PDA

Ver Versão Completa : Dúvida básica

nearzero
02/12/2009, 14:56
Senhores.

Por favor, mais uma ajudinha a um tonto em mecânica:

Meu niva, está com o RPM parado de por volta de 200 a 300 rpm, bemmm baixo. Ele dava umas engasgadas que só se ouve parado mesmo.

Essa semana, ao retirar o carro da garagem ele deu uma senhora perda de potência no motor assim q retirei o carro.

Poucos minutos depois, parei em um "mecânico" que fez o teste com as os cabos de velas, retirando-os um a um e vendo a perda de potência que causa no motor. E visivelmente um dos cabos fazem o motor perder mais potência que os outros.

Detalhes: Cabos de vela de silicone, e velas NGK com nem 5000 km. (pq só rodo uma vez a cada 15 dias, praticamente com o carro).

O "mecânico" me disse que talvez seria bom levar a algum MECANICO para dar uma olhada nos pistões. (kguei de medo...).

PERGUNTA: Trocar esses cabos e as próprias velas poderia resolver o problema? Há como testar antes de comprar um conjunto novo? (eu pensei em trocar um cabo por outro para veer se não é o cabo.)

abraço à todos!!!

Gustavo Niva
02/12/2009, 19:34
Meu niva, está com o RPM parado de por volta de 200 a 300 rpm, bemmm baixo.Já tentou regular o carburador? 200 a 300 é muito baixo mesmo...

Edintruder
02/12/2009, 20:54
Tá parecendo bobina ruim...

Qualquer mecânico com um osciloscópio consegue testar o sistema elétrico.

nearzero
03/12/2009, 12:40
entãoa bobina, assim como o proprio rotor são novos... tem coisa de 500 km

nearzero
03/12/2009, 12:41
Alias algém sabe indicar algum site ou descrever rapidamente como se reguila a lenta no webber 460?

abs!

Girti
03/12/2009, 13:02
Senhores.

Por favor, mais uma ajudinha a um tonto em mecânica:

Meu niva, está com o RPM parado de por volta de 200 a 300 rpm, bemmm baixo. Ele dava umas engasgadas que só se ouve parado mesmo.

Essa semana, ao retirar o carro da garagem ele deu uma senhora perda de potência no motor assim q retirei o carro.

Poucos minutos depois, parei em um "mecânico" que fez o teste com as os cabos de velas, retirando-os um a um e vendo a perda de potência que causa no motor. E visivelmente um dos cabos fazem o motor perder mais potência que os outros.

Detalhes: Cabos de vela de silicone, e velas NGK com nem 5000 km. (pq só rodo uma vez a cada 15 dias, praticamente com o carro).

O "mecânico" me disse que talvez seria bom levar a algum MECANICO para dar uma olhada nos pistões. (kguei de medo...).

PERGUNTA: Trocar esses cabos e as próprias velas poderia resolver o problema? Há como testar antes de comprar um conjunto novo? (eu pensei em trocar um cabo por outro para veer se não é o cabo.)

abraço à todos!!!

Ao retirarmos um cabo de vela, estamos "suprimindo" uma das velas, fazendo com que somente as 3 restantes funcionem. Este é um procedimento bastante utilizado para se verificar se um dos cabos de vela ou uma das velas está com problemas. A lógica é simples: ao retirarmos um dos cabos, o comportamento do motor deverá mudar, ele deverá perder rotação e apresentar alguma falha. Se, ao retirarmos um dos cabos, isto não acontecer, isto significa que a retirada deste cabo não fez a menor diferença. A conclusão é que, se ele não interfere no motor, é porque já estava inativo, o que nos leva a concluir que este cabo ou a vela a ele conectada está com problemas.
Assim sendo, pela sua descrição, parece que um dos cabos (existem cabos de silicone que, a despeito de serem "bonitinhos", são de péssima qualidade. Instale os cabos da NGK para os motores Fiat 1.5 (Tempra) e esqueça os problemas com cabos de vela) ou uma das velas está com problemas. Não quer dizer que estejam defeituosos, pode ser apenas um encaixe ruim do cabo ou uma vela suja. Neste último caso, a vela pode estar suja por mau funcionamento do pistão junto ao qual ela trabalha.

Resumindo: se o problema estiver no pistão ou mesmo nos cabos ou nas velas, de nada adiantará você mexer na marcha lenta do carburador.

Meu conselho: leve o Niva a um mecânico de confiança para um exame, pode ser uma coisa simples de se resolver mas, se, como você mesmo diz, seus conhecimentos de mecânica são escassos, ele tem maiores chances de resolver o problema do que você.
Eu posso recomendar o Wilson, mecânico especializado em Lada, atende meus Nivas há mais de 13 anos. Sua oficina fica no Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera, à Av. dos Bandeirantes e ao aeroporto de Congonhas. O telefone é 5531.7796.