PDA

Ver Versão Completa : Inspeção e homologação de alterações

Th Cerga
24/01/2005, 22:50
Salve amigos....pela "enesima" vez e segundo topico a respeito...por favor, me ajudem...como faço para documentar um hibrido 4x4...igual ao "jipe" do leitor da edição nr. 132 da 4x4&Cia. (para quem nao sabe..ai vai..um chassi de Jeep, motor de Opala e carroceria de Saveiro).
Grato pela atenção de todos
Th Cerga

Nando
25/01/2005, 09:05
Vai num despachante que ele cuida de tudo. Provavelmente vai precisar molhar a mão de algumas pessoas também. Barato não deve sair.

elcio
25/01/2005, 10:51
vai precisar das notas fiscais das peças bem como dos serviços prestados.
juntar toda a pepelada e :

1 - enfrentar a burocracia
2 - jogar tudo na mao do despachante e deixar que ele se vire, afinal eles cobram caro pra isso mesmo.

nao se esqueça que vc tem que passar pelo crivo da vistoria em sua regiao pra poder documentar a bagaça, isso vc mesmo tera que fazer.

[]´s

guilhermeabreu
26/01/2005, 21:50
Th Cerga

Não acredito que precise de molhar a mão.

Se no CONTRAN não tiver nada impedindo de montar este carro, é só juntar todas as notas de compra que vc tem , que comprou estas peças , nota de mão de obra da montagem e PASSAR PELO CRIVO DO INMETRO, que é o que pode te bloquear a documentacão desta montagem . Se passar nos testes do INMETRO a documentação sai rápido sem molhar mão de ninguem.

Se tiver de molhar mão de alguem é pq tem alguma coisa de ilegal , e outra hora vc poderá estar encrencado , PERDER O VEÍCULO por exemplo.

O seu veículo sai como protótipo.

O problema que eu acho, é que não é qq oficina que tem autorização para montar carro.

Digo isto tudo pq aqui em CAMPOS DOS GOYTACZES - RJ. A oficina que fez minhas adaptações foi autorizada pelo INMETRO para construção de carros. Ele pagou várias coisas e cumpriu várias exigencias para ter esta autorização. Já inclusive fabricou um JEEP muito parecido com o ENGESA , ele fez a lataria e suspensão e usou a mecânica toda da L-200. E já vendeu por R$48.000,00 a vista. E saiu com o nome de SCALT.

E estas papeladas é realmente o DESPACHANTE que agiliza tudo.

OBS: se o despachante te pedir bola$$$$$$$$$ ? sai fora que é FRIA.

A não ser que vc monte de qq jeito e carregue em cima de outros carros e rodar só em competições, aí não precisa de documento.

dero
26/01/2005, 22:27
Lei do Menor Esforço (LME) = Despachante :mrgreen:

Se quer um serviço de profissional tem q entregar na mao dos caras, se nao vc pode ate acabar sendo marcado no Detran como aquele-carro-q-ta-todo-ilegal-e-nao-vai-emplacar-nunca e a partir dai ja era, so emplacando em outro municipio.

Eu sou da seguinte opiniao: se é coisa simples faz vc mesmo, se for coisa complicada (leia-se quase impossivel devido as resoluçoes Contran etc) entrega pra um profissional.

Ja ouvi falar q qdo se quer mais segurança ainda, emplaca em outro municipio e apos o recebimento do documento transfere pro seu municipio q o cadastro dele recomeça virgem, sem notas fiscais de peças (se é q elas existem) sem certificados de credenciadas (se é q elas existem) e no dut o ultimo registro fica sendo do despachante da outra cidade e nao de um certo ferro velho q te vendeu a carcaça :wink:

Nao q isso seja ilegal, é totalmente legal transferir o veiculo, mas nao temos culpa se a pepelada inicial do emplacamento fica onde foi feito o primeiro... :mrgreen:

valeu

RBANDEIRA
18/03/2005, 12:20
O gostaria de saber como o Gustavo , moderador do forum, fez para regularizar as
alterações do Tornado, Gustavo, fala ai????

guilhermeabreu
18/03/2005, 12:48
RBANDEIRA

Eu troquei o motor a álcool do meu ENGESA pelo MWM 2.8 turbo diesel com intercooler e mudei a cor de branco para amarelo catalão .

Eu fui no despachante , levei as notas fiscais do motor , da mão de obra da troca de motor, das tintas que usei ,da mão de obra do pintor . E o despachante deu entrada no processo e já marcou para a próxima 2º feira a VISTORIA QUE SERÁ FEITA NO INMETRO . De posse do laudo do INMETRO (que será favorável esta adaptação), o despachante marcará a vistoria do DETRAN , sendo aprovado na hora , e vc pega o verdinho na hora , já constando a cor nova e combustível DIESEL . ESTE tramite leva 1 semana no máximo.

Sexta feira que vem , passo a mensagem aqui , se já estou ou não com os documentos em dia e na mão.

NÃO É COMPLICADO NÃO , NÃO DESANIMEM COM OS DESANIMADOS NÃO.

