PDA

Ver Versão Completa : Bengalas Torcidas Empenadas



Andrejur
25/01/2005, 00:45
Olá pessoALL.
Sou novo por aqui e estou precisando de ajuda.
Tenho um JPX adaptado com motor MWM 2.8 sprinter e eixos diferenciais de rural relação 4.27 ou 47x11, Câmbio Clark CL 2215A e Caixa de Transferência Auverland.
O problema está no eixo traseiro, cuja bola do diferencial da rural foi descentralizada para o cardã ficar alinhado com o dianteiro e permitir a centralização do triângulo oscilante. Com isso, as bengalas ficaram fora de padrão: 99cm e 63cm(flutuantes). A oficina mecânica que realizou o serviço me garantiu na época que não haveria problemas em adquirir essas bengalas com essas dimensões sob encomenda, além do fato de serem confeccionadas em aço mais resistente(4140).
Confiante, mandei montar o eixo nessas condições.
Quando os eixos estavam sendo montados, fiquei sabendo que essas bengalas eram lisas na parte externa e tinham que ser fresadas através de um processo de destemperamento/temperamento do aço.
Agora, após realizar um trilha, retornei à oficina para corrigir um vazamento de óleo através do retentor. Foi aí que descobri que essas bengalas "reforçadas" estavam com as pontas externas empenadas ou torcidas à partir da estrias(v. foto anexa).
As bengalas foram retiradas para serem analisadas pela empresa que realizou o serviço de fresamento.
Agora estou muito preocupado com a qualidade desse material e principalmente com a solução que venha ser dada para o problema, tendo em vista que o referido veículo foi idealizado para trilhas pesadas e longas viagens.
Por isso, pergunto aos mais experientes:
1) Qual seria a provável causa do empenamento dessas bengalas?
2) Esse tipo de aço está adequado ao uso do veículo em trilhas pesadas com pneus 33x12.5x15?
3) O procedimento de destemperamento/fresamento/temperamento é possível sem enfraquecer a resistência do material?
4) É possível recuperar esse material sem prejuízo de sua resistência?
5) Alguém conhece alguma empresa que possa produzir essas bengalas sob medida?

Segue anexo uma foto das bengalas empenadas.

Agradeço penhoradamente qualquer ajuda ou comentário.

Abs.

André/Niterói/RJ

Rosí Elias
25/01/2005, 11:41
Saudações André, seja bem vindo neste clube.

Infelizmente, meu "entendimento" não vai a esse ponto e fico triste em não poder te ajudar. Ainda mais você que me ajudou tanto neste fim de ano.

Sua pergunta poderia ser respondida por algum metalúrgico.
Não existe nenhum torneiro que possa fazer uma bengala desta pra você??

Sei que o (4140) tem uma resitência bem maior, mas a relação peso e espaço de força é que deve estar forçando a peça ao máximo dela.

Será que (para essa torção) tem algum outro material que aguente??
:D :D :D

][s

Andrejur
25/01/2005, 13:39
Salve Rosí.
Valeu pelo apoio. Vamos aguardar outros comentários e o exame da metalúrgica. Acho que já vi alguns comentários aqui sobre a reistência do aço e o processo de temperamento/destemperamento. Se não estou enganado, do Bill ou :oops: do Sandro Tanure.

gvogetta
26/01/2005, 22:21
Caro André,

Pelo que vi nas imagens o problema pode ter duas raízes:

1. Ou os eixos foram submetidos a um tremendo esforço (situação provável, tratando-se de um motor MWM (grande torque) associado aos pneus grandes e a um possível uso da reduzida com excesso de pé... :?:

2. Ou foi no tratamento térmico do aço empregado.

Não sou entendido em metalurgia, mas pelo que sei esse aço não é fraco a ponto de acontecer este tipo de coisa, sendo muito empregado em eixos e outras partes automotivas que requerem resistência. Provavelmente a têmpera, processo pelo qual se confere resistência ao aço, especialmente à torção, não foi bem executado, o que não é fato incomum, pois muitas de nossas oficinas fazem tudo "nas coxas". Aqui em Curitiba conheço uma empresa que faz este serviço, mas infelizmente não posso opinar sobre a qualidade dos seus serviços, além de ficar bem longe de você...

