PDA

Ver Versão Completa : Farol Auxiliar (milha)

felipecota
30/11/2009, 21:39
Fala pessoal, o farol auxiliar do troller que peguei não acende por nada... olhei todos os fusiveis e estão tudos normais, as lampadas deles tb estão boas... já tentei ligar com o farol ligado e nada! No botão do painel, a luz laranja lá não acende e o botão parece que tem 3 posições, é isso mesmo?

Vou ter que levar em algum lugar ou ainda posso mexer em mais alguma coisa?

Abraços!!

guilhermeludwig
30/11/2009, 23:06
tenta ligar com a luz alta

felipecota
01/12/2009, 09:06
Pô, devia ter pensado nisso... qd chegar em casa vou tentar!

Valeu pela dica Guilherme, posto o resultado mais a noite...

williamnun
01/12/2009, 09:51
Cara eu sofri com o mesmo problema que o seu logo que comprei meu troller!!
Nao tinha jeito de fazer acender os faróis de milha, então um dia estava olhando no manual e dei de cara com um aviso que dizia que devido a uma lei que está no código de trânsito os faróis de milha só podem funcionar com a luz alta ligada!
liguei os faróis na luz alta e acendi os de milha e pronto!! tudo resolvido! hehehe
mas vc pode ir num eletrecista que ele faz funcionar só na luz baixa mesmo, ou até com os faróis desligados =)
Abraço!

felipecota
01/12/2009, 12:58
William, deve ser isso mesmo... vou testar hj a noite! rss no meu caso não me importo, só queria saber mesmo como funciona rsss deixa só com o farol alto msm! rs

Abraços!

felipecota
01/12/2009, 19:49
William, deve ser isso mesmo... vou testar hj a noite! rss no meu caso não me importo, só queria saber mesmo como funciona rsss deixa só com o farol alto msm! rs

Abraços!
Obrigado Guilherme, William, era isso mesmo... só liga com o farol alto ligado! Poxa cheguei a retirar todos os fusiveis pq não dá pra ver naquele lugar show que eles colocaram! rsss

Valeu mesmo! Procurei no google, aqui no forum, não achei nada... pelo menos já fica um tópico ai com a sugestão!

Abraços!

williamnun
02/12/2009, 10:57
É isso aí!!
concordo com você, não havia um lugar pior pra eles colocarem a caixa de fuzíveis :parede:hausheuhauehauheuha
Abraço

Ricardo Piovan
02/12/2009, 14:59
É só levar num eletricista qualquer que ele faz um jumpeamento no botão mesmo, e passa para acender com a lanterna.

Meu irmão fez no dele e meu pai fez no dele no meio da trilha !!!! Comentou com um mecânico da Troller que estava junto e ele fez em 3 min !!! Muito simples !!!

Na minha TR4 foi o mesmo esquema !!!

Abraço

srgrande
10/12/2009, 22:03
Faça como eu fiz nos meus Trollers.
Aproveite que o botão tem 3 posições e deixe assim:
1 - não acende anada;
2 - acende e apaga junto com o farol alto, ideal na estrada para ligar e desligar com rapidez;
3 - acende direto, ligado na bateria, funciona com tudo desligado, inclusive painel, otimo para ninguem ver vc dentro do carro.

felipecota
10/12/2009, 22:11
Ricardo, obrigado pela dica!

srgrande também, valeu! Na verdade não sinto falta dele, só queria saber mesmo se estava ou não funcionando... rss uma coisa que queria fazer era desligar tudo sem a chave, um dia vejo isso...

Abraços!!

JEFFCATUNDA
11/12/2009, 02:14
E essa lei caiu?
Porque os 2009 acendem até sem acender os farois.....

Danieldearaujo
11/12/2009, 09:47
Felipe, meu camarada...

é o seguinte: eu fiz um sistema conjugado com o meu farol de milha. Pra isso eu precisei de mais um botão igual aquele do farol de milha, que da pra encontrar em qq ferro velho e nunca comprar na loja, pq o preço é absurdo. Precisei de mais um botão pq apesar do botão do farol de milha ter tres estágios, o terceiro estágio nao serve pra nada, ele nao muda a fase.
Assim, quando eu ligo um botão, o meu farol de milha fica ligado independente de estar ligado o farol, o farol alto ou a lanterna. Mas como na estrada ele atrapalha muito quem está contra vc, se eu ligar o outro botão ele passa funcionar só com o farol alto.
Essa engenhoca qq eletricista faz e ficou muito bom.

