Ver Versão Completa : Qual o óleo preferido pelos Trolleiros?
Luciano Poa
02/12/2009, 21:21
Olá! Gostaria de saber qual o óleo,os amigos usam para lubrificação do motor?
Alguma marca (fabricante em especial) Br,Shell,Texaco,Mobil...?
Abraço!
Troller gosta do Ipiranga original..... so nao lembro o nome
Luciano Poa
03/12/2009, 16:44
Valeu! O Ipiranga,salvo engano é o Brutus.:concordo:
srgrande
10/12/2009, 22:16
Valeu! O Ipiranga,salvo engano é o Brutus.:concordo:
A Troller recomenda o F1 Master 4x4 SAE 15W50 e eu digo: no verão um oleo 15W50 faz diferença, a pressão de oleo se mantem regular mesmo nos dias mais quentes.
Luciano Poa
10/12/2009, 23:44
Abri este tópico com o intuito de saber dos amigos,qual o óleo de preferência para o Troller.
Isto porque no manual do Troller 2009/10 não faz referência a nenhum fabricante (marca) do óleo,apenas faz menção a especificação do óleo a ser usado.
Quanto ao óleo da Ipiranga,eu acredito ser um bom óleo,porém a especificação de viscosidade é a 15w40.Acredito que o 15w50 seria muito espesso para o NGD.
De toda forma agradeço a contribuição!:concordo:
Ah...em tempo,segue e-mail que enviei para a MWM,justamente para saber qual o óleo recomendado,mas como eu disse,apenas determinam especificação,sem fazer referência a marcas,por isto minha dúvida em quais marcas são as melhores ou preferidas.
Prezado Sr. Luciano,
Obrigado por escrever para a MWM INTERNATIONAL Motores!
Referente ao motor NGD 3.0E, recomendamos o uso de óleo lubrificante multiviscoso 15W40 API CH4 ou superior.
Quanto à marca, a MWM INTERNATIONAL também não indica nenhuma específica. Mas deve-se fazer uso da marca que atenda as especificações citadas acima.
Destacamos que as informações contidas no Manual do Veículo sobrepõem as citadas acima.
Atenciosamente,
__________________________________________________ __
Assistência ao Cliente
MWM INTERNATIONAL Motores
Fone: 0800-110229
E-mail: assistencia@navistar.com.br
__________________________________________________ __
No manual do meu 07 ta o Brutus 15w 40
mas quando fui trocar o oleo vi esse outro da ipiranga o 15w 50 e lendo os 2 o 15w 50 é mais indicado para quem forca mais o motor para quem usa o 4x4 .........
da proxima vou colocar o Brutus para ver se noto alguma diferenca...
valew
PAULO CARECA
11/12/2009, 16:16
A varias decadas uso o Lubrax, no Troller uso SAE 15W-40 API CH-4 LUBRAX TOP TURBO. (a cada 10.000km, sem baixar na vareta).
rcofreitas
15/02/2010, 21:11
Olá Pessoal!
Eu não sei se alguém já experimentou o óleo TOTAL (elf).
Usei no meu 2004 por recomendação do posto de lubrificação que utilizo e a melhora é sensível!
Ele possui um redutor de ruídos eficiente.
Até o meu mecânico percebeu a diferença entre antes da troca e após.
O rodar fica mais macio e menos barulhento.
Alguém mais usa?
abs,
Ricardo
Sorocaba, SP
Leonardo Dic
17/02/2010, 15:16
Esse óleo citado pelo Ricardo é o TOTAL-ELF Rubia TIR 7400 API CI-4 e ACEA E7, é o top em homologação americana e européia na linha diesel mineral.
Temos usado com muito sucesso, inclusive os donos de Maxion 2.5 e Hilux tb tem gostado muito pois diminui mt o castanhado do motor. Fica macio como o Ricardo falou.
Abraço
JEFFCATUNDA
17/02/2010, 15:39
Esse óleo citado pelo Ricardo é o TOTAL-ELF Rubia TIR 7400 API CI-4 e ACEA E7, é o top em homologação americana e européia na linha diesel mineral.
Temos usado com muito sucesso, inclusive os donos de Maxion 2.5 e Hilux tb tem gostado muito pois diminui mt o castanhado do motor. Fica macio como o Ricardo falou.
Abraço
Mas ele é 15/40 ou 15/50???
Leonardo Dic
18/02/2010, 07:59
Ele é 15W40.
F. França
18/02/2010, 09:35
TOTAL ELF RUBIA TIR 7400 15W40
Este óleo usei em uma pajero 2.8 TDI e notei uma diferença enorme em consumo e lubrificação, não troco mais por outro óleo mineral.
Muito bom mesmo, quanto ao castanhado do motor, realmente ajuda. Porém o certo é não aumentar o intervalo de troca, sempre trocar no periodo recomendado.
Uso e aprovo!
rcofreitas
18/02/2010, 19:57
Abraço
Grande Leonardo!
