Ver Versão Completa : Junta CV.
Boa noite pessoal. Estou precisando de uma junta CV, ou algo que a substitua. Alguém poderia me dar um auxílio?
Pela dificuldade de se conseguir essa peça acredito que alguém deva te-la substituido em algum momento.
Como o número de usuários p/ esse equipamento não é muito grande, aqui no Brasil, acredito que nenhuma empresa nacional a esteja fabricando. Caso alguém a fabrique ou a importe, ou mesmo tenha bolado um meio de substituí-la, agradeceria pela informação.
Abraço a todos.
Sandro Tannuri
23/01/2005, 22:57
Troller, Cherokee, algumas Grand Cherokees e Wrangler são alguns exemplos de veiculos que vem de fabrica com cardans dianteiros CV.
Procure nos desmanches, tem um cara na seção de peças vendendo um par de cardans de Troller.
Abraços,
Sandro, você sabe me dizer se a CV do troller é nacional??? Quem fabrica?
Abraço.
Sandro Tannuri
28/01/2005, 18:55
Quem fabrica e a Dana com sua divisão Spicer mas não acho que seja feita no Brasil, talvez Venezuela.
Abraços,
guilhermekrug
08/02/2005, 21:18
Agora o cardan do Troller esta sendo feito em Sorocaba - SP
Edintruder
08/02/2005, 21:37
De que material é composta essa junta? Dependendo do material é mais fácil mandar fazer uma igual.
Walter L. L. Casitta
08/02/2005, 22:10
O Ranger também vem com junta CV no cardam dianteiro, mas acho um pouco difícil de aproveitar.
Talvez você poderia soldar ou mesmo só parafusar dois garfos iguais ao da foto (2) em contraposição.
Alexandre X
08/02/2005, 22:24
O Ranger também vem com junta CV no cardam dianteiro, mas acho um pouco difícil de aproveitar.
Talvez você poderia soldar ou mesmo só parafusar dois garfos iguais ao da foto (2) em contraposição.
Mas e a esfera central da CV?
Walter L. L. Casitta
08/02/2005, 22:32
Que esfera central? :o
Alexandre X
09/02/2005, 00:03
Que esfera central? :o
Uma junta CV e' composta por duas juntas universais e uma esfera que coordena o movimento... Quem fara o papel dela?
Walter L. L. Casitta
09/02/2005, 00:39
Alexandre,
Certamente não estamos falando da mesma coisa. Eu me refiro a junta de velocidade constante ou homocinética e nem todas tem esfera...
Como você pode ver na foto, não tem esfera na parada.
http://www.drive-lines.com/neapco/4x4/cvautotrak.jpg
Bom dia, pessoall. Walter, sua sujestão é muito interessante. Acho que vale a tentativa. Vou fazer essa experiência. Basta olhar a imagem da CV, p/ perceber que dois garfos contrapostos farão a composição física que busco, mas não as soldarei, pois iria danificá-las. Vou aparafusá-las, como no caso de sua utilização normal. Nas extremidades opostas colocarei a outra parte da cruzeta da FORD, se é que as dimenções permitirão.
Em tempo: farei a experiência e depois colocarei aqui todos os passos. Caso dê certo, será uma boa solução p/ SPOA, e outros.
Juntando dois garfos, vai resolver seu problema de angulação grande, mas vai ter vibração excessiva na sua linha de transmissão, que poderá até danificar sua caixa de transferencia.
Alexandre X
09/02/2005, 11:05
Alexandre,
Certamente não estamos falando da mesma coisa. Eu me refiro a junta de velocidade constante ou homocinética e nem todas tem esfera...
Como você pode ver na foto, não tem esfera na parada.
Certamente estamos falando da mesma coisa.
Como você pode ver na foto, tem esfera na parada.
Walter L. L. Casitta
09/02/2005, 12:16
Então nada feito, eu não conhecia esse lado da junta CV. :oops:
Existe um recurso que se usa em grandes carros de carga e que serve p/ poupar as cruzetas. Ocorre que em caminhões e outros carros de carga onde a altura do chassi em relação ao eixo é muito grande, devido a características do projeto, é utilizado um cardã bipartido, com uma junta elástica no "meio", a fim de diminuir o ângulo em que cada cruzeta será submetida. O problema é que o cardã dianteiro dos nossos veículos já são muito curtos p/ esse tipo de coisa, mas vou tirar umas medidas e tentar reproduzir essa solução p/ as nossas viaturas. Vamos ver no que dá. Caso alguém tenha alguma idéia, por favor, não se acanhem. Vamos debate-la, quem sabe sai alguma coisa boa daqui?...
No caso do eixo bipartido, se fáz necessário a fixação de uma das duas partes, no ãngulo em que irá trabalhar, para que a outra se movimente livremente, o que a fará trabalhar num range de angulação mais violento, pois teremos um pedaço de eixo "móvel" muito menor, p/ acompanhar o trabalho da suspensão. É por isso que essas soluções só são empregadas em caminhões, onde o cardã é bem grande, e onde esse problema é minimizado, mas acho que vale o estudo. Vou correr atrás.
[] aguardando sugestões.
Em tempo:
Acho que o Chevete também usa essa solução, mas não estou bem certo.
cristiano
09/02/2005, 14:36
as S10 se não me engano até 1997 era inteiriço... depois colocaram dois emendados por uma junta... deve ser essa que vocês falam... me parece que o Opala também já teve esse "upgrade" também...
Elmer_Jeep
09/02/2005, 15:53
Existe um recurso que se usa em grandes carros de carga e que serve p/ poupar as cruzetas. Ocorre que em caminhões e outros carros de carga onde a altura do chassi em relação ao eixo é muito grande, devido a características do projeto, é utilizado um cardã bipartido, com uma junta elástica no "meio", a fim de diminuir o ângulo em que cada cruzeta será submetida. O problema é que o cardã dianteiro dos nossos veículos já são muito curtos p/ esse tipo de coisa, mas vou tirar umas medidas e tentar reproduzir essa solução p/ as nossas viaturas. Vamos ver no que dá. Caso alguém tenha alguma idéia, por favor, não se acanhem. Vamos debate-la, quem sabe sai alguma coisa boa daqui?...
No caso do eixo bipartido, se fáz necessário a fixação de uma das duas partes, no ãngulo em que irá trabalhar, para que a outra se movimente livremente, o que a fará trabalhar num range de angulação mais violento, pois teremos um pedaço de eixo "móvel" muito menor, p/ acompanhar o trabalho da suspensão. É por isso que essas soluções só são empregadas em caminhões, onde o cardã é bem grande, e onde esse problema é minimizado, mas acho que vale o estudo. Vou correr atrás.
