PDA

Ver Versão Completa : Revenda é condenada por vender automóvel com hodômetro adulterado



csirani
02/12/2009, 11:15
Já é um bom começo.

Revenda é condenada por vender automóvel com hodômetro adulterado

O juiz da comarca de Joinville (SC), Roberto Lepper, condenou a Motor Place Comércio de Veiculos Ltda., revenda de automóveis, a pagar a Jucelei Dinkoski o equivalente a 20% do valor negociado pela compra de um veículo Ford EcoSport, corrigido monetariamente com incidência de juros de mora, bem como uma reparação no valor de R$ 5 mil por danos morais.
Jucelei comprou o veículo, ano 2004, em outubro de 2006, atraído pela baixa quilometragem. O hodômetro marcava apenas 39.600 km rodados, o que tornava o automóvel semi-novo. No entanto, ao levar o carro para fazer a revisão recomendada pela fábrica aos 40.000 km o consumidor descobriu, pelo sistema interligado, que o veículo já teria rodado em torno de 133.000 km.
O atendente da autorizada, inclusive, entregou a Jucelei um histórico de revisões anteriores realizadas no mesmo veículo, sendo que a última havia sido feita aos 92.395 km, em setembro de 2005.
Desta forma, ao argumento de que foi enganado pela adulteração da quilometragem registrada no painel e de que o valor do carro deprecia consideravelmente quando está muito rodado pelo próprio desgaste decorrente da utilização excessiva, o consumidor requereu o ressarcimento dos danos materiais e uma reparação pelos danos morais.
Para o magistrado, "a informação errônea com relação à real quilometragem do veículo demonstra que o fornecedor desprezou o princípio consumerista da transparência, já que era seu dever prestar informação completa e exata sobre o produto vendido".
Segundo o juiz, “o fato de o consumidor não ter sido prévia e devidamente cientificado de que o veículo que adquiriu teve o medidor de distância em quilometragem adulterado foi decisivo para criar a expectativa legítima e razoável (princípio da confiança) de que o desgaste, pelo uso, era bem menor do que o real, fator crucial, segundo pude compreender, para que vingasse o negócio entre as partes”.
O advogado Lucio Fernando Wiest atua em nome do autor da ação. A revenda Motor Place Comércio de Veiculos Ltda. ainda pode tentar uma apelação ao TJSC.
*Proc. nº 038.07.010401-5 - com informações da AMC e da redação do Espaço Vital

Fonte: Resenha do TJSC de 02/12/2009.

http://tjsc5.tj.sc.gov.br/rsn/RespostaConsulta?page=ViewRespostaConsulta.jsp&deTodasPalavras=&deFraseExata=&deUmaPalavra=&deNenhumaPalavra=&dtResenhaInicio=02/12/2009&dtResenhaFim=02/12/2009&cdPeriodico=&deTitulo=&pag=2

Pedrão B.
03/12/2009, 14:09
Se a moda pega...
O que vai ter de revenda condenada.
Aqui no interior você escuta cada uma dos vendedores de "agências"(aqui chamamos de estacionamento), que o carro era da mulher do juiz, que era do dono de não sei o que, da filha do dono do não sei o que outro.
Pena que muita gente não sabe como reconhecer um carro muito rodado de um pouco rodado, e cai na conversa destes picaretas.
Infelizmente no Brasil, pessoas tem "títulos" mas não cumprem a função, ex.: um corretor de ímoveis serve para orientar as pessoas à um negócio bom, que atenda suas expectativas, mas nem sempre é o que fazem, parte deles só pensam na comissão e empurram qualquer coisa ao cliente.
Isso acontece em vários segmentos do mercado.
[]'s felizes com a justiça Brasileira!

AKPG
04/12/2009, 14:11
Aqui nos EUA é crime fazer isso. Se pegam, os responsáveis vão preso na hora...

Flaibam
05/12/2009, 08:36
Eu fui vítima de golpe de vendedor de carros, mas levei o caso pra Polícia de Campinas. Em 15 dias estava tudo resolvido, mas tem-se que ficar de olho bem aberto e atento a tudo o que eles falam e fazem. Deve-se, principalmente, documentar tudo por escrito. Foi o que me ajudou a resolver o problema: documentação escrita da venda.

Leonardo Raffi
05/12/2009, 21:44
Aqui na minha cidade soue de um caso semelhante... ele adquiriu o carro e levou para a revenda autorizada para revisao la nos registros foi q viu q tinham abaixado a quilometragem...ainda esta na justiça..prece q se apegou em propaganda enganosa...

cantodopirão
06/12/2009, 01:44
Se fizerem isso aqui em Fortaleza cerca de 95% das revendas vão fechar.....:pipoca: Carro de revenda com quilometragem original em fortaleza é igual a político honesto, você sabe que existe,mas nunca vê um....:evil:

junior braga
06/12/2009, 14:45
isso já é tão comum, que nem dinheiro na cueca, ou meias sei lá...

por aqui tá cheio desses golpes...

André-4WD
06/12/2009, 16:29
Salve..
E eu já escutei que era impossivel adulterar os odometros digitais..
abraços
andre

cemecor
06/02/2019, 05:31
Se fizerem isso aqui em Fortaleza cerca de 95% das revendas vão fechar.....:pipoca: Carro de revenda com quilometragem original em fortaleza é igual a político honesto, você sabe que existe,mas nunca vê um....:evil:

Os carros de Fortaleza são os menos rodados do Brasil :twisted:

Sergio c
06/02/2019, 08:33
O bom p ver a km correta em carros seminovos é acompanhar a evolução da km com as datas das revisões na CSS, agora, se a página das revisões foi arrancada do manual ou o próprio manual sumiu, já é um indício que baixaram os kms.

VOVÔ DO TROLLER
06/02/2019, 14:25
Louvável a decisão do juiz de primeira instância , mas se a revendedora recorrer, o processo vai longe.Deveria colocar o camarada na cadeia, isso sim, como disse o amigo em outro post.Infeliz e lamentavelmente, a corrupção ( jeitinho brasileiro), está entranhada na nossa cultura.Abs.