PDA

Ver Versão Completa : Corrente Barulhenta



luispiloto
23/01/2005, 12:21
Ha algum tempo começou um RUIDO na CORRENTE de comando, que desaparecia quando se regulava novamente a tensao do esticador. :shock: Num belo dia a sapata rompeu danificou a corrente e por sua vez as valvulas. Feitos todos os reparos no CABEÇOTE e trocados o esticador, a sapata (meia-lua) e a corrente fui para o teste, em menos de 150 km rodados o ruido na corrente começou novamente. Abrimos tudo e verificou-se que a borracha da sapata estava com desgaste acentuado quase chegando no metal da meia lua... foi substituido novamente a meia-lua e o esticador e apos alguns kilometros o sistema foi desmontado e o problema persistia.
Algum dos colegas ja enfrentou este PROBLEMA ?

Luis,
Curitiba

Eduardo Velo
23/01/2005, 22:19
Esse é um problema critico nos Nivas
No meu deixei o esticador com um parafuso para manter fixo com arruelas como calço se precisasse esticar era só tirar os calços e não depender da pinça que prende o esticador , essa pinça pode não fixar o esticador e a corrente frouxa detona a guia .
Outra coisa que fiz depois de cansar de trocar guia foi soldar uma mão francesa onde tem as roscas que prendem a guia com um calço na medida do vão , assim a guia encosta no calço e não deflete pq tem a mão francesa nas roscas .

[]s...

Ramiro - Bin Lôco
04/03/2005, 17:22
Caro amigo, tive este mesmo problema por vários meses, tendo que, a cada viagem, trocar a meia lua e a guia da corrente que detonava até descobrir que a corrente que eu troquei quando retifiquei a parte debaixo do motor era uma m... . Comprei uma novinha pensando que estava abafando, aí os problemas começaram. Conversa com um e com outro descobri que a corrente certa (original) tem o perfil dos elos reta e não em forma de "8". Justamente estas curvinhas nos elos causavam vibração e rápido desgaste da meia-lua. Tem corrente no mercado que é uma bósnia, cuidado. Se quiser detalhe ligue para (11) 6553-5958 na Diório revenda de peças Lada, fala com o Floriano. A original não custa mais caro que esta porcaria que comprei.

Abraços do Niveiro convicto!!!!!!!!

Ramiro.

Edintruder
19/03/2005, 19:11
A corrente frouxa destrói a tampa de válvulas e as paredes ao lado da corrente no cabeçote. Esse é um problema crítico dos motores Lada. A corrente só pode ser substituida por outra original para não destruir o esticador de baquelite.
Não me lembro se esse motor possui tampa na frente da corrente no bloco, pois se houver dá para tentar bolar um esticador do tipo de correia do alternador, bomba de água e DH do Monza.
Se tiver abertura frontal é ver o espaço disponível, furar e fazer rosca para o parafuso do esticador "rolete" do Monza.
Mais uma ou menos uma adaptação não fará diferença.

Brum
26/04/2005, 13:25
Caro Luis,

Este problema também aconteceu com o meu Niva e tive que aumentar com solda elétrica a ponta do tensor (+/- 4 mm) da corrente de comando para que ela mantivesse a sapata na posição correta. Quando a corrente fica frouxa ela quebra a guia (aquela peça de baquelite) e come um pedaço do cabeçote do motor. Ao montar novamente o tensor, não se esqueça de regular a corrente e de travar o tensor "com força".

FernandoMorais
26/04/2005, 16:48
O meu teva com esse problema quando comprei...

Os caras da Alternativa4x4 arrumaram, eles desenvolveram uma sapata em nylon grafitado (bem parecida com as utilizadas em moto) que dura pelo menos 4 vezes mais do que a original... dah uma ligada lah... meu motor ficou zero...

Alternativa4x4
62215359
fale com Robson ou Cesar e diga que o Fernando Morais te indicou...


[]'s
Fernando de Morais

Renatão
02/05/2005, 10:19
Galera!!

O meu Nivinha acabou de sair do mecânico, e está com um grande ruído oriundo da corrente, principalmente em marcha lenta e quanto desacelero. Ele afirma que é o melhor que dá pra ficar.

Será que devo levar o carro em outro mecânico??

Será que é problemas de regulagens?? já que ele trocou a meia lua, e o esticador???

[]´s

renato

Ramiro - Bin Lôco
02/05/2005, 10:57
Renatão,

leva em outro mecânico que já conhece Niva porque isso não é normal.

[]'s

Renatão
10/05/2005, 14:49
Ramiro,

Valeu pelo toque....eu ia destruir o meu Nivinha se deixasse daquele geito.

Levei na Status, os caras trocaram a meia lua e o esticador. Ficou 10!!!

Agora eu ando e nem ouço o barulho do carro, até estranho, acredito que o carro morreu!! hehe!!!

lhneves
10/05/2005, 16:35
Ramiro,

Valeu pelo toque....eu ia destruir o meu Nivinha se deixasse daquele geito.

