Conectar

Ver Versão Completa : Levantar, será que da certo?!

Thales_
30/11/2009, 09:43
Bom dia, estou aqui para pedir ajuda aos niveiros mais experientes,
vamos ao que interessa, estou com meu niva capado(4x2), sem nada na frente, sem cardã, sem diferencial, sem homo... pensava em reativar agora no final do ano, mas por outros motivos não o fiz, então eu estava pensando que sempre falam que o problema de levantar o niva está nas homo, pq elas não devem trabalhar inclinadas, então no meu caso eu posso levantar em quanto o niva?! o que irá limitar?! alguém tem uma receita?
eu penso em colocar molas do opala na frente, não sei ainda se é possivel colocar as molas completas, sem tirar nem um elo, e atrás,as dianteiras da pampa, talvez com uma rodinha de carrinho de supermercado para servir de calço, e tb alongar a barra, só nao sei em qts cm, nunca achei nenhuma relação, tipo, a cada xcm que levanta o carro, deve se alongar ycm na barra panhard, na frente eu estava pensando em trocar os pivos, colocar de d-20 junto ao kit, não sei se isso já iria permitir levantar mais,
att
Thales C.Lima

Edintruder
30/11/2009, 12:12
O pessoal levanta cerca de 5cm sem prejuízo às homocinéticas.
O ideal quando se eleva mais é reposicionar o diferencial mais pra baixo um pouco. Dessa forma não força as homocinéticas.

Thales_
30/11/2009, 14:47
Mas o que estou querendo saber é justamente isso, se com as homo, o limite seria uns 5cm mais ou menos, porém meu Niva está 4x2, alguma coisa me limitaria ainda?! ja que não estou usando homo, nem cardã, nem diferencial... nada na frente.

Pinaudmaster
30/11/2009, 15:43
Coloca daqueles calços de poliuretano, DUPLOS.

Edintruder
30/11/2009, 16:17
Se vais deixar 4x2, podes levantar o quanto tiver curso de amortecedor e pivôs...

Afajoses
30/11/2009, 16:21
Vou Aproveitar e pegar uma carona nesse topico...:rolleyes:

Pretendo levantar meu niva, já vi que para levantar uns 3 ou 4cm não é preciso fazer muitas alterações, mas e para levantar um pouco mais tipo uns 10cm qual seria a melhor opção ? e quais alterações eu deveria fazer na parte mecanica ?

Edintruder
30/11/2009, 16:27
amortecedores, molas...

Afajoses
30/11/2009, 17:15
amortecedores, molas...

Isso eu já imaginava :-?

gotaria, se possivel, de algo mais especifico tipo: sei que pode colocar molas de pampa e usar rodas de carrinho como calço,mas essa é a melhor opção ? alem disso ? tem uma barra que precisa alterar...não sei o nome...e em relação ao curso do amortecedor original ? ela da conta ou eu teria que trocar... etc...etc...

Edintruder
30/11/2009, 18:04
Essa receita também vou anotar quando os experts em Niva falarem... ehehehe

braszil
30/11/2009, 18:57
Bom dia, estou aqui para pedir ajuda aos niveiros mais experientes,
vamos ao que interessa, estou com meu niva capado(4x2), sem nada na frente, sem cardã, sem diferencial, sem homo... pensava em reativar agora no final do ano, mas por outros motivos não o fiz, então eu estava pensando que sempre falam que o problema de levantar o niva está nas homo, pq elas não devem trabalhar inclinadas, então no meu caso eu posso levantar em quanto o niva?! o que irá limitar?! alguém tem uma receita?
eu penso em colocar molas do opala na frente, não sei ainda se é possivel colocar as molas completas, sem tirar nem um elo, e atrás,as dianteiras da pampa, talvez com uma rodinha de carrinho de supermercado para servir de calço, e tb alongar a barra, só nao sei em qts cm, nunca achei nenhuma relação, tipo, a cada xcm que levanta o carro, deve se alongar ycm na barra panhard, na frente eu estava pensando em trocar os pivos, colocar de d-20 junto ao kit, não sei se isso já iria permitir levantar mais,
att
Thales C.Lima

Antes de mais nada eu ja sei que alguns camaradas do forum vao fazer o mesmo comentario de sempre mas eu continuo dizendo entem em contato com o Rogerio Bacelar que ele pode explicar tudo. Ele esta registrado aqui no forum e perguntem a ele. Nao vou colocar os telefones dele porque isso deu problema antes mas procurem ele e perguntem. Ele alem de ser super ocupado tentando ganhar seu sustento nao passa muito tempo na interner so pra pegar e passar e-mails. Mas sei que se perguntarem a ele ele tera um grande prazer em ajudar.

