PDA

Ver Versão Completa : Motor da RAnger 2.5



vitaum_pxav
24/01/2005, 20:21
Vira colocar um numa Rural? Qual o consumo desse motor? Qto tah saindo pegar um desse usado?

[]'s

Cícero Franco
25/01/2005, 08:44
Eu tenho na Potranca um Maxion 2.5 que é o mesmo da Ranger, só que peguei de uma Sprinter. Eu paguei 5 mil por ele (foi barbada mesmo) com documentação completa. Antes de estourar o velocímetro, eu tava fazendo algo como 14 a 14,5 km/l a 100 km/h de média. Agora, troquei a relação por uma mais longa, pois a relação original da Rural é muito curta para este motor. Ficou que é um foguete! Cheguei a fazer 140 km/h, só não coloquei mais porque a carroceria ia se desmanchar!
[]s

Loras
25/01/2005, 13:30
Cícero,

Qual o câmbio que você está usando? E a trasnferência?

Existe alguma diferença entre o maxxion da Ranger e o da Sprinter?

Como é a manutenão deste motor?

Abraço,

Cícero Franco
25/01/2005, 14:07
Bem, estou usando a caixa da própria Sprinter que é Mercedes Benz alemã de 5 marchas. Foi feita uma adaptação para utilizar a própria caixa de transferência da rural, colocando uma tampa e jogando-a mais para trás no chassis, comunicando as duas caixas com um cardãzinho (tem fotos dela aí no Forum). O motor é o mesmo, podendo ter intecooler ou não (é só botar que não altera nada além da potência). Ambos são turbinados também. Quanto à manutenção eu não sei, pq estou há mais de um ano rodando direto com ele e a única coisa que fiz foi trocar o óleo.

[]s

Adriano Braga
09/02/2005, 19:10
Eu tenho na Potranca um Maxion 2.5 que é o mesmo da Ranger, só que peguei de uma Sprinter. Eu paguei 5 mil por ele (foi barbada mesmo) com documentação completa. Antes de estourar o velocímetro, eu tava fazendo algo como 14 a 14,5 km/l a 100 km/h de média. Agora, troquei a relação por uma mais longa, pois a relação original da Rural é muito curta para este motor. Ficou que é um foguete! Cheguei a fazer 140 km/h, só não coloquei mais porque a carroceria ia se desmanchar!
[]s

E ai Cícero....tu tá louco :lol: :lol: :lol:
cara nunca tive coragem de fazer isso...cheguei a 125 e tirei o pé...a Princesinha começou ter um mal de Parkinson horrivel!!!

Adriano Braga
09/02/2005, 19:12
Loras

manutenção zero...32mil km em um ano e só troquei oleo e filtro!!!

Cícero Franco
10/02/2005, 08:23
Foi naquela parte da Freeway que tem calçamento de concreto. Fui ver até onde ia. E só parei por causa da tremedeira! Qdo eu tiver $ de novo (um dia acontece) eu vou arrumar a suspensão e vou ver até onde vai, pq o motor queria mais!!!

[]s

Adriano Braga
10/02/2005, 13:56
é bem isso...sinto que sobra pedal e a bichinha se treme toda!!! :twisted:

Cícero Franco
10/02/2005, 14:07
É a idade, é a idade.........

Loras
10/02/2005, 14:40
Adriano, qual a sua configuração mecânica? Tem fotos da bichinha? :?:

Óleo, filtro, lubrificação, lava-rápido, revisão e regulagem de freios, limpeza do carburador... em 32 mil km com certeza eu fiz isso algumas vezes, e contabilizo nas minhas despesas de manutenção!! :D

Mas a manutenção a que me referi na mensagem anterior, são outros cuidados que todo carro antigo necessita!!! O alternador tem mais de 10 anos, idem para o motor de arranque, bomba de água, lataria, bancos, etc... soma-se a isso terra, poeira e lama e acaba tendo que ser reparado!!! Se foi restaurada não vale... :wink:

Por que aí fica como um carro zero...alternador novo, embreagem nova, enfim demora um pouco mais para dar manutenção...mas vai dar um dia com certeza!!!

Ou seja, se a viatura não for para o estaleiro e TUDO for revisado de uma vez, começa o troca-troca. Um dia troca-se os amortecedores, no outro os terminais da direção, no outro os rolamentos, e aí já está na hora de troca os amortecedores novamente...por isso, neste momento, a manutenção é mais constante (mas não em maior número ou mais necessária), se comparada a um carro 0km!

Mecanicamente a Azulinha também não dá problema!!! Agora sempre tem um detalhe ou outro, principalmente de acabamento que merece ser arrumado...por exemplo o forro do teto, o espaço atrás dos bancos, um frisinho no painel...

