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Ver Versão Completa : è possivel montar uma gaiola com estrutura de Opala ?



Bolão
01/12/2009, 19:42
galera tenho um opala cupe 76 aki, como não tem docs, e ta dificil de vender ele mesmo baratinho, to em mente de criar uma gaiola, mas aki, é possivel criar uma com a estrutura do opala, digo, chasis, motor, susp essas coisas ? ou to pensando besteira ? aguardo sugestões, flws.

thiago pupo fonseca
01/12/2009, 20:03
que da da , mais o problema e o peso ser na frente , vc nao ia ter tanta vantagem como o fusca ou gaiola . o segrdo desses carros vw e que o motor foi projetado em um ponto que melhora a traçao , por isso nao e 4x4 pq nao precisa ser , se fosse pra usar a mecanica de opala , ai vale a pena a 4x4 nao sei , talves da a 20 caiba certinho . abracos

leobnaval
01/12/2009, 21:26
Possivel sim, recomendado NÃO!

A não ser que fosse 4x4 como disse o thiago mas esqueça esses sistema de tração da A20 e cia (A,C,D 10 e 20) pois eram fabricados pela engesa, além de não posuirem reduzida, são raros e difilmente se acha peças...
O negócio se for fazer é usar T-case de jeep com flange para o câmbio e eixos do jeep tambem, portanto creio que o custo não vale tanto a pena assim é mais fácil montar um jipé documentado do que esta gaiola, mas gosto é gosto e os 4x4 tubulares dominam quando o assunto é superar obstáculos...

Abraços, Leo

fag.online
02/12/2009, 08:41
Usa o opalão pra Fritão, também é divertido
:D
Abracos

cRiPpLe_rOoStEr
02/12/2009, 19:40
se quiser mesmo uma gaiola com motor do opala procura posicionar o motor numa posição central e providencia um eixo traseiro do omega... a propósito: em santa catarina eu ja vi umas gaiolas com mecânica do astra montada na traseira... o câmbio do astra suporta bem a força do motor de um opala 4cil, e montando o motor na transversal fica mais fácil equilibrar o peso sobre o eixo de tração, até melhor que tentar centralizar o motor e usar eixo de omega...

leobnaval
02/12/2009, 20:22
A mecânica do astra na tras. fica muito melhor que tentar adaptar um motor de opala no câmbio do astra ou adaptar qualquer coisa do opala numa gaiola, muito mais potência, muito mais leve, mais econômico, peças de reposição fácil, etc....

Bolão
02/12/2009, 23:45
digo usar o opala aproveitando mesmo, o Opala descobri q tem varias restrições no doc, e como ninguem co9mpra ele assim pra eu comprar um fuscão e fazer algo (mais do meu gosto rsrs), to curiando pra ver se é possivel rsrssr, parte de custo beneficio, afinal das contas, cambio/cardan/diferencial e tdo mais ja tenho aki rsrs

Matheus MG
03/12/2009, 12:19
a seguir fotos da gaiola de um amigo
toda feita com mecanica de opola ,motor, caixa , diferencial direçao, eixo dianteiro, um parte do monobloco, tudo
ae ele arrumou um capo de um trator velho, canos, e deu no q vcs tao vendo agora
so foi feito 2 trilhas com ela, e o cara agradou muito disse ela é muito boa de força e nao derrapa muito pois o motor foi chegado pra tras

infelizmente ele ta um poco apertado e ta vendendo 7mil
quem tiver interesse pode me mandar uma mp

ele q faz as gaiolas por, fez a minha, e muitas outras, proximo projeto sera uma 4x4 com mecanica de passat

Matheus MG
03/12/2009, 12:28
mais algumas

leobnaval
03/12/2009, 12:38
Concerteza esta gaiola de opala num vai aonde um fusca 1500 chega. Ainda mais com estes pneus lisos só serve pra carregar alguma coisa, pra andar no barro atola fácil, fácil...
Porque será que o cara fez e ta vendendo pra fazer uma 4x4 com mecânica vw.

