PDA

Ver Versão Completa : Radiador na Frete + Bombda Dágua



fag.online
30/11/2009, 13:54
Pessoal, esses tempos postei algo parecido com isso, mais hoje estava pensando.
Na minha gaiola vai sobrar umespaço mto bom na frente, que daria pra colocar o radiador certinho... penso em fazer um teste pra ver como se comporta, o problema principal é:
A distãncia entre o motor e o radiador será de aprox 2,5mt.... e to achando que somente uma bomba dágua não vai funcionar, ou seja, ele não vai ter força pra empurrar e puxar a agua do motor até o radiador e vice verso... foi então que pensei em colocar 2 bombas... 1 que empurra a agua e outra que puxa... alguém tem alguma sugestão? existe bomba dágua elétrica? Abracos

E F Lima
30/11/2009, 19:48
Pelo que ví em teus posts vc esta usando o motor Ap, creio que ñ é necessario as duas bombas. O motor VHT 1.4 que equipa a kombi flex usa apenas uma e tem o radiador na frente e ñ apresenta problema de arrefecimento. depois vou verificar a vazão da bomba do VHT 1.4 que é a mesma do At 1.0 e a do Ap mas creio que deve ser a mesma.
Parabéns pelo projeto 4x4 tá show...

fag.online
01/12/2009, 08:29
Obrigado Lima... estive pesquisando um pouco também, é possivel usar 2 bombas dágua original, apenas fazendo uma polia extra na bomba original para colocar uma correia e rotacionar a segunda....
Acredito que possa dar certo sem problemas.... meu medo é quando eu estiver em descidas ou com a gaiola mto enclinada para frente... a bomba original sozinha não dar conta de fazer a agua circular...

Bom.. além do problema bomba.. agora me lembrando... terei que usar canos de cobre pra fazer a ligação entre o radiador e o motor trazeiro.... to começando a achar que vou arrumar dor de cabeça, rssss

Abracos

bajeiro do sul
01/12/2009, 09:45
Obrigado Lima... estive pesquisando um pouco também, é possivel usar 2 bombas dágua original, apenas fazendo uma polia extra na bomba original para colocar uma correia e rotacionar a segunda....
Acredito que possa dar certo sem problemas.... meu medo é quando eu estiver em descidas ou com a gaiola mto enclinada para frente... a bomba original sozinha não dar conta de fazer a agua circular...

Bom.. além do problema bomba.. agora me lembrando... terei que usar canos de cobre pra fazer a ligação entre o radiador e o motor trazeiro.... to começando a achar que vou arrumar dor de cabeça, rssss

Abracos
Ola Fag

Realmente vai arrumar dor de cabeça, o pior de tudo não e se vai empurrar a agua ou nao, mas em caso de aquecimentos extremos (subida forte em trilha), a circulação da agua pode não ser rapida o suficiente, o motor estara aquecendo e a agua fria ainda nao ter chegado onde deveria, istala o radiador perto do apsão e vai ser feliz. Coloquei no meu baja ao lado do motor e ficou muito bom. Apenas no asfalto em velocidade ele tendia a esquentar um pouco, porque criava uma especie de vacuo e o radiador não refrigerava como deveria. fiz umas aletas laterais para o ar entrar quando esta no asfalto, ficou muito bom e nao tive mais problemas de aquecimento na estrada

um abraço

leobnaval
01/12/2009, 21:42
o pior de tudo não e se vai empurrar a agua ou nao, mas em caso de aquecimentos extremos (subida forte em trilha), a circulação da agua pode não ser rapida o suficiente, o motor estara aquecendo e a agua fria ainda nao ter chegado onde deveria, istala o radiador perto do apsão e vai ser feliz.

Isso acontecia nas kombis diesel, mas é facilmente resolvido com a localização de sensor de temp. para acionamento de ventuinha no motor (ponto de saída da água quente) e não no radiador, assim quando esquentar a ventuinha já é ligada e outra coisa a temp. de acionamento deve ser menor pelo tempo que a água leva para voltar ao motor.

A bomba de água deve ser corretamente dimensionada como esta da kombi 1.4, mas acho que uma original do AP da conta pelo fato de vários donos de kombi diesel mudar o motor para o AP (álcool ou gasolina) sem adicionar bomba alguma.

Outra coisa se utilizar o radiador na diant. lembre-se de fazer uma parede corta-fogo para em caso de acidente, (pedras baterem no radiadro) ele não venha a te dar um banho quente...e causar acidente grave nos ocupantes.

Abraço, Leo

fag.online
02/12/2009, 08:39
Agradeço pelas informações... ainda não decidi sobre colocar ou não na frente...
Olhem o espaço que tenho na frente da gaiola... ali vou fazer uma grade com 5 barrinhas de ferro na vertical... na parte de cima vou colocar o tanque de fusca... e na parte da frente pensei em colocar a ventoinha...