[] aguardando sugestões.
conheço essa peça como ROLAMENTO DE CENTRO ou o famoso "SUPORTE REI".
Rogervet
09/02/2005, 16:23
olá pessoal, o leopoldo já usou esse recurso no jeep dele, tomei a liberdade de postar a foto dele, e tem um link onde isso foi discutido:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1983&postdays=0&postorder=asc&start=20
um abraço a todos.
É um problema comum, que emfrentamos quando alteramos alguma coisa nos cardãs. Balancear o conjunto não é nenhum bicho de sete cabeças, apesar de que deve ser feito por quem tem equipamento p/ isso. Não é tão simples quanto balancear um cardã normal, visto que o ideal seria balanceá-lo no lugar, respeitando, inclusive, a influência do rolamento que sustenta a junta. Tudo que inserimos irá dar sua contribuição no desbalanceamento do conjunto, e deve ser levado em conta inclusive, o ângulo que se fáz presente entre as duas peças dos dois novos cardãs. É um barulho e tanto... talvêz seja mais negócio comprar a junta CV. Será que allguém sabe o preço dela??? De qualquer forma, isso está sendo produtivo, e talvêz eu faça essa experiência mesmo comprando uma CV.
Há dois motivos p/ isso: primeiro o cardã dianteiro é o que menos trabalha, e só será ligado em situações em que não iremos estar correndo, logo menor influência do desbalanceamento; segundo porque é bem mais fácil desenvolver uma idéia, quando ela já é utilizada pelas montadoras. É porque já funciona.
j.sebastian
09/02/2005, 20:34
Só mais um dado: as Ford Explorer (pelo menos até 1994), também têm junta CV no cardã dianteiro...
Sebastian
Sandro Tannuri
09/02/2005, 21:55
2 coisas devem ser observadas neste topico:
1) Cuidado ao passar informações sobre o que não se conhece pois pode levar pessoas a jogar tempo e dinheiro fora.
2) Não tentem inventar a roda novamente.
Abraços,
2 coisas devem ser observadas neste topico:
1) Cuidado ao passar informações sobre o que não se conhece pois pode levar pessoas a jogar tempo e dinheiro fora.
2) Não tentem inventar a roda novamente.
Abraços,
X2
Abraços,
Sandro e Bill, obrigado pelo toque. Verifiquei, aqui no forum, que isso já foi tentado. É uma pena saber que a CV não se adapta ao nosso câmbio. De qualquer forma agradeço a boa vontade de todos que se deram ao trabalho de postar suas opiniões. Caso consiga alguma coisa colocarei aqui.
Abraços.
Sandro Tannuri
10/02/2005, 12:45
O que pode ser feito e fabricar uma flange que encaixe na saida da transferencia e que aceite CV em substituição a flange original.
Abraços,
Elmer_Jeep
10/02/2005, 13:32
Peraí, então essas duas peças onde vai a tal esfera ficam por dentro da carcaça que está no centro da foto?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=10407
Elmer_Jeep
10/02/2005, 13:46
sim........
obrigado.
como vc diz "não tem almoço gratis". :lol:
[] aguardando sugestões.Pelo que eu saiba estes cardans dividos por outros motivos...
Menor peso de cada cardan é a principal.
O bipartido acaba trabalhando em com maiores angulos de cruzeta que um unico longo.
Alias voce mesmo se contradiz no seu texto...
Primeiro diz:
a fim de diminuir o ângulo em que cada cruzeta será submetida
Depois:
o que a fará trabalhar num range de angulação mais violento
Boa noite, Wallace. É lamentável que não tenha conseguido ser claro, sobretudo quando há tanta gente que aproveitará essas informações p/ esclarecimento próprio, mas acredito que dessa vêz serei mais feliz. Vamos lá: Na verdade existem outros motivos p/ se fazer o eixo de transmissão bipartido, apesar de não constar no escopo das minhas necessidades pode ser de interesse cloetivo. Quando confeccionamos o eixo de transmissão dessa maneira, estamos facilitando o seu balanceamento, pois é sabido que dentre outras variáveis, o comprimento e a massa, de um eixo são determinantes fundamentais p/ definir o custo de seu balanceamento. Dessa forma, se o dividirmos em duas secções, estaremos facilitando sua confecção, manutenção preditiva, corretiva e preventiva. Fato semelhante acontece nas turbinas Dresser Hand, que ao encurtar o eixo do compressor GG, consegue-se menor custo de produção e obtem um conjunto muito mais compacto e confiável nesse sentido, além de não apresentarem necessidades de rebalanceamento de campo. No caso de veículos auto-motivos, o balanceamento e a manutenção de um cardã de vários metros seria muito dispendiosa e se faria mais frequentemente necessária do que um de poucos metros, que inclusive teria sua resistência mecânica sensívelmente aumentada pelo seu menor comprimento, além da possibilidade de ter menor diâmetro e se utilisar de material mais comum. Além dessas questões, temos algumas outras que visam a segurança, adotando eixos de menor dimensão e com apoio "central", ao invés de um eixo único e longo com menor número de apoio. Temos também a questão das crusetas, que em determinadas soluções se faz necessário devido a grande altura do chassi em relação aos eixos, sobretudo em veículos que fazem uso de chassis retos, e onde não há espaço p/ a acomodação do eixo na linha das longarinas principais (ponto de maior distância entre o eixo e a caixa). Nesses casos a solução do eixo de transmissão bi-partido, é bem vinda, pois a angulação que duas cruzetas teriam de fazer sozinhas, será dividida por quatro. Contudo, em nossos veículos, os cardãs são de dimensões muito menores, mas o curso da suspensão em alguns casos é ainda maior, o que nos trás algumas situações inusitadas. Para tentar facilitar a compreenção de todos, vou fazer a explicação usando o menor eixo (o dianteiro). O eixo de transmissão dianteiro já é bem curto p/ ser bipartido (apesar das minhas esperanças de ter algum sucesso) e quando nos utilizamos dessa solução nesse eixo, temos de perceber que a parte que NÂO será fixa (pois a outra não trabalhará fora de seu próprio eixo, pois terá dois pontos de apoio fixos) e que terá de acompanhar o trabalho da suspensão será muito sacrificada em determinados pontos do trabalho desta, pois quando diminuimos um braço de alavanca, para continuar desenvolvendo um mesmo movimento, teremos um maior esterçamento desse braço. Agora imaginem cruzetas nas estremidades desse "braço" que terá seu esterçamento multiplicado... O ãngulo de trabalho (infelismente) irá aumentar, o que torna fácil de entender a minha aparente contradição.
