Ver Versão Completa : Cambio C4 Ford - problemas!!!!!
Olá pessoal.
Estou com problemas em meu cambio. Recentemente terminei meu jeep com motor V6 ranger adaptado em C4 Ford. Já fiz uns 1000 kms com ele, é boa a confiabilidade e desempenho off-road desse cambio, estou gostando muito.
O conversor é um BM tork master e corpo de valvula TCI (Valve Body 522100, Streetfighter, Automatic, Manual, Forward Pattern), com válvula de vácuo original do cambio.
Radiador externo, discos novos, cintas reguladas corretamente, kick down correto, cambio todo revisado, trocas de marchas perfeitas...
Problemas!!!: Em trilhas normal, porém quando pego asfalto e esquenta o cambio sempre joga óleo pela mangueira de respiro, (a mangueira de respiro tem 1,5 mts e esta 0,5 mts acima do nível da caixa) independente do nível estar alto ou baixo e a temperatura chega até aos 110º C quando dou pau pra valer na estrada, alguém poderia dizer aonde poderia estar o problema de aquecimento e de jogar óleo fora?
Abraços.
Eu não entendo de cambio C4, mas estava dando uma olhada no forum e tem um topico em que o leopoldo cita:
O cambio auto só tem um porém: manter refrigeração forçada num radiador para o fluido ATF
e no google, vi uma loja vendendo um filtro do fluido para o cambio C4, então quem sabe seja isso, ou a refrigeração dofluido esteja pouca ou o filtro esteja sujo prejudicando a refrigeração...
acho que no forum deve ter mais topicos... o que eu estava vendo é:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-5119.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-5119.html)
No topico Como aumentar o volume do carter o Bravo citou:
- Acho que pouco vai lhe ajudar + oleo no carter sem alteração no sistema. Chega em um determinado ponto, que + oleo é mais calor adquirido. Até mesmo o resfriamento vai demorar mais. Veja como exemplo os inumeros cambios automaticos que o pessoal não sabe fazer a leitura correta da vareta (pois normalmente tem varias marcações) e acaba colocando oleo atf em demasia. Resultado: o cambio ferve.
Vai ver pode ser isso também.
Topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&noquote=1&p=1040670 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&noquote=1&p=1040670)
Olá.
Já tenho radiador externo forçado enorme com tubulação diâmetro 3/8, sendo o original 5/16. E a filtragem de óleo não tem nada que ver, no própio corpo de válvula já tenho o filtro original novo.
Obrigado, abraços.
leopoldo
30/11/2009, 19:30
O roteiro de verificação de superaquecimento do C4:
A- embreagem do conversor de torque com defeito
B- restrição de refrigeração por esmagamento de tubulação ou entupimento.
C- valvula reguladora - desregulada
D- unidade de diafragma por vácuo com defeito
E- baixa pressão da bomba do cambio
como não é uma instalação original, é previsto que surjam problemas de acasalamento e aqui se inclui motor/cambio/relação do diferencial/ diametro dos pneus. Aqui, vou considerar o que pode ser:
A_ Como vc trocou o conversor, não deveria ser defeito no item 1. Entretanto, como vc falou que trabalha bem em Off road, poder ser o stall margin do conversor. O B&M oferece tres modelos com stal entre parenteses:
http://www.bmracing.com/images/store/templates/common/spacer.gifTork Master 2000 (http://www.bmracing.com/PRODUCTS/Tork-Master-2000) (1900-2100 RPM)
Tork Master 2400 (http://www.bmracing.com/PRODUCTS/Tork-Master-2400) (2300-2500 RPM)
Tork Master 3000 (http://www.bmracing.com/PRODUCTS/Tork-Master-3000) (2800-3200 RPM)
É possível que o seu conversor seja de maior stall margin que o que deveria. Isso faz o fluido hidraulico esquentar pelo escorregamento interno entre as pas do turbina/estator/impelidor. Solução: trocar o conversor, qualquer que seja , para o de 2000 rpm.
B_como vc instalou tudo novo, não deveria ser este tipo de problema, mas pode ser entupimento na linha. Verifique com jato de ar e varetamento.
C_D_ verificar no manual do cambio C4 o roteiro de testes.
E_ como vc instalou tudo novo, não deveria ser este tipo de problema, mas pode ser a montagem da bucha traseira da carcaça da bomba com o furo deslocado do ponto certo.
Por último, se vc verificou e está tudo certo e dentro das margens de operação, pode ser simples caso de refrigeração deficiente. Para resolver pode ser necessário alterar a posição do radiador de fluido, colocar um radiador maior, e/ou colocar refrigeração forçada (ventoinha)
Por enquanto, estou mais desconfiado do item A.
OOO cara...blza...valeu por me responder, fico muito agradecido, obrigado.
Já to quase afim de colocar meu 5 marchas manual ranger...puts..nem quero imaginar isso..hehehe....Sabemos que a temperatura ideal anda pelos 80 até 90 C, na trilha pesada blza nao passa dos 70C, mas chega aos 100C na estrada com facilidade e começa a jogar oleo pelo respiro, que locura!
Vamos lá...te conto a história completa:
Como escrevi anteriormente, já andei bastante com esse cambio. Primeiros detalhes: Uso pneus 35", 44/9 dana com 75%, tork master 2000 e reduzida original.