Quanto a lei, salvo engano, ela nao caiu nao.

Abraço.

Ricardo Piovan
11/12/2009, 09:53
ou mesmo um sinal de alerta quando se abre a porta com a vtr desligada, avisando que os faróis estão ligados !!!

Faz muita falta !!!

Ricardo Piovan
11/12/2009, 10:15
Fala Daniel, blz ?

Pelo menos os botões que vieram no Troller do meu pai e irmão são de 3 estágios sim. No do meu pai por exemplo o 3 estágio liga os Hella Comet que estão no quebra mato. Do meu irmão a mesma coisa. O Troller 2001 que eu tinha a mesma coisa !

Abraço

Luciano Poa
11/12/2009, 10:28
Os faróis auxs ou de (milhas) no meu,ligam em qualquer posição,sem que para isso os faróis principais estejam ligados,ou seja uso os milhas sozinho se for o caso.
Porém há uma nota no manual de instruções,segue imagem dela (nota)
http://i246.photobucket.com/albums/gg81/Lang_RS/IMG_2070.jpg

felipecota
11/12/2009, 10:46
Fala Luciano, mas ai é o de neblina, que é outro... esse é um que fica embaixo, é forte mas não é igual ao de milha. O de milha é ignorante, não dá para usar na cidade ou estrada... é off road apenas! Pelo que entendi é isso...

Danieldearaujo
11/12/2009, 10:50
Fala Daniel, blz ?

Pelo menos os botões que vieram no Troller do meu pai e irmão são de 3 estágios sim. No do meu pai por exemplo o 3 estágio liga os Hella Comet que estão no quebra mato. Do meu irmão a mesma coisa. O Troller 2001 que eu tinha a mesma coisa !

Abraço

Tudo blz, Ricardo.
E contingo, como vão as coisas?

Cara, no meu (2005) o botão tb é 3 estãgios, entretanto, o terceiro estãgio nao separa a fase do segundo estágio. Quando conjuguei o meu, o botão nao fazia essa separaçao, então peguei um botão novo pra testar e mesmo o novo nao fazia a separação do segundo estágio para o terceiro. Com isso, ligar no terceiro estágio era o mesmo que deixar no segundo. Foi por isso que tiver que colocar o outro botão.

Forte abraço, meu camarada!

Danieldearaujo
11/12/2009, 10:56
Os faróis auxs ou de (milhas) no meu,ligam em qualquer posição,sem que para isso os faróis principais estejam ligados,ou seja uso os milhas sozinho se for o caso.

Luciano,

Como o Luciano disse, o nosso é farol de milha que é diferente do farol de neblina. No meu manual ja fala diferente do seu exatamente por ser de milha e nao de neblina, ele diz que pelas normas de trânsito só pode ser usado quando o farol de alto estiver ligado.

Forte abraço.

Luciano Poa
11/12/2009, 11:09
Concluindo....a coisa é uma mistureba do caramba! Eitaaaaa.:roll:

Abraços!:concordo:

PAULO CARECA
11/12/2009, 16:31
Estes farois citados, são farois auxiliares, nem milha(que o foco fica na altura do alto, só pode ser ligado em paralelo com o alto) nem neblina(que o foco fica por baixo do farol baixo, este pode ser ligado em paralelo com as lanternas). Ele tem o foco espalhado e com a mesma intensidade dos baixos, se bem regulados, vai iluminar na altura entre o alto e o baixo.

PAULO CARECA
11/12/2009, 16:37
Farois milha/auxiliar vem de fabrica ligado junto com o alto, farois neblina vem ligados junto com as lanternas e pode e deve ser usado a qualquer tempo.

Luciano Poa
11/12/2009, 17:39
Valeu Paulo!