Matheus MG
03/12/2009, 12:56
pneus so po uns melhores leo
segundo ele, ela foi bem na trilha
e ele ta fazenu a outra pq arrumo o passat barato
ele é assim mos ,faz a gaiola,usa ela um poco, vende e faz outra
antes de eu comprar a minha ele fazia trilha nela, até q combinei com ele

Ninja4x2
03/12/2009, 19:31
ou eu fico rachando os bico das idéias que aparecem no forum... dou pala mesmo hauhauhauahuah.. cadê a galera das antigas.. po! antes o pessoal n tinha essas idéias tenebrosas não..

thiago pupo fonseca
04/12/2009, 17:13
acho que se for no caso , pra andar com um carro alto , dar uns roles em estradas de terra , na praia , sem abusar muito dos obstaculos da pra fazer tipo um opala monstro , altao , ia ficar da hora . abraços

diegot
04/12/2009, 18:06
Eu acho que uma solução viável é fazer uma gaiola "Roadster".
Põe os bancos em cima da eixo traseiro, encurta o cardã. Já deve dar pra deixar perto do 50/50 ou até melhor que isso.
Já resolve um pouco o problema de tração assim, modificando a susp. traseira dá pra melhorar mais ainda.
Aproveita só motor/cambio e balanças/amortecedor e manda o resto pro lixo.

Matheus MG
04/12/2009, 20:03
Eu acho que uma solução viável é fazer uma gaiola "Roadster".
Põe os bancos em cima da eixo traseiro, encurta o cardã. Já deve dar pra deixar perto do 50/50 ou até melhor que isso.
Já resolve um pouco o problema de tração assim, modificando a susp. traseira dá pra melhorar mais ainda.
Aproveita só motor/cambio e balanças/amortecedor e manda o resto pro lixo.
entao diegot
isso q foi na gaiola de opala q eu postei
o motor foi chegado pra tras e o bancos foram postos no lugar do bancos traseiros originais

abrass

Bolão
05/12/2009, 14:09
ou eu fico rachando os bico das idéias que aparecem no forum... dou pala mesmo hauhauhauahuah.. cadê a galera das antigas.. po! antes o pessoal n tinha essas idéias tenebrosas não..

não é ideia tenebrosa amigo, simplesmente sou um cara q não tem tanta grana assim, gosta dessas coisas, e tem um Opala todo fudido sem documento entulhado aki q ninguem compra, ai q tau aproveitalo néh....



nossa galera vlw mesmo pelas dicas, mas dakelas com o motor mais pra tras assim, muda tanto a tração ? alguem conhece trilha do pinheirinho aki em sampa ? exemplo consigo fazer ela ?? falo dela como exemplo foi a unica q fui até hj rsrs, vlw mesmo pelas dicas ae pessoal.

leobnaval
05/12/2009, 15:30
nossa galera vlw mesmo pelas dicas, mas dakelas com o motor mais pra tras assim, muda tanto a tração ?


Cara carregue uma caixa de leite com os braços estendidos por um tempo, depois carregue a mesma caixa com os cotovelos flexionados pelo mesmo tempo, vc verá que o peso da caixa é o mesmo mas a distância é crucial para a carga. Portanto a distância do motor pro eixo é crucial SIM.:concordo:

Tanto é que os vw motor a ar sempre tiveram fama de carro bom de barro :twisted:, porque o motor (e a maior parte do peso) esta na tras., aliado a tração traseira temos exelente relação para trilhas.

Já o opala, chevette é bom pra dar borrachão mesmo... justamente pelo contrário dos vw ar, peso praticamente concentrado no eixo diant. e tração traseira isso faz com que fique bem mais fácil fazer as rodas tras. patinarem (perda de tração no eixo motriz):shock:

Endenteu...

Abraços, Leo

thiago pupo fonseca
06/12/2009, 12:14
ou carregar 2 sacos de cimento na trazeira e sentar o pau , rsrsr

Franco Fileppo
06/12/2009, 12:58
Acho que a ideia é deslocar a maior parte po peso pra traz,nao aumentar o peso,pense em uma soluçao para colocar o motor a traz,

Tipo faz um suporte(abagualado)seguranda motor e caixa,um mini cardan e o eixo de ponta cabeça,ai ela anda pra frente e o motor fica atraz,monte um acoplamento pra mudar as marchas e faz ela com 2,00 m entre eixo pra nao empinar muito,poe dois pneus fronteira aro 16 atraz bem largos um freio seletivo e seja feliz,deve ficar muito forte!

leobnaval
06/12/2009, 13:03
Thiago sua idéia é valida (assim como quando atola camionete 4x2 põe uma galera na caçamba que melhora a tração, isso inclusive ja aconteceu comigo a camionete atolou subiu 2 caras na caçamba e ela saiu.)

Mas como disse o Franco a melhor coisa é carregar o minimo de peso possível, quanto mais leve e maior concentração no eixo de tração melhor.

