Conectar

Ver Versão Completa : Motor sem pressão de Oléo

Emeson
04/12/2009, 21:14
Salve galera, estou com um sério problema. A história é a seguinte, a alguns dias indo para uma cidade vizinha a minha para fazer a vistória do motor e chassi solicitada pelo detran, meu motor estorou, mas estorou mesmo do bloco abrir um buraco, acredito que a bomba de oleo pifou e a luz não acendeu. Bem, comprei um outro motor usado Willis 6cc, testamos o motor e estava blz, mas agora com o motor no lugar, a bendita luz de oleo não apaga na lenta de jeito nenhum, so acelerando muito, ja troquei a cebolinha e a bomba de oleo e nada, hj coloquei um manometro de oleo para medir a pressão e não marcou nada. Não estou disposto a abrir o motor, pois vou vender o jeep e ja não aguento gastar mais neste daqui. Preciso de alguma idéia, o mecanico abriu o motor em baixo, e conferiu um cascilho e ele estava filé, seria o caso de ter conferidos todos? o pior é que o danado do motor esta com um funcionamento muito bonito. Preciso de alguma luz...

Flaibam
04/12/2009, 22:19
Se o seu painel for original, devem acender duas luzes vermelhas. Uma delas é a do óleo, e deve se apagar em cerca de 15 segundos, até a pressão se normalizar. A outra indica o carregamento da bateria pelo alternador.
Você identificou que é a lâmpada de óleo mesmo? Elas ficam de lados opostos no velocímetro (alternador do lado esquerdo e óleo do lado direito).
Se for a do lado esquerdo, o problema é elétrico e não tem nada a ver com o óleo. Certo?!

Aguinaldo guga
04/12/2009, 22:50
Caro colega vc esta medindo a pressao no lugar correto, se sim pode ser folga na bucha do comando de valvulas bom dar uma verificada, esperimente outra bomba de oleo

Emeson
04/12/2009, 22:58
Amigos, ja troquei a bomba de oléo, acredito que estou medindo a pressão no local correto, tirei a cebolinha e coloquei o manometro no local de encaixe dela.
Quanto ao painel, é um de opala, "o maldito antigo proprietário que colocou", não gosto, mas...

RBM
05/12/2009, 16:26
Qual era o motor que estorou? de opala?
O que pode estar dando e incompatibilidade entre cebolinha do Bf com o painel do opala.
A flta de pressão no motor, realmente de ser os mancais, e buchas do comando, um coisa queaconteceu com meu Bf foi uma casca de oleo na galeria que vai para a bomba, limpei e deu pressão.

Pablo.pinto2007
05/12/2009, 19:54
Até onde entendo, você deve erificar se realmente tem pressão no sistema, até onde sei e por experiência (na empresa onde trabalho), quando uma bomba(equipamento) perde a pressão, é por que o fio de óleo imposto ali pela bomba está menor que a folga (normal), você entendeu esse angu? Trocando a ordem, quando a folga necessária está maior que deveria a pressão de óleo cai, o que geralmente se habitua a fazer é colocar um óleo mais grosso no motor. Se realmente sua bomba de óleo (q vc diz ter trocado) tiver boa, então isso te garante uma lubrificação, mas se há essa folga, tenta colocar um óleo mais viscoso no motor. Outra coisa esse teste que você fez, tem que ser bem criterioso, não sei quem fez e como fez, mas colocar um manômetro no local da tomada de pressão do óleo isso vai depender bastante da compatibilidade de cada instrumento. nos kit vendidos nos EUA os indicadores de pressão de óleo vem com uma cebolinha própria calibrada para aquele instrumento. Vou dar um exemplo, o meu CJ era oroginal o marcador de pressão de óleo estava beleza, aliás está até agora, então assim, ele marcava com o motor original, tomada mecânica, hoje com o motor AP é o mesmo instrumento, só que adaptei uma tomada no motor AP para assim pegar a pressão mecanicamente, o que pode estar acontecendo com você, o instrumento do painel do Opala não deve estar dando compatibilidade com o do BF, e o seu manômetro deve estar descalibrado, ou desapropriado para a pressão de trabalho do motor... vê lá isso com cuidado, pois já quebrei muita cabeça uma vez no trabalho por conta disso, medições diferentes de bombas iguais, quando fui ver era o manômetro em outra escala, ao invés de kgf/cm2 estava em psi, então as coisas mudam... e bastante, então dependendo da unidade, o manômetro realmente não era nem para ter descolado.

