Ver Versão Completa : Valvula Equalizadora freio traseiro
Junior Toyota
03/12/2009, 10:18
Pessoal,
Minha Band tem freio a disco origina e tambor atras...a valvula equalizadora esta vazando....disseram para tirar fora...alguem já tirou esta valvula...
Já vi varios jeeps sem com a mesma configuração....
Disseram que esta valvula pode ser igual do monza até 87??
Alguem pode ajudar??
Abraço
Junior
Caro colega, não posso ajudar a responder suas perguntas, mas quero mais informações sobre a válvula em questão.
Pois há algum tempo vi aqui no fórum algum tópico sobre isso porém ninguém me ajudou.
É possível instalar este equipamento em veículos que não o possuem?
Disseram que esta válvula só vinha de fábrica em picapes, é verdade?
Valvula equalizadora quando funciona é excelente, distribui a frenagem por igual evitando que uma das rodas receba mais pressão do sistema do que outras. Quando não funciona é praticamente como se não tivessa, ou seja , uma roda recebe mais pressão do que outra e a possibilidades do carro rodar é maior.
elmestizo
03/12/2009, 13:43
Jaime,
Normalmente a valvula é colocada entre o eixo dianteiro e traseiro.. e não para os lados.
Me fiz compreender?
Sergioporto
03/12/2009, 22:52
Caro colega, não posso ajudar a responder suas perguntas, mas quero mais informações sobre a válvula em questão.
Pois há algum tempo vi aqui no fórum algum tópico sobre isso porém ninguém me ajudou.
É possível instalar este equipamento em veículos que não o possuem?
Disseram que esta válvula só vinha de fábrica em picapes, é verdade?
Verdade Torezan, quando coloquei freio 'a disco na trazeira da toy e chamava no freio atravessa toda,coloquei duas, nao uma valvula equalizadora da toy de carroceria e nao adiantou, entao analisando outros veiculos c/ freios 'a disco na trazeira, vi que freio trazeiro é somente p/ manter trajetória e nao travar rodas!Fiz entao o seguinte:Freios trazeiros sao identicos aos dianteiros,cortei pastilhas no sentido vertical deixando as mesmas c/ 65mm, melhorou 70%, vou reduzir mais 10 mm e chego no que eu quero!Uma frenagem segura pra valer sem atravesar, ou melho, atirar a trazeira p/ tudo quanto é lado!!!E somente c/ uma valvula equalizadora.Torezan, vou ver se consigo o código da valvula, mas é da toy c// carroceria, é boa demais.
Elmer_Jeep
04/12/2009, 11:00
O cilindro mestre original da band já vem com válvula equalizadora/proporcionadora na saída trazeira. Basta procurar numa loja especializada em toyota band.
Tem um tópico com bastante informação sobre estas válvulas na seção Engesas.
[]'s
joão k. chikui
04/12/2009, 12:52
Junior
Quando o freio traseiro da Band é a tambor , além de reguladora , tem uma especie de retenção que evita que a ação das molas continuem afastando as sapatas do tambor demasiadamente.
Junior Toyota
04/12/2009, 14:18
João,Tudo bem??
Isso mesmo tem...é um especia de valvula também....
Inclusive ao tirar a valvula equalizadora a rosca quebrou dentro desta outra valvula...e ai que fiquei sabendo que era uma valvula e não apenas uma conexão...Como não achei esta outra valvula tive que enviar a mesma a um torneiro para resolver....
Agora estou sem a valvula equalizadora e esta freiando muito a traseira...vou fazer uns testes....
A valvula equalizadora que tinha na minha Band tinha o mesmo formato da valvula do monza até 87 mas não sei se é igual internamente...ainda vou comparar em alguma autopeça pois so comparei pela foto...
Segue foto da minha instalação ainda com valvula equalizadora....o defeito da minha valvula se puderem perceber onde tem um oring tinha um furo onde começou a vazar....
No cilindro mestre das toyotas de 82/94 tem essa valvula que parece uma conexao bonze nas duas saidas mas nas acima de 94 só tem na traseira o pois o freio diant. já e a disco....
Se comparar o cilindro mestre até 94 é muito mais caro que a 94 em diante so por causa desta valvula pois até o reparo para o cilindro mestre é igual...
Sera que tem mais diferença??
Abraços
Junior
Junior Toyota
04/12/2009, 14:20
Opa...a foto
Jaime,
Normalmente a valvula é colocada entre o eixo dianteiro e traseiro.. e não para os lados.