Tudo bem com você?
Tá vendo como gostei da sua recomendação??? rsrs
Amanhã irei te visitar novamente! Agora com o 4x2, ok?
Preciso te mostrar os pneus do troller também!
O Roberto, da Robecar, viu a diferença e aprovou!
Vai trocar também! Ele tem um troller preto e teto dourado.
abs,
Ricardo
srgrande
20/02/2010, 20:27
Eu usava Total 8600 100% sintetico, mas nao acho mais p comprar.
Usei esse Total 7400 mas ele nao é ...W50, portanto no verão deixa a desejar.
Zegenesio
11/04/2010, 18:27
Ipiranga Brutus 15/40 CH4 ou CI5, são difíceis de encontrar mas são bons. Eu uso o Top Turbo Br 15/40.
Luciano Poa
11/04/2010, 21:17
Ipiranga Brutus 15/40 CH4 ou CI5, são difíceis de encontrar mas são bons. Eu uso o Top Turbo Br 15/40.
Pois foi o Top Turbo que adotei...
Abraço
Gostei;
Na proxima troca vou experimentar o Elf :concordo:
Marcelo-HPE
15/04/2010, 17:39
Tem também o castrol tection 15w40 API CI -4 , essa especificação API é superior as outras .
EVALDO KAISER
20/04/2010, 20:03
caro companheiro a MWM recomenda o 14w40 ch-4(lubrax BR extra turbo por exemplo) e ou superior no caso que eu saiba ,o que nos temos de mais avançado e o 15w40 ci-4 (lubrax BR top turbo por exemplo) temos varias marcas no mercado com estas expecificaçoes tais como :shel R3 ,Elaion YPF 15w40 E7 , Texaco Ursa Super TD 15w40 CG-4, o Brutus da Ypiranga... Marcas confiaveis como estas e , principalmente seguindo estas EXPECIFICAÇOES principalmente para MOTORES TURBOALIMENTADOS diminuem o desgaste dos motores suportando condiçoes severas de uso em motores de caminhoes e carretas: volvo ,iveco , scania ,international , mercedes benz , vw caminhoes ,motores cummins ,mwm... sem falar nos grandes tratores que utilizam estes mesmos tipos de oleos lubrificantes . Sigam suas trilhas bem lubrificados e ponham o pe na lama que faz muito bemmmmmm ........ http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
EVALDO KAISER
20/04/2010, 20:10
caro companheiro a MWM recomenda o 14w40 ch-4(lubrax BR extra turbo por exemplo) e ou superior no caso que eu saiba ,o que nos temos de mais avançado e o 15w40 ci-4 (lubrax BR top turbo por exemplo) temos varias marcas no mercado com estas expecificaçoes tais como :shel R3 ,Elaion YPF 15w40 E7 , Texaco Ursa Super TD 15w40 CG-4, o Brutus da Ypiranga... Marcas confiaveis como estas e , principalmente seguindo estas EXPECIFICAÇOES principalmente para MOTORES TURBOALIMENTADOS diminuem o desgaste dos motores suportando condiçoes severas de uso em motores de caminhoes e carretas: volvo ,iveco , scania ,international , mercedes benz , vw caminhoes ,motores cummins ,mwm... sem falar nos grandes tratores que utilizam estes mesmos tipos de oleos lubrificantes . Sigam suas trilhas bem lubrificados e ponham o pe na lama que faz muito bemmmmmm ........ http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
Pessoal,
Qual o óleo que voces tem utilizado nos diferenciais do Troller 2009?
Obrigado,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
rogeriomasih
23/06/2010, 22:03
SERÁ QUE TEM VANTAGEM OU É SOMENTE MARKETING PARA ATINGIR O PÚBLICO 4X4 ???
http://www.ipiranga.com.br/img/lubs/CIN_F1Master4X4_F.jpg
F1 Master 4X4
Descrição: Óleo lubrificante semissintético multiviscoso SAE 15W50 desenvolvido especialmente para atender às severas condições de funcionamento dos motores de veículos 4x4.
Classificação: API SL e ACEA A2/A3 para motores a gasolina e API CI-4 e ACEA B3/B4 e E3/E5 para motores diesel.
willtroller
31/05/2011, 17:38
Castrol CRB 15W 40 , API CF-4 posso utilizar?!?
Algm tem algo a falar sobre esse oleo?!?
Desde já agradeço atenção!
homerohermida
31/05/2011, 18:33
Castrol CRB 15W 40 , API CF-4 posso utilizar?!?
Algm tem algo a falar sobre esse oleo?!?
Desde já agradeço atenção!
Eu não usaria no meu Troller 2008 pois o manual recomenda o uso de óleo CH-4 ou superior. Acredito que CF-4 seja inferior ao CG-4 e o CH-4.
