Conectar

Ver Versão Completa : Ranger travando pneus no 4x4 - Ajudem-me por favor

Rengaw
07/12/2009, 18:55
Ola amigos(as), tenho uma Ranger XL 2001-turbo diesel e estou com um problema chato quando ligo o 4x4. Quando estou numa reta funciona normal, mas se faço um retorno ou curva bem acentuada os pneus começam a travar, tenho q forçar pra sair do lugar.
Levei na oficina e falaram q tenho q trocar a transmiçao dianteira e traseira pois disseram que esta com uma folga.

Preço das duas transmiçao R$ 3200.00.....

N'ao vou fazer essa troca pois o carro funciona normal, soh num retorno ou curva acentuada o 4x4 trava, mas claro que eh muito dificil vc estar numa praia ou na areia pra querer fazer uma curva acentuada ou retorno fechado.

Alguem poderia me dizer oq pode estar acontecendo, para que eu possa levar em outra oficina e instruir o mecanico.

Obrigado pela atençao

Walter L. L. Casitta
07/12/2009, 19:04
Ola amigos(as), tenho uma Ranger XL 2001-turbo diesel e estou com um problema chato quando ligo o 4x4. Quando estou numa reta funciona normal, mas se faço um retorno ou curva bem acentuada os pneus começam a travar, tenho q forçar pra sair do lugar.
Levei na oficina e falaram q tenho q trocar a transmiçao dianteira e traseira pois disseram que esta com uma folga.

N'ao vou fazer essa troca pois o carro funciona normal, soh num retorno ou curva acentuada o 4x4 trava, mas claro que eh muito dificil vc estar numa praia ou na areia pra querer fazer uma curva acentuada ou retorno fechado.

Alguem poderia me dizer oq pode estar acontecendo, para que eu possa levar em outra oficina e instruir o mecanico.

Obrigado pela atençao

Isso é normal. Pesquisa aí pra conseguir mais informações...

Rogerrm
07/12/2009, 19:05
Normalíssimo, que mecânico é esse?

Giba Diesel
07/12/2009, 19:21
Que Meca Maluco !!

RHL
07/12/2009, 19:28
troque o MECANICO! tá querendo dinheiro fácil...

é normal isso, só faça curvas em terrenos de baixa aderência, como areião, lama, neve, etc...

Geist
07/12/2009, 20:24
boas.... a minha ranger tb faz isso, tava meio preocupado...
mas bom que postaram essas informações ai...
mas agora é normal pesar um pouco mais com 4x4 do q 4x2? a minha pesa pra arranca.....
valeu..

marcomencia
07/12/2009, 20:47

Obrigado pela atençao

Não deve usar a 4X4 em terrenos de alta aderencia. Ela trava pq o diferencial fica um pouco bloqueado. Qdo tiver q fazer curva muito acentuada pode fazer em dois tempos prá não forçar o sistema.

DI HERVAL
07/12/2009, 20:48
Isso é assim mesmo... Tive uma Ranger 2000/2.5

pesada para arrancar e tranca qdo dobra (com 4x4 ligada)..

Até.....

RcSala
07/12/2009, 20:58
Bom, desculpem mas basta ler o manual de instruções que consta isso lá. A tração de todas as picapes 4x4 brasileiras é part-time, não tem diferencial central e como as rodas dos eixos dianteiro e traseiro percorrem raios diferentes em uma curva ocorre esse "travamento".

Quanto ao mecânico, melhor nem comentar.

Rengaw
07/12/2009, 21:55

Obrigado pela atençao

Agradeço muitíssimo a todos que responderam, eu naum tinha noção que esse "problema" eh normal, agora estou muito mais tranquilo. Muito obrigado galera :)

Anthoniusnikos
07/12/2009, 23:08
troque o MECANICO! tá querendo dinheiro fácil...

é normal isso, só faça curvas em terrenos de baixa aderência, como areião, lama, neve, etc...

Estamos falando de Trenó ou Ranger ? :mrgreen:
Também estou preocupado com as mudanças climáticas, mas a recomendação de neve para um Fortalezense, do nosso Brazuca tropical, é muito exagero, Marcio !
Tá certo que se ele for para a Patagônia, que não é tão longe assim, a recomendação vale.
Feliz Natal !

Abs
Anthon

Marco Aurélio R Guimarães
07/12/2009, 23:40
Bom, desculpem mas basta ler o manual de instruções que consta isso lá. A tração de todas as picapes 4x4 brasileiras é part-time, não tem diferencial central e como as rodas dos eixos dianteiro e traseiro percorrem raios diferentes em uma curva ocorre esse "travamento".

Quanto ao mecânico, melhor nem comentar.

Matou a pau! E o que trava é a caixa de transferência. Cuidado que pode ser prejudicial fazer manobras com o 4x4 ligado em terrenos com aderência!

Abraço!

Pequeno jr
08/12/2009, 08:56
So mais uma coisa a acrescentar ao que os demais amigos falaram.

Isso não é problema .. e sim situação normal do comportamento da tração.

Pessoal, leiam o manual .. ele é bem básico, mas explica esse comportamento direitinho. Além disso, aqueles que estão forçando os seus 4x4 em curva cuidado para não ver uma caixa voando pelo retrovisor.

Outra coisa ... Fujam de mexânicos que não entendem de Diesel e 4x4 ... os bolsos de vocês deve agradecer

Pequeno jr
08/12/2009, 08:56
So mais uma coisa a acrescentar ao que os demais amigos falaram.

Isso não é problema .. e sim situação normal do comportamento da tração.

Pessoal, leiam o manual .. ele é bem básico, mas explica esse comportamento direitinho. Além disso, aqueles que estão forçando os seus 4x4 em curva cuidado para não ver uma caixa voando pelo retrovisor.

Outra coisa ... Fujam de mexânicos que não entendem de Diesel e 4x4 ... os bolsos de vocês deve agradecer

huan
08/12/2009, 18:45
qualquer modelo de ranger se tracionar 4x4 ele fica com bloqueio

Brito380
05/07/2015, 21:24
Olá amigo,Tenho um problema hoje igual,Quando aciono a tração 4x4 seja low ou high o carro parece travar então eu não forço com medo de quebrar,Porem o meu faz isso em linha reta,Só andar 2 metros ou 3 que já vai apertando,tipo freando,O que pode ser me ajuda?Forte abraço.

lfschmitz
06/07/2015, 05:55
Olá amigo,Tenho um problema hoje igual,Quando aciono a tração 4x4 seja low ou high o carro parece travar então eu não forço com medo de quebrar,Porem o meu faz isso em linha reta,Só andar 2 metros ou 3 que já vai apertando,tipo freando,O que pode ser me ajuda?Forte abraço.

Foi trocada alguma relação de diferencial? Os pneus dianteiros e traseiros são da mesma medida, tem diâmetro externo igual? Se colocar o carro num elevacar, deixando as rodas no ar, funciona normalmente?

marcoswiedemann
06/07/2015, 17:35
Todo 4X4 deve usar os 4 pneus da mesma medida, pois se um deles for de medida diferente não vai funcionar e ainda detona o diferencial.
Providencie a troca dos 4 pneus de mesma medida.