PDA

Ver Versão Completa : REFORÇO NO CHASSI - onde, como e pq?



marcelo cenora
07/12/2009, 08:48
:arrow: nesse último fds brinquei mais uma vez com o veículo (sem tombar dessa vez rss) e tive uma triste comparação ao ver uma trinca enorme no túnel do orange..

bem pudera, pois quando vi aquele motor pendurado na trazeira já previ algo do tipo.

o reforço somente no garfo surtiu efeito apenas naquele local e deixou o próprio tunel a mercê de tal acontecimento (eita cabra que fala bem heim kkk)

então vou levar pra soldar o tal rachado e aproveitar pra fazer reforços estruturais já visando a instalação da gaiola interna (ou santo antônio se preferirem) no inicio do ano..

jaja coloco uma foto.

então se alguém tiver idéias ou experiências dá uma força ae...

Ninja4x2
07/12/2009, 09:20
fala cenora! não é gaiola interna é roll cage! hehehehehehe.. então os gringos vendem umas prontas.. olha a de 6 pontos no dite do chirco
http://www.chircoestore.com/catalog/images/910128.jpg
http://www.chircoestore.com/catalog/product_info.php?cPath=64_65&products_id=2087

dá para tirar modelo dessa... abraços fiote!

marcelo cenora
07/12/2009, 10:23
sei, então vc sugere que eu retire novamente a carroçeria pra colocar o "roll cage" é?

marcelo cenora
07/12/2009, 10:33
foto do reforço no garfo..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=203424&d=1260189209

joviari
07/12/2009, 10:35
:arrow: nesse último fds brinquei mais uma vez com o veículo (sem tombar dessa vez rss) e tive uma triste comparação ao ver uma trinca enorme no túnel do orange..

bem pudera, pois quando vi aquele motor pendurado na trazeira já previ algo do tipo.

o reforço somente no garfo surtiu efeito apenas naquele local e deixou o próprio tunel a mercê de tal acontecimento (eita cabra que fala bem heim kkk)

então vou levar pra soldar o tal rachado e aproveitar pra fazer reforços estruturais já visando a instalação da gaiola interna (ou santo antônio se preferirem) no inicio do ano..

jaja coloco uma foto.

então se alguém tiver idéias ou experiências dá uma força ae...

Cenoura, sugiro que haja no caso da gaiola, faça como fez em todo o projeto do Orange: bem feito pra fazer uma vez só! Aí em São Paulo, do lado do Autódremo de Interlagos, tem uma oficina especializada na confecção dos Santo Antônios, o trabalho é excelente, recebe homologação CBA e você tem a segurança de quem já faz pra várias categorias do automobilismo nacional. A título de comparação cobraram pra fazer em uma picape cabine Dupla, R$ 5 mil reais e em uma cabine simples R$ 3 mil. O do Orange deve ficar entre um e outro.
Dois pontos devem ser considerados: 1) em gaiola bem feita e realmente segura, os bancos são fixados na gaiola e não no assoalho do carro, são colocadas duas barras transversais ligando um lado da gaiola ao outro e os bancos fixados sobre as barras, caso contrário não há porque fazer a gaiola, já que em caso de um capote violento a carroceria pode se desprender do assoalho e/ou o assoalho não suportar o stresse provocado pelo impacto e rachar nos suportes da gaiola... por essa razão você pode ter que trocar seu bancos, ou refazer seu suportes; 2) de novo a questão de ser realmente segura, uma gaiola realmente segura, possui travamento transversal o que de manda a instalação de um X inclinado, ligando o arco que fica atrás da cabeça dos passegeiros dianteiros até as torres dos amortecedores traseiros ou até o final da carroceria(não sei se fui claro), o que inutilizaria seu banco traseiro, daí você precisa avaliar se prefere ter o banco traseiro com uma gaiola menos confiável ou não tê-lo em nome da segurança.
Um abraço

joviari
07/12/2009, 10:37
sei, então vc sugere que eu retire novamente a carroçeria pra colocar o "roll cage" é?