NGDaniel
31/05/2011, 19:48
Eu não usaria no meu Troller 2008 pois o manual recomenda o uso de óleo CH-4 ou superior. Acredito que CF-4 seja inferior ao CG-4 e o CH-4.
x2..
NGD é CH pra cima... CF é muito, mais, MUITO antigo...
willtroller
31/05/2011, 23:19
x2..
NGD é CH pra cima... CF é muito, mais, MUITO antigo...
Pow brother, obrigado por tirar a duvida, liguei no meu fornecedor de oleo e ele disse a msm coisa, vendo mais esse Castrol CRB pq êh pq os clientes mais pedem, e eu bem lembrando na sua grande maioria sao clientes de l-200 e hilux mais antigas...
Agora sem querer abusar da paciência, mas tenho outra pergunta...
Qual seria o MELHOR oleo para colocar na viatura?!? Ql. Melhor especificacao?!?
Sem levar em conta o preço, só a qualidade msm!
Vlw!
VOVÔ DO TROLLER
31/05/2011, 23:44
Boa noite pessoal. Depois de pesquisar muito, cheguei à conclusão que um bom óleo para usar no Troller (motor 3.0) , conforme já mencionado em msg acima é o Top Turbo (abaixo). A vantagem é que pode ser encontrado baratin nestas casas que vendem óleo para caminhão. Comprando uma bombona com 20 litros, sai menos de R$ 9,00 o litro. Será o meu próximo óleo. Abs. Válter
LUBRAX TOP TURBO (http://www.comprascooperadas.com.br/petrobras/loja_produtos_exibir.asp?cod_produto=252)
Marca: Petrobras
Descrição:
Lubrax Top Turbo
Classificação: API CI-4/SL, ACEA E7-04, M. Benz 228.3, Volvo VDS 3, CUMMINS CES 20078. Atende a MAN 3275, Caterpillar ECF-1, Global DHD-1 e DDC Power Guard Oil 93K21S
Viscosidade SAE: 15W-40
NGDaniel
01/06/2011, 07:36
Boa noite pessoal. Depois de pesquisar muito, cheguei à conclusão que um bom óleo para usar no Troller (motor 3.0) , conforme já mencionado em msg acima é o Top Turbo (abaixo). A vantagem é que pode ser encontrado baratin nestas casas que vendem óleo para caminhão. Comprando uma bombona com 20 litros, sai menos de R$ 9,00 o litro. Será o meu próximo óleo. Abs. Válter
LUBRAX TOP TURBO (http://www.comprascooperadas.com.br/petrobras/loja_produtos_exibir.asp?cod_produto=252)
Descrição:
Lubrax Top Turbo
Classificação: API CI-4/SL, ACEA E7-04, M. Benz 228.3, Volvo VDS 3, CUMMINS CES 20078. Atende a MAN 3275, Caterpillar ECF-1, Global DHD-1 e DDC Power Guard Oil 93K21S
Pronto.. é isso ai...
PAULO CARECA
01/06/2011, 13:09
Descrição:
Lubrax Top Turbo
:cool::concordo:
willtroller
01/06/2011, 22:27
Pessoal...
Desde já agradeço os esclarecimentos a respeito do oleo do motor...
Mas aproveito pra perguntar...
Oleo do diferencial, qual melhor?!?
Graxa, tem alguma em especial?!?
Vlw!
andres-tavares
02/06/2011, 14:41
Eu usei como veio de fabrica e na primeira troca o Ipiranga, depois troquei pro shell Rimula R3x (acho que eh assim o nome) e na hora deu pra sentir diminuicao no barulho ... muito bom! ... compro o negocio com 20 litros e sai a aprox 11 reais o litro.
No futuro pretendo testar este ELF, ver que tal ele eh .... mais alguem usando este ELF total ??
Graxa eu uso graxa normal pra homocientica, nao lembro a marca.
Oleo diferencial, uso castrol.
Filtro so original.
Pessoal...
Desde já agradeço os esclarecimentos a respeito do oleo do motor...
Mas aproveito pra perguntar...
Oleo do diferencial, qual melhor?!?
Graxa, tem alguma em especial?!?
Vlw!
Willtroller,
O óleo recomendado para o diferencial dianteiro é o SAE 85W140 API GL-5 e para o traseiro, que é AUTOBLOCANTE, o SAE 85W140 LS API GL-5. Qualquer óleo de qualidade, dentro dessas especificações, pode ser utilizado tranquilamente. Eu, por exemplo, utilizo o Texaco Multigear EP 85W140 API GL 5 no diferencial dianteiro e o Texaco Multigear LS 85W140 API GL 5 no diferencial traseiro.
Quanto à graxa, só utilizo a Molikote BR2 com bissulfeto de molibidênio. É mais cara, mas é muiiiiiiiiiiito melhor e mais resistente do que as graxas simples, à base de sabão de lítio.:cool:
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".
willtroller
02/06/2011, 15:47
Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos...