Girti
11/12/2009, 18:08
http://i246.photobucket.com/albums/gg81/Lang_RS/IMG_2070.jpg

Esse manual está errado, os faróis de neblina podem ser usados independentemente dos demais. Acredito que, ao escrever o manual, trocaram as bolas, ou seja, confundiram os faróis de neblina com os de longo alcance (aliás, diga-se de passagem, em se tratando de uma fábrica de automóveis, este é um erro grave, lamentável! :parede: :parede: :parede: :putz:) Abaixo a cópia do trecho da Resolução Contran 277, de 09.02.07, que trata do assunto (o grifo em vermelho é meu):

4.4 FAROL DE NEBLINA DIANTEIRO
4.4.1 Presença
Opcional em veículos automotores. Proibido em reboques.
4.4.2 Quantidade
Dois
4.4.3 Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.4.4 Posicionamento
4.4.4.1 Na largura, o ponto da superfície aparente, na direção do eixo de referência,
mais afastado do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais
de 400mm do extremo da largura total do veículo.
4.4.4.2 Na altura, não inferior à 250mm acima do solo para veículos da categoria M1
e N1 e não superior a 800mm acima do solo; Para as outras categorias de
veículo nenhum requisito.
Entretanto, nenhum ponto da superfície aparente, na direção do eixo de
referência, deve estar mais alto do que o ponto mais alto na superfície
aparente, na direção do eixo de referência, do farol baixo.
(4) Nada impede que uma das partes contratantes sujeitas à regulamentação, proiba o uso de sistemas de
limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico e marcadas “PL”.
4.4.4.3 No comprimento: na dianteira do veículo e instalado de maneira tal que a luz
emitida não cause desconforto ao motorista, diretamente nem indiretamente
através dos espelhos retrovisores e/ou de outras superfícies refletivas do
veículo.
4.4.5 Visibilidade geométrica
Definida pelos ângulos a e b conforme especificado no parágrafo 2.13.
a = 5º para cima e para baixo,
b = 45º para fora e 10º para dentro.
4.4.6 Orientação
Para a frente do veículo.
O alinhamento dos faróis de neblina dianteiros não deve variar de posição em
função do esterçamento da direção.
Não deve causar ofuscamento ou desconforto aos motoristas vindo na mão
contrária ou outros usuários da via.
4.4.7 Conexões elétricas
Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
faróis alto e baixo.
4.4.8 Indicador de acionamento
Obrigatório. Uma luz de alerta não intermitente, independente.
4.4.9 Outros requisitos
Nenhum.

Já os faróis de longo alcance, também chamados de faróis de milha devem estar conectados aos faróis altos, isto é, não podem ser acesos sozinhos, apenas em conjunto com os faróis altos. Abaixo o trecho da resolução que trata do assunto:

4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE
4.2.1 Presença
Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
4.2.2 Quantidade
Dois.
4.2.3 Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.2.4 Posicionamento
4.2.4.1 Na largura: nenhuma especificação particular.
4.2.4.2 Na altura: nenhuma especificação particular.
4.2.5 Generalidades
4.2.5.1 Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos
para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
4.2.5.1.1 Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
4.2.5.1.2 Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a
intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo
alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.

[ ]s

Sidnei
11/12/2009, 21:11
Com relação a lei, acho que está bem claro:
Farol de neblina pode (e deve) ser utilizado independentemente de se estar com o farol baixo ligado (pode ser apenas a lanterna)
Farol de milha só deve ser utilizado junto com o sistema do farol alto.
Farol de neblina deve estar abaixo dos farois principais, para iluminar o mais próximo ao chão, o que no caso do troller é meio difícil uma vez que a altura do solo é grande.
Farol de milha deve estar se não no mesmo nível ou até mais alto do que os farois principais, no caso do troller fixado no quebra mato ou algum outro suporte.
Mas com relação aos farois "auxiliares" do troller, isso está meio confuso. É milha ou Neblina?
obs: no meu caso os auxiliares originais estão ligados junto com o farol alto. Os hella está ligado na mesma chave que os auxiliares (posição 3 no botao) ou separadamente no outro interruptor, isto é, posso ligar os hella independentemente de estar até com a lanterna ligada.

