PDA

Ver Versão Completa : Barra estabilizadora fixa no diferencial



Flaibam
07/12/2009, 17:37
Bateu uma baita tremedeira no Calango Azul nesse fim de semana e descobri que a barra estabilizadora se soltou.

O curioso é que ela está adaptada sobre o Diferencial dianteiro e no Chassi.

Já viram isso antes? Alguém sabe opinar sobre a gambiarra?

Já comprei assim e só agora que deu problema que percebi como a barra foi montada. Será que é arriscado manter a adaptação?

Antes de quebrar eu não sentia nada de diferente no modo de conduzir a viatura.

victor massinha
07/12/2009, 17:40
Você teria fotos de como ficou essa adaptação? Nunca vi nada parecido pelo o que vc descreveu... :pensativo:

Flaibam
07/12/2009, 18:12
Você teria fotos de como ficou essa adaptação? Nunca vi nada parecido pelo o que vc descreveu... :pensativo:
Tá chovendo por aqui nesse momento. No primeiro intervalo eu faço a foto e coloco aqui pra todos verem.

Marcio Rossetto
07/12/2009, 18:18
Pois é Camarada , esse fim de semana estava pensando nisso, adaptar uma no Jipe para Sanar o Treme Treme

Agora, como o Eixo é rigido, " tanto faz" prender no diferencial ou nas pontas do eixo .

Bem nas pontas fica mais apoiada( firme ) ....



sds



Bateu uma baita tremedeira no Calango Azul nesse fim de semana e descobri que a barra estabilizadora se soltou.

O curioso é que ela está adaptada sobre o Diferencial dianteiro e no Chassi.

Já viram isso antes? Alguém sabe opinar sobre a gambiarra?

Já comprei assim e só agora que deu problema que percebi como a barra foi montada. Será que é arriscado manter a adaptação?

Antes de quebrar eu não sentia nada de diferente no modo de conduzir a viatura.

Elmer_Jeep
07/12/2009, 18:23
Tem um tópico aqui na seção com bastante informação sobre barra estabilizadora.

Eu particularmente não vejo necessidade pois se a viatura estiver com feixes, buchas e amortecedores ok o estabilizador e as adaptações geralmente utilizadas na instalação é algo mais pra se preocupar do que pra aproveitar.

Já andei de willys original, spua, spoa, feixe original, feixe band e volto à repetir, se o sistema de suspensão estiver em boas condições a barra estabilizadora é algo desnecessário.

[]'s

Sergio Rocha
07/12/2009, 18:23
Bateu uma baita tremedeira no Calango Azul nesse fim de semana e descobri que a barra estabilizadora se soltou.

O curioso é que ela está adaptada sobre o Diferencial dianteiro e no Chassi.

Já viram isso antes? Alguém sabe opinar sobre a gambiarra?

Já comprei assim e só agora que deu problema que percebi como a barra foi montada. Será que é arriscado manter a adaptação?

Antes de quebrar eu não sentia nada de diferente no modo de conduzir a viatura.

Pelos locais de fixação está parecendo que não é uma barra estabilizadora.Parece se uma panhard.Coloca fotos pra podermos matar a charada.

[]´

Flaibam
07/12/2009, 19:06
Seguem algumas fotos que consegui fazer, apesar da chuva.
1 - Mostra a barra presa sobre o diferencial
2 - Do diferencial indo em sentido do chassi
3 - A ponta que se soltou e ainda não bem onde prender
4 - Vista de cima da ponta solta

Sergio Rocha
07/12/2009, 21:41
Aproveita e arranca essa coisa fora.Isso não é uma estabilizadora, me parece uma tentativa doida de fazer uma panhard.Ela quebrou porque não articula junto com o eixo, vai quebrar sempre.


Se o seu jipe está tremendo, deve ser de horror a essa barra.

De um bom aperto nos feixes, jumelos, buchas,terminais de direção e verifique o que tem folgas.Levante as rodas dianteiras e verifique folgas.