Abraços vê aí o que pode ser e qualquer novidade dá um grito!!!

Rafaminc
05/12/2009, 21:11
Amigos, ja troquei a bomba de oléo, acredito que estou medindo a pressão no local correto, tirei a cebolinha e coloquei o manometro no local de encaixe dela.
Quanto ao painel, é um de opala, "o maldito antigo proprietário que colocou", não gosto, mas...

Amigo, se for BF, vai crente no eixo do comando. S[o que pelo que lembro vai ser dificil achar alguem que faca um embuchamento neste local, pois precisaria de uma mandriladora especial para este servico.
O meu Bf quando fiz a retifica, comecou a acender a luz tambem, e apos uns 10 anos ela apagou, hehe...
Sujest'ao> d[a pau neste motor ate ele se entregar, depois troca por um mais moderno...

Julio Rebello
06/12/2009, 22:27
Dê uma olhada no pescador, ele pode estar com obstrução impedindo a sucção do óleo.

Jacimar
07/12/2009, 07:44
. . . comprei um outro motor usado Willis 6cc, testamos o motor e estava blz, mas agora com o motor no lugar, a bendita luz de oleo não apaga na lenta de jeito nenhum, so acelerando muito, ja troquei a cebolinha e a bomba de oleo e nada . . .

Bom dia ! verifique se seu filtro de óleo não está furado, como o Jeep tem filtragem parcial do óleo, ele não pode funcionar sem o filtro :parede: se você fizer isso ( funcionar sem filtro ) o óleo vai quase todo para o 'copo' do filtro ( que está sem resitência ) e não lubrifica as partes móveis do motor, pode ser isso que estragou seu primeiro motor, se for realmente necessário funcionar o motor sem o filtro você deve obstruir a entrada do óleo no filtro para que ele vá para o motor, parece estranho mas é assim que funciona . . . descobri isso no livro : Manual de automóveis de M. Arias-Paz página 112 em diante, o livro é de 1970 da editora Mestre Jou e a capa é um Maverick, fala muito de motores mais antigos como o BF e Go-devil . . .

Jacimar
07/12/2009, 09:45
. . . a bendita luz de oleo não apaga na lenta de jeito nenhum, so acelerando muito, ja troquei a cebolinha e a bomba de oleo e nada . . . Preciso de alguma luz... ( de óleo ? :lol::oops: )

Outra coisa ! a cebolinha de óleo é apenas um pressostato, sendo assim não há problema de compatibilidade com o painel do Opala, quando tem pressão de óleo o pressostato abre e o indicador ( lâmpada ) de óleo apaga, você colocou um manômetro e não teve indicação :pensativo: mais um motivo para suspeitar do filtro. boa sorte . . .

Daher
07/12/2009, 10:06
No meu jeep 58 eu tive o mesmo problema apos a retifica do motor 4 cc original ( é muito parecido com o seu, só que o seu tem dois cilindros a mais), troquei bomba e nada, a luz acendia em marcha lenta.

Fui na bomba de oleo e ao lado dela tem o que se chama valvula reguladora de pressão, tem um tampão rosqueado quando vc tira tem uma mola e uma esfera, eu colocquei uma mola mais forte e coloquei duas arruelas no tampão e numca mais tive problemas, faz 3 anos...

(levei dois mese pesquisando até descobrir isto)

Abrçs

Jacimar
07/12/2009, 10:53
Interessante :concordo: essa válvula é a que faz o alívio de pressão no circuito, sempre achei que ela era interna ao motor :parede: vou dar uma olhada no BF, não se sabe o dia de amanhã :pensativo: . . . valeu :palmas:

Marcio Rossetto
07/12/2009, 11:50
Camarada, eu estou retificando o meu BF e em breve irei montar a bomba, de óleo .
No seu caso a bomba é modelo grande ou pequeno ?
Outra coisa a pressão de óleo segundo o manual é :

6 PSI a 600 RPM
20 PSI a 2000 RPM
30 a 40 PSI a 2500 RPM

Ou seja, 6 PSI = 0,4 bar
20 PSI = 1,38 bar
40 PSI = 3 bar

Conclusão : a pressão na marcha lenta é baixa e o resto também , portanto necessario um Manometro de baixa pressão para medir .

