Ver Versão Completa : Suspensão a ar XJ
danielbaldi87
02/12/2009, 02:18
Olá a todos
alem de achar bonito gostaria que os amigos aqui do fórum me dissessem os pro e os contra da instalação de um produto como esse em uma xj 98
não sou profundo conhecedor do assunto mas a minha intenção ao instalar esse tipo de suspencao seria para poder rebaixala quando estivesse em uma estrada bem pavimentada tendo assim uma melhor aerodinâmica tendo em vista que o centro de gravidade dela iria ficar mais baixo e quando estivesse em um terreno off road poderia levantar a suspencao para poder aumentar o vao livre entre o carro e o solo.
Se alguém que já teve esse tipo de suspencao puder relatar sua experiência ou alguém que conheça sobre o assunto por favor opinem e me corrijam sobre a minha teoria caso eu esteja errado
desde ja obrigado
Daniel,
Acho que você vai tomar umas pedradas por querer rebaixar um Cherokee, porque o pessoal aqui é meio xiita, mas vamos lá.
A Cherokee tem uma excelente estabilidade para um carro de seu porte e, por ser pesado e pouco aerodinâmica, não é aconselhável que se desenvolva grandes velocidades, pois vão faltar freios.
No offroad, a suspenSão a ar não é muito aconselhável, pois não bermitirá muita torção, dificultando a transposição de erosões.
O vão livre principal em um off-road é o que existe entre a bolota do diferencial e o solo. O vão livre central é consequência do aumento da altura da carroceria (body-lift) para a utilização de pneus maiores, que contribuirão com o vão livre no diferencial. Em alguns casos, o vão livre central também é importante, como na passagem por troncos ou lombadas durante as trilhas. Como a cherokee é monobloco, o aumento da altura é conseguido através de kits de suspensão, que elevam por igual as suspensões dianteira e traseira. No caso de utilização de mecanismo de variação do comprimento das molas, como o caso da suspensão a ar, você vai ter uma alteração complexa na geometria da suspensão para cada configuração (alta, media ou baixa) gerando vibrações no cardã, shimmy e desalinhamento.
Não aconselho.
Suspensão a ar, quando funciona, é para veículos que tem suspensão independente, pelo menos, na dianteira, que não é o caso da Cherokee.
[]'s
Ronaldo B.
02/12/2009, 08:15
esse tipo de suspensao é proibido por lei; nao vai trazer beneficio nenhum no offroad muito pelo contrario, com o valor que vai gastar pra instalar essa tranqueira dá prá instalar um kit decente e que vai ter utilidade e rebaixar uma xj é sem comentarios.
Jeanilson
02/12/2009, 09:04
... O vão livre central é consequência do aumento da altura da carroceria (body-lift) para a utilização de pneus maiores, que contribuirão com o vão livre no diferencial. ...
Cotrim,
Só uma correção: O Body-lift, por si só, não aumenta o vão livre central. Pelo teu exemplo acima o aumento do vão livre central foi consequência do uso de pneus maiores. :concordo:
Para se conseguir o máximo de ganho do vão livre central, deve-se primeiro mexer na suspensão, e só depois, deve-se realizar o body-lift, caso tenha problemas de "encaixe" com os pneus.
danielbaldi87,
Acredito que você tenha tido essa idéia ao observar alguns SUVs modernos, como a Discovery 3, que possuem sistemas de regulagem da altura da suspensão. O princípio está correto (melhorar a estabilidade na estrada e ter ganho no off-road), porém esse sistema de suspensão a ar não é o mais indicado para esse caso, pois como foi dito acima ele funciona melhor em sistemas de suspensão independente.
Uma sugestão: Já pensou em amortecedores com regulagem de carga? O seu princípio é o mesmo, deixar a suspensão mais "dura" na estrada e mais "mole" nas trilhas ;).
