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Ver Versão Completa : Refazer furação das rodas



jovicassia
03/12/2009, 10:55
Não achei nada na busca, ou procurei com as palavras erradas...

Minha caminhonete usa rodas com furação 5X6 e 1/4" (!@#$%), as mais parecidas seriam as rodas da Land, mas ela tem furação 5X6.5".

Preciso de uma oficina especializada em rodas em SP para refazer a furação de um jogo de rodas. A loja mais conhecida de Pinheiros (não vou citar o nome....) quer me cobrar mais caro que o preço da caminhonete.

A roda até encaixa no lugar, mas o prisioneiro fica fora de centro no furo e, logicamente, as porcas cônicas não vão centralizar os buracos.

Outra idéia seria fazer umas peças cônicas com o furo deslocado (1/4") e usar porcas convencionais ou "parlock", mas acho que o furo teria que ficar muito na beirada da peça, não sei se daria resistência.

Ou ainda fazer um anel para centralizar a peça no meio da roda (com os usados em rodas de liga) e usar porcas "parlock"

Alguma outra sugestão ?

ROAD TECH
03/12/2009, 17:52
Olá Amigo,

Desculpe a curiosidade, mas que camionete é essa?

O aspecto mais importante na fixação/centragem de uma roda é que o diâmetro do cubo e do centro da roda sejam compatíveis (encaixe um no outro sem folga). Os parafusos ou porcas têm a função "apenas" de manter os dois (cubo e roda) unidos.

ATENÇÃO: Incertos cônicos com furos excentricos podem até funcionar de maneira segura e eficiente desde que o cubo e a roda estejam concênticos e bem encaixados.

Uma outra opção seria vc mandar confeccionar adaptadores (espaçadores) para essa diferença de layout de furação. O detalhe é que vc terá as bitolas aumentadas em função da espessura dos adaptadores. Se isso não for problema, tudo bem...

Sds,

Octávio

elmestizo
03/12/2009, 18:00
rodas sta rita.. mas é caaaaaroooo

http://www.rodassantarita.com.br/

ROAD TECH
03/12/2009, 18:17
Desculpe a insistência, mas vc mediu com precisão a furação original da sua roda?

Confira abaixo todas as furações disponíveis para rodas. Não aparece a tal medida que vc menciona:
(MM) (POL)
4-100 = 4x3.94
5-100 = 5x3.94
4-108 = 4x4.25
5-108 = 5x4.25
4-110 = 4x4.33
5-110 = 5x4.33
5-112 = 5x4.41
4-114.3 = 4x4.5
5-114.3 = 5x4.5
6-114.3 = 6x4.5
5-115 = 5x4.52
5-120 = 5x4.72
5-120.7 = 5x4.75
5-127 = 5x5
6-127 = 6x5
5-130 = 5x5.12
5-135 = 5x5.3
6-135 = 6x5.3
5-139.7 = 5x5.5
6-139.7 = 6x5.5
8-165.1= 8x6.5
8-170 = 8x6.69

Os valores em negrito = Medidas usuais

jovicassia
03/12/2009, 21:19
rodas sta rita.. mas é caaaaaroooo

http://www.rodassantarita.com.br/

POis é... EU não disse o nome mas já entenderam

jovicassia
03/12/2009, 21:25
Desculpe a insistência, mas vc mediu com precisão a furação original da sua roda?

Confira abaixo todas as furações disponíveis para rodas. Não aparece a tal medida que vc menciona:
(MM) (POL)
4-100 = 4x3.94
5-100 = 5x3.94
4-108 = 4x4.25
5-108 = 5x4.25
4-110 = 4x4.33
5-110 = 5x4.33
5-112 = 5x4.41
4-114.3 = 4x4.5
5-114.3 = 5x4.5
6-114.3 = 6x4.5
5-115 = 5x4.52
5-120 = 5x4.72
5-120.7 = 5x4.75
5-127 = 5x5
6-127 = 6x5
5-130 = 5x5.12
5-135 = 5x5.3
6-135 = 6x5.3
5-139.7 = 5x5.5
6-139.7 = 6x5.5
8-165.1= 8x6.5
8-170 = 8x6.69

Os valores em negrito = Medidas usuais

Eu tinha essa lista.

Inclusive fiz um molde da furação, medi com o compasso+regua e "parecia" que era 5X6.5".

Como sou espanhol, e um "pouquinho" teimoso, fui lá na RodasSR com a camionete, eles pegaram um miolo da Land (5X6.5"), colocamos nos prisioneiros da roda e "voilá".

NÂO serviu, os prisioneiros ficam deslocados pra dentro, bem na beirada interna, a distancia é 5X6 e 1/4" mesmo.

Não esqueçam que a camionete é coreana (KIA) e eles devem fazer diferente só pra !@#$%¨.

jovicassia
03/12/2009, 21:36
Olá Amigo,

Desculpe a curiosidade, mas que camionete é essa?