Tenho certeza de que tinhas esse conhecimento, e que estavas preocupado com o entendimento de todos, por isso agradeço-lhe a atenção e a preocupação.
Jipeiro BR, apesar de nunca ter tido uma CV em mãos, posso deduzir que essa esfera serve p/ manter uma certa firmesa nos movimentos da CV, já que a parte central trabalha sem apoio e poderia tomar posições de trabalho que comprometeriam as cruzetas do conjunto. Sim essa esfera trabalha dentro da carcaça central, como uma rótula. Allguém que tenha mais experiência e conhecimento dessa peça poderá lhe dar melhores explicações.
Abraços.
A esfera serve pra garantir que as 2 cruzetas da CV vão trabalhar no mesmo ângulo. Se ela não existisse, e simplesmente se soldasse ou parafusasse 2 garfos opostos, o que aconteceria é que a peça giraria excêntrica, e aí sim, detonaria tudo.
[]s,
Faço aqui uma correção ao meu texto. Quando disse que: "sobretudo em veículos que fazem uso de chassis retos, e onde não há espaço p/ a acomodação do eixo na linha das longarinas principais (ponto de maior distância entre o eixo e a caixa)" cometi um grave erro, pois nesse ângulo encontraremos o ponto de MENOR distância entre o eixo e a caixa. :oops: creio que aqui devo-lhes desculpas.
Abraços.
Bom, esse papo todo sobre cardans bi-partido é uma belezura para caminhões de carga e jipes de rua. Mas num jipe onde será exigido curso de suspensão, não há substituto por um cardan o mais comprido possível e com as angulações das cruzetas acertadas para minimizar as vibrações........
Abraços,
leovalle
11/02/2005, 18:17
Bom, esse papo todo sobre cardans bi-partido é uma belezura para caminhões de carga e jipes de rua. Mas num jipe onde será exigido curso de suspensão, não há substituto por um cardan o mais comprido possível e com as angulações das cruzetas acertadas para minimizar as vibrações........
Abraços,
x2
Alexandre X
12/02/2005, 20:27
Aos chutadores de plantão sugiro a leitura do artigo Geometry 101 (http://www.4xshaft.com/driveline101.html)
cristiano
12/02/2005, 21:53
eu não estou chutando, já tive duas S10, uma 95 e outra 97, e a primeira eu tive a caixa do cambio rachada numa viagem, que descobri depois que foi devido a trepidação do conjunto... foi aí que eu descobri que fizeram o upgrade para o cardã bi-partido... mas fizeram um recall nas antigas e colocaram uns bracinhas na caixa...
Eu estava correndo muito com ela, eu ficava prestando atenção para ela não cortar, que é aos 170... as vezes cortava... :shock:
Elmer_Jeep
21/02/2005, 17:00
Uma pergunta pra quem conhece e usa CV no jipe:
É possível recondicionar a esfera da CV :?:
Estou perguntando porque consegui uma aqui na cidade que foi retirada de um troller e o cara me falou que o rolamento de agulha está desgastado. Ainda não estou com a CV em mãos, assim q pegar vou tirar umas fotos pra mostrar pra quem entende.
guilhermekrug
21/02/2005, 17:32
Tem um Troller do Adrenalama (T5 Sedex - Pedro) que fez este serviço com um mecânico deles.
Vários donos de Troller falam que isto não é possível e esta foi a opinião não oficial de um engenheiro que trabalha na Dana.
Elmer_Jeep
21/02/2005, 17:49
Tem um Troller do Adrenalama (T5 Sedex - Pedro) que fez este serviço com um mecânico deles.
Vários donos de Troller falam que isto não é possível e esta foi a opinião não oficial de um engenheiro que trabalha na Dana.
Bom, essa "minha" o cara retirou porque diz que estava fazendo barulho daí mandou fazer um cardâ dianteiro normal.
Amanhã estarei com ela em mãos pra postar aqui.
[]'s
Sandro Tannuri
21/02/2005, 20:27
A Spicer vende somente a parte da esfera, nos EUA é claro!
Custa barato e torna a CV nova de novo. Talvez se encontre no Brasil , teria que consultar a Dana ou a Troller.
Abraços,
guilhermekrug
22/02/2005, 00:07
A Troller informa que esta em negociação com a Dana para poder vender esta peça separada do Cardãn e a Dana fala que esta proibida de vender por um acordo comercial com a TRoller :shock: :?:
Se o só um rolamento tire ele fora (se é possivel) e leve numa loja especializada em rolamentos.
Se precisar desta peça posso importar dos EUA, mas tem que ter o numero da peça.
Elmer_Jeep
22/02/2005, 01:16
Se o só um rolamento tire ele fora (se é possivel) e leve numa loja especializada em rolamentos.
Se precisar desta peça posso importar dos EUA, mas tem que ter o numero da peça.
Obrigado Wallace, se eu não conseguir resolver poraqui vou seguir a dica do Sandro(muito obrigado também) e comprar apenas a esfera/rolamento.
Guilherme, grato pelas informações.
[]'s
Sandro Tannuri
22/02/2005, 19:24
Não e um rolamento e sim um pino que se apoia numa esfera com um furo com roletes. Falando assim e complicado mas vendo e facil. Esta esfera e prensada numa flange que prende na cruzeta da saida da t-case.
A foto abaixo ilustra melhor.
Elmer_Jeep
23/02/2005, 01:32
Não e um rolamento e sim um pino que se apoia numa esfera com um furo com roletes. Falando assim e complicado mas vendo e facil. Esta esfera e prensada numa flange que prende na cruzeta da saida da t-case.
A foto abaixo ilustra melhor.
Sandro nessa foto a flange da saída da tcase tem os 4 furos parecidos com a flange original da toyota(minha tcase é da band)
Já to com a CV do trolha em mãos, vou tirar um tempo pra desmontá-la e postar umas fotos aqui.
A flange da tcase desta minha CV é bem estranha, vai dar um put@ trabalho pra adaptar. Vc sabe me dizer se encontro nos states somente esse lado da flange que seja pra tcase de toyota?
obrigado.
Sandro Tannuri
23/02/2005, 09:03
Sandro nessa foto a flange da saída da tcase tem os 4 furos parecidos com a flange original da toyota(minha tcase é da band)
Já to com a CV do trolha em mãos, vou tirar um tempo pra desmontá-la e postar umas fotos aqui.