Levei na Status, os caras trocaram a meia lua e o esticador. Ficou 10!!!

Agora eu ando e nem ouço o barulho do carro, até estranho, acredito que o carro morreu!! hehe!!!


Renatão, gastou muita grana com a corrente ? A minha já está quase no
fim da vida. Poderia passar o fone/endereço desta oficina ...
Valeu ...

Renatão
11/05/2005, 10:01
Lhneves,

Eu não troquei a corrente, e sim os esticadores. Mas os caras lá têm a corrente. Dá uma ligada no 11-4451-7920 ou 11-4974-3672, com o Edmilson ou o Zé Luis. A Status fica em Santo André. Eles podem enviar a você por sedex. O site deles é www.statuslada.com.br . O meu carro tá lá denovo, agora trocando as homocinéticas, depois desta acredito que tenha ficado zero, se não ficou a dona Onça vai cortar o meu orçamento, hehe!!

espero que tenha ajudado

boimev
09/02/2008, 02:08
Ola Srs.
Resolvi ressuscitar este topico pois agora vou realizar este serviço em meu niva.
Alguma novidade em relaçao a corrente de comando, adaptação ou ainda temos que utilizar só a original? e os esticadores e sapatas?
O mecanico que mexe em meu niva disse que é aconselhavel, alem da corrente, trocar as catracas (não sei os nomes) que ela traciona, tendo em vista que provavelmente tambem estaram gastas, o que voces acham?

Grato,

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
Feira de Santana - Ba

ANDRÉHUFF
09/02/2008, 13:43
Ola Marcio, antes de mais nada, vc ja tentou esticar a corrente, muitas vezes mesmo com as sapatas gastas basta o procedimento de esticar a corrente que o barulho para, mas se as sapatas realmente estiverem muito gastas e melhor trocar mesmo antes que elas quebrem, ainda náo existe nada alem da corrente e esticadores originais, sempre vi trocarem as correntes e náo trocar as polias dentadas, na minha opinião acho desnecessario essa troca. :concordo:

boimev
09/02/2008, 19:43
Valeu André,
Só mais uma coisinha, quando voce diz "esticar a corrente" como seira esse procedimento, é só abrir e puxar mesmo ou siginifica algo mais tecnico?

Grato,

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
boimev@ig.com.br
Feira de Santana - Ba

ANDRÉHUFF
09/02/2008, 23:30
Marcio não é necessario abrir nada, vc olhando o motor do lado direito, bem a frente do coletor existe duas mangueiras de agua ( de uma olhada na foto que anexei, nela a vista é por cima, as mangueiras que falo estão a frente do carburador ) logo abaixo dessas mangueiras vc ira achar um parafuso sextavado 13, solte um pouco esse parafuso, e de umas pancadinhas na cabeça do mesmo para que o pino do esticador que é conico se solte, depois desse procedimento e ainda com o parafuso solto vc tera de fazer o motor dar uns dois giros completos no sentido contrario ao de funcionamento, eu desenvolvi uma tecnica de fazer isso sozinho, como moro em uma descida coloco o carro na rua engato marcha a ré (com o carro desligado) solto ele um pouco e tiro o pé da embreagem o suficiente para essas duas voltas do motor, ai vc reaperta o parafuso e pronto, liga o carro e escuta se tem ainda aquela rajada da corrente, se ainda tiver um pouco repita a operação novamente, seu mecanico pode virar o motor ao contrario com a mão, não faço assim por achar muito pesado e mais facil faze-lo virar ao contrario andando pra frente com a ré engatada, faz la é facil.

boimev
10/02/2008, 12:22
Muito bom, só não vou fazer hoje mesmo porque o Cascão ficou no meca para trocar o rolamenta da roda dianteira esquerda, que foi para o espaço, mas já aproveito e faço isso la no meca mesmo. Depois, quando precisar testo essa sua tecnica de ré. Só não entendi direito uma coisa, voce desce o carro na ladeira de frente e não de ré, só a ré que tá engatada, é isso?
Muito obrigado mesmo. Agora, mais dia menos dia acho que vou ter que abrir, pois o Cascão tem uns 2 anos em minha mão e ainda não terminei a reforma dele pois quando peguei ele estava num estado deploravel e como nunca abri nada do motor, só as valvulas, acho que deve tar tudo muito ruim nessa parte de corrente. Mas vamos ver.

Grato,

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
boimev@ig.com.br
Feira de Santana - Ba

ANDRÉHUFF
10/02/2008, 20:49
Só não entendi direito uma coisa, voce desce o carro na ladeira de frente e não de ré, só a ré que tá engatada, é isso?

Isso mesmo, andando pra frente com a marcha ré engatada o motor vira ao contrario, só não va deixar o carro imprimir velocidade , é só um tranquinho pra que o motor de umas duas voltas ao contrario.

Jonatars
10/02/2008, 22:33
Isso mesmo, andando pra frente com a marcha ré engatada o motor vira ao contrario, só não va deixar o carro imprimir velocidade , é só um tranquinho pra que o motor de umas duas voltas ao contrario.