DANIEL BALES
07/12/2009, 13:15
Bom Pessoal,

aproveitando este tema gostaria de pedir ajuda também, tenho um Cj que ficou 14 anos parado, o motor é um geórgia 2.3 4 cilindros

O jeep foi totalmente reformado inclusive a parte elétrica que foi feita nova, porém já estou rodadando a uns 5 meses e até o momento não consegui resolver os seguintes problemas:

1) luz da pressão de óleo não acende quando se liga a ignição
2) Indicadores de temp. da água não funcionam tanto no painel central original, quanto no relógio cronomac do console central
3) O relógio cronomac que marca temperatura do óleo também não funciona

Estou andando as escuras correndo sérios riscos de perder o motor, o eletricista que fez a instalação não tem a mínima noção do que possa estar ocorrendo, ele defende a tese de que os relógios não são compatíveis com as cebolinhas

No manual do Jeep informa que a cebolinha superior é da pressão do óleo, esta eu coloquei nova, a inferior próxima a caixa seca é a temp. da água, a outra inferior próxima do suporte do coxim acredito ser da pressão do óleo (não há informação no manual).
Estas duas inferioires não foram trocadas e acredito que sejam originais

Gostaria de saber como e quem pode fazer este testes para verificar se as cebolinhas e os relógios estão funcionando

Jacimar
07/12/2009, 13:34
Bom Pessoal,

Gostaria de saber como e quem pode fazer este testes para verificar se as cebolinhas e os relógios estão funcionando

Boa tarde prezado ! se você não entende um mínimo de elétrica ou eletrônica fica mais difícil :putz: , talvez um amigo seu possa te ajudar, bem, as 'cebolinhas' são basicamente de dois tipos, as resistivas e as de contato, quando a cebolinha faz o acendimento de lâmpada, como a do óleo, ela é de contato, quando faz a indicação de forma proporcional, como a de temperatura ela é resistiva, para testar uma cebolinha de contato meça sua resitência com um multímetro, no caso do óleo ela deve indicar resistência baixa com o motor desligado ( lâmpada acesa ) e resistência alta com o motor ligado ( lâmpada apagada ), para testar a de temperatura o procedimento é similar, só que o valor da resistência vai variar entre alta com o motor frio e baixa com o motor quente passando por infinitos valores intermediários enquanto o motor esquenta, existe sim problemas de compatibilidade entre cebolinhas resistivas e medidores, muitas vezes eles são 'casados', o manual dos seus medidores deve ter alguma informação a respeito, experimente também outro eletricista :parede:,talvez o seu não tenha experiência com esse tipo de instalação, boa sorte . . .

Daher
07/12/2009, 13:39
Ei, na minha F-85 o motor é o Georgia. ela tem um regulador de voltagem (entrada 12 V saida 5,2 v), mas se fosse ele vc nao teria tambem o marcador de combustivel ( estou partindo do principio que o seu marcador de combustivel está funcionando), entao vc deve fazer o seguinte ligue o fio que vai na cebolinha no terra, se o marcador for até o quente ele está funcionando (só nao deixe ligado muito tempo para não danificar o marcador)....

Na luz de oleo a mesma coisa, vc deve estar com as cebolinhas ruins nos dois, na f-85 eu estava com as duas com defeito.

Se vc estiver com o marcador de comb e temp sem funcionar pode ser o regulador, é só vc comprar o regulador do corcel II ou montar vc mesmo usando o regulador 7805 e dois capacitores de acoplamento (já vi muitos jeep's sem o regulador, mas os marcadores marcam errados na maioria dos casos)..

abrçs

Daher
07/12/2009, 13:43
Opa, segue esquema do regulador:

abrçs

Jacimar
07/12/2009, 13:56
Bom Pessoal,

. . .

2) Indicadores de temp. da água não funcionam tanto no painel central original, quanto no relógio cronomac do console central
3) O relógio cronomac que marca temperatura do óleo também não funciona

. . .

