PDA

Ver Versão Completa : Hélice pegando na proteção

Jimmy Offroad
23/01/2005, 16:15
Ontem fui fazer a 2a. trilha com o CJ :D :D :D toda vez que a carroceria torcia escutava um barulho :( :( :( , era a hélice do radiador pegando na proteção :shock: :shock: . O motor é original 4cil e o acionamento da hélice é mecânico. Um amigo disse para colocar um ventoinha elétrica, só que não quero (falta R$ :( :( :( ) agora. Posso retirar a proteção sem prejuízo para o arrefecimento.

Obrigado

Jimmy

Sergio Rocha
23/01/2005, 18:29
Não deveria raspar, verifique se não tem alguma coisa errada.
A função da "proteção "não é proteger, é ajudar no arrefecimento.O ideal é não tirar.Mas, a diferença pode não ser tão significativa, experimenta.

[]'

Jimmy Offroad
23/01/2005, 20:43
Oi Sérgio

Estou enviando a foto do local onde a hélice da raspa na "proteção" .

A grade dianteira esta sem nenhum calço apenas o parafuso prendendo a carroceria. É assim mesmo ou precisa de um calço. Os calços da carroceria é de PU 2". Segue fotos.

Obrigado

Jimmy

andretomasi
23/01/2005, 23:43
Fala Jimmy,

Como tem calços maiores na carroceria, tem que ter um calço na grade também, a falta dele e o movimento da grade pode estar forçando a hélice contra a proteção.

[ ]´s

leopoldo
24/01/2005, 11:16
ou a carroceria está solta ( inclusive a grade) ou os coxins do motor e cambio podem estar quebrados ou soltos

ou

tudo isso junto.

billj
24/01/2005, 11:28
Põe o coxim de volta debaixo da grade e o problema está resolvido............

Sergio Rocha
24/01/2005, 19:42
Ponha o calço na grade q está faltando.Ele deve ser da mesma altura dos outros.
Se tudo mais estiver correto, isso vai resolver o seu problema.

[]'

Jimmy Offroad
24/01/2005, 21:15
Valeu Pessoal

Amanhã irei comprar o calço.

Um grande abraço,

Jimmy

cristiano
25/01/2005, 08:33
O meu radiador está sem essa "proteção"... ele nunca esquentou comigo, e olha que já peguei congestionamentos...

Eu pensei em colocar ela uma vez, vende na agromotor, só que achei o preço meio salgado... parece que é em fibra...

Ronaldo B.
26/01/2005, 08:47
O meu radiador está sem essa "proteção"... ele nunca esquentou comigo, e olha que já peguei congestionamentos...

Eu pensei em colocar ela uma vez, vende na agromotor, só que achei o preço meio salgado... parece que é em fibra...

Cristiano,

Provavelmente o radiador do seu jeep não tem essa proteção porque o motor é 6 cilindros (BF161), que eu me lembre, essa proteção só vem nos motores 4 cilindros (OHC), não lembro de ter visto isso em jeeps com motor BF161. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam ....

[]´s

cristiano
26/01/2005, 10:47
não... foi colocada a mecânica dos Jeep´s mais novo no meu jeep... OHC e cambio 4 marchas... mas acho que não colocaram essa proteção... porque pelo ano ele deveria estar com o BF161 e cambio 3 marchas mesmo...

Jimmy Offroad
30/01/2005, 20:12
Ontem fui novamente fazer trilha com o CJ com o calço :D :D :D , apos alguns quilometros o barulho novamente apareceu :cry: :cry: , o parafuso afrouxou. Nervoso arranquei a "proteção" :evil: :evil: e ela não fez nenhuma falta :twisted: :twisted: . Na volta reboquei uma rural que ficara sem combustível e mesmo assim não superaqueceu :D :D .

Sem "proteção" e sem barulho.

Jimmy

leopoldo
30/01/2005, 22:18
só um detalhe:

não é uma "proteção" e sim um duto para guiar o ar do radiador. Isso evita a recirculação de ar quente nas pontas das pás da hélice. Uma melhoria no desempenho na refrigeração. Só isso.

não é obrigatória ....... só se você notar um aumento expressivo na média de temperatura.

roger_caldas
31/01/2005, 12:11
Meus caros, além do aumento expressivo na média da temperatura, por menor que seja, você também notará um aumento no consumo de combustível.
O ar que seu motor está respirando está mais quente, está fazendo o papel inverso de um intercooler.
Se o problema persistiu com o calço de carroceria no lugar, possivelmente a travessa interna da grade dianteira que segura o conjunto esteja solta. Dá uma puxada com a mão e veja se não está precisando de uma solda ali por dentro!

Um abraço e boa sorte!

Rogério

cristiano
31/01/2005, 13:03
se for tirar eu quero... 8)

KINHO
31/01/2005, 22:04
Jimmy,

Tive um caso parecido com o seu; qdo a carroceria torcia, fazia um barulho, como sou novato (2º tilha), não dei importancia, achei que era o feixe de molas rangindo, no final da trilha tive que rebocar um jipe, e no meu jipe tinha eu e + 4 sendo que tres era de outro jipe o qual teve que ser deixado numa fazenda (quebrado). No meio de um morro, só escutei um barulho alto, assustado desliguei o motor na hora........ Resultado: a helice pegou no radiador e rasgou o mesmo de fora a fora as pás da helice virou a um "U". Coxim e calço tudo novo, a unica conclusão que cheguei foi a carroceria ter deslocado. Então dê uma verificada, no seu jipe pois o prejuizo foi de 400,00..