[]'s
Rones Jr
02/12/2009, 10:41
e depois....se fosse bom o povo das Disco não estariam fazendo tripas pra colocar a susp da 110/90...rss
alexandreodecam
30/12/2009, 21:49
olha com todo o respeito, compra um chevete tubarao e faz tudo isso, mas nao mexe na cheroka, isso e um crime
Cotrim,
Só uma correção: O Body-lift, por si só, não aumenta o vão livre central. Pelo teu exemplo acima o aumento do vão livre central foi consequência do uso de pneus maiores. :concordo:
Para se conseguir o máximo de ganho do vão livre central, deve-se primeiro mexer na suspensão, e só depois, deve-se realizar o body-lift, caso tenha problemas de "encaixe" com os pneus.
[]'s
Jeanilson,
O body lift aumenta a altura da carroceria em relação ao solo e, por consequência, o aumento do vão livre central no caso de monoblocos (CHEROKEE), pois é realizado com kits de suspensão..
O uso de pneus maiores aumenta o vâo livre total, que é o das bolotas no caso de eixos rígidos. Na maioria das vezes, não existe o aumento dos pneus sem a utilizaç~co de um body-lift.
[]'s
Jeanilson
31/12/2009, 09:48
Jeanilson,
O body lift aumenta a altura da carroceria em relação ao solo e, por consequência, o aumento do vão livre central no caso de monoblocos (CHEROKEE), pois é realizado com kits de suspensão..
O uso de pneus maiores aumenta o vâo livre total, que é o das bolotas no caso de eixos rígidos. Na maioria das vezes, não existe o aumento dos pneus sem a utilizaç~co de um body-lift.
[]'s
Cotrim;
Resumidamente para não fugir (ainda mais) do tópico:
Body-Lift: Colocação de calços entre o chassis e a carroceria, geralmente para abrir espaços nos paralamas para pneus maiores. Como o chassis não é levantado em relação ao solo (considerando somente o body-lift), os ângulos de entrada, saída e do vão central não são alterados.
Lift de suspensão: troca de peças e/ou colocação de calços nos componentes da suspensão, para abrir espaço para pneus maiores e/ou melhorar o curso da suspensão. Como o chassis é levantado em relação ao solo, os ângulos de entrada, saída e do vão central são melhorados.
Portanto, como a Cherokee é monobloco (não tem chassis separado da carroceria), só é possível a instalação de lift de suspensão nela.
Mas uma coisa concordo contigo. Para aumentar totalmente o vão livre da viatura, inclusive as "bolotas" do diferencial, tem que trocar os pneus. O resto (body-lift ou lift de suspensão) é consequência disso.
[]'s
Jeanilson,
No caso de monoblocos o body lift (aumento da altura da carroceria) e Suspension lift (aumento da altura da suspensão) é a mesma coisa. Pode pesquisar nos sites gringos, como Pirate e NAXJA. De qualquer forma, o vão livre central é aumentado com o suspension-lift. O aumento no diâmetro dos pneus também gera este aumento, mas como consequência de aumentar a altura como um todo.
Aqui no Brasil, convencionou-se a falar que body lift só existe para não monoblocos. Como o termo é em inglês, seria melhor considerar o que os gringos falam.
[]'s
eu não faria... mas lembro de quando comecei a frenquentar o forum que havia um post sobre um jeep modificado com suspensão a ar... acho que era originalmente um CJ, antes das mudanças... se não me engano o nome do dono era Leopoldo... deve valer uma pesquisada... boa sorte!
cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2010, 04:32
esse tipo de suspensao é proibido por lei; (...) e rebaixar uma xj é sem comentarios.
a legislação brasileira é arcaica e ignora vários aspectos técnicos ao restringir a adaptação de suspensões reguláveis... em alguns veículos eu sou a favor que se libere...
quanto a rebaixar uma cherokee, deveria ser proibido fazer isso, assim como usar pneus de perfil baixo... quem quiser fazer um "mano-móvel" que o faça com uma blazer ou explorer 4x2... a propósito: a algum tempo atrás vi fotos de uma explorer transformada em lowrider, com suspensão eletropneumática e rodas raiadas aro 13...