Outra coisa . . . para você ter 2 indicadores funcionando conforme em 2) você precisa de 2 cebolinhas, uma para cada medidor . . . e para ter a medição de temperatura do óleo como em 3) você precisa de uma cebolinha para isso também, que não é a da luz de óleo . . . não seria melhor você aposentar o painel original ? :pensativo:

DANIEL BALES
08/12/2009, 13:20
Jacimar,

Valeu pelo curso rápido de cebolinhas, isto vai me ajudar na hora de discutir com o eletricista
O que vc falou quanto a compatibilidade entre relógio e o sensor faz sentido
Acredito que o problema seja fácil de resolver a questão é encontrar um profissional competente e com vontade de ajudar

Daher, valeu pelas dicas também, instalei recentemente um alternador de Golf no meu jeep e acabei por eliminar o regulador de voltagem, já que o alternador já vem com ele imbutido, até então só tenho o marcador de combustível funcionando
irei fazer os teste qeu vc sugeriu e ver o que acontece ]

Depois de suas explicações tenho algumas hipóteses:

1) marcador e sensores não são compatíveis
2) Sensores não funcionam
3) Sensores montados invertidos resistivo no lugar do de contato e vice versa
4) relógios não funciona devido a idade

Acredito que seja mais fácil chegar na causa raiz fazendo a comprovação de cada hipótese

Jacimar
08/12/2009, 16:00
Prezado boa tarde ! acho que o regulador de o Daher está falando é um que estabiliza a tensão para o painel apenas, não é o de carga da bateria, isso era muito utilizado antigamente mas hoje está em desuso :parede: , mas se o medidor de combustível que está funcionando for o do painel original é porque o estabilizador do painel está funcionando :concordo: . . . a propósito o alternador do Golf precisa de adaptação ou é só colocar no lugar ? :pensativo:

RBM
08/12/2009, 18:54
Jacimar,

Valeu pelo curso rápido de cebolinhas, isto vai me ajudar na hora de discutir com o eletricista
O que vc falou quanto a compatibilidade entre relógio e o sensor faz sentido
Acredito que o problema seja fácil de resolver a questão é encontrar um profissional competente e com vontade de ajudar

Daher, valeu pelas dicas também, instalei recentemente um alternador de Golf no meu jeep e acabei por eliminar o regulador de voltagem, já que o alternador já vem com ele imbutido, até então só tenho o marcador de combustível funcionando
irei fazer os teste qeu vc sugeriu e ver o que acontece ]

Depois de suas explicações tenho algumas hipóteses:

1) marcador e sensores não são compatíveis
2) Sensores não funcionam
3) Sensores montados invertidos resistivo no lugar do de contato e vice versa
4) relógios não funciona devido a idade

Acredito que seja mais fácil chegar na causa raiz fazendo a comprovação de cada hipótese

Daniel,
Leva no Paulinho, fala com o Wilson, ele cuida do meu e o do Marcelo
Quem isntalou os meusrelogios foi o Ademir na Luchetti e o Wilson revisa a parte eletrica.

DANIEL BALES
09/12/2009, 13:03
a propósito o alternador do Golf precisa de adaptação ou é só colocar no lugar ? :pensativo:[/QUOTE]

Jacimar,

Para instalar o alternador é necessário pequenas adaptações nada que uma lixadeira e uma máquina de solda não possam resolver.

Carlos_Ferraz
11/12/2009, 10:23
Caro Emeson,

caso não tenha solucionado ainda seu problema, eu tive um parecido ao retificar um motor GM 151S. No meu caso, após trocar duas bombas de óleo sem sucesso, o mecânico descobriu um rompimento no selo do bloco, em que o óleo vazava pelo selo e retornava ao carter.

Dê uma conferida!!!

[]´s

Brennosiqueira
24/12/2009, 15:36
feliz natal aeww...