COISA BOA É VC MONTAR SEU PRÓPIO CARANGO.

lucas.sanches
19/03/2005, 00:16
me desculpem

mas mudando totalmente o assunto!!Th Cerga vc nao teria fotos de seu carro pra me enviar??? valew

guilhermeabreu
27/03/2005, 21:01
TH CERGA

Como havia falado semana passada ,que nesta daria a resposta de como estava meus documentos .

Taí , fiz a vistoria no INMETRO , peguei o laudo que foi positivo minhas adaptações e o despachante irá marcar para esta semana a vistoria no DETRAN , e na mesma hora sai o verdinho em meu nome com as modificações feitas .

Semana que vem mando o restante da notícia.

NÃO DASANIMEM , NÃO TEM QUE MOLHAR $$$$$$$$$ A MÃO DE NIGUEM.

iNsAnE
27/03/2005, 21:41
E se eu mesmo fizer uma adaptaçao dessas, como que fica?

guilhermeabreu
30/03/2005, 14:59
iNsAnE

Acredito que vc não conseguirá documenta-lo . Onde vc irá conseguir uma NOTA FISCAL desta construção? pronto , não tem jeito . A não ser que vc faça e ande com ele rebocado ou em cima de outro carro e só usar em competições tipo INDOOR , RIDE , RALLY OU TRILHAS .

Cícero Franco
30/03/2005, 15:08
Tem que pegar um bom despachante em primeiro lugar. Depois, com todas as notas fiscais, levar para a vistoria no INMETRO e no Detran. Com isto e alguma grana na mão, tu consegues documentar o veículo.

marcelo nunes
30/03/2005, 21:31
Porque você não passa num centro de inspeção veicular e pergunta?

Quando fui documentar um dos CJ, levantado, com freio a disco, direção de santana, GNV, etc. foi a maior via sacra:

Num lugar diziam que o cilindro de GNV só podia ser dentro do carro.
Noutro lugar que o cilindro não podia ser dentro do carro.
Em outro que o cilindro não pode ficar embaixo do carro.
Em mais outro que o cilindro embaixo do carro só pode ser na transversal e atrás.

Enfim, coloquei dois cilindros de 7,5m3, embaixo do carro, nas laterais.

Uns torciam o nariz pra altura da suspensão.
(feixes de molas feitos sob encomenda, mas sem SPOA por exemplo)
Outros diziam que direção de santana não passava, que era direção de carro em utilitário (isso me disseram na ciretran).

Tudo foi homologado e documentado. E sem despachante.

Simplesmente passei no centro de inspeção e, na maior boa vontade o engenheiro que iria assinar a homologação me disse o que era necessário fazer e trazer pra que ele homologasse. Não molhei a mão de ninguém.

Fui num centro que fica na Av. Juntas Provisórias, no Ipiranga. Não lembro o nome do engenheiro, mas é o único que fica por lá.

guilhermeabreu
31/03/2005, 00:00
Quantas vezes tenho que dizer que não tem que molhar $$$$$$$$ a mão de niguem .

REPITO NOVAMENTE : O MEU , NÃO MOLHEI A MÃO DE NIGUEM , FUI AO DESPACHANTE , DEI TODAS AS NOTAS FISCAIS E EM 5 DIAS MARQUEI A INSPEÇÃO NO INMETRO , O LAUDO PEGUEI NA HORA E APROVADO MINHAS ADAPTAÇÕES , LEVEI NO DESPACHANTE , E ESTOU AGUARDANDO A VISTORIA NO DETRAN . QDO ÍSTO OCORRER , QUE DEVE SER SEMANAS QUE VEM , PEGO O VERDINHO NA HORA TB .

O que eu acho difícil é o INMETRO aprovar uma construção artesanal ,sem que esta oficina seja AUTORIZADA PELO PRÓPRIO INMETRO em construir automóvel . No meu caso , a oficina foi autorizada pelo INMETRO , e cada carro construido tem que ter um projeto de um engenheiro mecânico.

PELO AMOR DE DEUS , NÃO VENHAM COM CONVERSA DE MOLHAR A MÃO $$$$$$$$ DE NIGUEM , QUE SERÁ PREJUÍZO NA CERTA .
MESMO SE PASSAR MOLHANDO A MÃO , UM DIA SE VC VENDER E PASSAR POR MÃOS DE OUTROS INSPETORES VC ESTARÁ FU$%¨&*(*(DO , VAI PERDER TODO O INVESTIMENTO .

marcelo nunes
31/03/2005, 00:40
A modificação de características originais, construções artesanais ou mesmo a construção de um protótipo não precisa ser realizada em oficina credenciada pelo INMETRO, mesmo por que este órgão não credencia oficinas para este tipo de atividade.

A homologação é que deve ser efetuada em Centro de inspeção veicular licenciado pelo instituto.

A homologação também pode ser obtida junto à FEI ou à Mauá, que eram as duas únicas instituições que homologavam protótipos e construções artesanais até 1998.