Abraços

Eduardo Fernando
15/12/2009, 12:41
galera tenho um opala cupe 76 aki, como não tem docs, e ta dificil de vender ele mesmo baratinho, to em mente de criar uma gaiola, mas aki, é possivel criar uma com a estrutura do opala, digo, chasis, motor, susp essas coisas ? ou to pensando besteira ? aguardo sugestões, flws.
meu primo comecou a cortar a caravan 4cc alcool pra tentar transformar em uma gaiola aro 16.........

rafaelcardoso
15/12/2009, 12:50
a seguir fotos da gaiola de um amigo
toda feita com mecanica de opola ,motor, caixa , diferencial direçao, eixo dianteiro, um parte do monobloco, tudo
ae ele arrumou um capo de um trator velho, canos, e deu no q vcs tao vendo agora
so foi feito 2 trilhas com ela, e o cara agradou muito disse ela é muito boa de força e nao derrapa muito pois o motor foi chegado pra tras

infelizmente ele ta um poco apertado e ta vendendo 7mil
quem tiver interesse pode me mandar uma mp

ele q faz as gaiolas por, fez a minha, e muitas outras, proximo projeto sera uma 4x4 com mecanica de passat


Bem estranha hein Matheus! O pessoal aí gosta de inventar hein!

Eu não sou a favor de fazer estas experiências não, vê se o motor do seu opala não pode ser "doado" para outro carro, se não existe restrição pra isto, assim, picota ele e vende, vende o motor completo por uns 600 reais, vende o câmbio e diferenciais, pedaleira (só ela vale uns 100,00 aqui no fórum) caixa de direção pro pessoal adaptar em jeeps, coluna de direção também para adaptar... Você faz mais de 1.000 nele fácil, rapidinho e compra um Fusca, para de inventar...

leobnaval
15/12/2009, 13:04
Bem estranha hein Matheus! O pessoal aí gosta de inventar hein!

Eu não sou a favor de fazer estas experiências não, vê se o motor do seu opala não pode ser "doado" para outro carro, se não existe restrição pra isto, assim, picota ele e vende, vende o motor completo por uns 600 reais, vende o câmbio e diferenciais, pedaleira (só ela vale uns 100,00 aqui no fórum) caixa de direção pro pessoal adaptar em jeeps, coluna de direção também para adaptar... Você faz mais de 1.000 nele fácil, rapidinho e compra um Fusca, para de inventar...

X2 !!!! :concordo:

Matheus MG
15/12/2009, 13:20
o mercado pra essas peças aqui é muito ruim...

Marcelo A. Marchiodi
15/12/2009, 20:02
Ok... vamos desistir dessa gaiola de Opala... e vamos viajar na maionese um pouco...

Desmonte tudo nele, arranje um bom 6 cilindros, eixos Dana 44, pneus 33", suspensão dianteira de D-20 (duplo A muito forte!), paralamas retrabalhados, alguns calços, reforços, metros de tubos, solda... muita solda... e o que temos:

http://img685.imageshack.us/img685/9720/scan0006i.jpg

Old school baja racer!!!!!!!!!!!!!!!!!! :odedo:
Viajei feio... mas não é tão impossível!
O de cima não é um Opala, mas sairia algo bem desse jeito... lembrando que no Brasil teve um Maverick 4x4 nos anos 80... quem lia ou lê a finada 4x4&pick-up, conhece a história!

Pra quem quiser ver mais desses carros: http://www.race-dezert.com/forum/showthread.php?t=68451 era uma categoria que havia nas corridas baja americanas.

thiago pupo fonseca
15/12/2009, 20:48
boa , era disso que eu tava falando , e se for so pra trilhas leves , deixa so na traçao trazeira e trabalha ele na altura , igual esse ai , coloca um guincho de catraca de 60 reais , bloqueia o diferencial e ja pode brincar , abraços

leobnaval
15/12/2009, 22:27
lembrando que no Brasil teve um Maverick 4x4 nos anos 80... quem lia ou lê a finada 4x4&pick-up, conhece a história!


Eu tenho esta edição, show de bola...

Quanto as bandejas, as do opala são bem resistentes acho que não seria necessário trocar também é duplo A porem o A inferior se não me engano é uma barra com um braço tensor, simplificando é um duplo A com a reg. do caster.

Quanto a esses carros como disse o Marcelo eles eram para corridas de bajas e não para trilhas.

Continua achando que um opala assim perde para um fusca ou gaiola numa trilha mesmo com este investimento todo, imagine um opala 6cc atolado (só com guincho ou jeep) pra tirar, já uma gaiola 2 pessoas resolve hehehehehe

Eu tinha um brasilia e um chevette até pensei em fazer alguma coisa com o chevette mas preferi usar a brasilia para fazer uma gaiola.

Quem quiser fazer eu dou o maior apoio...

Abraços

edwint
16/12/2009, 13:11
eu coloquei uma do gol bola...