Estou tambem com o mesmo problema, tenho um Willis 64 com o motor 3000cc, ou seja bomba grande..o problema eh que a luz do oleo em marcha lenta sempre fica acesa e depois do motor ja quente a luz só apaga em alta rotaçao, retifiquei o motor todo .recentimente, somente 5 trilhas fiz com esse motor, troquei tambem a bomba grande e a luz continua acesa...O engraçado, eh que hj fiz um teste em casa, tirei a tampa de valvulas liguei o motor e observei a vazao de oleo no comando de valvulas, deixei funcionando por uns 20 min ate a luz acender, depois de acesa mais uns 10 min.. dai a curiosidade, a lubrificaçao ficou normal enquanto estava frio com a luz apagada e depois quando estava quente com a luz acesa..nao era para acontecer diferente? a vazao diminuisse com a luz acesa indicando pressao baixada bomba??pq a lubrificaçao continua a mesma? a cebolinha tambem eh nova!

vcs vao me ajudar muito, pois nao aguento mais tentar descobrir e gastar dindin...uee

brigadaoo

abrços brenno

Rafaminc
27/12/2009, 00:58
Brenno, quando vc retificou o motor, seu comando de válvulas foi retirado fora, e com isso perdeu a borra criada durante anos que funcionava como um retentor nos mancais do comando. Com isso o óleo perde a pressão em baixa, mas não o suficiente para deixar de lubrificar a parte de cima (comando).
No meu motor aconteceu a mesma coisa, e agora, após uns 10 anos de uso, a luz parou de ascender novamente.

Usa esse motor até ele se entregar denovo. Daí depois vai atrás de um motor mais moderno, ou arruma um bloco intacto.

SDS

Brennosiqueira
28/12/2009, 10:15
Bom dia...

Mas engraçado a lubrificação eh a mesmo com o motor frio e com o motor quente só q com esse, a luz só apaga em alta rotaçao..podereia andar nele assim com a luz acesa??Se esta lubrificando a parte de cima necessariamente esta lubrificando a parte de baixo? Pois se for a lubrificaçao esta perfeita mas a luz da bomba continua acesa..tenho medo de arrebentar o motor..

valeww

brenno

Jacimar
28/12/2009, 10:34
Bom dia...

. . . podereia andar nele assim com a luz acesa??Se esta lubrificando a parte de cima necessariamente esta lubrificando a parte de baixo? Pois se for a lubrificaçao esta perfeita mas a luz da bomba continua acesa..tenho medo de arrebentar o motor..

valeww

brenno

Prezado bom dia ! o CJ58 da minha exposa roda assim tem 9 anos, quando esquenta e você deixa o motor na lenta a luz acende, ela não teve problema até hoje, mas vou fazer como o Daher falou aqui no tópico mesmo, regular a válvula de alívio de pressão, o motor dela é o BF161, não sei se o BF184 também tem essa regulagem :pensativo:

fendrich
23/02/2010, 15:14
Pessoal,

O meu CJ 58 também acende a luz quando o motor está quente e fica na lenta.

Alguém pode me indicar se existe essa válvula de alívio de pressão no motor opala 4 cc gasolina?

Obrigado,

Eduardo

Jacimar
23/02/2010, 15:21
Pessoal,

O meu CJ 58 também acende a luz quando o motor está quente e fica na lenta.

Alguém pode me indicar se existe essa válvula de alívio de pressão no motor opala 4 cc gasolina?

Obrigado,

Eduardo

Boa tarde prezado ! se entendi direito o seu CJ58 está com motor Opala 4 cilindros, certo ? no motor do Opala não sei se existe regulagem, mas pode ser bomba ruim ou cebolinha, tive um problema parecido na minha Bonanza 250S, era a cebolinha, já estava mandando ela para a oficina e resolvi trocar a cebolinha, custou R$10,00 . . . economizei R$590,00 pois o mecânico estava achando que era borra . . . um abraço !

antonio umino
09/02/2016, 13:33
acordando o tópico.....

Alguém sabe ou teve o mesmo problema comentado por aqui. e qual foi a solução??

Retifiquei um motor B f 184. (maverick)... não tem pressão na cebolinha de óleo....portanto não vai óleo na parte de cima ou no eixo das válvulas.... Retirando o bujão do bloco .. alí tem pressão . mas na cebola e no cotovelo que leva óleo ao eixo balancin não tem pressão..... Alguma solução.

agradeço de antemão aos entendidos..

grato. grande abraço.

antonio umino

deividmonnerat
10/02/2016, 20:39
acordando o tópico.....

Alguém sabe ou teve o mesmo problema comentado por aqui. e qual foi a solução??