Me fiz compreender?
Perfeitamente Elmestizo, apesar de eu não entender o porque, já que seria interessante equalizar também lateralmente. Não sei também se esta válvula distribui a pressão aplicada na razão de 1 para 1, ou seja, 50% para as rodas da frente e 50 % para as rodas traseiras ou outro valores preconizados pelo fabricante.
Sergioporto
05/12/2009, 23:11
Junior
Quando o freio traseiro da Band é a tambor , além de reguladora , tem uma especie de retenção que evita que a ação das molas continuem afastando as sapatas do tambor demasiadamente.
Joao, tu está certo,é p/ manter as lonas encostadas, mas quando voce coloca freio 'a disco atrás a coisa muda de figura, geralmente é colocado sistema dianteiro que fica subdimensionado p/ traseira,ai é aquela luta, poe e testa várias válvulas EQUALIZADORAS p/ tentar diminuir a pressao na traseira,Quando é freio 'a disco na dianteira e tambor na traseira nao tem valvula equalizadora , sómente uma pequena válvula de retençao que mantem certa pressao no circuito traseiro,porque haja saco p/ regular lonas traseiras,alem do acesso dificil geralmente as regulagens estao travadas ,foi um sossego colocar disco na traseira.
Elmer_Jeep
07/12/2009, 10:32
Não acho que seja subdimensionado o conjunto, a maioria dos carros e picapes com freio a disco nas 4 rodas sempre tem as pinças trazeiras menores que as dianteiras, então no caso da band podemos afirmar que o conjunto de freio a disco original dianteiro instalado na trazeira fica superdimensionado.
[]'s
Francisco Bicalho
07/12/2009, 11:19
Não acho que seja subdimensionado o conjunto, a maioria dos carros e picapes com freio a disco nas 4 rodas sempre tem as pinças trazeiras menores que as dianteiras, então no caso da band podemos afirmar que o conjunto de freio a disco original dianteiro instalado na trazeira fica superdimensionado.
[]'s
Exatamente. E por conta do peso ficar todo na frente, a tendência é das rodas traseiras travarem com Varga ventilado na hora do vamos ver.
Sergioporto
07/12/2009, 11:21
[]'s
Certo Elmer, troquei as marchas ,porisso diminui as pastilhas apesar de ter tentado várias válvulas.
Elmer_Jeep
07/12/2009, 11:32
Pois bem amigos, vou escrever sobre a experiencia que tenho aqui.
Meu pai tem uma F75 com motor/cambio/eixos e freios da band.
Nunca tivemos problemas de frenagem nela, o cilindro mestre e servo são varga, também originais das Bands modernas, kit de freio a disco varga nas 4 rodas e a única valvula existente é a que vem original na saída trazeira do cilindro mestre.
A viatura freia bastante, pedal sempre alto e firme, a frente baixa normalmente e a trazeira não arrasta, se pisar com vontade trava as 4 pois brecam muito bem e o carro não desalinha, já fiz o teste inclusive em estradas não pavimentadas e não passei nenhum susto. Já usamos nela pneus 900x16, 35x12,5r15 e atualmente está com 33x12,5r15 freiando melhor ainda devido o menor diametro dos pneus.
Não sei porque algumas viaturas tem apresentado problemas, a montagem do meu sistema é a mais simples possível lembrando que o servo da band 95 em diante tem diametro maior.
[]'s
Sergioporto
07/12/2009, 13:15
Pois bem amigos, vou escrever sobre a experiencia que tenho aqui.
Meu pai tem uma F75 com motor/cambio/eixos e freios da band.
Nunca tivemos problemas de frenagem nela, o cilindro mestre e servo são varga, também originais das Bands modernas, kit de freio a disco varga nas 4 rodas e a única valvula existente é a que vem original na saída trazeira do cilindro mestre.
A viatura freia bastante, pedal sempre alto e firme, a frente baixa normalmente e a trazeira não arrasta, se pisar com vontade trava as 4 pois brecam muito bem e o carro não desalinha, já fiz o teste inclusive em estradas não pavimentadas e não passei nenhum susto. Já usamos nela pneus 900x16, 35x12,5r15 e atualmente está com 33x12,5r15 freiando melhor ainda devido o menor diametro dos pneus.
Não sei porque algumas viaturas tem apresentado problemas, a montagem do meu sistema é a mais simples possível lembrando que o servo da band 95 em diante tem diametro maior.