Camarada, desculpe a ignorância, mas não entendo nada de mecânica :parede:, dá para fazer isso com a manivela de partida?

Astor Dias de Andrade
11/02/2008, 00:46
Isso mesmo, andando pra frente com a marcha ré engatada o motor vira ao contrario, só não va deixar o carro imprimir velocidade , é só um tranquinho pra que o motor de umas duas voltas ao contrario.
André, meu particular amigo camarauto, acho que esse negócio de virar o motor no sentido contrário não tá muito certo não, pois para ajustar a corrente, quanto ao esticador o procedimento é aquele que vc citou, mas o motor deve ser virado no sentido certo, sentido horário utilizando a manivela, umas duas voltas para esticar a corrente do lado oposto ao da sapata. A corrente vai ficar mais frouxa do lado da sapata, e aí vc aciona o parafuso esticador, da forma como vc citou.
Capiti???

Abraços
Astor

ANDRÉHUFF
11/02/2008, 09:34
André, meu particular amigo camarauto, acho que esse negócio de virar o motor no sentido contrário não tá muito certo não, pois para ajustar a corrente, quanto ao esticador o procedimento é aquele que vc citou, mas o motor deve ser virado no sentido certo, sentido horário utilizando a manivela, umas duas voltas para esticar a corrente do lado oposto ao da sapata. A corrente vai ficar mais frouxa do lado da sapata, e aí vc aciona o parafuso esticador, da forma como vc citou.
Capiti???

Abraços
Astor

Querido Astor, fiz esse procedimentos ja algumas vezes e sempre obtive o resultado desejado, fui orientado por um conhecido mecanico de Nivas a fazer dessa forma, mas em todo caso vou entrar em contato com ele novamente e depois volto a postar aqui.

ANDRÉHUFF
11/02/2008, 17:58
acabo de falar com o "professor pardal" e o procedimento é este mesmo da forma que descrevi, Astor na próxima reunião dos camarautos ja temos um tema para discussão ... quem paga a cerveja, ops, quer dizer o suco.:parede::parede::parede:

mnunes
11/02/2008, 18:09
No meu niva aconteceu o mesmo, mas acabou por partir a sapata do lado direito em cima e acabou tudo no carter do niva bem torcido e partido, agora estou a espera de peças para montar novamente tudo, vcs acham que mais alguma coisa se estragou? disseram-me que as valvulas mesmo que a corrente parta e o motor descomande nunca chegam a bater nos cilindros, sera que tenha mais com que me preocupar? ou bastara por tudo no sitio acertar o ponto e dar a chave?

Astor Dias de Andrade
11/02/2008, 20:41
acabo de falar com o "professor pardal" e o procedimento é este mesmo da forma que descrevi, Astor na próxima reunião dos camarautos ja temos um tema para discussão ... quem paga a cerveja, ops, quer dizer o suco.:parede::parede::parede:
Meu amigo André, seu guru não está explicando a coisa direito, veja o manual de mecânica do niva, o sentido é o do giro normal.
A única forma de se esticar a corrente do lado oposto ao da sapata girando o motor ao contrário, é pela engrenagem do comando de válvula, não pela polia do girabrequim com a manivela. Mas aí tem que tirar a tampa, o que é desnecessário se girar pela manivela, ok? (vc paga a cerveja, ok? nesta quinta Regis e eu iremos no encontro do Esquadrão, vc quer ir?)


Abraços
Astor

ANDRÉHUFF
11/02/2008, 22:22
É ja vi que vamo te conversa, vou no encontro sim como faço pra chegar la.

jansevskis
01/07/2011, 10:47
Como estava procurando informações a respeito do ajuste da corrente, e aqui não tem resposta a respeito do lado correto de girar o motor, venho mostrar um link do niva em ingles do site Turbo Nutter Lada Madness! A 4 x 4ski is born. (http://ladaniva.co.uk).
Aonde podem vem no link abaixo
Niva Resource: 2121 Timing-chain adjustment (http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/TimingChain.htm)

o seguinte:
Undo the bolt a little bit, then using either a socket or spanner on the crank pulley nut, or the cranking-handle*, turn engine continuously for 1.5 to 2 turns in the direction the motor runs**. Give the tensioner cap a gentle tap with a hammer, and re-tighten the bolt. Chain adjusted.
* Make sure you don't let the engine spin backwards while the nut is loose, or the cam chain may jump a tooth and possibily damage valves. For this reason you should not use the starter to turn the engine over during adjustment.

Ou seja resumindo segundo esse site, tem que virar no sentido normal do motor e ainda ter muito cuidado para não virar no sentido contrario.

luis buchebuan
20/09/2011, 10:42
No meu coloquei esta corrente em 8 e ferrou com 2x o guia da corrente, fora que entortou as vávulas a 1a vez quando arrebentou a corrente que era em 8 , fujam desta corrente nacional que custa menos de 90,00 e do guia da corrente com base de plastico, que comprei no Paraná .