Vou seguir a risca as indicações, inclusive do mokikote q eu já tinha ouvido falar muito bem...
Filtro original?!? PessoL compra na Troller msm?!?
Estava pensando em usar Tecfil ou Mann...
Vlw!
Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos...
Vou seguir a risca as indicações, inclusive do mokikote q eu já tinha ouvido falar muito bem...
Filtro original?!? PessoL compra na Troller msm?!?
Estava pensando em usar Tecfil ou Mann...
Vlw!
Will, o seu carro é 2.8 ou 3.0?
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".
willtroller
02/06/2011, 17:12
Will, o seu carro é 2.8 ou 3.0?
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".
3.0 2010...
Esta cm 30.000 rodados!
3.0 2010...
Esta cm 30.000 rodados!
Beleza, Will:concordo:
É um ótimo carro. Eu tenho um 2009.
Quanto aos filtros, vamos ver se consigo ajudar um pouquinho....
O filtro de ar vc pode utilizar o Mann C 18450-1 (original do carro), Tecfil ARS 8234 (mais barato e fácil de encontrar - é este que eu uso) e Fram CA 10221. Considero todos de primeira linha, visto que também produzem para as montadoras.
Filtro de óleo - atualmente, só uso o original, comprado no distribuidor MWM. Ainda não encontrei um fabricante, com qualidade, para este filtro do Troller.
Filtro de combustível - Original: código MWM 72136 (KL 425) - vendido nos distribuidores MWM (custo aqui no Rio R$125,00). Este filtro é fabricado para MWM, pela MAHLE/Metal Leve e tem, inclusive, o mesmo código (KL 425). É vendido em lojas de caminhões e pick ups diesel. Se vc encontrar, aí em S. Luiz, pode usar sem problema. O preço é bem melhor do que o praticado pelas revendas MWM.:torcendo:
Segue o link dos distribuidores de peças MWM/International em S Luiz.
MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.nav-international.com.br/default.asp?su=6&pa=resultado&tipo=P&pais=Brasil&uf=MA&cidade=São) Luis
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".
homerohermida
02/06/2011, 18:22
Filtro de combustível - Original: código MWM 72136 (KL 425) - vendido nos distribuidores MWM (custo aqui no Rio R$125,00). Este filtro é fabricado para MWM, pela MAHLE/Metal Leve e tem, inclusive, o mesmo código (KL 425). É vendido em lojas de caminhões e pick ups diesel. Se vc encontrar, aí em S. Luiz, pode usar sem problema. O preço é bem melhor do que o praticado pelas revendas MWM.[/SIZE][/FONT]
João,
por acaso sabes onde podemos verificar esta informação? Usas este filtro Metal Leve a quanto tempo e por quantos km?
Abs
João,
por acaso sabes onde podemos verificar esta informação? Usas este filtro Metal Leve a quanto tempo e por quantos km?
Abs
Homero,
Estou usando o filtro pela primeira vez. A troca eu vou fazer no mesmo período recomendado pelo manual.
Entre no catálogo da Mahle/Metal Leve, que vc encontrará o filtro. A informação me foi dada pela própria Mahle/Metal Leve. Além do mais, o código KL 425, que vem gravado no filtro original MWM, é da própria Mahle.
Também há relato de outras pessoas, aqui do fórum, que usam este filtro.
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".
willtroller
02/06/2011, 22:43
Vlw pelas informações galera!
De grande utilidade!
Abraçao!
homerohermida
03/06/2011, 14:50
Alguém conhece e/ou já usou o óleo Dexron III da ELF? Pergunto isso pois está R$13,00 o litro e meu veículo fará 30.000 km no mês que vem e terei que trocar vá'rios óleos, entre eles, o da caixa de marcha, transferência e direção hidráulica que, pelo que entendi, usam o mesmo óleo.
Nelmont França
06/06/2011, 16:56
Srs,
Segue a foto do adesivo que tem em meu Troller 2006 de recomendação dos óleo e graxa a serem utilizados. Se alguém ainda não o viu é bem útil por ter as informações das quantidades utilizadas em cada ítem.
296252
Neguinho t4
18/06/2011, 17:29
Pessoal, estou com uma dúvida.
Devo trocar o óleio de t4 3.0 com quantos mil km?
5 em 5 mil km? ou
10 em 10 mil km?
É meu 1º troller, e estou com essa dúvida pois ele esta agora com 25 mil, e tem um adesivo colado no para brisa marcando para trocar com 30 mil. E peguei ele com 22 mil. Foi trocado com 20 mil.
Valeu pessoal.
NGDaniel
18/06/2011, 19:44
Pessoal, estou com uma dúvida.
Devo trocar o óleio de t4 3.0 com quantos mil km?
5 em 5 mil km? ou
10 em 10 mil km?
É meu 1º troller, e estou com essa dúvida pois ele esta agora com 25 mil, e tem um adesivo colado no para brisa marcando para trocar com 30 mil. E peguei ele com 22 mil. Foi trocado com 20 mil.
