16:49
All,
Estava na dúvida de qual título seria melhor para o tópico que estou abrindo, se alguém tiver uma sugestão melhor eu faço a troca depois :D
Acredito que esse problema ajude o pessoal que esta fazendo adaptação de eixos na viatura. Meu problema é o seguinte: Comprei dois eixos de Band para colocar na minha camper. Tenho duas capas de eixos de engesa e estou precisando saber como proceder para retirar os suportes das molas, amortecedores e tirantes do eixo do engesa (suspensão helicoidal) e colocar no eixo da Band (Feixo de mola)
Já me disseram que eu teria de remover os suportes da capa de eixo do engesa no maçarico e depois soldá-los no eixo da toyota. Tudo muito simples, senão fosse a preocupação com a geometria da direção, inclinação do diferencial, etc...
Quais são os cuidados que eu devo tomar na hora de soldar esses suportes no eixo da Band? Como fazer para manter (calcular) o ângulo de caster (no caso da Band é zero)? O ideal é só pontear os suportes no eixo, depois colocar no lugar para verificar se está tudo ok e depois soldar em definitivo, mas sem deixar aquecer para não empenar a capa de eixo da band?
Se já exisitir algum tópico abordando esse assunto por favor me indiquem, já pesquisei aqui no fórum mas não encontrei nada sobre esse processo.
Aqui em Recife - PE não encontrei ninguém que me passe confiança para realizar um trabalho desses de forma descente. Tenho um mecânico de confiança que é um excelente soldador e bem perfeccionista e está disposto a realizar o serviço junto comigo. O único problema é que ele nunca fez um serviço desses e também não tem muita noção de geometria de direção :D Então preciso de dicas para poder realizar o serviço junto com o mecânico.
Elmer_Jeep
25/01/2005, 17:07
Sobre o título do tópico acrescenta uma interrogação no final.
cara, no seu caso aí a preocupação principal é com o eixo(diferencial) dianteiro.
Na minha opinião vc deve se basear pelos furos dos rolamentos de munhão pois estes tem q ficar paralelos ao solo pra que o caster fique inalterado.
Sobre retirar os suportes dos eixos engesa se vc não for mais aproveitar essas capas utilizaria uma lixadeira com disco de desbaste pra "comer" a solda dos suportes sem danificar os suportes. Acho que o maçarico pode deformar os suportes.
Lamento não ter mais dicas pois eu ainda curto os cássicos feixes de mola :lol: :mrgreen:
1[] e boa sorte.
hugo.morais
25/01/2005, 18:00
Elmer,
Exatamente isso que vou fazer, essas capas que tenho não vão ser aproveitadas, portanto seguirei sua sugestão, juntamento com a do título do tópico :D
[ ]s,
Elmer_Jeep
05/01/2006, 12:10
hugo.morais, tava lendo aqui uns tópicos antigos e interessantes.
Iai, teve sucesso :?:
[]'s
hugo.morais
05/01/2006, 12:34
Fala Elmer!
Tive sucesso... Tive um pouco mais de trabalho pq o eixo da Band é um pouco mais estreito do que o do Engesa e um dos uportes tinha de ser modificado pois encaixaria naquela parte mais grossa do eixo da toyota (perto do diferencial). Por conta desse problema decidi fabricar em chapa mesmo as peças ao invés de retirar da capa de eixo original ;)
Ainda falta fazer uns ajustes na camper, mas os eixos já estão debaixo dela e rodando. Um problema que descobri depois que instalei os eixos foi que o jogo de direção fica muito limitado pq a pinça de freio bate no suporte do amortecedor e com isso limita o curso da direção. Devido a esse problema estou estudando a possibilidade de reposicionar o amortecedor dianteiro.
[ ]s,
Elmer_Jeep
05/01/2006, 13:13
Fala Elmer!
Tive sucesso... Tive um pouco mais de trabalho pq o eixo da Band é um pouco mais estreito do que o do Engesa e um dos uportes tinha de ser modificado pois encaixaria naquela parte mais grossa do eixo da toyota (perto do diferencial). Por conta desse problema decidi fabricar em chapa mesmo as peças ao invés de retirar da capa de eixo original ;)
Ainda falta fazer uns ajustes na camper, mas os eixos já estão debaixo dela e rodando. Um problema que descobri depois que instalei os eixos foi que o jogo de direção fica muito limitado pq a pinça de freio bate no suporte do amortecedor e com isso limita o curso da direção. Devido a esse problema estou estudando a possibilidade de reposicionar o amortecedor dianteiro.