Esse Ninja depois que aprendeu a falar bonito, tá difícil! hahahahah Marcelo da pra fazer a gaiola sem tirar a carroceria, construindo-a no local, é assim que é feito em carros de turismo e etc...

marcelo cenora
07/12/2009, 10:42
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=203425&d=1260189626e aqui está o rachadão, ou quebradão... o local estava íntegro antes que digam que o chassi estava cortado

joviari
07/12/2009, 10:44
Foto 1: Da pra ver as barras transversais que sustentam os bancos, nesse caso aí, o chassis é todo tubular por isso foi fixado diretamente no chassis, no seu caso ficaria acima do assoalho;
Foto 2: O X inclinado que te falei atrás dos bancos;
Foto 2: Gaiola sendo feita com a carroceria no lugar;
Todas as fotos são de trabalhos feitos pela Bergertec (www.bergertec.com.br) em Campinas.

Elmer_Jeep
07/12/2009, 10:52
Galera, desculpem se a pergunta for tosca, mas tem algum macete pra pintar a gaiola depois de instalada ? ou ninguém pinta ?

[]'s

marcelo cenora
07/12/2009, 10:58
pois é joão, fiz um orçamento no lessan, onde mandei fazer o escape e os parachoques, ficou em 1,5k e me disse ser possível faze-lo com apoio p/ 4 bancos concha fixos ou só p/ 2 bancos
vou decidir depois das férias, se bem que eu queria mesmo era manter os quatro lugares pro papai aqui e familia..

http://www.lessan.com.br/images/q6.jpg

joviari
07/12/2009, 11:05
Galera, desculpem se a pergunta for tosca, mas tem algum macete pra pintar a gaiola depois de instalada ? ou ninguém pinta ?

[]'s

Que isso mago dos jipes do norte do Brasil! Pergunta tosca nada! A maioria dos carros onde há gaiola não tem nenhum acabamento interno: forros de teto, forros de porta, carpete... ou são conversíveis... No caso dos conversíveis facinho de pintar... Nos outros, como não há nenhum acabamento, o que vejo todo mundo fazer é pintar toda a parte do interior após a confecção da gaiola. Acho que nunca vi uma gaiola sem pintar...

marcelo cenora
07/12/2009, 11:09
Galera, desculpem se a pergunta for tosca, mas tem algum macete pra pintar a gaiola depois de instalada ? ou ninguém pinta ?

[]'s

quando trabalhava com carros de arrancada pitávamos no pincel mermo...

joviari
07/12/2009, 11:12
Marcelo, sugiro que quando for fazer sua gaiola, faça as laterais(portas) em X como aparece nas fotos que postei, a segurança é muitoooo maior, inclusive a partir de 2007 os carros pra serem homologados pra pista ou rally devem ter esse formato. Da barra diagonal vertical acima do X você não precisa dificultaria muito seu acesso. Só fiquei curioso: com dois bancos fixos na frente, como é que você vai passar seu muleque pro banco de trás? hehehehe Os concha tem abas nas cabeças avançadas em relação ao banco quase não tem espaço entre eles! E lembre-se de fixa-los na gaiola!

marcelo cenora
07/12/2009, 11:19
Só fiquei curioso: com dois bancos fixos na frente, como é que você vai passar seu muleque pro banco de trás? hehehehe

putzzz... é mesmo!!! phooodeu então.. um banco concha reclinável resoveria será?

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=64275483_3449.jpg&v=O

joviari
07/12/2009, 11:29
Marcelo já tive o desprazer de possuir bancos concha reclináveis em jipes, de duas marcas diferentes: San Marino e Sparco. Não fiquei satisfeito com nenhuma delas... A San Marino tem péssima qualidade, a parte do encosto do banco simplesmente e literalmente caía enquanto se dirigia, péssimo, acabei trocando por fixos da mesma marca. Os Sparco faziam um puta baralho de trepidação... Outra coisa que você deve considerar é que eles não são rebatíveis e sim reclináveis, você teria que torcer toda a regulagem pra frente pra ter acesso a parte de trás.
Achei algumas fotos aqui no meu computador, do baja do Marco Tulio Lana, que correu o Sertões há varios anos! Da pra você ter uma exata noção de como ficará a gaiola e o espaço em seu carro depois dela.