Mas que todo carro dá manutenção, ahhh dá!!!! Só que a F-75 não QUEBRA!!!! 8)

Deu para entender?
:mrgreen:

Abraço,

Adriano Braga
10/02/2005, 18:52
certamente Ricardo!!! :wink:
A parte mecânica da minha foi toda feita e desde que a coloquei na estrada, nunca me deixou na mão. Qdo me referi a troca de óleo era justamente para dizer isso...ela não quebra...pelo menos não quebou ainda :roll:
claro que manutenção de acabamento sempre faça alguma coisa apesar dela ser uma rural muito inteira e alinhada. Não paguei barato por ela...mas o estado dela valia. Ela tem todos os frisos e cromados possíveis e em excelente estado. A lata não possui um podre e está alinhadinha e lisinha...sem massa...coisa rara. nos paralamas já está começando a aparecer a tinta de fundo pq a pintura original está se desgastando.
a configuração básica dela é:
Motor maxion HS 2.5 turbinado e intercoolado de uma Land Rover
caixa clark 4m
freios a disco (ventilados F1000) na dianteira
embreagem hidr.
molas traseiras de F1000
BF33
carroceria com calço de scania
diferencial c/ relação alongada
e mais algumas frescuras... :twisted:

ai vão algumas fotos antigas dela

abraço

Adriano Braga
10/02/2005, 18:57
as fotos da princesinha tiradas no início ano passado
Uma delas está sem parachoque pq como havia levantado a carroceria tive que fazer um suporte para deixá-lo na mesma altura.

Abraço

Adriano Braga
10/02/2005, 19:03
foto da traseira...tá meio longe...mas dá para ver :?

Loras
10/02/2005, 20:16
Adriano,

Show de bola!!!! Linda!!!! Parabéns pelo belíssimo exemplar!!!! :shock:

Bem, avalio a possibilidade de passar a minha para diesel, então tenho algumas dúvidas, se puder me ajuda, agadeço! :?:

1-) O motor Maxxion encaixa no câmbio Clarck ou é preciso flange? Qual a embreagem utilizada?
2-) Qual modelo câmbio você utiliza? 260F?
3-) Qual transferência você utiliza?
4-) Na minha tenho instalado o 4.1/s GM, que exigiu um trabalho na parede corta-fogo. O Maxxion se encaixará neste local ou será preciso trazer todo o trem de força para frente?
5-) Existem diferenças entre os motores de Sprinter, Land Rover e Ranger?
6-) Se puder me enviar algumas fotos, da adaptação do motor principalmente, agradeço!!! japadoidao@uol.com.br

Abraço,

leopanosso
11/02/2005, 13:30
ae adriano, parabéns, a princesinha tá linda mesmo!
me diz uma coisa, o teu pneu é 35? eu tô começando agora na reforma da
minha rural, e andaram me falando por aí que essas medidas maiores enchem a paciência pois pegam na barra de direção e demais partes em baixo do paralamas.
tem fundamento esta informação? precisa fazer gambiarras pra poder colocar estes pneus ou é só levantar a viatura?
abraço a todos.
__________
leopanosso

Cícero Franco
11/02/2005, 14:01
Ricardo, os motores são basicamente os mesmos. Existem algumas alterações estéticas e nos "periféricos". O da Potranca, que era originalmente de uma Sprinter, tem a marca e o símbolo da Mercedes marcado. O da Princesinha tem intercooler, o da Potranca não (mas é só botar, pois aumenta a potência de 10 a 20%). No meu caso, eu utilizei a caixa original da sprinter (MB alemã) com a embreagem original tb. Foi feita uma adaptação para colocar a reduzida. Podes ver fotos no meu album pessoal. Também alonguei a relação, pq o motor é muito forte e fica com pouquíssima velocidade. O motor serve exato no cofre da Rural, sem nenhuma alteração. A única coisa que fiz foi alterar a caixa do carter, pois batia na bola do diferencial. Parece que o motor da Ranger, do Land Rover e da S10 nem precisa fazer isto pq a caixa do carter é diferente.

[]s

Beto
11/02/2005, 17:36
Tenho um maxion 2.5 completo com ar, bomba da d.h, etc.... iria colocar em um rocsta mas não cabe, se tiver interesse ainda em colocar esse motor me avisa. Foi tirado de uma s-10 98 sucata de leilão, com NF do leilão, tudo bonitinho.

Loras
11/02/2005, 19:52
Beto,

Ainda não descobri como mandar a mensagem em private...então por favor, me escreva!!!

japadoidao@uol.com.br

Abraço

Luiz Claudio
11/02/2005, 21:37
Ainda não descobri como mandar a mensagem em private

Ricardo,

É só clicar em MP (Mensagem Particular) que aparece no final da mensagem que a pessoa postou...