A flange da tcase desta minha CV é bem estranha, vai dar um put@ trabalho pra adaptar. Vc sabe me dizer se encontro nos states somente esse lado da flange que seja pra tcase de toyota?
obrigado.
Para transformar a CV do Trolha em uma para flange tipo Toyota basta comprar esta peça que esta solta na foto. Não sei se a furação coincide mas isso não é o problema pois basta refurar a flange.
Se quiser comprar nos EUA ligue para a Rubicon Express e fale com o Sean Smith. Peça uma "flange style CV repair kit", o tel é 00xx1 916 858-8575. Se quiser uma do Trolha peça "yoke style CV repair kit".
Abraços,
Elmer_Jeep
23/02/2005, 12:11
obrigado.
Para transformar a CV do Trolha em uma para flange tipo Toyota basta comprar esta peça que esta solta na foto. Não sei se a furação coincide mas isso não é o problema pois basta refurar a flange.
Se quiser comprar nos EUA ligue para a Rubicon Express e fale com o Sean Smith. Peça uma "flange style CV repair kit", o tel é 00xx1 916 858-8575. Se quiser uma do Trolha peça "yoke style CV repair kit".
Abraços,
Obrigado por mais essa, vou entrar em contato com a Rubicon também.
Acabei de tirar umas fotos da minha CV, tá bem gasta as duas partes, esfera e pino. :(
Sandro Tannuri
23/02/2005, 19:28
Tem uma mola que vai dentro do pino, você tem ela?
Se o pino estiver gasto não vai adiantar nada o "repair kit". Como eu não tenho a medida original do pino não tenho como te ajudar a ver se esta gasto ou não.
Abraços,
Elmer_Jeep
23/02/2005, 23:52
Tem uma mola que vai dentro do pino, você tem ela?
Se o pino estiver gasto não vai adiantar nada o "repair kit". Como eu não tenho a medida original do pino não tenho como te ajudar a ver se esta gasto ou não.
Abraços,
A mola está quebrada e o pino realmente está desgastado/ovalizado :cry: ,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11105&sid=450e55428a2ebb77860e9df535160fdc
Acho q vou desistir desta e partir pra uma nova do mesmo modelo dessa da última foto q vc postou.
Obrigado pelas dicas, to aprendendo bastante sobre CV. :D
Sandro Tannuri
24/02/2005, 11:09
As vezes e mais barato começar do zero que reformar.
Lá na Rubicon Express o cardan custa pronto no comprimento que voce quiser já com a CV instalada US$ 274,00. Eu acho que consigo comprar por US$ 250,00 porque eu tenho desconto quando compro com eles.
Se tiver como mandar por alguem isso chega aqui por R$ 650,00 e acho dificil conseguir mais barato aqui. O problema é se tiver que pagar frete e impostos, ai chega por uns R$ 1400,00. Talvez a Askby consiga por uns R$ 1100,00.
Abraços,
GustavoRisso
13/02/2006, 18:15
Retomando o tópico pois creio ser importante para todos os que estão pensando ou já pensaram e executaram um SPOA ou alguma suspensão com um grande curso ...
Elmer,
Novidades ? Conseguiu alguma opção :?:
Será que não teríamos mais opções ? Sei a Hilux também usa CV na dianteira mas o curso é pequeno. A CV é utilizada neste caso para não vibrar e não para ganho de inclinação no cardan ... que por acaso é o que precisamos também ... :(
[]'s ansiosos por uma opção 'abrasileirada' :concordo:
Elmer_Jeep
14/02/2006, 11:39
GustavoRisso, pois é cara, o CV dianteiro Hilux só serve pra tirar vibração mesmo, como falei pra vc em outro tópico, paguei pra ver :parede:
Creio que no Brasil não tem CV que resolva nosso problema de inclinação no cardâ pra Jipes com entreeixos curto.
O meu Jeep além das trilhas roda no dia-dia, o cardâ tá daquele jeito, sei que não é o ideal mas até agora não vibrou nem estrangulou as cruzetas.
[]'s
Vedemos um kit para Wrangler TJ que é CV + cardan, estava em US$ 495,00 o que hoje é menos de R$ 1.100,00.
Não sei se conseguimos comprar somente a CV, o que certamente seria ainda mais barato.
Bom, estou usando a Junta CV da Hilux, num Samurai com a t-case na posição original e o eixo traseiro deslocado uns 100 mm para trás. A bola do diferencial foi girado para apontar diretamente para a saída da t-case.
Não tenho vibração, nem estrangulamento de cruzetas...........:concordo:
Abraços,
Não tenho vibração, ............:concordo:
Abraços,
Também....em velocidade máxima de 5 km/h...vai vibrar o que??? :putz: :putz: :putz: :putz:
GustavoRisso
14/02/2006, 12:29
Elmer,
Qual o tamanho do cardan ? Você está usando qual cruzeta ? Tem fotos ?
Bill,
Pelo que me lembro você falou no seu tópico que usa da toyota antiga ... qual ? Pelo que vi não me parece ser igual a da hilux ...
No caso deste samurai que você falou qual o tamanho do cardan ? Tem fotos ?
Stephan,
Esta foi boa :lol: ... 5 km/h ... :lol: .... o problema não é a velocidade do jipe e sim a rotação do cardan ... ainda mais com o crawl ratio que o Bill tem ... :concordo:
Você tem algum problema com o cardan ?
Galera,
Vi uma matéria na 4x4wire que parece funcionar ... http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/
O que vocês acham ?
[]'s
A minha CV é da pick-up Toy americana:
http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/DSC01978.jpg
Tem como modificá-la para ter mais ângulo:
http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/
5 km/hr é a velocidade normal de trabalho, mas já andei a mais de 50 km/hr, sem vibração........
Comprimento do cardan nem me lembro mais. Fotos tem uma porrada por aí, é so pesqusar no tópico do Spider e nas fotos de provas RC.
Detalhe........ A bola do diferencial do meu eixo traseiro é centralizada e a saída da t-case pela direita, piorando ainda mais o trabalho do cardan. Mesmo assim, não tenho problema........... :concordo:
Abraços,
FernandoRisso
14/02/2006, 12:53
Bill,
Vimos que a estrangulamento das cruzetas ocorre quando o eixo desce por completo, para isso pretendemos limitar com uma cinta, da mesma forma que vc tem no spider. Vc tem idéia (medida) de qual a folga que vc tem na cinta para o eixo descer ?
Lembrando que a ponta do diferencial está apontada para a saída da t-case.
[]'s
Eu tenho 3" de folga na cinta.........