Jeanilson
04/01/2010, 08:44
Jeanilson,
No caso de monoblocos o body lift (aumento da altura da carroceria) e Suspension lift (aumento da altura da suspensão) é a mesma coisa. Pode pesquisar nos sites gringos, como Pirate e NAXJA. De qualquer forma, o vão livre central é aumentado com o suspension-lift. O aumento no diâmetro dos pneus também gera este aumento, mas como consequência de aumentar a altura como um todo.
Aqui no Brasil, convencionou-se a falar que body lift só existe para não monoblocos. Como o termo é em inglês, seria melhor considerar o que os gringos falam.
[]'s
Cotrim,
É bom saber que lá nos States eles fazem essa confusão com os nomes (que coisa, heim? :shock:).
Mas ainda prefiro como ficou convencionado no Brasil: Body-lift diferente de suspension-lift. Ajuda a evitar confusões, principalmente com os novatos.
Não sei como é aí, mas aqui ainda tem gente que confunde bloqueio do diferencial central com o bloqueio de diferencial :putz:.
Falou e obrigado pelo esclarecimento! :concordo:
[]'s
Jeanilson
A culpa da confusão do bloqueio é dos fabricantes que não explicam aos consumidores o que estão comprando e dos consumidores que nunca lêem o manual de instruções. Lá fora, EUA e EUROPA, qdo se compra um carro, os vendedores são obrigados a explicar toda a sopa de letrinhas. Aqui, quando o cara comprava uma d20 com POSITRACTION não sabia do que se tratava e não adiantava ler no manual que não explicava direito.
[]'s
Acho que o pessoal precisa abrir mais a cabeça em relação a modificações.
Suspensão a ar não se usa só pra rebaixar carro de playboy. O que pode ser feito em um off-road é usar a suspensão a ar para deixar o carro na altura original na cidade ou rodovia e levantar para usar na trilha, quando a suspensão articula mais e os pneus podem vir a raspar na lataria se o carro estiver baixo.
Eu acho válido, desde que bem feito. E indico umas fotos que achei uma vez de um Vitara usando esse sistema para trilhas.
Segue o link.
http://www.offroadimages.com.au/4x4events2006/thumbnails.php?album=69&page=1
Abraço
MARCELOLUCHESI
12/01/2010, 14:19
Jeanilson
A culpa da confusão do bloqueio é dos fabricantes que não explicam aos consumidores o que estão comprando e dos consumidores que nunca lêem o manual de instruções. Lá fora, EUA e EUROPA, qdo se compra um carro, os vendedores são obrigados a explicar toda a sopa de letrinhas. Aqui, quando o cara comprava uma d20 com POSITRACTION não sabia do que se tratava e não adiantava ler no manual que não explicava direito.
[]'s
É verdade isso me lembra das D20 ABS-T muita gente não sabia o que queria dizer...ahaha muitos achavam que tinha ABS e TURBO. Mas nunca imaginavam que era ABS na traseira..
O meu sogro tem uma TR4 e até esses dias não descia redondo a minha explicação da diferença de bloqueio central do diferencial, para bloqueio no diferencial. Até que eu cansei de explicar tracionei a TR e com um macaco (jacaré) suspendi as rodas laterais dianteira e traseira de um mesmo lado e disse para ele: Agora tenta arrancar ve se ela sai do lugar!
danielbaldi87
14/02/2011, 19:38
dando vida ao topico
acho que pra quem esta com as molas cansada, carrega carga, o procura um pouco mais de conforto nas xj talvez seja uma opcao isto aqui
http://www.expeditionportal.com/forum/showthread.php?t=36091
instalacao simples e limpa pode ser feito ate em casa
talvez um dia eu faco
quem quiser por favor comente
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