A - A bucha me lembro que montei com o furo correto, tenho o manual americano da caixa e todos os componentes internos e regulagens estao ok, segundo meu manual americano haynes tecnobox.
B - Entupimento na linha impossìvel, verifiquei tudo, tenho tubulaçao com mangueiras 3/8.
C - O corpo de valvula é novo TCI, e a valvula de vácuo tambem do kit nova.
D - Verifiquei a pressao segundo o inspecificado no manual e todas as marchas estao ok.
Duas coisas eu acho q podem ter problemas:
Regulagem do parafuso do modulador de vácuo: o manual TCI indica para nao passar de duas voltas em ambos sentidos de nenhuma maneira. Estou com duas voltas de aperto no parafuso, tens ideia de como posso regular-la?
Uso um radiador de arcondicionado, volume enorme de fluido, acho que ele é o grande vilao da historia, vou experimentar diminuir o radiador, pois é muito volume de óleo, além disso, a área transversal da tubulaçao interna do radiador é maior que 3/8, algo pode estar acontecendo pela diferença de vazao interna, pois o nível quente fica entre riscos na vareta, porém frio já esta nas alturas o nível (quase normal claro). Porém se deixo o nível no max frio, a 80 graus vai pra ponta da vareta. (P em marcha lenta claro). Mas de qualquer maneira, sempre joga fora òleo depois de quente pelo respiro. Parece que tenho uma variaçao de volume muito grande, causado pelo excessivo volume de radiador. Noto que os kits BM, Summit, TCI tem radiadores pequenos e o mais importante, diametro internos igual a tubulaçao.
Bom, essa semana já troco o radiador e no finde já tenho conclusoes.
Abraços, espero tua resposta.
Outra coisa Leopoldo, esqueci de comentar: Ultima trilha, mês passado, andei mergulhando o jeep e acabou entrando agua pelo respiro, o óleo ficou levemente branco, após isso fiz uns 5 kms até chegar em casa, sem forçar e a temp. normal. Após isso, fiz toda a lavagem e limpeza do sistema. Os disco não foram danificados, com certeza, não hà nenhuma sinal de patinagem nas trocas. Mesmo assim te pergunto: Pode ter danificado o conversor?
leopoldo
01/12/2009, 19:45
Olha, sobre o superaquecimento, vou dar uma notícia triste para vc.
Provávelmente não vai funcionar trocar o radiador.
O meu C4 tem um radiador menor, pela descrição que vc fez e ..... também cospe o fluido hidráulico de vez em quando.
Já aumentei o nivel, já abaixei o nível, já mudei posição de mangueiras e ... de vez em quando ..... banho de fluido.
Agora, vamos atacar a raiz do problema: ou é excesso de temperatura, o fluido ferve em algum lugar ou cria-se pressão na carcaça ou ambos.
Se o fluido ferve, deveria enegrecer e de fato, existem casos relatados de incendio interno. Não parece ser isso, pois o óleo ficaria preto. Nem faz barulho de fervura quando se desliga.
Se há pressão, o fluido subiria pela tubeira e sairia até empurrando a vareta para fora, e é isso que acontece.
Isso não está relacionado a temperatura, pois já aconteceu com o motor frio e com o motor quente. Inclusive, foi motivo de fogo dentro do capo, pois jorrou fluido sobre o coletor de escape.
Porém, meu cambio tem respiro e não deveria fazer isso.
Por enquanto tem um mistério aqui. No meu caso já aconteceu o escape de fluido umas 4 vezes, desde 2001. E vc é o 2º caso fora eu mesmo.
Outra coisa: Essa cambio que eu tenho agora é modelo Flare = conversor grande.
Quando era o outro, de conversor pequeno isso nunca havia acontecido.Pode ser uma característica de projeto. Vou aumentar o diametro do respiro e ver se repete a meleira.
Configuração de cambio/peças: parece que vc tem uma ótima combinação e com o conversor de 2000, não deve ser superaquecimento por escorregamento hidráulico
Sobre a água: é lógico que o dano depende da quantidade de abrasivos na água (terra+areia), do regime de funcionamento, e do tempo de exposição. Esse cambio é um emarenahdo de dutos e passagens de fluido.
Recomendo vc fazer ao todo pelo menos 2 trocas de fluido hidraulico e observar se sedimenta algo no carter do cambio na 2º troca, para decidir se roda e tem uma 3º troca. Só por garantia pois a tela do filtro do cambio deve ter segurado muita sujeira.
Olá Leopoldo, blza? Obrigado pelas respostas novamente.
Bom, igualmente irei colocar um radiador menor, mas deve haver algum outro problema para cuspir óleo fora. A única explicaçao logica pode ser pela reduçao de "rabeta", a original tem respido na carcaça da "rabeta" e nao joga óleo fora, porém, nosso caso, temos muito menos espaço por causa da adaptaçao, pode de alguma maneira estar sendo gerada uma pressao nessa área.
Tenho um respiro com 1,5 mts e diametro 1/4, vou passar para 3/8 e ver que acontece.
Sobre a regulagem do parafuso da valvula de vacuo, tens ideia quanto de aperto posso dar?
Já troquei o óleo 3 vezes até eliminar por completo o óleo contaminado, e nao havia nada de impurezas no carter nem filtro. (dois baldes de atf..heheheh)
Bom, conversamos, abraços.
leopoldo
03/12/2009, 21:50
O manual do cambio C-4 tem instruções de como regular o parafuso.