Atualmente a cebolinha da ventoinha dispara com 85º... estou pensando em colocar 2 ventoinhas... com 2 cebolinhas.. 1 com 85 e outra com 90... alguém tem idéia de que tipo de cano e a bitolas deles que posso usar pra levar a agua do radiador ao motor e vice-versa?
abracos

leobnaval
02/12/2009, 11:30
O diâmetro externo do tubo deve ter o diâmetro interno da mangueira.
E o material pode ser de inox, cobre, aluminio e até aço galvanizado. Lembre de fazer a mesma proteção do radiador nestes tubos...

bajeiro do sul
02/12/2009, 14:01
Oi Leo, legal esta sua explicação sobre o posicionamento do sensor de temperatura, acho ate que vou rever no meu baja, pois o sensor esta no radiador, se colocar ele na saida de agua quente do motor ele acionara antes do calor invadir o radiador. Aproveitando este seu conhecimento sobre radiadores e aquecimento, pergunto o que vc pensa sobre uso da valvula termostatica, aguns desprezam, disendo que somente serve para esquentar mais rapido o motor, e outros dizem que ela serve para fechar a entrada de agua para o motor, sendo que esta vai ficar circulando somente no bloco, e quando a mesma se abrir a agua vai entrar no radiador homogeneamente quente, e nao muito quente nos cilindros distantes, e fria somente no cilindro mais perto, o que vc acha

um abraço

eduardo



Isso acontecia nas kombis diesel, mas é facilmente resolvido com a localização de sensor de temp. para acionamento de ventuinha no motor (ponto de saída da água quente) e não no radiador, assim quando esquentar a ventuinha já é ligada e outra coisa a temp. de acionamento deve ser menor pelo tempo que a água leva para voltar ao motor.

A bomba de água deve ser corretamente dimensionada como esta da kombi 1.4, mas acho que uma original do AP da conta pelo fato de vários donos de kombi diesel mudar o motor para o AP (álcool ou gasolina) sem adicionar bomba alguma.

Outra coisa se utilizar o radiador na diant. lembre-se de fazer uma parede corta-fogo para em caso de acidente, (pedras baterem no radiadro) ele não venha a te dar um banho quente...e causar acidente grave nos ocupantes.

Abraço, Leo

fag.online
02/12/2009, 14:22
Uia... liguei para onde eu comprei os canos pra montar minha gaiola, e eles vendem tudo para água quente usado em contrução com 2" e parede com 3mm... uma barra com 6mt custa aprox R$ 170,00
:(
Acho que inicialmente vai ficar o radiador lá atrás junto com o motor, rss
Abracos

leobnaval
02/12/2009, 16:31
Oi Leo, legal esta sua explicação sobre o posicionamento do sensor de temperatura, acho ate que vou rever no meu baja, pois o sensor esta no radiador, se colocar ele na saida de agua quente do motor ele acionara antes do calor invadir o radiador. Aproveitando este seu conhecimento sobre radiadores e aquecimento, pergunto o que vc pensa sobre uso da valvula termostatica, aguns desprezam, disendo que somente serve para esquentar mais rapido o motor, e outros dizem que ela serve para fechar a entrada de agua para o motor, sendo que esta vai ficar circulando somente no bloco, e quando a mesma se abrir a agua vai entrar no radiador homogeneamente quente, e nao muito quente nos cilindros distantes, e fria somente no cilindro mais perto, o que vc acha

um abraço

eduardo

A válvula termostática serve justamente para fazer o motor chegar a sua temp. ideal de funcionamento mais rápido e com isso ter melhor potência e durabilidade das peças pois o calor é crucial para o dilatamento das peças e assim trabalharem com as folgas dentro do padrão tolerado, se ela foi projetada é por que ela é útil.

Primeira coisa é se o veículo estiver aquecendo testar a válv. termostática e saber a que temp. ele esta abrindo inclusive tem a temp. marcada na carcaça e tem várias válv. que abrem com uma certa temp. ex. tem válv. que abre com 86°C outras com 92°C entre outros.(dependo da cilindrada, do combustível, do ano, etc.)
Você poderia por uma válvula que abre antes se estiver tendo problema de aquececimento, ou até mesmo fazer 1 ou mais furinhos na sua própria válvula, assima circulação não é fechada mais é bem restrita isso é mais complicado de fazer e não é recomendado porém é uma solução.

Abraços, Leo

leobnaval
02/12/2009, 16:33
Uia... liguei para onde eu comprei os canos pra montar minha gaiola, e eles vendem tudo para água quente usado em contrução com 2" e parede com 3mm... uma barra com 6mt custa aprox R$ 170,00
:(
Acho que inicialmente vai ficar o radiador lá atrás junto com o motor, rss
Abracos

Tem que ver se estes tubos não são aqueles modernos que praticamente mantém a temp. interna da água (que não é interessante para o seu uso) ou se são de cobre (estes sim seriam melhore para o seu uso, porém bem caros).

Abraços

fag.online
02/12/2009, 16:35
Qual o problema se eu usar um cano de ferro normal? ele vai enferrujar?
Abracos

leobnaval
02/12/2009, 16:43
Provavelmente sim, por isso falei se vc mandar galvanizar, porém é melhor ver certinho se o aditivo do radiador não reage com a galvanização ou com outros materiais.

Pergunte em alguma loja de radiador de que material poderia ser este tubo concerteza eles vão poder de ajudar pelo fato de saberem que tipos de materiais são feitos os radiadores (eu sei que tem de inox, de latão, de aluminio, de cobre).

Mas pense bem as galeriais de água do motor no caso o bloco é de ferro fundido, por tanto não sei se terá problemas com corrosão, pelo menos a curto prazo não terá problemas...

Abraços

fag.online
02/12/2009, 16:50
Bom pessoal, inicialmente agradeço a atenção de vocês.... mais acredito que no momento não me vale a pena investir na adaptação do radiador na dianteira...
Com o valor que eu gastaria vou investir em comprar + 2 pneus para a dianteira da gaiola e ficar com 4 biscoito iguais, como vai ser 4x4 2 pneus me serão mais uteis do que o radiador na frente..
De qualquer forma, agradeço aos caros colegas que estão sempre dispostos a ajudar. Assim que ela estiver rodando 100% quem sabe eu pense novamente em colcoar o radiador na frente, agora já mais elucidado sobre onde vou me meter, rsss
Abracos