[ ]s,
Pois é cara, as pinças da band são bem grandinhas, quando o Prateado tava com a bitola(wms) do eixo dianteiro original a direção esterçava pouco pq os amortecedores eram fixados por trás do eixo e as pinças encostavam neles.
Agora que instalei carcaças mais largas os amortecedores foram pra cima do eixo ficando beeem longe das pinças e o esterçamento ficou muito bom.
Modifica a posição do seu e regula os parafusos da carcaça de munhão, vai melhorar bastante.
Abração.
FábioGondim
05/01/2006, 22:39
Pois é cara, as pinças da band são bem grandinhas, quando o Prateado tava com a bitola(wms) do eixo dianteiro original a direção esterçava pouco pq os amortecedores eram fixados por trás do eixo e as pinças encostavam neles.
Agora que instalei carcaças mais largas os amortecedores foram pra cima do eixo ficando beeem longe das pinças e o esterçamento ficou muito bom.
Modifica a posição do seu e regula os parafusos da carcaça de munhão, vai melhorar bastante.
Abração.
Eu tenho a nítida impressão de que meu Engesa também esterça pouco... Os munhões (fechados, conforme acabei de aprender) chegam ao limite muito rápido. Alguém tem alguma dica? :pensativo:
Eriksom Teixeira Lima
06/01/2006, 10:53
Só explicando melhor o que o Hugo escreveu para outros que tentarem e não repetirem, ou seja, fazerem direto o que ele fez (e que eu só fiz agora :mrgreen: )
Os suportes do engesa NÃO servem no eixo Band, pois o diâmetro dos tubos é menor. A melhor opção é fazer novos, que foi o que ele fez. :concordo:
No caso das pinças de freio, o ideal é girar 90º os olhais inferiores (remove tudo e faz novos, mais estreitos e "girados" = parafusos paralelos a roda). O raio de curva fica menor e ótimo :dance:
Eriksom
Eriksom Teixeira Lima
06/01/2006, 10:59
Eu tenho a nítida impressão de que meu Engesa também esterça pouco... Os munhões (fechados, conforme acabei de aprender) chegam ao limite muito rápido. Alguém tem alguma dica? :pensativo:
Fábio
Primeira pergunta: a roda está esterçando totalmente, ou seja, ela está chegando nos batentes?
Se sim, isso é o máximo.
Se não, as soluções podem ser várias, só com mais detalhes ... e talvez umas fotos para entendermos à distância. A foto é importante, pois no Brasil as pessoas chamam por nomes diferentes a mesma coisa: SP=funilaria; Rio=lanternagem, e por aí vai. Ou seja, podem não entender o que você fala (esterçar é muito paulista, meu), ou podem dizer coisas que você não entende.
[]s rindo da sua cara quando o Hugo te disser que conhece uma cara em BSB que faz serviços perfeitos de alcatifa :lol:
Eriksom
Elmer_Jeep
06/01/2006, 11:04
alcatifa é novidade, e olha que no ramo automotivo eu achava q já tinha ouvido tudo q era nome estranho...
[]'s
hugo.morais
06/01/2006, 12:46
Eriksom,
E o pior é que o cara que sabe quem faz serviço de alcatifa tem Camper!!! :mrgreen:
Elmer,
Alcatifa é aquele material que é usado em escritório ou em pisos de carros. Bem, nesses carros mais novo o piso é uma peça única, mas nas nossas camper eles são colcados mesmo, tipo um carpete :concordo:
[ ]s,
Eriksom Teixeira Lima
07/01/2006, 14:47
Elmer
Entendeu agora, quem faz serviço de alcatifa é tapeceiro :lol:
Eta país bom esse, todos falam português, cada qual com seus termos regionais.
Eriksom
PS: Fábio, o cabra da peste que mora em BSB que o Hugo fala, é um ex-engeseiro atual dono de Camper, o Paulo Lyra.
Eriksom