Ninja4x2
07/12/2009, 12:13
vale frisar q esse tanque de combustivel não está no local adequado para um veiculo de passeio/trilha ainda mais quando tem que andar com a familia no carro hehehehe... marcelo, faz ele 4 portas logo hauhauhauahuahauhauhuah tem um ai em sampa fez um porta malas atras no baja huahauhauaha

Franco Fileppo
07/12/2009, 12:29
E ai marcelo,belaza!o que esta acontecendo no garfo o orange é o seguinte:por mais reforço que vc coloque ele sempre vai quebrar ai!Vc deve fazer um suporte preso no parachoque trazeiro e no garfo,ele terá por objetivo prender os coxins do motor (os tres) sustentando esta de forma a exercer uma pressao para cima,com o suporte preso no parachoque o peso do apezao sera distribuido e com certezaevitara novamente o problema,

O subxassi que vc utiliza apoia-se somente no xifrao!

Bom isso tudo é o que eu acho,apenas pelas fotos que eu vi,se nao tiver certo corriga-me!

Abraço!

thiago pupo fonseca
07/12/2009, 12:54
o cenoura , no meu buggy aconteceu igual , eu acho que oq vou ter que fazer e um reforco que saia do tubo irs e chegue ate a suspensao dianteira , para ai sim colocar essa gaiola que a galera postou , abracos

marcelo cenora
07/12/2009, 14:01
não posso reforçar muito o chassi pq ele tem que ser um pouco maleável mesmo, sugeri pro soldador que reforçe as laterais do tunel com barras de aço e solde tbm uma barra em cima dele, não será a coisa mais bonita de se ver mas ajuda.

nessas férias terei tempo pra pensar no que poderei fazer a respeito da gaiola interna.. mas.... se desse pra colocar os conchas trazeiros maio meno desse jeito eu agradeceria

http://images.quebarato.com.br/photos/big/9/4/61BC94_10.jpg

leobnaval
07/12/2009, 14:59
Foto 1: Da pra ver as barras transversais que sustentam os bancos, nesse caso aí, o chassis é todo tubular por isso foi fixado diretamente no chassis, no seu caso ficaria acima do assoalho;
Foto 2: O X inclinado que te falei atrás dos bancos;
Foto 2: Gaiola sendo feita com a carroceria no lugar;
Todas as fotos são de trabalhos feitos pela Bergertec (www.bergertec.com.br (http://www.bergertec.com.br)) em Campinas.

Quanto a bergertec, fale com o Flavio ele inclusive vende amortecedores pro comp e fox. E se não me engano é em Indaiatuba.

Segue perfil dele no orkut.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12309087477365128771

Abraços, Leo

leobnaval
07/12/2009, 15:08
Galera, desculpem se a pergunta for tosca, mas tem algum macete pra pintar a gaiola depois de instalada ? ou ninguém pinta ?

[]'s

A grande maioria pinta, porém alguns preferem não pintar para facilitar a visualização de trincas nos tubos e soldas.

Abraços, Leo

leobnaval
07/12/2009, 15:31
Quanto a gaiola não sei as pretensões futuras que vc terá com o orange, mas tem vários tipos e tem algumas que podem ser retiradas parcialmente pois algumas barras são fixadas com buchas e parafusos o que pode ser interessante pra você que pretende levar alguns passageiros.
Além disso você poderia já fazer uma gaiola que possa oferecer um suporte para a fixação de uns coil-overs (sei que é dificil sem ao menos saber o tamanho deles) porém deixando um tubo ali por perto ficaria mais fácil fazer um suporte futuramente.

Se o objetivo do carro não é competições não precisa estar de acordo com a CBA e/ou FIA é lógico que seguindo o regulamento deles terá uma estrutura muito mais integra, porém terá dificil acesso e será apenas para 2 ocupantes (tendo em vista o espaço interno do fusca).

O importante é ela ser bem dimensionada para a sua finalidade (quanto a triangulação, material dos tubos, peso final do conj., qualidade das soldas, etc.)

Abraços, Leo

brasil4x2
07/12/2009, 16:22
:arrow: Nesse último fds brinquei mais uma vez com o veículo (sem tombar dessa vez rss) e tive uma triste comparação ao ver uma trinca enorme no túnel do orange..

Bem pudera, pois quando vi aquele motor pendurado na trazeira já previ algo do tipo.

O reforço somente no garfo surtiu efeito apenas naquele local e deixou o próprio tunel a mercê de tal acontecimento (eita cabra que fala bem heim kkk)

então vou levar pra soldar o tal rachado e aproveitar pra fazer reforços estruturais já visando a instalação da gaiola interna (ou santo antônio se preferirem) no inicio do ano..

Jaja coloco uma foto.