Retifiquei um motor B f 184. (maverick)... não tem pressão na cebolinha de óleo....portanto não vai óleo na parte de cima ou no eixo das válvulas.... Retirando o bujão do bloco .. alí tem pressão . mas na cebola e no cotovelo que leva óleo ao eixo balancin não tem pressão..... Alguma solução.

agradeço de antemão aos entendidos..

grato. grande abraço.

antonio umino

Antonio.

Um detalhe... quando retifiquei meus 2 motores, um BF184 e outro BF161, eu tambem retifiquei o eixo do comando. É dificil achar as bronzinas/buchas para o comando a um preço justo, então acabei comprando uma chinesa. Esse jogo veio com 4 buchas e cada uma delas veio apenas 1 furo de lubrificação ou seja, veio faltando furos para a passagem de oleo para o eixo balaceiro (que é pulsado) e a cebolinha, que são a segunda e ultima bucha. Troquei por um jogo da marca JS e essa veio com os furos corretos. Não tenho certeza, mas acho que todas ou pelo menos 2 buchas devem vir com 2 furos de lubrificação.

Você trocou essas buchas? Se trocou, talvez ficou faltando furos de lubrificação podendo comprometer seu comando.

Espero ter ajudado, se não foi isso, acho que a solução é abrir motor e checar qualquer entupimento nas galerias ou abrir o motor pra trocar as buchas novamente.

Abs

antonio umino
10/02/2016, 22:05
Antonio.

Um detalhe... quando retifiquei meus 2 motores, um BF184 e outro BF161, eu tambem retifiquei o eixo do comando. É dificil achar as bronzinas/buchas para o comando a um preço justo, então acabei comprando uma chinesa. Esse jogo veio com 4 buchas e cada uma delas veio apenas 1 furo de lubrificação ou seja, veio faltando furos para a passagem de oleo para o eixo balaceiro (que é pulsado) e a cebolinha, que são a segunda e ultima bucha. Troquei por um jogo da marca JS e essa veio com os furos corretos. Não tenho certeza, mas acho que todas ou pelo menos 2 buchas devem vir com 2 furos de lubrificação.

Você trocou essas buchas? Se trocou, talvez ficou faltando furos de lubrificação podendo comprometer seu comando.

Espero ter ajudado, se não foi isso, acho que a solução é abrir motor e checar qualquer entupimento nas galerias ou abrir o motor pra trocar as buchas novamente.

Abs
522246

Acho que vou ter que desmontar o motor novamente. e conferir, pois troquei as buchas do comando. Esta parte levei para a retifica fazer.... acho que vou ter que conferir se foi colocado corretamente.... as buchas comprei novas na Josewal....não reparei a marca e não conferi os furos.........Tenho mais um jogo que comprei para reserva de um outro motor que vou desmontar e retificar. ( 5 rurais)..... então é bom conferir...

David. agradeço a sua atenção... depois de uma retifica com tudo novo. achei que estava tudo correto.. e qual a minha surpresa não apaga a luz de óleo...... retirei a tampa de válvulas e nada de lubrificar..a bomba de óleo por uma outra de um outro motor e nada..... conferi o tubo depois do bloco até o cabeçote e não vem óleo..... mas na frente onde no BF 161 vai a mangueira para o filtro tem pressão.... mas nestes dois nada de pressão.... então vou ter que refazer todo o serviço.... Retirar o motor desmontar..... e verificar as buchas do comando.. pois me parece ser o que você menciona quanto às buchas do comando.....

ainda bem que sei o desmonte e montagem senão é bicho de sete cabeças.... cada qual um sentido...
Vou ter que tirar o motor com a caixa seca, deixando o cambio no lugar....o radiador motor de partida... e depois na bancada. o cabeçote. os pistões e as bielas, o virabrequim. as vávulas de escape. o eixo comando. como também todo o periferico, bomba de água, distribuidor, bomba de óleo,

Obrigado mais uma vez....
522244
522245
grande abraço.

deividmonnerat
11/02/2016, 09:06
522246

Acho que vou ter que desmontar o motor novamente. e conferir, pois troquei as buchas do comando. Esta parte levei para a retifica fazer.... acho que vou ter que conferir se foi colocado corretamente.... as buchas comprei novas na Josewal....não reparei a marca e não conferi os furos.........Tenho mais um jogo que comprei para reserva de um outro motor que vou desmontar e retificar. ( 5 rurais)..... então é bom conferir...