[]'s
Minha toy é 92 c/ hidrovácuo e cilindro mestre original e era com tambor na dianteira.Cilindro mestre terá diferença????Fiquei c/ pulga atrás da orelha agora!!!
estyvybeykr
08/12/2009, 20:33
Minha toy é 92 c/ hidrovácuo e cilindro mestre original e era com tambor na dianteira.Cilindro mestre terá diferença????Fiquei c/ pulga atrás da orelha agora!!!
Existe diferenças sim nos cilindros das bands com freio a tambor nas 04 rodas para as que sairam com freio a disco original na diant.
Na minha band coloquei disco nas 04 rodas, para tal tive que retirar as bilhas das valvulas de retenção que vem aparafusadas ao cilindro mestre, alem de colocar uma valvula de alivio do VW parati no tubo do sistema de freio trazeiro. Até o presente momento não tive nenhum problema de arrastar as rodas trazeiras. Inclusive minha band esta desmontada de tudo, sem bancos, forração,teto, laterais e vidros. Ou seja só ta em cima do chassi o caixote mesmo. :pensativo:
Junior Toyota
10/12/2009, 09:23
Estevao,
Voce sabe se sua valvula é de 15 libras ou 30??
A minha utiliza 15libras...
veja o catalogo da ate que fabricas essas valvulas realmente é a mesma do gol 2.0 16V é igual a toyota no catalogo da autopeças consta também aplicação gol/toyota.
Tem para toyota até 93 usa 15 libras e toyota depois de 94 30 libras mas como a minha tem freio a disco acho que deveria ser para os modelos acima de 94....
Alguem sabe dizer se posso utilizar essa de 30 libras??
Olha o site.
http://www.ate-freios.com/catalogo_online/exibe_nacionais.asp
Abraço
Junior
guilhermeabreu
12/12/2009, 04:01
A TODOS
Como o ELMER citou , tem um tópico nos ENGESAS falando sobre a VÁVULA EQUALIZADORA .
Eu particularmente , deixando a modestia de lado , hoje sou catedrático em VÁLVULAS EQUALIZADORAS .
ENTÃO VAMOS POR PARTES :
1- EM CARROS ORIGINAIS :
Como uma BAND com freio a disco na dianteira e lona na traseira , no cilindro mestre tem uma VÁVULA EQUALIZADORA na saída do caninho que vai para o eixo traseiro . Esta VÁLVULA EQUALIDADORA é nescessária , tem que ter ela , não pode deixar de ter ela , pois engenheiros calcularam e testaram mais de 1.000.000 de x para que houvesse a nescesssidade dela alí , SEM ELA , qdo vc frear , as rodas traseiras irão arrastarem e tirar a trajetória do carro .
Neste caso da BAND tem que ter a VÁLVULA EQUALIZADORA PARA A BAND , esta VÁLVULA EQUALIZADORA tem uma aparencia externa igual as da PARATÍ e outras mais , mas ela tem um valor que varia de zero bar a 45 bar , QTO MAIOR O VALOR menos ela tem capacidade de bloquear a passagem de óleo para o eixo traseiro , logo : uma válvula de zero bar impede uma passagem de óleo maior do que uma de 45 bar .
Logo : em se tratando de carros originais , VC TEM QUE COLOCAR A VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL PARA AQUELE CARRO .
2- EM CASO DE ADAPTAÇÕES DE FREIOS :
Em primeiro lugar , TODO FREIO DE QUALQUER CARRO , TEM QUE TER O FREIO TRASEIRO COM MENOR EFICIENCIA DO QUE O FREIO DIANTEIRO , por ísto que em carros originais que tem freio a disco nas 4 rodas , OS DISCOS E AS PINÇAS TRASEIRAS SÃO MENORES DO QUE AS DIANTEIRAS , e mesmo assim tem alguns que tem a VÁLVULA EQUALIZADORA para fazer com que as rodas traseiras não arrastem antes das dianteiras qdo usarmos o freio .
Neste caso , como é o caso do meu ENGESA que coloquei freio a disco da BAND nas 4 rodas , os freios traseiros ficaram superdimencionados , COM ÍSTO TIVE PROBLEMA DE QDO FREAVA AS RODAS TRASEIRAS ARRASTAVAM COM EXTREMA FACILIDADE .
O QUE FIZ PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA ?
COLOCAR VÁLVULA EQUALIZADORA , fácil não ? ERRADO .
COMO FOI UMA ADAPTAÇÃO E SEM CÁLCULO DE ENGENHARIA , TIVE QUE FAZER NO ACERTO/ERRO até chegar a um consenso , ou seja um BOM RESULTADO .
