Conectar

Ver Versão Completa : Colocação guincho eletrico.

Kim
05/12/2009, 13:38
Caros amigos engeseiros!

Preciso do auxilio para a colocação do guincho eletrico.

Qual seria a melhor forma?

Apoiado em cima das longarinas do chassi?

Por baixo das longarinas?

Como fazer no parachoque?

Poderiam colocar fotos?

Bem, sou inexperiente neste assunto, e como estou montando um engesa, me bateu essa dúvida.

A caixa de direção que usarei, não excederá a altura do chassi, como no modelo original.

Usarei calços de 15cm na carroceria.

Procurei no forum e no goolge, e nada achei.

Ficeri grato com a ajuda de todos.

Abraços.

Kim.

Tio Eddie
05/12/2009, 14:55
Kim,

Tanto no meu ex willys CJ5 quanto na Milona o guincho foi instalado sobre as pontas das longarinas do chassi, suporte/mesa apoiado nas longarinas e o guincho no suporte.
No CJ sem problemas com para choques, mas na pkp foi uma baita mão de obra.
Acredito que a distribuição de pesos e o momento de apoio do guincho fiquem melhorres desta forma. Já vi mesas em quebra mato dobrarem (abrirem) quando a viatura estava de cara pra cima e o cabo do guincho em ângulo, fazendo força para baixo.

My 2 cents

[]s

Salviano
05/12/2009, 15:32
Caros amigos engeseiros!

Preciso do auxilio para a colocação do guincho eletrico.

Qual seria a melhor forma?

Apoiado em cima das longarinas do chassi?

Por baixo das longarinas?

Como fazer no parachoque?

Poderiam colocar fotos?

Bem, sou inexperiente neste assunto, e como estou montando um engesa, me bateu essa dúvida.

A caixa de direção que usarei, não excederá a altura do chassi, como no modelo original.

Usarei calços de 15cm na carroceria.

Procurei no forum e no goolge, e nada achei.

Ficeri grato com a ajuda de todos.

Abraços.

Kim.

A foto diz tudo...é uma pequena ajuda.

Eduardo Velo
05/12/2009, 15:35
Kim , essa sua preocupação é válida , tb já vi muitos suportes de guincho que abrem o bico na hora H ... tem que ser com chapa de 6 mm de espessura pra cima , prendendo a base nos parafusos que prendem o parachoque ás longarinas ...
O código de transito não permite uso de suporte de guincho sem ser homologado , mas até agora nenhum PR me parou por causa disso , então acho a lei não vingou ...

Alexandre Souto
05/12/2009, 17:34
Kim, vamos ver se posso colaborar para esta sua empreitada...

Pelo que o meu mestre João me explicou, o guincho deve ficar alto, mas nao tao alto para nao fazer forçar para baixo, situaçnao que o Eddie citou, e alto para o bastante para nao perder o angulo de entrada...

Tudo pode ser parafusado, com parafusos parrudos e com pontos de apoio bem equlibrados.... foi isso que entendi, se eu estiver errado, favor, abstraia... :mrgreen:

espero te ajudado.... > FOTOS...

Boa sorte na instalação e se cuida, não se machuque MAAAAAis uma vez!!! :stop: :concordo:

Tio Eddie
05/12/2009, 18:09
Kim,

Usei a busca e achei o tópico onde postei a instalação do guincho na Milona.
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45992 (http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45992)
Mais uma ajudinha!
[]s

Kim
05/12/2009, 23:38
Pessoal, obrigado pelas fotos e feedback, serão de grandíssima utilidade!

Já sei que prenderei a mesa por cima do chassi.

Então, confeccionarei a mesa dessa forma.

Continuem com fotos para colher boas ideias.

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
06/12/2009, 12:23
Kim , no meu a mesa é presa sobre o parachoque preso por parafusos e ganchos ... já foi muito usado e em situações muito complicadas , desse jeito eu garanto que não dá chabu ...