David. agradeço a sua atenção... depois de uma retifica com tudo novo. achei que estava tudo correto.. e qual a minha surpresa não apaga a luz de óleo...... retirei a tampa de válvulas e nada de lubrificar..a bomba de óleo por uma outra de um outro motor e nada..... conferi o tubo depois do bloco até o cabeçote e não vem óleo..... mas na frente onde no BF 161 vai a mangueira para o filtro tem pressão.... mas nestes dois nada de pressão.... então vou ter que refazer todo o serviço.... Retirar o motor desmontar..... e verificar as buchas do comando.. pois me parece ser o que você menciona quanto às buchas do comando.....

ainda bem que sei o desmonte e montagem senão é bicho de sete cabeças.... cada qual um sentido...
Vou ter que tirar o motor com a caixa seca, deixando o cambio no lugar....o radiador motor de partida... e depois na bancada. o cabeçote. os pistões e as bielas, o virabrequim. as vávulas de escape. o eixo comando. como também todo o periferico, bomba de água, distribuidor, bomba de óleo,

Obrigado mais uma vez....
522244
522245
grande abraço.

Se foi a retifica que fez a montagem, provavelmente esse é o problema. Agora, se montaram essa buchas com os furos alinhados para fora do bloco, ou seja, alinhado com a cebolinha e o cotovelo que vai pro cabeçote, seu comando rodou sem oleo nesse periodo... ai não sei o quanto funcionou o motor assim...

Nos 2 motores que montei, essa parte das buchas de comando foram as piores partes da desmontagem e montagem. É bem chato retirar as válvulas de escape, tive que desenvolver uma ferramenta pra encolher as molas.

Mantenha a gente informado ai sobre a situação.

Abs

antonio umino
11/02/2016, 13:08
522314
Então. olhando as buchas do comando novas que tenho no estoque,, o mesmo não tem os dois furos que tem na que foi retirada.... então é zika na certa... vou ter que desmontar todo o motor... eita trabalheira....

mais um trampo a mais.....

aviso aos montadores de plantão...... peça nova não tem furo de passagem de óleo. vou ter que fazer.....

grande abraço.

antonio umino
28/03/2016, 15:35
Por fim .. acabei desmontando o motor... Cabeçote, carter. tampa lateral ., as válvulas de escape e as molas... tampa do comando...
E no final o eixo comando de válvulas..
Não tem o furo do interruptor de óleo e nem o furo que liga ao balanceiro....
Como foi dito em um tópico acima. a bucha de comando tem que ter furo (dois furos) na ultima bucha.. (interruptor de óleo). e no penultimo. (para o balanceiro).... .
Achei uma solução para não tirar as buchas.... fazer um furo com broca na bucha por fora...com um niple para centralizar o furo....
fazer um limpeza.... e montar tudo de novo.....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525711&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525712&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525713&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525714&stc=1
agora o trampo recomeça....

abçs

deividmonnerat
29/03/2016, 07:42
Por fim .. acabei desmontando o motor... Cabeçote, carter. tampa lateral ., as válvulas de escape e as molas... tampa do comando...
E no final o eixo comando de válvulas..
Não tem o furo do interruptor de óleo e nem o furo que liga ao balanceiro....
Como foi dito em um tópico acima. a bucha de comando tem que ter furo (dois furos) na ultima bucha.. (interruptor de óleo). e no penultimo. (para o balanceiro).... .
Achei uma solução para não tirar as buchas.... fazer um furo com broca na bucha por fora...com um niple para centralizar o furo....
fazer um limpeza.... e montar tudo de novo.....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525711-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-169.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525712-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-171.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525713-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-173.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525714-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-177.jpg
agora o trampo recomeça....

abçs

Eita trabalhão... A pior parte pra mim é retirar as válvulas de escape...

Pra quem for comprar buchas novas, eu recomendo da marca JS (IIS 7.5 Detailed Error - 500.23 - Internal Server Erro (http://jsbronzinas.com.br/)). É o que tem de melhor no mercado hoje, pois a maioria vem da china e tem esse problema. Nem a metal leve ta fabricando mais essas buchas.