E COMO ACHEI ESTE BOM RESULTADO ?
Em primeiro lugar o ENGESA assim como as BANDS já vem de fábrica com uma VÁLVULA EQUALIZADORA na saída do cilindro mestre para o eixo traseiro , como o ENGESA comprei de leilão , sendo um carro velho , achei que a VÁLVULA EQUALIZADORA original estava com defeito , COMPREI UMA NOVA e instalei , NÃO RESOLVEU NADA .
Então ví aqui no FÓRUM uma VÁLVULA EQUALIZADORA Americana a SUMMIT , com regulagem de passagem de óleo , ÔPA encomendei a um amigo e comprei R$200,00 coloquei e PIMBA , nhac nhac pqp , NÃO RESOLVEU , continuava a ARRASTAR as rodas traseiras primeiro .
DAÍ RESOLVÍ ELOCUBRAR POIS RACIONALMENTE NÃO TINHA MAIS NO QUE PENSAR , a não ser fazer o que o amigo acima fez em recortar as pastilhas diminuindo seu tamanho , MAS NÃO FIZ ÍSTO PQ JÁ TINHA A EXPERIENCIA COM AS PINÇAS DO KADETT QUE TINHA PASTILHAS PEQUENAS , FREAVA BEM NÃO ARRASTAVAM AS RODAS TRASEIRAS , MAS AS PASTILHAS ACABAVAM A CADA 3000 KM RODADOS .
LOGO :
Voltei com a VÁVULA EQUALIZADORA original para o lugar e COLOQUEI a VÁLVULA EQUALIZADORA SUMMIT em SÉRIE logo após a original , PUTS FINALMENTE CHEGUEI QUASE A PERFEIÇÃO , melhorou 90% , mas ainda qdo freava ao extremo a rodas traseiras ainda arrastavam primeiro .
DAÍ FINALMENTE CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE : COLOCANDO VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , ELAS VÃO AUMENTANDO A EFICIENCIA , DAÍ ENTÃO COMPREI MAIS UMA " VÁLVULA PROPORCIONADORA " daquelas que ficam lá embaixo do carro , comprei uma da F-100 e coloquei lá em baixo antes da bifurcação do caninho do freio se dividir para cada roda , AÍ SIM FINALMENTE HOJE TENHO UM FREIO QUE FREIA 100% EFICAZ SEM ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO .
CONCLUÍNDO :
Qdo vc faz uma adaptação em freio ou outra coisa qualquer , vc tem que usar da imaginação para rsolver a parada . e no caso do freio , SUGIRO A TODOS QUE COLOQUEM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS e se tiverem problema de ARRASTR AS RODAS TRASEIRAS vão colocando VÁLVULAS EQUALIZADORAS QTAS FORM NESCESSÁRIAS EM SÉRIE PARA QUE AS 4 RODAS TRAVEM AO MESMO TEMPO .
Hoje não teria comprado esta Americana SUMMIT , teria colocado VÁRIAS válvulas equalizadoras ORIGINAIS DO ENGESA OU BAND EM SÉRIE que custa em torno de R$40,00 cada até chegar a uma frenagem segura como tenho hoje no meu ENGESA .
Sugiro tb não recortar as pastilhas pelo motivo já exposto acima , de diminuir a vida útil delas .
Desculpe a delonga , qualquer dúvida é só perguntar .
ABRAÇÃO A TODOS E FELIZ NATAL
Junior Toyota
12/12/2009, 23:28
Grande Guilherme,
Belo esclarecimento.....
Perguntei pois no site da ATe que fabrica as valvulas a aplicação é igual da parati s10 e outros...confirmei no 0800 da empresa...cod 5735 30 libras.
Como tinha que troca-la mesmo e não achei a de 15 a duvida era comprar a de 15 ou a de 30 libras pois como minha band é anterior a 93 usava-se a de 15 mas como a tenho freio a disco na frente achei que o modelo ideal seria o de 30 pois se não me engano as bands 95 em diante tem disco original de fabrica...sei também que 93/94 teve as panelas dianteiras maiores que as anteriores a 93...
Vou instalar a de 30 e ver como fica...