Valeu pessoal.
Da uma olhada no manual, mas vou resumir para vc:
se vc anda muito dentro da cidade, ou em locais com muita poeira, o uso é considerado SEVERO, dai o ideal é ir de 5 a 7 mil km no MAXIMO..
se vc tem um uso normal, km rodada entre cidade-estrada, pode ir até 10mil km..
tudo isso, claro, colocando o oleo recomendado, que é de CH-4, pra cima.. e EU, pessoalmente recomendo tambem trocar sempre o filtro de oleo quando trocar o oleo.. como se diz por aqui, trocar de oleo e nao trocar o filtro e tomar banho e usar cueca usada, com derrapadas kkkkkkkkkk
abs,
Neguinho t4
24/06/2011, 16:50
Da uma olhada no manual, mas vou resumir para vc:
se vc anda muito dentro da cidade, ou em locais com muita poeira, o uso é considerado SEVERO, dai o ideal é ir de 5 a 7 mil km no MAXIMO..
se vc tem um uso normal, km rodada entre cidade-estrada, pode ir até 10mil km..
tudo isso, claro, colocando o oleo recomendado, que é de CH-4, pra cima.. e EU, pessoalmente recomendo tambem trocar sempre o filtro de oleo quando trocar o oleo.. como se diz por aqui, trocar de oleo e nao trocar o filtro e tomar banho e usar cueca usada, com derrapadas kkkkkkkkkk
abs,
Valeu NGDaniel,,,vou nessa de 5 a 7 mil, pois uso mais dentro da cidade. E com certeza sempre com a cueca limpa, ou melhor com a troca de filtro.
Abraço, vlw:violao::violao::violao:
Felipe Glod
28/07/2011, 17:10
Eu estava usando no 2.8 e no 3.0 o castrol tection global 15w40 api ci 4 mais esta muito caro quase 18 reais o litro e nao acho galao de 20 litros, ai passei para o mobil delvac super 1400 api ch4 apesar de de api ser inferior nao senti nenhuma diferença e esta dentro das especificaçoes dos dois motores e custos 8 reais cada litro comprando o galao de 20 litros, e sempre troco com 5 mil km mesmo e ainda uso molikote a2 para motor em cada duas trocas.
willtroller
12/08/2011, 12:54
Bixo, não axei o MAHLE q o amigo acima citou!
Só axei o da marca WEGA!
iai?!?! algm usa ou ja usou!?!
Alguem tem algo a falar!??!
desde ja agradeço aEw!
Gustavo D
14/04/2012, 00:31
Eu estava usando no 2.8 e no 3.0 o castrol tection global 15w40 api ci 4 mais esta muito caro quase 18 reais o litro e nao acho galao de 20 litros, ai passei para o mobil delvac super 1400 api ch4 apesar de de api ser inferior nao senti nenhuma diferença e esta dentro das especificaçoes dos dois motores e custos 8 reais cada litro comprando o galao de 20 litros, e sempre troco com 5 mil km mesmo e ainda uso molikote a2 para motor em cada duas trocas.
Sempre uso Mobil Delvac 1400 API CH-4 também. Estava de olho nesse, mas ainda não vi o preço: Mobil (http://www.mzweb.com.br/mobil/web/conteudo_pti.asp?idioma=0&conta=45&tipo=26268)
Mobil Delvac MX ESP API CJ-4
Será que vale a pena? Alguém sabe o preço de 20L desse óleo?
Estou usando o MOTUL Tekma Mega 15W40
Pago cerca de 14 reais o litro na Concessionária Troller aqui de Cuiabá (Trilha Bravo)
Aplicação:
Lubrificantes para motor
Qualidade:
Mineral
Relação de Produtos:
Gama Pesados
Viscosidade:
15W40
ACEA Padrões:
ACEA E7
API Padrões:
API CI-4 / CH-4
Aprovações OEM :
CATERPILLAR ECF-1 ; CUMMINS 20071-20072-20076-20077-20078 ; MAN M 3275 ; Global DHD-1 ; MACK EOM PLUS ; MB-Approval 228.3 ; MTU Type II ; RVI RD / RD-2 / RLD / RLD-2 ; VOLVO VDS-3
Felipe Glod
16/04/2012, 09:49
Acredito que deva custar mais de 200 pq o mobil super 1400 api CH custa de R$ 140 a 170, trocando dentro da km recomendada acho que seja desnecessario o uso, quem me indicou o uso desse mobil super 1400 foi o dono da loja que so usa ele numa Sprinter com mais de 300.000 km e ele troca com 10 mil.
Sempre uso Mobil Delvac 1400 API CH-4 também. Estava de olho nesse, mas ainda não vi o preço: Mobil (http://www.mzweb.com.br/mobil/web/conteudo_pti.asp?idioma=0&conta=45&tipo=26268)
Mobil Delvac MX ESP API CJ-4
Será que vale a pena? Alguém sabe o preço de 20L desse óleo?