Então se alguém tiver idéias ou experiências dá uma força ae...

olá marcelo , acabei de te add no orkut , bem meu caro amigo , depois de 14 anos mexendo com buggy e baja eu te informo que vc deve fazer um reforço no chassis inteiro de seu baja , faça um x , do cabeçote para a barra de torção , e entre esse x coloque travessas , pois o chassis do fusca é feito para torcer , mas como não andamos em asfalto e quebra , pode deixar ele rigido , vc não tera problemas , se quiser te mando fotos de como fazer. Não faço isso comercialmente , fui o 1° a colocarirs em um gaiola , e depois disso veio a febre de fazer , hoje temos em nossa sede do clube 10 carros preparados , só vendo para crer na loucura .. Risos ...
Qq coisa entre em contato , marco aurelio ( presidente)
tem meu tel e meu e-mail no site .

Abraços

marcelo cenora
07/12/2009, 18:54
valew marco.. vou querer sim essas fotos, ou melhor, se puder mostrar pessoalmente será melhor ainda, entrarei em contato contigo, quem sabe da prox vez que vcs se reunirem eu possa me aprochegar rsss

valew e tá add.

brasil4x2
08/12/2009, 00:39
Entre em contato e te envio as fotos , no msn marcao_cel@hotmail.com , cel 7875 6960 ou nextel id 84*50473 . abraços

marcelo cenora
08/12/2009, 18:27
show... soldei o rachadão e ficou show de bola.. agora vou partir para a amarração sugerida pelo marco do 4x2 e depois mandar a gaiola interna.. falei novamente com o lessan e vou descolar os bancos concha rebatíveis para ficar com 4 lugares.. porrenquanto.

futuristicamente farei ele só 2 lugares, se bem que eu com 1,88 já estou meio grandinho dentro do fucão e meus filhos já estão "batendo no ombro" e o orange não tem pretenção de ser um carro família.

obs: todo cidadão tbm tem direito a ter uma dodge ram com pneus 39. exijo meus direitos.

Otávio M. Velloso
14/04/2010, 14:15
desenterrando o tópico, tenho uma dúvida que é a seguinte:
Estou montando um fusca aspirante a classe 11, mas acabou de ser reformado os conhecidos chapeu de napoleao e cabeça de carneiro pois o antigo estava rachado. Eu estava querendo fazer algum reforço estrutural para dirtribuir melhor as pancadas que vão acontecer eventualmente na suspensão dianteira, alguem ai tem alguma idéia de como fazer algo desse tipo???
Tem algum outro reforço a ser feito no chassis do fusca, sendo que o carro ira andar em trilhas no maximo medias, e muita estrada de terra.

salvatti
20/05/2010, 17:34
tentanto ressucitar mais uma vez o tópico...
tbem queria fazer um reforço no "chapéu" do nosso fuca...ja compramos todos os canos p/ o santo antônio e ja queria aproveita pra faze esse reforço nele, tendo em vista que o chassi dele ta meio surrado ja...
tbem queria uma opinião sobre aqueles ferros de proteção que vão na lateral dos bajas...ali em frente à roda traseira...onde posso fixar eles.
na ultima trilha tava subindo um morro quase perdi a roda qndo o fusca escorrego numa avore...
valew e agradeço se alguem pude ajudar.

salvatti
20/05/2010, 17:45
a proteção do pneu que eu me refiro é igual essa da foto...
àquela parte que vai fixada na lateral na frente da roda, será q se eu soldar no próprio santo antônio vai fica ruim...e o tubo de baixo onde posso soldar??
valew

SGFrank
20/05/2010, 20:53
Olha ... a parte de baixo, tudo bem. Vc vai soldar/fixar na longarina.
A que vai na lateral é que é o problema. A lata não aguenta. O correto é vc achar outro ponto de apoio. Nem que pra isso vc fure a lata com uma serra-copo e passe o tudo até encontrar outro mais fixo. No chassis, por exemplo.

SGFrank
20/05/2010, 21:17
visita esse cara no ORKUT

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=15166247156754514611&aid=1&pid=1271449628700

Em anexo tá um poco do que eles fazem.
SE EU FOSSE VOCE, iria por esse lado.
hehehhehehhe

salvatti
21/05/2010, 10:22
valew pela ajuda fera...
era isso que eu tava pensando mesmo, fazer um furo na lateral, com uma serra copo, e soldar esse tubo no próprio santo antonio que vai ser a parte mais firme/fixa dentro do carro...