Abração
Junior
guilhermeabreu
13/12/2009, 00:27
CARO AMIGO JUNIOR TOYOTA
Como falei anteriormente a VÁLVULA EQUALIZADORA de 15bar ORIGINAL DA BAND bloqueia a passagem do óleo de freio para o freio/eixo traseiro com mais eficiencia do que a VÁLVULA EQUALIZADORA de 30bar da PARATÍ , S-10 e outros , LOGO : tenho certeza que vc terá problema de arrastar as rodas traseiras da sua BAND primeiro qdo frear com mais vigor com a VÁLVULA DE 30bar .
SUGIRO A VC ENCOMENDAR NA LOJA A VÁLVULA EQUALIZADORA DE 15BAR QUE É A ORIGINAL DA BAND OU PROCURAR EM OUTRA LOJA , NÃO IMPORTA O ANO DA SUA BAND , SE TEM FREIO A DISCO NA FRENTE E A TAMBOR NA TRASEIRA , " VAI DE VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL USADA NAS BANDS QUE É A DE 15bar " , ASSIM É GARANTIDO QUE VC NÃO TERÁ PROBLEMA NAS FRENAGENS E VAI GASTAR SÓ UMA VEZ .
ABRAÇÃO
Caro Guilherme,
Não querendo pedir muito, será que você poderia postar fotos destas adaptações das válvulas equalizadoras?
Agradecemos o empenho.
Abraços,
ROAD TECH
13/12/2009, 11:04
Caros amigos,
Gostaria de trazer algumas informações que acho que são importantes a esse tópico.
A denominação correta para o componente tratado aqui é "VÁLVULA PROPORCIONADORA" freio. Como sugere o nome, a função dela é manter uma proporção adequada entre a pressão nos circuitos dos freios dianteiro e traseiro.
É fácil de entender a função da válvula. Toda vez que os freios são aplicados, a frente do veículo tende a abaixar e a traseira a levantar. Isso acontece devido à transferência de peso. Quanto maior a intensidade da freada, maior é a transferência de peso.
Como a carga sobre o eixo traseiro diminui (fica mais leve), mais fácil será a ocorrência de travamento das rodas traseiras com consequente perda de controle. Se faz necessária a utilização de um componente que diminua a pressão nos freios. É ai que entra a "VÁLVULA PROPORCIONADORA".
Atenção: a válvula proporcionadora só deve ser aplicada ao circuito traseiro, nunca em circuito de apenas um lado, como foi mencionado em um dos post.
Há basicamente dois tipos de válvula: a de corte fixo e a de corte variável (sensível a carga).
A de corte fixo geralmente vai roscada direto no cilindro mestre, na saída para o circuito traseiro. Como o nome diz, ela premite que a pressão no circuito traseiro vá aumentando até um determinado valor (ponto de corte, geralmente expresso em bar), depois reduz a taxa de elevação da pressão numa proporção fixa para evitar travamento das rodas.
A função da válvula é mais perceptível em freadas fortes, quando se atinge a pressão de corte. Sem ela, ou com uma válvula com ponto de corte mais baixo, será possível ocorrer o travamento prematuro das rodas traseiras.
As válvulas de corte variável, geralmente do tipo sensível à carga, são usadas na maioria das vezes em veículos utilitários (pickups e vans), onde a variação de carga sobre o eixo traseiro é grande.
Esse tipo de válvula vai montada na carroceria próximo ao eixo traseiro e fica vinculada a este por meio de alavanca ou mola. Isso é necessário, pois ela vai ter que "sentir" a posição do eixo traseiro, em função da carga e ai se ajustar para cada condição.
Em hipótese nenhuma deve-se remover a válvula proporcionadora ou usar outras com valores de corte muito diferentes das originais, pois estaria correndo o risco de travamento ou perda de capacidade de frenagem nas rodas traseiras.
Para veículos de competição há um tipo de válvula de controle manual, onde o pitoto pode ajustar a participação do freio traseiro dependendo das condições de aderência da pista.
Bem, é isso ai,
Sds a todos,
Octávio
Junior Toyota
13/12/2009, 12:52
Guilherme,
A toyota possui dois modelos originais de valvulas 15 e 30Libras...uma ate mes 03/93 e outra de 30 para mes 04/93 em diante por isso resolvi colocar a de 30 pois a minha configuração do meu freio hoje é acima do mes 04/93....a duvida era essa quem tem band moderna se realmente utilizam a de 30.....
Conforme site abaixo...
http://www.ate-freios.com/catalogo_online/default.asp?cod_familia=296&cod_categoria=60&cod_montadora=18
Segundo o fabricante se o ano da minha Band for superior a 04/93 a valvula original é de 30....