Gustavo D
16/04/2012, 12:39
Acredito que deva custar mais de 200 pq o mobil super 1400 api CH custa de R$ 140 a 170, trocando dentro da km recomendada acho que seja desnecessario o uso, quem me indicou o uso desse mobil super 1400 foi o dono da loja que so usa ele numa Sprinter com mais de 300.000 km e ele troca com 10 mil.
Valeu Felipe! Vou ficar no 1400 mesmo. Encontrei por bem mais de R$ 200,00 e realmente não vale a pena. Também uso o mobil por altíssima recomendação de um mecânico! História parecida com a da Sprinter.
Murillus
16/04/2012, 16:36
Estes números que aparecem nas embalagens dos lubrificantes automotivos correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers). No oleo SAE 15W40, por exemplo:
"15W" é uma medida da fluidez de um lubrificante a baixas temperaturas ( "W" significa Winter, Inverno em Inglês). Assim, quanto mais baixo for o número associado ao "W", melhor o comportamento do lubrificante a baixas temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Por outro lado, o segundo numero, "40", representa um grau de viscosidade do lubrificante em operação a alta temperatura (100º C). Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas.
A viscosidade de um lubrificante deve ser sempre a menor possível, que garanta uma adequada protecção anti-desgaste.
Logo o SAE 15W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 15W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
luiz albano
17/04/2012, 23:38
Uso o TOP TURBO SAE 15W40 BR,com troca regular em 5.000km,já vai com 111.000km e o motor apesar de tudo ainda está sendo considerado limpo.
na ulima troca comprei um galão de 20l por R$200, agora sera que nao tem problema deixar aberto o galao??
até quantos km rola ficar com o oleo 10mil ou 5mil meu uso é basicamente cidade um pouco de trilha e estrada.
Murillus
20/04/2012, 14:30
Normalmente eu prefiro trocar o oleo de 5 em 5 mil km pois o uso extremo (cidade e dunas) prejudica a qualidade do oleo... mas dizem que pode ser feita trocas de 10 em 10 mil km sem problemas mas isso serve pra quem pega muita estrada...
Murillus
20/04/2012, 14:38
na ulima troca comprei um galão de 20l por R$200, agora sera que nao tem problema deixar aberto o galao??
até quantos km rola ficar com o oleo 10mil ou 5mil meu uso é basicamente cidade um pouco de trilha e estrada.
Sem problema... basta nao contamina-lo...
Marcoscj5
20/04/2012, 20:36
Esta semana comprei o shel rimula x r3 15w40, alguem usa este oleo sabe se e bom para o 3.0 do troller?
Esta semana comprei o shel rimula x r3 15w40, alguem usa este oleo sabe se e bom para o 3.0 do troller?
ja usei na ranger (mesmo motor) e gostei muito, inclusive acho que o motor faz menos barulho em marcha lenta, SEMPRE usei BR top turbo pelo preço, não acho que marca de óleo influi alguma coisa.... sendo de mesma especificação... tem que proteger do mesmo jeito!!!
uma coisa que notei, é que o SHELL RX3, tem data de validade!!!!, os outros óleos nunca vi isso!!! será que to loko??
pode usar sem medo , ele é API CI4 , atende e supera as esp. do NGD3.0, que pede API CH4..
Nilton J
21/10/2014, 13:39
Simplesmente coloquei o melhor óleo do mundo, classificação CJ-4, paguei R$ 18,00 o litro com mão de obra inclusa:
http://thelubricantstore.com/media/catalog/product/cache/2/image/78d2ca35d68a4630be34d38d552e752b/d/e/delvac_1300_super_1qt_2011_b.png
Eu gosto mais do óleo de Canola, é mais saudável.
Brincadeiras a parte, o óleo preferido pelo seu motor É O DO MANUAL.
Abraços.
Nilton J
21/10/2014, 17:18
Eu gosto mais do óleo de Canola, é mais saudável.
Brincadeiras a parte, o óleo preferido pelo seu motor É O DO MANUAL.
Abraços.
No manual de meu T4 2011 NGD 3.0 diz:
SAE 15W40 API CH4 ou superior. Acabei usando o mais superior que é o API CJ-4 da Mobil.
Tenho duas perguntas ao colega Abreu:
1. Qual o óleo do motor que consta no manual do Novo Troller 2015 que tem o motor da Nova Ranger?
2. Pq as concessionárias Troller estão usando o óleo Texaco 15W30 em vez do 15W40?
Saúde!
Paulo Cowboy
21/10/2014, 17:30
Eu sempre usei o Shell Rimula RT4X, CI-4... mto bom, R$200 o galão de 20L e dá pra 2 trocas... não vale a pena comprar de litro... esse Rimula por exemplo é R$25 o litro aqui...