[]´

Flaibam
07/12/2009, 22:23
Aproveita e arranca essa coisa fora.Isso não é uma estabilizadora, me parece uma tentativa doida de fazer uma panhard.Ela quebrou porque não articula junto com o eixo, vai quebrar sempre.
[]´

O que é um Panhard e para que serve? (me desculpem a ignorância!!!)

carasuja4x4
07/12/2009, 22:44
flaibam os caras tao certos,arranca isto tudo ai de baixo e joga fora.


revisa a suspensao começando pelas buchas,grampos,feixes,e depois procura por rolamentos ruins no munhao ou cruzetas estragadas.....isto tudo faz um jeep tremer ,mas esta barra ai nao,indiferente dela estar boa ou ruim.



PANHARD é uma barra que tem 1 ponto saindo do chassis e outro ligando ao eixo,existe pra manter "o eixo" em uma posiçao centrada em relaçao ao resto do chassis,e seu comprimento nao se altera,por isto quando a suspensao executa seu trabalho de levar e trazer "o eixo pra cima e pra baixo" ela o força deslocando ele alguns centimetros pro lado.Quanto maior for o curso maior o deslocamento do eixo.

victor massinha
08/12/2009, 08:32
flaibam os caras tao certos,arranca isto tudo ai de baixo e joga fora.
.

X2 :mrgreen::mrgreen:

Que coisa esquisita... não faz logica nenhuma aquilo, tira fora e aproveita pra dar um talento na suspensão se estiver precisando!!

Flaibam
08/12/2009, 10:35
X2 :mrgreen::mrgreen:

Que coisa esquisita... não faz logica nenhuma aquilo, tira fora e aproveita pra dar um talento na suspensão se estiver precisando!!

Pois é, a coisa é estranha mesmo, mas antes de soltar, eu tinha mais estabilidade na condução da viatura.

Talvez eu o leve a alguma oficina especializada pra me ajudar.

victor massinha
08/12/2009, 11:54
cara, isso não era para estar acontecendo, se o conjunto de suspensão estiver em ordem como ja foi dito, é para ficar "bom". Qual mecanico vc leva seu jeep? é ai em campinas?

Carlos Bernardo
08/12/2009, 11:56
Meu amigo, arranca esse negócio fora e joga dentro da primeira caçamba de entulho que vc ver na rua. Quem foi o mexânico que fez esse serviço?

Flaibam
08/12/2009, 14:11
Meu amigo, arranca esse negócio fora e joga dentro da primeira caçamba de entulho que vc ver na rua. Quem foi o mexânico que fez esse serviço?

Comprei assim, e só percebi depois que quebrou.

Flaibam
08/12/2009, 14:17
cara, isso não era para estar acontecendo, se o conjunto de suspensão estiver em ordem como ja foi dito, é para ficar "bom". Qual mecanico vc leva seu jeep? é ai em campinas?

O Vitório é um excelente mecânico, e recomendo, mas eu ainda não tinha chegado na suspensão.

Grana curta,... sabe como é... eu estava preocupado em fazer a viatura andar.

Gastei mais de R$ 3 mil em apenas 3 meses (novo radiador com ventuinha elétrica, novo carburador, novo alternador, novo motor de partida, nova bomba de gasolina, novo escapamento feito sob medida, etc...).

Curiosamente, a suspensão seria o próximo item a passar por revisão, mas quebrou antes. Além dessa barra, perdi os dois amortecedores traseiros também.

Mas o orçamento para dezembro já estourou. Vai ficar na garagem até janeiro. Até lá, no máximo vai fazer um passeio até a sorveteria e voltar pra casa, só pra não ficar totalmente parado.

Quando eu voltar a mexer na viatura, eu reativo esse tópico com fotos da solução encontrada. Abs e obrigado!

Marcio Rossetto
08/12/2009, 14:43
Amigo, analisando a foto, quem projetou essa barra fez uma articulação móvel no eixo y , para acompanhar a suspensão , mas o problema é que ela ficou engessada na posição axial(ao longo do seu eixo ) , no eixo x .