Estou instalando original da Band de 30 vamos ver...
Abração
Junior
guilhermeabreu
13/12/2009, 15:39
Guilherme,
A toyota possui dois modelos originais de valvulas 15 e 30Libras...uma ate mes 03/93 e outra de 30 para mes 04/93 em diante por isso resolvi colocar a de 30 pois a minha configuração do meu freio hoje é acima do mes 04/93....a duvida era essa quem tem band moderna se realmente utilizam a de 30.....
Conforme site abaixo...
http://www.ate-freios.com/catalogo_online/default.asp?cod_familia=296&cod_categoria=60&cod_montadora=18
Segundo o fabricante se o ano da minha Band for superior a 04/93 a valvula original é de 30....
Estou instalando original da Band de 30 vamos ver...
Abração
Junior
AMIGO JUNIOR TOYOTA
Tudo bem , em caso de vc usar e verificar que as rodas traseiras arrastam primeiro do que as dianteiras em freadas bruscas , é simples , é só vc trocar esta VÁLVULA por uma de 15bar , MAS COMO VC CITOU como sua BAND esta configurada como 04/93 em diante , ACHO QUE VC NÃO TERÁ PROBLEMA .
GRANDE OCTAVIO
Sua descrisão foi muito didáditca , parabens , eu disse o que vc disse em outra palavras , mas é ísto aí mesmo .
A VÁLVULA EQUALIZADORA original do ENGESA , fica na saída que vai para o eixo traseiro do cilindro mestre .
A VÁLVULA SIMMITT que coloquei , é esta que vc citou do modelo que tem regulagem manual , eu coloquei em seríe , logo a seguir da original .
E a VÁLVULA PROPORCIONADORA que tem o mesmo efeito da EQUALIZADORA , como vc mesmo tb citou , eu coloquei lá embaixo no fixada no diferencial traseiro IMEDIATAMENTE ANTES DA DIVISÃO DO CANINHO QUE AO DIVIDIR EM DOIS , VAI UM PARA CADA RODA .
E existe esta outra que vc citou que é fixada no chassi que tem um mecanismo que faz a mesma atuar de acordo com a carga que o utilitário e/ou picape esta carregando .
Muito clara sua explicação .
AMIGO TOREZAN
Vou tirar as fotos agora e esperar meu filho chegar para postar aqui pra vc , EU SOU ZERO A ESQUERDA EM COMPUTADOR , INTERNET e outros bichos mais , sou burro mesmo .
ABRAÇÃO A TODOS .
Boa tarde ,
Alguém sabe qual o código da bomba de freio da Toyota Bandeirante ano 97 longa ? Ou qual bomba serve para susbstituição ? Comprei uma Toyota com motor 14B que estava parada a algum tempo e sem a bomba de freio . Grato Wendell.
guilhermeabreu
13/12/2009, 23:24
Caro Guilherme,
Não querendo pedir muito, será que você poderia postar fotos destas adaptações das válvulas equalizadoras?
Agradecemos o empenho.
Abraços,
AMIGO TOREZAN
Vão as fotos :
Na primeira foto , da pra ver com clareza a VÁLVULA EQUALIZADORA original do ENGESA saindo do cilindro mestre e logo a seguir a VÁLVULA EQUALIZADORA SUMMIT Americana que tem uma regulagem manual que é aquela carrapeta preta em cima dela , eu uso ela com a regulagem máxima de bloqueio da passagem do óleo .
Na segunda foto , é a mesma coisa em outra posição .
A 3ª e 4ª foto é a VÁLVULA PROPORCIONADORA que adaptei no eixo traseiro , da pra ver com nitidez o suporte soldado no diferencial , e na 4ª foto da pra ver o caninho que chega nela e o que sai dela , e após o óleo passar por ela é que o caninho vai dividir em dois indo um caninho para cada lado para cada roda .
Rodolfo40c
04/01/2014, 10:45
amigos. Está com vazamento na valvula. equalizadora da minha hiux japa. existe alguma adaptação de uma válvula de outro carro que seja a mesma ou existe reparo dessas bombas. pois não encontro nem em ferro velho.
Carlo Pecca
04/01/2014, 11:43
Rodolfo
Vc encontra as respostas no forum das toyotas abaixo das bandeirantes. O pessoal de la e bem solocito. Aqui e da turma das bandeirantes e smj nem todos poderao ajudar ao amigo. Desculpe pela grafia sem acentuacao mas estou no table de um amigao. Abraco a todos do forum e feliz 2014.