Abraços,
FernandoRisso
14/02/2006, 12:58
Bill,
Só mais uma pergunta: o seu eixo traseiro desce qto até estrangular a cruzeta ? Já fez esse teste ?
[]'s
A CV que encontramos "facilmente" aqui é esta da Hilux.
tem também a da Cherokee....
em desmanches lá nos EUA essas coisas custam US$25,00 ..... .aqui em um desmanche vai pra mais de R$1.000,00
Lá nos EUA dá pra comprar na www.highangledriveline.com ou outros fabricantes, e chega aqui por volta de US$250 se não me engano......
Essa da Toy mexida vai bem pra muito carro.
Eu tinha trazido 2 cardans desses para o Samuca... mas foi vendido antes de eu mexer.
[]s
Nunca testei isso, por ser uma condição que nunca pode acontecer............ Mas com certeza estrangularia........
Não sei porque está preocupado com isso. Até que sabia, você estava fazendo um jipe no estilo RC, não Baja...........
Abraços,
Elmer_Jeep
14/02/2006, 13:06
Elmer,
Qual o tamanho do cardan ? Você está usando qual cruzeta ? Tem fotos ?
O Fernando me perguntou sobre isso no tópico do meu Jeep. :wink:
O cardâ trazeiro foi feito a partir de um cardâ de C10 aproveitando o garfo e uns 5cm de tubo apenas, logo em seguida vem a estria da D20 e a luva da C10 por questões de espaço está montada junto ao pião do diferencial, as cruzetas são de C10.
Da saída da Tcase até o flange do pião tenho apenas 34cm :putz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/9fbcc9096c3f6311c2170b188645a95a.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/65fc319155ff3b40742697882b0ac429.jpg
Galera,
Vi uma matéria na 4x4wire que parece funcionar ... http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/
O que vocês acham ?
Cara esses gringos são uns fdp mesmo, acredita que eu tinha pensado justamente em fazer isso, logicamente num torno é claro(esse servicinho aí ficou muito porco, hehehe). Gostei da iniciativa.
http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/ANGLE2.jpg
Acho que o pino deveria ser encurtado também
[]'s encontrando idéias mais loucas que as minhas :twisted: :palmas:
FernandoRisso
14/02/2006, 13:45
Nunca testei isso, por ser uma condição que nunca pode acontecer............ Mas com certeza estrangularia........
Não sei porque está preocupado com isso. Até que sabia, você estava fazendo um jipe no estilo RC, não Baja...........
Grande bill, vc já tinha comentado sobre isso no tópico sobre 4link e concordo plenamente. Vamos usar uma cinta de 2" sem CV e se for o caso depois adaptamos junto com a t-case de toy... :mrgreen:
[]'s
Théo_Augusto
14/02/2006, 14:35
hehehe
apareceu um junta CV lá na seção "vendem-se peças"
Théo
Campanha Limpando a Garagem
Sandro Tannuri
14/02/2006, 23:53
Qual o problema da do Troller? Tem um monte deles destruidos por ai.
Eu não uso cinta limitadora, meu eixo traseiro desce +- 8", meu cardan traseiro tem +- 20" e nunca estrangulei a CV.
A CV de Toy usa cruzetas menores que a 1310, certo?
Abraços,
Gilbertojipeiro38
15/02/2006, 08:29
A ZF fabrica junta cv que ela usa no munhao dos eixos dianteiros dos tratores e eh baratinha so procurar numa loja de pecas zf
cristiano
15/02/2006, 08:36
Gilberto, sabe precisar de qual trator seria ?
Elmer_Jeep
15/02/2006, 10:39
A ZF fabrica junta cv que ela usa no munhao dos eixos dianteiros dos tratores e eh baratinha so procurar numa loja de pecas zf
Andei olhando no eixo dianteiro de um Trator ford 4x4 e um Massey ferguson, a parada se parece com um CV... apenas por fora :putz:
[]'s
FernandoRisso
15/02/2006, 16:18
Eu não uso cinta limitadora, meu eixo traseiro desce +- 8", meu cardan traseiro tem +- 20" e nunca estrangulei a CV.
Sandro,
Qual é a angulação que suporta a sua CV ? Se for uma de 42º tá explicado o pq naum estrangula... :pensativo:
[]'s
Gilbertojipeiro38
15/02/2006, 18:28
Elmer
confesso que nao entendi pra mim uma Cv eh somente duas cruzetas juntas para dar mais angulo como no caso dos eixos dos tratores
Elmer_Jeep
15/02/2006, 18:39
Gilbertojipeiro38,
por trás dessa carcaça em forma de H existe esse mecanismo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=10407
http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/ANGLE2.jpg
Maiores explicações, vá até a página 1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7554&postdays=0&postorder=asc&&start=0
Sandro Tannuri
15/02/2006, 22:12
Sandro,
Qual é a angulação que suporta a sua CV ? Se for uma de 42º tá explicado o pq naum estrangula... :pensativo:
[]'s
A minha é original Spicer para cruzetas 1310. Nada de especial mas dá conta do recado.
Abraços,
Caros amigos!
O trator ford 4x4 modelo 7630 ou 7830 tem cv no munhão, com bastante ângulo de esterço, dêem uma conferida!
Abraços...
Kim
Tome cuidado com essas CVs de trator. Por ter os dois eixos presos, não contam com a esfera no meio para manter o conjunto centralizado..........
Abraços,
Elmer_Jeep
16/02/2006, 10:52
Caros amigos!
O trator ford 4x4 modelo 7630 ou 7830 tem cv no munhão, com bastante ângulo de esterço, dêem uma conferida!
Abraços...
Kim
Já expliquei sobre isso um pouco acima da sua mensagem. :wink:
SUBSTITUI TUDO E COLOCA OS GARFOS E CRUZETAS COMUNS, DARIA CERTO????
SUBSTITUI TUDO E COLOCA OS GARFOS E CRUZETAS COMUNS, DARIA CERTO????
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7554#91469
[]'s
Elmer_Jeep
17/02/2006, 10:20
SUBSTITUIR O QUE :?:
Pessoal,
Consegui uma junta CV para instalar na minha Tcase para resolver um problema de inclinação que tenho no cardan dianteiro da minha F-100. Verificando o tamanho da cruzeta que teria que utilizar, deparei com um problema: a junta CV que arrumei utiliza cruzeta de 72 mm, logo muito pequena, o ideal para não mexer em nada na adaptação seria utilizar uma junta que utilizasse uma cruzeta de 92 mm. Segundo a pessoa que me arrumou esta peça, o tamanha superior que ele teria é 82 mm, a mesma do jipe willys. Pergunto: existe frange para a Tcase engesa que utilize cruzeta de 82 mm ?