O aspecto mais importante na fixação/centragem de uma roda é que o diâmetro do cubo e do centro da roda sejam compatíveis (encaixe um no outro sem folga). Os parafusos ou porcas têm a função "apenas" de manter os dois (cubo e roda) unidos.

ATENÇÃO: Incertos cônicos com furos excentricos podem até funcionar de maneira segura e eficiente desde que o cubo e a roda estejam concênticos e bem encaixados.

Uma outra opção seria vc mandar confeccionar adaptadores (espaçadores) para essa diferença de layout de furação. O detalhe é que vc terá as bitolas aumentadas em função da espessura dos adaptadores. Se isso não for problema, tudo bem...

Sds,

Octávio

Octávio.

É uma KIA Ceres 4x4 ano 95, diesel (uma Besta, metida a besta...).

A ideia dos adaptadores é interessante, mas teriam que ser sob encomenda, bem resistentes, ela vazia pesa +/- 1.3Ton. e carrega até 1.2Ton, as rodas ficariam mais pra fora e mais ainda com pneus Genius1001, etc. Não sei se ficaria bom.

Como vc. explicou, acho que o mais importante seria a "centragem" CUBO X RODA. Nesse caso um anel de centragem seria o mais viável. Qualquer (bom) torneiro faz, o material não precisa ser resistente, já que não sofre esforço. A unica coisa é que as porcas conicas (convencionais em qualquer roda) e que ajudam a "segurar" a porca pra não soltar não serviriam mais, mas nesse caso poderiamos trocar por porcas "parlock", que seriam tão seguras (ou mais!!!) que as originais.

Sugestões ??

jovicassia
03/12/2009, 21:42
Aliás, completando.

Estou procurando um jogo de rodas Land 15", tala 7" ou 8" pra comprar "brecinho camarada :lol:".

Podem estar meio feias de pintura pois vou pintar tudo, camionete, rodas, etc.

rafaelfernandez
03/12/2009, 22:17
Aliás, completando.

Estou procurando um jogo de rodas Land 15", tala 7" ou 8" pra comprar "brecinho camarada :lol:".

Podem estar meio feias de pintura pois vou pintar tudo, camionete, rodas, etc.

Tenho um jogo, so que é a tala é 5,5. como vais mandar refurar, podes mandar alargar...
Enfim, se tiver interesse, manda um pvt.

[]´s
Rafael

ROAD TECH
03/12/2009, 22:20
Octávio.

É uma KIA Ceres 4x4 ano 95, diesel (uma Besta, metida a besta...).

A ideia dos adaptadores é interessante, mas teriam que ser sob encomenda, bem resistentes, ela vazia pesa +/- 1.3Ton. e carrega até 1.2Ton, as rodas ficariam mais pra fora e mais ainda com pneus Genius1001, etc. Não sei se ficaria bom.

Como vc. explicou, acho que o mais importante seria a "centragem" CUBO X RODA. Nesse caso um anel de centragem seria o mais viável. Qualquer (bom) torneiro faz, o material não precisa ser resistente, já que não sofre esforço. A unica coisa é que as porcas conicas (convencionais em qualquer roda) e que ajudam a "segurar" a porca pra não soltar não serviriam mais, mas nesse caso poderiamos trocar por porcas "parlock", que seriam tão seguras (ou mais!!!) que as originais.

Sugestões ??

Ai complicou !!!!!!!!!!!!

Há um tópico sobre Bongo 4x4, nessa mesma seção (OUTROS), onde os caras estão com o mesmo problema. Acredito que a furação seja a mesma, pois o Ceres e antecessor do Bongo.

Para sua informação, eu projetei e fabriquei um kit completo de protetores para Bongo 4x4. Por conta disso, o carro ficou na minha oficina por quase duas semanas.

Existe um modelo que possui rodas com a mesma furação, o Mahindra Scorpio, só que o aro é 16 pol.

No caso do Bongo, fiz uma tentativa de montagem, mas o grande problema é que o diâmetro dos cubos originais (acredito que deve ser igual ao do Ceres) é muito grande, devido ao cubo das rodas traseiras, cujo diferencial é do tipo flutuante.(vide fotos de rodas Mahindra "montadas" no Bongo).

O pior é que não tem como alargar os "miolos" das rodas do Mahindra, pois corre-se o risco de perder o centro, mesmo tomando o máximo cuidado. Na sei se as rodas de Land Rover serviriam. mas há uma possibilidade.

Esse "drama" já foi bastante avaliado por mim, em função da necessidade de se utilizar pneus de melhor aderência (pelo menos um AT) no Bongo 4x4. Pelo fato do aro original ser 14 pol, não há versões de pneus com bandas mais aderentes disponíveis no mercado.

