Ver Versão Completa : Movimento horizontal do munhão
Massaranduba
23/01/2005, 20:07
Engeseiros
Uma consulta .Quando passo por muitos buracos em estradas de terra, ouço um barulho que parece vir do eixo dianteiro . Suspendi a viatura num posto e comecei a procurar . A unica coisa que ví foi um jogo nos semieixos, mais precisamente, um movimento horizontal dos munhões que parecem bater no fim de curso lateral quando passo por buracos . No asfalto não faz barulho nenhum . Dá pra mexer com a mão , tá bem mole . Alguém já viu isso? tem como eliminar ??
[]s curiosos
Carlos
F1 Massaranduba
Eduardo Velo
23/01/2005, 21:01
Os rolamentos de folga do Munhão devem ser substituidos a cada 20000km pelo manual , mas podem durar um pouco mais dependendo do terreno e como o jipe é dirigido .
É aconselhável abrir o Munhão pra inspeção dos rolamentos e alojamentos e só ajuste se tiver tudo ok , caso contrário tem que trocar os rolamentos , são os mesmos do jipe Willys , só que são 3 de cada lado , 2 em cima e 1 em bx .
caso tenha que mexer , berre que a gente te ajuda ...
[]s...
Massaranduba,
Se vc está falando dos semi-eixos, eles tem, quando com a roda livre desengatada, um movimento dentro do tubo do diferencial. Experimente acionar as rodas livres e repita o procedimento pra ver se não ficam travadas.
[]'s
Massaranduba
25/01/2005, 09:51
Eduardo
Creio que o problema não esteja nos rolamentos uma vez que não tem jogo e ele roda bem , lí aqui no forum uma materia sobre ajustes do munhão, (Valeu !) super detalhada.
Pedro
É isto mesmo que voce comentou , um movimento horizontal dos semieixos dianteiros e pelo que vejo é normal de acontecer . Voce também não ouve uns barulhos quando a viatura chacoalha ? Tava pensando em em colocar um calço pra evitar este movimento , o que voce acha ?
Eduardo Velo
25/01/2005, 10:09
Massa , desculpae não tinha entendido o problema , mas o Pedrão captou vossa msg ...
Esse movimento é necessário , mas pode ser amenizado com feltros , os CJs tbm usam esses feltros nas ptas de eixo .
A partir de 89 a Engesa não colocou mais os feltros , não sabemos o motivo , saiam de fábrica sem os feltros , tem que desmontar o cjto da pta de eixo e colocá-los embebidos em óleo de carter ou 90 , evita entrada de poeira e esse deslocamento .
[]s...
Massaranduba,
É isso mesmo que o Edu falou. No meu não tem esse feltro mas não faz barulho...ou então eu não o escuto :roll:
[]'s
Luiz Claudio
25/01/2005, 17:59
Massaranduba,
No meu Engesa eu resolvi esse problema trocando as buchas do semi-eixo... Ele fazia um put@ barulho de ferro solto chacoalhando e meu meca fez novas buchas de aço que resolveram totalmente o problema.
[]'s...
Massaranduba
25/01/2005, 20:17
Oh Pessoal
Agora fiquei mais tranquilo . O barulho realmente não chega a incomodar mas como se trata do eixo dianteiro, já é uma questão de segurança por isso consultei voces . Vou primeiro experimentar confeccionar uns feltros como o Edu falou , tenho quase certeza que vai resolver o problema e se ainda persistir, pego o endereço do Meca do Luiz .
[]s aliviados ... e valeu pelas dicas
Massaranduba F1 (agora com rodas BBS!!!)