Seguem fotos - na 1a foto a mesa com as mãos francesas soldadas nela e presa por um gancho U de feixe de mola que serve como ponto de ancoragem tb - na 2a e 3a fotos os parafusos que prendem no parachoque por cima e no gancho inferior - na 4a e 5a fotos aparencia geral com a cx de solenoides ...

Eduardo Velo
06/12/2009, 12:29
Mais fotos - a 1a e 2a fotos são do reforço interno do parachoque entre as longarinas para evitar o esforço de fechamento das longarinas e como ficam as dobras dos ganchos inferiores para fixação - na 4a e 5a fotos a bateria de 100A que deu um bocado de trabalho pra instalar e o alternador GM de 100A/h que tb deu trampo pra alinhar a correia ... mas já fiz teste de uso por um trecho de uns 400 m arrastando o bixo como arado e ficou show de bola , retoma a carga com muita facilidade ...

abs ... Edu

Supercharger
19/12/2009, 10:15
Já sei que prenderei a mesa por cima do chassi.

Não sei se o modelo do seu guincho cabe entre as longarinas do chassi, mas caso caiba, eu colocaria a mesa por baixo da longarina, de modo que o guincho ficaria entre as mesmas, e a guia de roletes ficasse centralizada no parachoque.

Vejo duas vantagens nisso. Uma é que a tração feita pelo cabo estará alinhada com o chassis. Outra é que o guincho fica mais baixo, obstruindo menos a ventilação do radiador. E como o limite inferior continua sendo a longarina e o limite frontal continua sendo o parachoque, não haveria perda de ângulo de entrada.

Estou falando isto é claro sem conhecer em detalhes a frente do Engesa, estou falando que acho esta uma boa posição para guinchos de uma forma geral.

Repare na primeira foto do meu Samurai no link abaixo, como a base do guincho é rebaixada em relação ao resto do parachoque, e repare também como o guincho já instalado não obstrui a grade.

http://samuraitatu.host-ed.net/dicas06.html

Esta idéia da mesa rebaixada em relação ao parachoque não é minha, este é o parachoque do Rodrigo Portugal para Samurai, e eu achei formidável esta solução que ele encontrou.

Espero ter ajudado (a criar mais dúvidas! :mrgreen: )

Kim
19/12/2009, 13:02
Supercharger!

Gostei da idéia!:concordo:

Acho que terei que refazer o parachoques.

CAVESO
31/12/2009, 00:39
Tb gostei do guincho entre as travessas...

Só corujando o tópico!

Kim
31/12/2009, 10:19
Opa CAVESO!

Foram ótimas as ideias que postaram!:concordo:

GAlera, se tiverem mais fotos, com colocações diversas, podem postar, ficaremos agradecidos.

Colaborem com ideias de guinchos trazeiros também!

Abraços.

Kim.

CAVESO
31/12/2009, 12:49
Guincho traseiro??????????????

É, o homi tá animado a fazer trilhas pesadonas e roquecraulim...... :mrgreen:

Estou sem grana pra guincho no momento, mas como terei que mudar meu parachoque (o pneu tá pegando no parachoque original), penso em fazer um suporte de uma vez.

Algo parecido com o que o xande lindo fez.

Alexandre Souto
31/12/2009, 15:24
Guincho traseiro??????????????

É, o homi tá animado a fazer trilhas pesadonas e roquecraulim...... :mrgreen:

Estou sem grana pra guincho no momento, mas como terei que mudar meu parachoque (o pneu tá pegando no parachoque original), penso em fazer um suporte de uma vez.

Algo parecido com o que o xande lindo fez.

OOOOOOOOOO Cavesão, fico lisongeado da Fordinha inspirar a vcs, obrigado pela parte que me toca, mas eu só pedi para fazer e estou satisfeito por enquanto.

O artista foi MY MESTER JONES!!!

Abs amigos!!!!