Girti
11/12/2009, 22:49
Farol de milha deve estar se não no mesmo nível ou até mais alto do que os farois principais, no caso do troller fixado no quebra mato ou algum outro suporte.

Antes de mais nada, uma correção: o número correto da resolução CONTRAN é 227! :parede: :parede: :parede:

Embora na resolução conste que não há "nenhuma especificação particular" para a altura dos faróis de longo alcance, lembro-me de ter lido em algum lugar que os faróis auxiliares, sejam de neblina ou de longo alcance, não podem ficar mais altos do que os faróis principais do carro. Imagino que se trate de alguma legislação posterior à Resolução 227, que já tem dois anos. Na dúvida, creio ser melhor não instalar estes faróis acima da altura dos faróis principais do carro.

Mas com relação aos farois "auxiliares" do troller, isso está meio confuso. É milha ou Neblina?

Quase sempre, os faróis de neblina têm vidros com algum tipo de relevo vertical, enquanto os de longo alcance têm a superfícia lisa.

RONIE_VALIM
13/12/2009, 01:14
Pessoal, estou montando um sistema de iluminação removível para meu Troller... Quem quiser acompanhar, idéias são bem vindas... Segue o link que estou descrevendo a montagem:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50428&page=3

Lembrando: É removível, sei que está meio exagerado, por isso não vai ficar permanente!! Pretendo estreiar agora no fim do ano "nos interior" onde vou...

Em anexo uma prévia do suporte ainda inacabado...

Dadolimas
15/12/2009, 20:08
Olá Ronie,

Cuidado onde vai andar pq se entrar um galho entre o farol e a capota vai dar encrenca... em raids este acessório ia ficar na primeira trilha fechada.

Abs

QUOTE=RONIE_VALIM;1051477]Pessoal, estou montando um sistema de iluminação removível para meu Troller... Quem quiser acompanhar, idéias são bem vindas... Segue o link que estou descrevendo a montagem:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50428&page=3

Lembrando: É removível, sei que está meio exagerado, por isso não vai ficar permanente!! Pretendo estreiar agora no fim do ano "nos interior" onde vou...

Em anexo uma prévia do suporte ainda inacabado...[/QUOTE]

RONIE_VALIM
15/12/2009, 22:40
Opa! Pode ficar tranquilo que estou ciente...

Irei utilizar apenas dentro de kilometros e kilometros de estradas de terra em plantações no interior...

Por isso é removível, pois vou usar pouco, somente quando for para estes lados...

abraço!

Olá Ronie,

Cuidado onde vai andar pq se entrar um galho entre o farol e a capota vai dar encrenca... em raids este acessório ia ficar na primeira trilha fechada.

Abs

Martinelle
22/12/2009, 11:44
o meu até que acende, mas quando tem água ele fica cheio, parece um aquário... estou pensando em criar uns peixinhos...levar uma churrasqueira e na trilha fazer um assado com eles!!!hehehe

samukanvas
17/01/2010, 17:48
Olá pessoal!!

Estou com uma dúvida em um novo produto que estamos vendendo. Se trata da linha 55 de faróis auxiliares de lente lisa Procomp. Eles seriam PnP pra troller entrando no lugar original não trocando nada (apenas ligando elétrica). Eles seriam de longo alcance, diferente dos originais de neblina.

O problema é que gostaria de confirmar o suporte original. Alguém teria as medidas (largura dos suportes como do farol na foto e diâmetro do parafuso)? :concordo:

Eles vem com suporte universal, mas no troller que eu medi, entrou certinho. O que me faz pensar que seriam "originais" pra troller. Saberiam dizer se muda os suportes com os anos?

Obrigado,

Rodrigo

Fotos em anexo:

Ricardo Piovan
18/01/2010, 14:27
Pelo menos no Troller 2001 e 2005 que tive os suportes eram iguais ! O meu pai tem um 2007 e meu irmão um 2005, e os suportes também são iguais !!

Abraço

samukanvas
19/01/2010, 01:09
Pelo menos no Troller 2001 e 2005 que tive os suportes eram iguais ! O meu pai tem um 2007 e meu irmão um 2005, e os suportes também são iguais !!

Abraço

Valeu pela ajuda Ricardo!! :concordo:

Abs