A flange do willys serve na Tcase engesa ?
Seguem fotos da situação atual.
Abs.
Wellington
Ralado/SP
05/01/2009, 16:09
wellingtton,
sobre sua dúvida, não posso ajudar pois meu conhecimento ainda está em construção... sou meio leigo em vários assuntos. Mas sempre ouço o pessoal falar dessa junta CV, sei como ela deve ser - onceitualmente falando - mas nunca vi uma. Será que vc pode colocar uma FOTO da peça pra ajudar a ilustrar essa peça pra mim?
Obrigadão e boa sorte na busca.
Outro dia tive problemas de compatibilidade de cruzetas com os "estojos/luvas" e quem resolveu isso pra mim foi o Farias do clube da camper. Liga pra ele pois se ele souber como resolve ele te fala.
OK Ralado !!!!
Vou tirar uma foto da peça e posto aqui no site.
Meu problema não é dificil de resolver, o que está acontecendo é que o cardan traseiro tá no limite da inclinação, se eu passar rapido numa lombada ou buraco e as rodas traseiras flutuarem, ADEUS CRUZETA !!!!!!!. Posso inclinar a Tcase um pouco no sentido longitudinal, ai o que ferra é a dianteira, que tb posso resolver baixando um pouco no sentido radial, para que o cardan dianteiro fique mais paralelo ao solo. Como tenho uma dessas juntas (CV) eu iria usa-la por comodidade, pois para fazer o que citei acima vai demandar serviço de solda, pois terei que refazer o suporte da Tcase e eu não tenho quem faça isso decentemente.
Mas vou colocar umas fotos da CV para vc ver como funciona.
Valeu.
Abs.
Wellington.
Elmer_Jeep
06/01/2009, 01:02
Wellington vc pode retrabalhar os garfos originais que tem ai pra aumentar a angulação entre eles, veja as dicas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48118&page=3
[]'s
Elmer,
Eu já tinha pensado nessa opção, mas achei que a peça ficaria frágil.
Mas pensando bem é a melhor opção, ai não teria que mudar nada.
Valeu pela dica.
Abs.
Wellington
Alguem sabe se existe junta CV para cruzetas de 92mm ????
Ou alguem que possa fabricar uma ????
Abs.
Wellington
Elmer_Jeep
06/08/2009, 01:29
Wellington, qual o diametro dos copinhos dessa cruzeta ?
Elmer,
O diametro é igual ao do Willys, Engesa, C/D/A10 e 20, Galaxie, F1000, F100, etc.
Eu estou pensando em mandar soldar 2 garfos, pois será pro cardan dianteiro, o qual não se usa direto, com isso ele faria o trabalho da junta CV.
O que acha ???
Eu até tenho uma junta CV mas deve ser da Hilux, a cruzeta tem 76mm.
Vou usa-la como modelo.
Elmer,
Montei uma junta CV com 2 garfos, veja se funcionaria..............
Abs.
Wellington
Elmer_Jeep
06/08/2009, 09:29
Cara, isso não funciona, já foi comentado e explicado nas paginas anteriores deste tópico. Nem perde seu tempo pois teve gente que já tentou e só assim comprovou que não dá certo.
Tenho uma cv grande aqui, da F250 4x4, vou ver o tamanho da cruzeta e te falo depois
[]'s
Pensando melhor, de fato isso não pode funcionar, pois não existe sincronismo entre as cruzetas.
Veja quanto mede a da F250 e me fale.
Enquanto isso, vou estudando outra forma de solucinar o problema, até pensei em baixar a tcase um pouco, do lado da frange do candan dianteiro deixando ele mais alinhado, mas existe um respiro na tampa da Tcase e se inclinar mais do que está o nivel de oleo ficara baixo e parte das engrenagens trabalharão secas.
Quem tiver alguma, se manifeste.
Abs.
Pessoal, onde acho para comprar uma dessa? preço? me ajuda no que? deificil adaptar?
braçoo
Edintruder
21/12/2010, 20:12
Mal pergunte, o pessoal comenta sobre junta CV e homocinéticas dos cardans, porém, alguém já tentou usar 2 tulipas com trizetas e um semi eixo como eixo cardam? Será que daria certo? A trizeta e tulipa aceitam mais ângulo que qualquer cruzeta simples, e como eu nunca achei nenhuma junta CV à venda, parto para mais uma opção para reduzir vibrações de cruzetas.
RoadRunner
21/12/2010, 22:44
Edintruder
Trizeta é aquele negócio que ia no corcel no lugar das homocineticas?
Edintruder
21/12/2010, 23:41
Isso mesmo, usado até nos Audi A3, Ranger, e diversos veículos top. É um sistema simples e muito robusto. Agora há pouco me dei conta que problema será com a resistência das coifas... Acho que só por aí a coisa corre o risco de ser inviabilizada.
victor massinha
22/12/2010, 08:41
Seria algo parecido com isso? :pensativo:
4X4GARAGE
22/12/2010, 10:38
o problema de usar uma trizeta é que ela não suporta grandes angulos;quando trabalhava com automoveis,os corceis entortavam um pouquinho a longarina ja dava um problemão!!!
ninguem conseguia andar com ele mais,entalavam dentro da tulipa.
[]s
magrao
Elmer_Jeep
22/12/2010, 11:10
esse assunto já foi cogitado nos primórdios do 4x4Brasil e chegaram à mesma conclusão.
Cardãs e Homocinéticas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=340)
[]'s
Cara, isso não funciona, já foi comentado e explicado nas paginas anteriores deste tópico. Nem perde seu tempo pois teve gente que já tentou e só assim comprovou que não dá certo.
Tenho uma cv grande aqui, da F250 4x4, vou ver o tamanho da cruzeta e te falo depois
[]'s
ô Elmer..
qual o angulo maximo dessa CV de F250?
T+
Elmer_Jeep
23/12/2010, 16:13
:arrow: 32°
Legal que li todos os assuntos das 9 paginas e até agora ninguem postou uma solução.
Então vou mandar a minha.
A um tempo atras desmontei e fiz o seguinte, troquei o pino por outro novo, substitui os roletes por uma bucha de metal, mola nova e como proteção na junção coloquei uma mangueira de radiador com a parede bem fina para ficar maleavel. Beleza, só que ainda ficou a esfera com a folga devido o desgaste natural.
Como vou tirar essa folga?