Numa condição de uso na cidade , deve ficar bom mesmo , por que segura a oscilação lateral do eixo do jipe ( o treme-treme), porém numa trilha o Eixo oscila muito e como ela esta fixa, alguma coisa tem que ceder , no caso foi o suporte .

A idéia não é tão ruim, para corrigir por exemplo :

Fixar entre as barra e o suporte uma mola ( mas tem que ter um K bem forte ), ai vc permite uma folga axial , amortecedora, evitando que o suporte quebre na oscilação axial .

Talvez um coxim de borracha , mas tem que permitir a oscilação em X , entedeu .

Melhor seria mesmo, uma barra estabilizadora.





Seguem algumas fotos que consegui fazer, apesar da chuva.
1 - Mostra a barra presa sobre o diferencial
2 - Do diferencial indo em sentido do chassi
3 - A ponta que se soltou e ainda não bem onde prender
4 - Vista de cima da ponta solta

Sergio Rocha
08/12/2009, 17:12
O que é um Panhard e para que serve? (me desculpem a ignorância!!!)

carasuja já respondeu.

Só completando.

A função da panhard é não deixar o eixo ' passear " lateralmente .Ela é usada em suspensões com até 3 links.Em suspensão com feixes ela se torna desnecessária porque os feixes já cumprem essa função.

Entre no google e digite panhard que vc vai achar muitas fotos.Isso que colocaram no seu jeep é só um pedaço de ferro sem função nenhuma.
[]´

Sergio Rocha
08/12/2009, 17:15
Amigo, analisando a foto, quem projetou essa barra fez uma articulação móvel no eixo y , para acompanhar a suspensão , mas o problema é que ela ficou engessada na posição axial(ao longo do seu eixo ) , no eixo x .

Numa condição de uso na cidade , deve ficar bom mesmo , por que segura a oscilação lateral do eixo do jipe ( o treme-treme), porém numa trilha o Eixo oscila muito e como ela esta fixa, alguma coisa tem que ceder , no caso foi o suporte .

A idéia não é tão ruim, para corrigir por exemplo :

Fixar entre as barra e o suporte uma mola ( mas tem que ter um K bem forte ), ai vc permite uma folga axial , amortecedora, evitando que o suporte quebre na oscilação axial .

Talvez um coxim de borracha , mas tem que permitir a oscilação em X , entedeu .

Melhor seria mesmo, uma barra estabilizadora.

:shock::shock::shock::shock::shock:


[]´:mrgreen:

André Luiz Rossetim
08/12/2009, 18:01
O meu Jeep tem algo parecido, eu sempre quiz saber qual é a função:

trata-se de uma barra que liga o diferencial dianteiro à longarina do chassi direito, com um coxin em cada extremidade.

Alguem sabe me dizer o nome disso, e a função? (apenas por curiosidade)

Nunca dirigi outro jeep, para compara a estabilidade com e sem, mas..será que mudaria algo?? qdo (curvas, trilhas etc)??

SERGIO MOLLO
08/12/2009, 19:15
Caro Flaiban;
Pelas fotos nao deu pra ver se tem amortecedor de direcao.
Se nao tiver coloca da toyota ou F250 e tira isto.

Marcio Rossetto
08/12/2009, 19:25
Realmente concordo com Vc , o Jumelo já faz essa função de segurar a oscilação do eixo . Agora eu ja vi que aqui em Minas as Trilhas são só erosão , uma camarada mesmo entra com um Jipe willis novino de suspensão , faz uma Galopeira da vida e volta com esse problema. Talvez se por bucha de PU e jumelos reforçados não precise disso.




carasuja já respondeu.

Só completando.

A função da panhard é não deixar o eixo ' passear " lateralmente .Ela é usada em suspensões com até 3 links.Em suspensão com feixes ela se torna desnecessária porque os feixes já cumprem essa função.

Entre no google e digite panhard que vc vai achar muitas fotos.Isso que colocaram no seu jeep é só um pedaço de ferro sem função nenhuma.
[]´