Nilton J
22/10/2014, 17:22
Quem puder ou souber responder:
Em meu manual do Troller T4 2011, especifica o óleo de motor SAE 15W40 CH-4 ou superior.
Pq as concessionárias Troller estão usando então o Texaco 15W30?
e aqui outra perguntinha:
qual é óleo de motor especificado no manual do Novo Troller 2105 q tem o motor da Ranger?
Saúde a todos!
RONIE_VALIM
24/03/2015, 14:44
Uma pergunta para o pessoal mais entendido do assunto:
Estou pesquisando um óleo diferente do Ipiranga Brutus que é indicado no manual do meu Troller 3.0 2012 e como utilizo o carro só em trilhas, sempre troco apenas pelo tempo, a cada 5~6 meses +/-.
Dei uma pesquisada em óleos mais modernos, no manual pede CH4 15w-40, tenho um distribuidor Mobil perto da minha casa e cadastrei minha empresa para comprar direto e solicitei orçamento dos óleos iguais ou superiores do que o citado acima.
Recebi cotação do seguinte óleo e gostaria de saber se estarei fazendo um bom negócio em utilizar este óleo que foi principalmente desenvolvido para motores modernos, mas que também é aceito nos motores mais antigos.
Mobil Delvac MX ESP 15W-40
496787
496788
496789
496790
496791
496792
496793
eduardodesaa
24/03/2015, 15:40
Uma pergunta para o pessoal mais entendido do assunto:
Estou pesquisando um óleo diferente do Ipiranga Brutus que é indicado no manual do meu Troller 3.0 2012 e como utilizo o carro só em trilhas, sempre troco apenas pelo tempo, a cada 5~6 meses +/-.
Dei uma pesquisada em óleos mais modernos, no manual pede CH4 15w-40, tenho um distribuidor Mobil perto da minha casa e cadastrei minha empresa para comprar direto e solicitei orçamento dos óleos iguais ou superiores do que o citado acima.
Recebi cotação do seguinte óleo e gostaria de saber se estarei fazendo um bom negócio em utilizar este óleo que foi principalmente desenvolvido para motores modernos, mas que também é aceito nos motores mais antigos.
Mobil Delvac MX ESP 15W-40
496787
496788
496789
496790
496791
496792
496793
Ronie, blz
Só pra comentar msm, eu não entendo nada sobre óleo, mas meu sogro me falou que ele usa nos caminhões dele o Delvac desde 1970 e poucos, algo assim...
Abraço
William Bescro
24/03/2015, 16:20
Colaborando com o tema....
Na minha opinião, óleo bom é óleo novo e na especificação recomendada e de fabricantes com qualidade reconhecida (normativa "iso")... já os comestíveis, prefiro de oliva ultra virgem... rs!!!
Historiando,,, na década de 90 quando tinha uma F-1000, comprava óleo de galão para economizar, afinal a troca de óleo era mais constante pois usava o carro para puxar trailler, o que impõe uma condição bem severa ao motor...
Hoje, independente do veículo, tenho dúvidas se (comprar galão de 20 litros) realmente é vantajoso, pois há risco de contaminação e oxidação, principalmente pela exposição ao ar que fica em volume maior no "meio" galão... considerando para quem leva em média 6 meses entre as trocas...
Algum Químico por aí... para opinar ???
Abç!
William
RONIE_VALIM
24/03/2015, 16:42
Boa observação William, neste fornecedor será galão de 20litros...
A Trilha Barra, antiga Trilha Rio, sempre nas revisões, usam o Lubrax SAE 15W40 da Petrobras.
William Bescro
24/03/2015, 20:00
Pessoal,
Vejam o que diz o Manual de manutenção do TGV 3.2 - páginas 53 e 54 em pdf
Especificação: API CJ-4 ou superior para motores diesel de alta performance - SAE10W30
Segue link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.mwm.com.br%2FPortal%2F%2525%2 525PORTAL%2525%2525%2FArquivos%2FDownload%2FUpload %2FOM_MAXXFORCE_32H_EUROV_V1_72_73.pdf&ei=ReQRVejkBKnbsAShq4HgBw&usg=AFQjCNFzT_lT6mEy6k4Cg2T2b8Gv0-asag
Observem na página 26 pdf que a quantidade de óleo com troca de filtro o volume é de 7,7 litros, ou seja, com um balde de 20 litros quase é possível trocar 3 vezes, acrescentando apenas mais 3,1 litros.
Imaginem então que as troca (aproveitamento do galão) ocorrerá, com base na manutenção de 6 em 6 meses, pensando que o óleo foi fabricado recentemente e levou pouco tempo para chegar ao consumidor da seguinte maneira:
1ª troca óleo com 1 mês de fabricação;
2ª troca óleo com 7 meses de fabricação e maior exposição a oxidação do ar e finalmente,
3ª troca, óleo com 13 meses de exposição ao ar e maior possibilidade de contaminações não só pela oxidação do tempo mas também por eventual mau manuseio....