Abs

antonio umino
29/03/2016, 13:17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525826&stc=1 este é a ferramenta para retirar a valvula de escape.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525828&stc=1tirei o volante do motor como também o sistema de embreagem, na verdade não precisava ser retirado,..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525827&stc=1a engrenagem do comando tive que tirar, embora saisse todo o conjunto de engrenagem ,. era só soltar os dois parafusos que seguram o comando.... mas foi bom ter retirado....

Então. Deivid.
Tive que desmontar o motor. não tirei o Virabrequim nem os pistões... mas o eixo de comando..

Olhando. me parece que se furar a bucha do comando vai dar certo. pois não tem furos nesta parte onde tem que lubrificar os balanceiros e o interruptor de óleo....

Agora vamos à montagem .... tudo de novo....

abçs

deividmonnerat
30/03/2016, 08:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525826-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-181.jpg este é a ferramenta para retirar a valvula de escape.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525828-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-180.jpgtirei o volante do motor como também o sistema de embreagem, na verdade não precisava ser retirado,..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525827-motor-sem-pressao-de-oleo-imagem-179.jpga engrenagem do comando tive que tirar, embora saisse todo o conjunto de engrenagem ,. era só soltar os dois parafusos que seguram o comando.... mas foi bom ter retirado....

Então. Deivid.
Tive que desmontar o motor. não tirei o Virabrequim nem os pistões... mas o eixo de comando..

Olhando. me parece que se furar a bucha do comando vai dar certo. pois não tem furos nesta parte onde tem que lubrificar os balanceiros e o interruptor de óleo....

Agora vamos à montagem .... tudo de novo....

abçs

Gostei dessa ferramenta. Eu fiz uma tambem. Depois posta os resultados. O importante é não deixar rebarbas

Abs

antonio umino
09/04/2016, 15:49
Bom, motor montado....

Realmente a bucha do comando não tinha furo para lubrificar o eixo balanceiro. como também o da pressão do óleo..

agora tudo resolvido..... regular novamente.... e funcionou legal.

abraços..

cangu
06/08/2016, 18:07
Bom, motor montado....

Realmente a bucha do comando não tinha furo para lubrificar o eixo balanceiro. como também o da pressão do óleo..

agora tudo resolvido..... regular novamente.... e funcionou legal.

abraços..

Boa noite,

Antônio estas buchas de comando como são retiradas como é a ferramenta??
eu estou afim de trocas as minhas pois quando aquece minha rural acende a luz do óleo em lenta vc acha que vale a pena?

antonio umino
06/08/2016, 20:46
Respondendo....Se está acendendo em marcha lenta depois de quente.. deve ser esta bucha com desgaste.
Deve trocar..... para isto tem que tirar o motor ... retirar o cabeçote, e as válvulas de escape, bem como os tuchos... e também a polia do virabrequim, a tampa do comando, a bomba de óleo e o distribuidor...e por fim o comando de válvulas...
Estas buchas não vi tirar e nem colocar... é uma ferramenta que colocada por dentro da bucha na medida do bloco por fora e tira batendo e da mesma forma coloca também batendo.....
Geralmente a baixa pressão de óleo acho que deve ser por desgaste desta bucha, principalmente a que fica proximo a engrenagem da bomba. as duas...... mas atente para os furos das buchas., pois a que comprei e mandei colocar não tinha o furo no local da pressão de óleo e a que vai no balanceiro.... Acabei furando depois de colocada....
precisando tamos aí.
Ok
abçs

Marcos Melo
15/08/2016, 16:31
Boa tarde.

Pessoal, desculpa me atravesar no topico.

Antonio.
Achei um topico onde vocÊ mostra uma peça, você ainda tem a mesma?

Se puder me mandar mensagem, pois eu ainda não posso.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/137444-implemento-redutor-traseiro-e-tomada-de-forca-p-willys.html

antonio umino
15/08/2016, 22:22
Marcos. boa noite.
Tenho esta peça ainda.....
Descobri que é peça para ser colocada no Trator MF 50x. 65x. e outros. como também nos Ford......

É uma tomada de força, que antigamente era usada para girar gerador, trilhadeira e outros implementos que usavam correia lisa..
Por enquanto não penso em vender.... mas uma futura adaptação de guincho ou coisa parecida.

abraços.

Marcos Melo
16/08/2016, 22:28
Antônio, boa noite.

Muito obrigado pelo retorno.

Me se mudar de ideia, valeu.