Jimmy Offroad
01/02/2005, 18:56
Roger, acredito que o problema de respirar o ar mais quente pela falta do defletor não deva ocorrer, pois fizemos uma adpatação com o filtro do Corcel II. A travessa não esta solta, o problema é que a porca se solta com a trepidação.

Cristiano, vou fazer mais algumas trilhas e se não acontecer nada de mais o defletor é seu.

Kinho, Obrigado pela dica. Antes de cada trilha irei apertar a porca do calço.

Jimmy

Jimmy Offroad
01/02/2005, 19:01
Segue a foto com a posição do filtro de ar.

Jimmy Offroad
01/02/2005, 19:02
Segue a foto com a posição do filtro de ar.

Sérgio Góz
01/02/2005, 19:20
Srs,
Nunca vi esta peça para otimização de refrigeração no jeep, mas com certeza ela é muito bem vinda. Fiz uma viagem para Visconde de Maua e na subida a temperatura ficou beirando os 90º direto simplesmente por excesso de força e pouca velocidade em regime constante. :mrgreen:
Pelo que entendi o problema é de fixação da peça. Sugiro revisão na fixação, troca dos parafusos, colocação de arruela de pressão etc... Claro que uma vistoria no radiador e calço do motor sempre é importante. :shock:
Uma dica dez, carro velho deve ser verificado periodicamente durante uma viagem (conferir a agua, conferir o oleo, olhada geral na suspensão, etc...) :wink:
Caso vc resolva retirar de vez esta peça podemos conversar....(isto é, se o Cristiano não ficar)
valeu :!:

cristiano
01/02/2005, 21:08
Eu acho que os problemas comecam a surgir com as adaptacoes que fazemos nos jeeps...

Pelo que eu vi voce colocou a direcao hidraulica, certo? teve que mexer em alguma coisa para colocar ? De qual carro foi a direcao hidraulica ?

Ta de pe o interesse! :D

andretomasi
01/02/2005, 21:14
Eu acho que os problemas comecam a surgir com as adaptacoes que fazemos nos jeeps...

Nada a ver.. não pode generalizar.. muitos dos problemas são "de fábrica" no CJ, às vezes erros de projeto, e que podem ser resolvidos com adaptação de peças/sistemas mais novos. Outros problemas sim, são criados devido às más adaptações ou obras de mexânicos, mas as adaptações bem-feitas e bem planejadas só tendem a melhorar o conjunto.

[ ]´s

cristiano
02/02/2005, 08:28

Outros problemas sim, são criados devido às más adaptações ou obras de mexânicos, mas as adaptações bem-feitas e bem planejadas só tendem a melhorar o conjunto.

[ ]´s

Eu não quis dizer das adaptações que nós aqui do forum fazemos, pois somos muito bem instruídos aqui... mas pessoas que não tem essa facilidade... adaptações que por ora resolvem o problema podem se tornar um incomodo mais tarde...

outra, jeep não tem defeito... e sim característica... :lol:

[] SOC PUNCH POW CRANK na costela :twisted: :twisted:

Sergio Rocha
02/02/2005, 12:03
Keko
Concordo em parte.Acho q o maior defeito do Cj é a peça q fica entre o volante e o banco. :wink:
[]'

Jimmy Offroad
02/02/2005, 14:41
Cristiano, eu comprei o Jeep com a direção hidrulica instalada. Se não me engano é a do Santana. A única modificação que fizemos foi a adaptação do filtro do corcel. Abaixo a descrição do CJ.

Motor OHC 2.3,
Cambio 4 marchas,
Pneus black star 275/70 R16,
Gaiola, parachoques tubular keko,
Alargadores em fibra,
Espaçadores das rodas,
Freio de mão entre os bancos,
Barra estabilizadora traseira da Ranger,
Freio a disco dianteiro,
Pedalaleira supensa.

Irei fazer:

towbar,
guincho,
px,
intrumentos (contagiros, pressão e temperatura óleo),
faróis auxiliares.

Um abraço,

Jimmy

cristiano
02/02/2005, 16:05
parabéns pelo jeep jimmy... já comprou ele com o freio de à disco na dianteira e acredito eu hidrovacuo também, já que tem pedaleiras suspensas... itens muito importantes...

edgar
27/09/2009, 21:16
Grandes moderadores e equipe de apoio !

Da para arrumar as fotos deste topico pré-historico ?

Obrigado !

Krisiun
01/10/2009, 13:51
Grandes moderadores e equipe de apoio !

Da para arrumar as fotos deste topico pré-historico ?

Obrigado !
Olá,

Não encontrei nenhuma foto, você sabe dizer exatamente em que mensagem que tinha imagens anexadas?

Abraços.

edgar
02/10/2009, 07:50
Bom dia ! No post 3 ele fala em fotos do defletor de ar, talvez então nem tenha anexado nada....
Queria mais é tentar descobrir como é fixado....

Obrigado