Quanto à recuperação destas pontas, particularmente acho bastante temeroso, pois o material já encontra-se fragilizado, apesar de que, como disse antes, não ser "entendido" em metalurgia...

Saudações,

Andrejur
26/01/2005, 22:37
Salve Getúlio.
Obrigado pelos comentários.
Acredito que vc está com razão quanto ao processo utilizado nessas bengalas. Segundo eu soube, o normal seria elas quebrarem e não se deformarem como ocorreu. Parece que o temperamento do aço foi incompleto ou falho. Estou aguardando a posição do fornecedor.

Abs.

André/Niterói/RJ

Wallace
27/01/2005, 10:52
Quando os eixos estavam sendo montados, fiquei sabendo que essas bengalas eram lisas na parte externa e tinham que ser fresadas através de um processo de destemperamento/temperamento do aço.
1) Qual seria a provável causa do empenamento dessas bengalas?
2) Esse tipo de aço está adequado ao uso do veículo em trilhas pesadas com pneus 33x12.5x15?
3) O procedimento de destemperamento/fresamento/temperamento é possível sem enfraquecer a resistência do material?
4) É possível recuperar esse material sem prejuízo de sua resistência?
5) Alguém conhece alguma empresa que possa produzir essas bengalas sob medida?Pelo que eu saiba os Semi-eixos são forjados e não usinados (fresadas).
O Forjamento compacta o material deixando ele mais forte.
Estranho o termo usado "fresadas através de um processo de destemperamento/temperamento do aço"... verifique isso melhor.
A torção mostrada é por falta de resistencia.
Vai precisar de um material/processo que permite uma peça mais forte na torção.
Não descarte a posibilidade de precisar trocar tudo por algo de maior diametro e maior numero de estrias.
Qual o numero de estrias destes seus?

Wallace
27/01/2005, 11:10
Acredito que vc está com razão quanto ao processo utilizado nessas bengalas. Segundo eu soube, o normal seria elas quebrarem e não se deformarem como ocorreu. Parece que o temperamento do aço foi incompleto ou falho. Estou aguardando a posição do fornecedor.Não deve ser um problema de tempera. A tempera é um processo que dá uma resistencia superficial na peça. Isso resulta é maior resistencia a desgaste superior e resistencia a tração. Na realidade uma maior tempera deixaria a peça mais fraca para torção pois ela fica mais quebradiça.
A tempera é importante, pois, deixando a superficie mais dura fica mais dificil de machucar algum entalhe, mas quando tiver problema ele vai lascar ou quebrar e não torcer.
Como você aparentemente não tem quebra nos dentes, só torção, não deve ser um problema de tempera.
A tempera é basicamente mergulhar o material aquecido em água (ou óleo).

Andrejur
27/01/2005, 11:50
Obrigado Wallace.
São 19 estrias na parte interna do diferencial e 10 na externa, onde houve o empenamento. Estou considerando a hipótese de trocar tudo, ou quase tudo... :?:

Abs.

André

Wallace
27/01/2005, 12:35
Não lembro quantas estrias na parte externa os de 30 na interna.
Se for mais, troque pelos de 30 estrias, de preferencia fojados.
Voce não tem bloqueio certo, com 30 estrias vai mais opções de bloqueios e mais baratos.

Andrejur
28/01/2005, 00:10
Valeu Wallace. Muito obrigado pelo aviso e pela sua atenção.
No momento parece que o fornecedor das bengalas vai confeccionar outras como as mesmas especificações para aproveitar as demais peças do do conjunto. No futuro vou levar em consideração a sua observação quanto ao bloqueio dos eixos.

Othon Alvares
01/02/2005, 14:15
Andre,
Entregamos todas as analises quimicas de materiais usados em perfuracao e que por ventura apresentaram algum problema à TECMETAL.
Apenas para dirimir duvidas, eu, no seu caso, levaria as velhas para analise.
Se quiser entrar em contato o email é tecmetal@tecmetal.com.br
Rua Serra Dourada, 260 - Casa 12 - Vargem Grande - Rio
(21)2428-1080.

PS: acho que o 4140 perdeu suas caracteristicas quando foi "aquecido" :| .

Abracos

Andrejur
01/02/2005, 19:34
Obrigado Othon.

As bengalas foram remetidas ao fabricante para análise e confecção de outras na garantia.
Estou aguardando...

Abs.