Num momento Zen, acendi um cigarro, abri uma latinha e "plinnnnnn".....
Fiz um furo de 5mm na parte de tras onde esta a esfera, coloquei graxa pra dentro e em seguida coloquei silicone até o ponto dele sair pelo outro lado e retirando a graxa.
(A graxa lubrifica as paredes internas e o silicone preenche a folga não aderindo nas partes metálicas)
Aguardei mais de 24hs (cura do silicone) para instalar o cardã novamente e ficou ótimo.
Isso ja faz 4 meses e ando com o troller no dia a dia tbm.
Quem quiser copiar a receita, aproveita que eh de graça.
Sds
JARRAO
victor massinha
20/09/2011, 21:36
Pessoal, uma coisa que li, reli, pesquisei na internet e não encontrei em um lugar bacana... alguem sabe onde posso comprar uma junta desta para adaptar em um CJ-5 com cambio clark 260F? quanto que vou gastar nessa brincadeira? Meu cardã traseiro esta muito curto, e ainda com o SPOA o angulo ficou muito alto, quero aliviar a pressão nas cruzetas.
Obrigado
Olá Victor,
Procure em auto peças usadas que tenham camionetes, jeep cherokee, wangler, que a maioria possui.
Pesquisei na net e tbm achei na empresa ZF vende essa junta que fornecida na linha agrícola e eles chamam de garfo duplo, nao tenho noção do tamanho, mas da uma chegada em loja do ramo agricola de peças para tratores que vc irá encontrar.
Abaixo os codigos da peça para tratotes Valtra - Jhon Deere:
No ZF - 0501398 - eixo cardã completo
Sub grupo em partes:
03.170.30 - GARFO DUPLO (Junta CV)
03.170.40 - GARFO ARTICULADO (complemento da peça)
03.170.50 - CARDÃ
03.170.60 - CRUZETA
É isso
SDS
victor massinha
22/09/2011, 20:18
Jarrao muito obrigado pela ajuda!!
Vou ver se consigo encontrar essa junta o quanto antes!
Voce tem uma ideia de valores?
Forte abraço!
Renato Fraga
22/09/2011, 21:36
Victor, se achar alguma coisa, dá o caminho das pedras por favor!!!!
Abração
victor massinha
27/09/2011, 21:45
Salve galera!
Estava trocando uma ideia com um pessoal que tem essa junta, a maioria deles deles de Troller. Disseram que a junta estraga com frequência em trilhas com muita lama, e na hora que me falaram o preço de uma nova... bem agora entendo porque andam sem mais as mesmas.
Não estou aqui para falar mal, acredito plenamente que deve ter um efeito significativamente positivo, mas como meu eixo traseiro está bem recuado e o angulo do eixo esta corrigido vou tentar andando assim até ver no que dá... Se perceber que as cruzetas estão arrebentando com frequencia vou partir pra CV mesmo... Uma outra alternativa era descer um pouco o powertrain e assim tambem melhorando a estabilidade.
Infelizmente não existe mágica ou como aqui já é dito faz tempo, não existe almoço grátis...vou postando as impressões, idéias são bem vindas!
Abraços
Renato Fraga
27/09/2011, 23:09
No troller, o caso é meio sério.
Avalie que nas Cherokees também existem essas juntas e a durabilidade e bem maior.
Apesar de haver certa diferença entre as peças, acredito que o que acelera o desgasate da junta cv é exatamente o fato dela ficar parada quando a roda livre está desligada. Acontece que ela acaba articulando numa só posição ocasionando desgaste irregular. Como as Cherokees não tem rodas livres e o cardã vira o tempo todo, a junta trabalha adequadamente.
Muitos Trollers que precisaram trocar a junta CV já rodaram bastante, tem uma kilometragem bem elevada, e muitas vezes ficou muito tempo sem manutenção. ão sei ao certo se a CV do Troller possui engraxadeira, mas um tratinho de vez em quando sempre vai bem.
A vantagem do Troller, e que desligando a roda livre, o cardã não vibra e a junta CV acaba não fazendo falta.
Abraços
pessoal
estou atras de monta minha junta cv novamente, original do troller.
estou procurando as partes em sites dos eua mas estou com dificuldade de achar as peças corretas.
tenho somente a foto da peça central
424125
alguem saberia qual é o numero das outras partes?
seria essa 1310 C/V Socket Yoke Spicer Style Nongreasable (http://www.actionmachineinc.com/211544X.aspx) ?
agradeço
se interessar para alguem
comprei as peças para a CV do troller na dennys driveshaft
as peças foram estas
1 x [2-28-2947X] SPICER 2-28-2947X CV Ball STUD YOKE 1310 Series to fit 2 inch .120 wall tubing
Price: $51.95, Each: $51.95
1 x [CV-52699] Chevy and GMC CV Centering Yoke 1310 Series
Price: $88.75, Each: $47.95
2 x [116661] DANA SPICER 5-153X Universal Joint $9.50 - 1310 Series greaseable u-joint
Price: $9.50, Each: $9.50
ainda nao chegaram pois estou aguardando outra peça para mandar tudo junto.
tomara que de certo.
abraços
Mathias,
Posta o link das peças por favor. Isso pode interessar muita gente!
Mathias,
Posta o link das peças por favor. Isso pode interessar muita gente!
zeca, segue ai
CV centering yoke fits Chevy & GMC 1310 series Double Cardan CV driveshaft Spicer style constant velocity driveshaft centering yoke amd replacement spring (http://www.dennysdriveshaft.com/p964_chevy_and_gmc_cv_centering_yoke_1310_series.h tml)
SPICER 2-28-2947X CV BALL STUD YOKE Double Cardan 1310 Series for 2 inch tubing (http://www.dennysdriveshaft.com/p1873_spicer_2_28_2947x_cv_ball_stud_yoke_1310_ser ies_to_fit_2_inc.html)
Spicer 5-153X Universal Joint $9.50 - 1310 Series Greaseable U-joint (http://www.dennysdriveshaft.com/p459_dana_spicer_5_153x_universal_joint_9.50_1310_ series_greaseab.html)
abs
zeca, segue ai
CV centering yoke fits Chevy & GMC 1310 series Double Cardan CV driveshaft Spicer style constant velocity driveshaft centering yoke amd replacement spring (http://www.dennysdriveshaft.com/p964_chevy_and_gmc_cv_centering_yoke_1310_series.h tml)
SPICER 2-28-2947X CV BALL STUD YOKE Double Cardan 1310 Series for 2 inch tubing (http://www.dennysdriveshaft.com/p1873_spicer_2_28_2947x_cv_ball_stud_yoke_1310_ser ies_to_fit_2_inc.html)
Spicer 5-153X Universal Joint $9.50 - 1310 Series Greaseable U-joint (http://www.dennysdriveshaft.com/p459_dana_spicer_5_153x_universal_joint_9.50_1310_ series_greaseab.html)
abs
Obrigadão!