Sinceridade... quanto mais pensamos nesta suposta economia, mais fica a certeza de que podemos com esta prática, condenar a vida útil do motor...
Ainda gostaria de ouvir (ler) a opinião de alguém entendido no assunto ou um químico!!!
Boa reflexão!!!
Abç!
William
RONIE_VALIM
24/03/2015, 20:12
Mobil Delvac MX ESP 15W-40 API-CJ4
Alguém se habilita a dar opinião a respeito?
William Bescro
24/03/2015, 20:24
Caro Ronie,
Seu T4 é TGV 3.2 ???
Gustavo D
24/03/2015, 21:50
RONIE, há alguns anos, eu só uso óleo Mobil, por indicação de um mecânico de confiança. Mas, creio que Lubrax, Ipiranga, etc e qualquer marca de nome vá dar o mesmo resultado. O importante é especificação correta e uma marca conhecida. No troller, só uso o Mobil Delvac Super 1400. Já atende a especificação API CH-4 do NGD 3.0 e pelo menos quando cotei preço, o Super 1400 era bem mais barato que o MX. Não achei que valia a pena a diferença, já que o Super 1400 já atende a especificação.
Eu só compro balde de 20 litros e troco em casa. Nunca tive qualquer problema. Pago entre R$ 180 e R$ 210 aqui no Rio. No meu caso, dá apenas para 2 trocas, pois o NGD pega entre 8 e 9 litros por troca. Os filtros de óleo e combustível compro num distribuidor MWM e o de ar num distribuidor Tecfil.
O meu intervalo de troca é de 7 a 9 mil km rodados o que ocorre entre 2 e 3 meses mais ou menos no meu uso.
andres-tavares
25/03/2015, 08:00
Uso Total Rubia TIR 7900 15w40 no meu 3.0, e ate hoje foi o que mais gostei (ja testei ipiranga e shell).
RONIE_VALIM
25/03/2015, 09:46
Pesquisando ontem fiquei na dúvida entre dois:
Mobil Delvac MX 15w40 (API CI-4)
Mobil Delvac MS ESP 15w40 (API CJ-4) - Este é para os novos motores euro 5 mas nas especificações diz que atende perfeitamente os motores anteriores.
Alguém tem alguma contra indicação no CJ-4?
andres-tavares
25/03/2015, 11:08
Eu iria no J, apenas por ter uma aditivacao melhor e ser mais moderno. Nao tem problema de usar oleo mais avancado em motor mais antigo, sempre e quando o mesmo atenda a viscocidade adequada.
homerohermida
25/03/2015, 17:34
Eu iria no J, apenas por ter uma aditivacao melhor e ser mais moderno. Nao tem problema de usar oleo mais avancado em motor mais antigo, sempre e quando o mesmo atenda a viscocidade adequada.
Falou tudo.
Martin427
25/03/2015, 17:39
Esse Delvac é semi-sintético?
Eu uso o Rimula RT4-X, que atende e excede todas as especificações (o mínimo pra o 3.0 é API-CI, se não me engano), mas é mineral.
Nunca achei um óleo semi-sintético que atenda ao menos CI - o máximo que alguns chegam é CH.
Abraço,
Martin
Fabio_Roberto
26/03/2015, 10:35
Só para referencia...
Acabei de trocar o óleo aqui em Sampa.
Sempre uso o Top Turbo 15W40.
Preço
Embalagem 3 Litros R$ 45,90
Embalagem 1 Litro R$ 15,90
Filtro R$ 69,90 (Achei caro, mas como estava la foi esse mesmo, marca Tecfil)
Coloquei um Bardahl b12 Diesel R$ 69,90 ( achei meio caro tb)
Total da Troca.. R$ 247,50
Na próxima não vou usar o Bardahl, na verdade acho que não vou mais usar, muito caro para um beneficio questionável, para quem troca óleo a cada 6 a 8 mil km.
William Bescro
26/03/2015, 11:57
Que tal o Militec-1 ???
Imigrante
09/08/2015, 17:11
Eu venho utilizando o Mobil Delvac MX. A ultima troca foi há 8 mil km. Custou R$ 11,50 o litro a granel. Estou para fazer a troca e pensei em mudar para o Mobil Delvac MX ESP, mas ainda não tive tempo para procurá-lo aqui em Curitiba. Se não encontrá-lo, ou estiver muito caro, vou continuar com o Mobil Delvac MX.
Alguem sabe onde encontrar o MX ESP em Curitiba?
Spectreman
10/08/2015, 00:38
Eu uso o Texaco 10W30 da Texaco.
Ursa Ultra LE.
API-CJ4.
Ninguém usa esse?
homerohermida
10/08/2015, 07:46
Eu uso o Texaco 10W30 da Texaco.
Ursa Ultra LE.
API-CJ4.
Ninguém usa esse?