Fui

cRiPpLe_rOoStEr
30/11/2009, 21:11
se está preocupado com as homocinéticas chuta o balde e adapta eixo rígido na frente... especulações à parte, está usando o câmbio original?

shuther4x4
30/11/2009, 23:16
Vamos lá:
Se está sem diferencial dianteiro, quiser algo básico, bem básico, o que mais vai limitar levantar sua suspensão (dianteira) é a cambagem. Isso mesmo, quando você levanta, compensa a cabagem tirando as arruelas de encosto do braço superior da suspensão dianteira. Então vai ter de tirar todas, colocar os calços de pivô (ou trocá-los), idem com as molas e ver até quando você consegue isso mantendo a cambagem. Depois disso trabalhar o amortecedor para ficar dentro desse curso (cuidado para ele não ficar como limitador, pois se não quebra ou ele ou o suporte - É ISSO QUE ACONTECE EM ALGUNS CASOS COM UMA PEÇA QUE NINGUÉM LEMBRA, MAS TODOS LEMBRAM DAS MALDITAS HOMOCINÉTICAS:parede:. COMO VOCÊ NÃO TEM ESSA PEÇA,...... PARTE PRO ABRAÇO.).
Na traseira, peça para fazer uma panhard regulável (leve num bom torneiro e peça pra ele adaptar uma rosca no seu meio:mrgreen:, entendeu?) dessa forma você regula conforme sua necessidade.
Depois verifique os canais de freio no curso máximo (aberto da suspensão).
Sei lá, conforme for lembrando coloco aqui......
Abraços.

Thales_
10/12/2009, 00:18
Caro Shuther,
Vou tentar verificar até onde pode ser feito isso na dianteira, caso não seja muito notavel, acho que partirei para os pivos de D-20, no caso deles possibilitarem um pouco mais de altura, e esta de rosca no meio da barra panhard deve ficar bom mesmo, nao seria inteligente alongar 2, 3cm, nela sem saber exatamente como ficaria, assim pode ir ajustando ;D
(demorei muito a responder aqui no forum pq fiquei alguns dias arriado com uma gripezinha ...)

Mauricio jr niva
10/12/2009, 18:47
Caro Shuther,
Vou tentar verificar até onde pode ser feito isso na dianteira, caso não seja muito notavel, acho que partirei para os pivos de D-20, no caso deles possibilitarem um pouco mais de altura, e esta de rosca no meio da barra panhard deve ficar bom mesmo, nao seria inteligente alongar 2, 3cm, nela sem saber exatamente como ficaria, assim pode ir ajustando ;D
(demorei muito a responder aqui no forum pq fiquei alguns dias arriado com uma gripezinha ...)

FALA VEIO OS PIVOS DE D20 SAO PIVOS FRACOS QUEBRAM FACIL TOME CUIDADO :concordo:

Thales_
11/12/2009, 12:57
Mauricio,
Acho estranho eles serem mais fracos que os do Niva, até pq já vi muita gente adaptando eles, fazendo uma flange, algo para poder usar estes da D-20, pensei que eles fossem mais robustos.

shuther4x4
12/12/2009, 09:15
FALA VEIO OS PIVOS DE D20 SAO PIVOS FRACOS QUEBRAM FACIL TOME CUIDADO :concordo:

Já vi algumas d20 com a roda no chão por quebra deles, mas possivelmente mais por manutenção deficiente. Talvez por, no inicio, acharem que d20 e f1000 eram a mesma coisa.
Acredito que com o peso do niva e cuidado minimo com a manutenção isso não ocorra.

Abraços.

Jossano
20/12/2009, 00:31
Camaradas

Pivo quebra quando o dono da D20 é porco e nao faz manutenção nunca... ai quebra... lembre-se: no niva vai ficar superdimemcionado.

Levantar so com 4x2 é perigoso, o niva vai ficar dificil de dirigir pois a geometria vai mudar.

Nao tem homocinetica mais tem cruzeta.... cruzeta muito inclinada rebenta... ainda mai pq vc ta fazendo força extra pois esta 4x2.

abracao

Jossano

Edintruder
21/12/2009, 10:08
Se analisar que uma única roda dianteira da D20 vazia sustenta o peso de 80% do Niva inteiro, acredito que o pivô da D20 deva durar quase o tempo de uso do Niva...
Quando quebra na D20, ou é por ser 2a linha ou é falta de manutenção...