Por isso surgiu a sugestão de flanges de adaptação. Se vc encontrar alguma roda de outro modelo que sirva, por favor informe no fórum.

sds.

Octávio

jovicassia
03/12/2009, 22:32
Ai complicou !!!!!!!!!!!!

Há um tópico sobre Bongo 4x4, nessa mesma seção (OUTROS), onde os caras estão com o mesmo problema. Acredito que a furação seja a mesma, pois o Ceres e antecessor do Bongo.

Para sua informação, eu projetei e fabriquei um kit completo de protetores para Bongo 4x4. Por conta disso, o carro ficou na minha oficina por quase duas semanas.

Existe um modelo que possui rodas com a mesma furação, o Mahindra Scorpio, só que o aro é 16 pol.

No caso do Bongo, fiz uma tentativa de montagem, mas o grande problema é que o diâmetro dos cubos originais (acredito que deve ser igual ao do Ceres) é muito grande, devido ao cubo das rodas traseiras, cujo diferencial é do tipo flutuante.(vide fotos de rodas Mahindra "montadas" no Bongo).

O pior é que não tem como alargar os "miolos" das rodas do Mahindra, pois corre-se o risco de perder o centro, mesmo tomando o máximo cuidado. Na sei se as rodas de Land Rover serviriam. mas há uma possibilidade.

Esse "drama" já foi bastante avaliado por mim, em função da necessidade de se utilizar pneus de melhor aderência (pelo menos um AT) no Bongo 4x4. Pelo fato do aro original ser 14 pol, não há versões de pneus com bandas mais aderentes disponíveis no mercado.

Por isso surgiu a sugestão de flanges de adaptação. Se vc encontrar alguma roda de outro modelo que sirva, por favor informe no fórum.

sds.

Octávio

Se a Bongo for a que estou pensando já vi o site do dono, por sinal tem vários elogios do seu serviço.

Acho que as rodas da Land tem o centro até maior que o da Ceres, pelo menos me pareceu ao usar o miolo da Land encima da roda da Ceres.

Nesse caso fica mais facil, pois seria só fazer um anel centralizador, como os usados nas rodas de liga leve, que por sinal costumam ser de plastico.

O pessoal da Geninho me ofereceu uns pneus 195X75X14 com o desenho 1001, acho que se nao quiserem trocar as rodas seria uma boa opção.

Se descobrir alguma outra opção posto no site, com certeza...

[]´s

Jorge

ROAD TECH
03/12/2009, 22:43
Jorge,

Se vc está querendo transformar o seu Kia Ceres num carro de expedição, pegue informações com quem já fez:

http://galeraecoturismo.blogspot.com/2009_05_01_archive.html (http://galeraecoturismo.blogspot.com/2009_05_01_archive.html)

Confira nas fotos as rodas usadas nesse Ceres.

Acho que o cara deve ter o "caminho das pedras".

Boa sorte,

Octávio

jovicassia
03/12/2009, 22:46
Jorge,

Se vc está querendo transformar o seu Kia Ceres num carro de expedição, pegue informações com quem já fez:

http://galeraecoturismo.blogspot.com/2009_05_01_archive.html (http://galeraecoturismo.blogspot.com/2009_05_01_archive.html)

Confira nas fotos as rodas usadas nesse Ceres.

Acho que o cara deve ter o "caminho das pedras".

Boa sorte,

Octávio

Pois é...

Ja tenho contato com ele faz uns meses, mas ele não sabe!!! de que carro eram essas rodas, comprou de um amigo, etc e tal.

Se olhar com atenção vai ver que elas tem os furos originais e mais furos adicionais onde foram fixadas, ou seja, alguem refurou essas rodas.

Quem será ???

[]´s

Jorge

Marcelo J Manente
18/12/2010, 21:50
Essas rodas Kia Ceres/Bongo servem em Niva?
Lembrando que Niva é 5x139.7

Abraços

sallespickup
22/12/2010, 16:20
cara é a roda da mangels aro 15 apenas refurada, coisa que um bom torneiro tira de letra.

carlos sallespickup

tjflorindo
22/12/2014, 18:07
Ressuscitando o tópico!

Estou reformando meu Vitara e estou a procura de rodas aro 16 para ele. Moro próximo do paraguai e achei um jogo de roda de liga bem interessante, 16x8 off set -20, mas só vem na furação 6x139, meu vitara usa 5x139.
Soluções: reefurar o cubo não dá (só tem refoorço na posição do parafuso original); Usar um adaptador/espaçador (vai ficar muito pra fora)....
Minha curiosidade, da pra refurar uma roda de liga? Já refurei uma de ferro, tampei os buracos originais e fiz a furação que queria, agora de liga leve não sei se dá pra fazer....
Alguém pode me informar se isso é viável/possível? Abaixo segue uma foto da roda (R$ 1.200,00 o jogo; bedlock azul)