[]'s...

iNsAnE
12/02/2005, 13:35
Opa! Isso da Rural tremer em alta velocidade (100km/h +-) c deve ao fato da consequencia de alguma modificaçao q vcs fizeram ou eh por causa do projeto? Se for por causa do projeto tem alguma coisa q pode se fazer pra amenizar o treme-treme?

Abraços

Loras
12/02/2005, 23:53
Insane,


A Azulinha não treme não!!! Com velocidade conferida no GPS, até 140km/hora vai muito bem... depois, acredito que por causa de sua pouca aerodinâmica, o vento contra segura muito e qualquer vento lateral é suficiente para deixá-la mais "leve". Fora o barulho que faz... :wink:

Mas até 110km/hora, viajo sem problema algum!!! 8)

Luiz, obrigado pela dica!!!! :!:

Abraços,

iNsAnE
13/02/2005, 04:55
Valeuzao ae Loras :D jah tava começando a fika assustado em viaja com a Rural :D (qdo eu tiver uma neh) :lol:

Abraços

Beto
14/02/2005, 09:01
Valeu Luiz o Loras já conseguiu mandar a MP.
Loras já respondi pela MP, é só entrar na caixa de entrada.
Até mais.

Adriano Braga
16/02/2005, 17:41
ae adriano, parabéns, a princesinha tá linda mesmo!
me diz uma coisa, o teu pneu é 35? eu tô começando agora na reforma da
minha rural, e andaram me falando por aí que essas medidas maiores enchem a paciência pois pegam na barra de direção e demais partes em baixo do paralamas.
tem fundamento esta informação? precisa fazer gambiarras pra poder colocar estes pneus ou é só levantar a viatura?
abraço a todos.
__________
leopanosso

Leo...blz?
Meus pneus são 33 e pegam sim nos paralamas dianteiros qdo está esterçado e fazendo uma curva repentina e em velocidade. Eu levantei a carroceria com calços de scania.
O lance é que a Princesinha eu não coloco no pau...pq se fosse ela pegaria bastante na lata. Para colocar pneu grande só com spoa.

Adriano Braga
16/02/2005, 17:50
Adriano,

Show de bola!!!! Linda!!!! Parabéns pelo belíssimo exemplar!!!! :shock:

Bem, avalio a possibilidade de passar a minha para diesel, então tenho algumas dúvidas, se puder me ajuda, agadeço! :?:

1-) O motor Maxxion encaixa no câmbio Clarck ou é preciso flange? Qual a embreagem utilizada?
2-) Qual modelo câmbio você utiliza? 260F?
3-) Qual transferência você utiliza?
4-) Na minha tenho instalado o 4.1/s GM, que exigiu um trabalho na parede corta-fogo. O Maxxion se encaixará neste local ou será preciso trazer todo o trem de força para frente?
5-) Existem diferenças entre os motores de Sprinter, Land Rover e Ranger?
6-) Se puder me enviar algumas fotos, da adaptação do motor principalmente, agradeço!!! japadoidao@uol.com.br

Abraço,

E ai Loras
Como o Cícero disse...os motore são iguais (land-sprinter-ranger-s10)
A adaptação na clarck precisa de flange sim.
Não lembro o modelo da minha clarck...mas vou ver e te informo.
Não tenho fotos mas vou providenciar.
A minha caixa...como disse, é uma 4m...mas gostaria de ter uma 5m. viajo muito com ela e acho que uma quinta me daria mais conforto...apesar de eu estar tendo um consumo muito bom...cerca de 16km/l a uma velocidade de 90 a 100km/h. Na cidade faço de 12,8 a 13,3km/l
:twisted:
abraço

Loras
22/02/2005, 10:33
Adriano,

Pois é, a necessidade de flange me incomoda um pouco, prefiro então procurar pele MWM 2.8 que encaixa direitinho na Clarck!!! :D

De qualquer maneira, não descarto a possibilidade de utilizar o conjunto mecânico completo da Land Rover, só me assusta o preço!!! :shock:

Na minha F-75, como utilizo feixes de toyota na dianteira + calços de scania, não pega em nada nas trilhas. Só pegou uma única vez, quando subi numa rampa apenas com uma roda traseira, para fazer um teste, aí pegou na ponta anterior do pára-lama. Mas nas trilhas (não faço trilhas pesadas, apenas médias) nunca pegou!!! : :roll:

Aguardo as fotos!!!

Abraço

Ricardo Francisco de Souz
23/02/2005, 11:32
Galera,

Pretendo no futuro não muito distante colocar este motor também 8) , uma informação que talvez possa ajudar, e que na F 1000 HSD ela tinha o motor MAXION (115cv/4.000rpm e 27m.kgf/1.800rpm), com câmbio CLARK :D , eu acho. :roll:

Inté,