Obrigadão!
Grélo,
vc ja deve saber mas em todo caso...
lembrando que para montar uma cv inteira tem que ter o H yoke tambem que eu ja tinha.
acho que é esse (tem dois da 1310 series):
Chevy & GMC CV Driveshaft Center SPICER "H" Yoke 1310 Series (http://www.dennysdriveshaft.com/p959_chevy_and_gmc_cv_h_yoke_1310_series_spicer.ht ml)
quando chegar tudo confirmo se deu certo
quem me ajudou a descobrir qual era a peça foi o pessoal da dennys mesmo, sao muito gente boa e dispostos a ajudar.
a numeração da minha peça nao batia com a numeração deles.
abs
Vermeio,
prá falar a verdade ainda sei pouco sobre os cardãs, mas vou começar a me inteirar disso semana que vem para acertar os do meu Jeep. ;-)
Abração,
Grélo.
Ainda nao instalado pessoal, mas a principio é isso mesmo.
Fiquei em duvida se a engraxadeira vai poder ficar ali na saída da caixa...
Vermeio,
Poderia postar se está tudo ok com essa nova montagem?
Abrs
spike
ainda nao instalei a CV, meu problema maior estava no cardan traseiro que pegava quando abria a suspenção com os amortecedores maiores. resolvi esmirilhando a peça que sai da caixa.
por hora fica na prateleira...
abs
JeanKronit
15/12/2013, 00:52
spike
ainda nao instalei a CV, meu problema maior estava no cardan traseiro que pegava quando abria a suspenção com os amortecedores maiores. resolvi esmirilhando a peça que sai da caixa.
por hora fica na prateleira...
abs
Vermeio valeu mesmo pela aula, estou com esses problemas no meu troller e vou comprar nos Tio Sam também como você fez. Amigo você poderia me ajudar em mais uma informação, para eu comprar o conjunto do cardam dianteiro conforme a foto você sbe me dizer ou me passar o link de como posso achar nesse site americano que você comprou a suas?
Valeu mesmo
443419
M-Beltrame
15/12/2013, 12:59
O cardam traseiro da minha grand cherokee esta vibrando. Vou colocar a junta cv e alongá-lo em 1,5 pol mas minha duvida é se a junta cv de troller/hilux vão aguentar o v8 e pneus 37"?
Aguenta ou só vai me dar problemas sendo melhor importar um conjunto?
Abraços
Vermeio valeu mesmo pela aula, estou com esses problemas no meu troller e vou comprar nos Tio Sam também como você fez. Amigo você poderia me ajudar em mais uma informação, para eu comprar o conjunto do cardam dianteiro conforme a foto você sbe me dizer ou me passar o link de como posso achar nesse site americano que você comprou a suas?
Valeu mesmo
443419
Da uma olhada em posts anteriores que tem os link dos produtos que comprei.
O cardam traseiro da minha grand cherokee esta vibrando. Vou colocar a junta cv e alongá-lo em 1,5 pol mas minha duvida é se a junta cv de troller/hilux vão aguentar o v8 e pneus 37"?
Aguenta ou só vai me dar problemas sendo melhor importar um conjunto?
Abraços
nao saberia responder, as cruzetas acho que guentam então o resto tambem deve aguentar.
importante desmontar de tempo em tempo para limpar e engraxar a união central da CV, acredito que a minha original tenha estragado pela falta desta manutenção.
MOZ Racing
30/01/2014, 00:24
boa noite pessoal,
adptei no jeep motor falcon 3.6, cambio 260f, caixa de redução javali.
esse conjunto ficou comprido, tive q encurtar o cardan "35cm" assim estrangulou o ângulo das cruzetas... ai girei a bola do diferencial traseiro apontando pra caixa de redução liberou as cruzetas..
rodando com o jeep....
1ª marcha Ok
2ª marcha ocorre uma vibração próximo da marcha lenta ate +/- 2000 rpm após essa rotação a vibração some
3ª marcha continua vibração próximo da marcha lenta ate +/- 2000 rpm após essa rotação a vibração some
4ª marcha não vibra nada nem em alta velocidade próximo dos 100km/h
ela ocorre em baixa velocidade tipo de 20km/h a 40km/h e ocorre também quando segura o jeep no motor
pode tem influencias do ângulo do diferencial ?
não deveria so vibrar em alta ?
segue as fotos
http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/545/qtie.jpg
http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/593/tlmv.jpg
http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/713/5dub.jpg
alquem tem ideia de onde esta surgindo essa vibração ?
agradeço
antonio umino
30/01/2014, 08:08
Pela foto...
O diferencial ficou muito apontado para cima..
Acho que vc tem que corrigir a inclinação.
abçs
sim, girou demais o eixo...
aqui vai um excelente texto sobre angulos de cardãs
Tom Wood's Custom Drive Shafts - Driveline 101 (http://www.4xshaft.com/driveline101.html)
Elmer_Jeep
30/01/2014, 11:13
Não entendo como uma suspensão spua pode ter estrangulado o ângulo das cruzetas...
Talvez nem precisasse levantar tanto o angulo do pinhão, um par de cunhas teria resolvido isso. Vai ter que baixar e deixar próximo da medida original respeitando os ângulos de trabalho das cruzetas(conforme a segunda figura do link postado pelo Fabil)
[]'s
Só para ajudar, a regra básica:
449107
[]´s
Pessoal, boa noite.
A junta CV do meu troller foi pro saco hj... Diante das alternativas de solução fiquei bastante inclinado a efetivar a retirada da junta cv colocando um cardan direto, porque além do preço por volta de 1.000,00, esse problema se resolve pra sempre.
Maaaasss, apesar de ter pesquisado muito não encontrei quase nenhuma informação sobre quem tirou de como se comportou o cardan direto, se vibra muito em trilha e em asfalto, se bate, se trava, se fica pegando, etc. Daí então, pra me ajudar a bater o martelo, que pergunto a vcs: aqueles que tiraram a CV e colocaram um cardan direto como ficou? funciona bem em velocidade? tá batendo, pegando ou vibrando? a quanto tempo tirou? está arrependido?
Conto com a ajuda da galera.
Abrçs