Ver Versão Completa : Parafusos que folgam
Carvalho
23/01/2005, 10:14
Pessoal,
Tenho notado que periódicamente os parafusos dos jumelos, cruzeta, carroceria, do suporte da pinça de freio(quase quer a roda caiu)..... folgam. O que danado acontece? :( é assim mesmo? por que carros 4x4 modernos não ocorrem essas folgas com tanta freqüencia ?
Grato, Carvalho
Eduardo Velo
23/01/2005, 11:07
Carvalho , acontece com os novos tbm , isso é devido a trepidação .
Carros com motor Diesel devem ser checados apertos periódico , devido a trepidação do motor , ruas de terra com muitas costelas em tempo seco tbm faz soltar por trepidação .
Usando trava rosca da Loctite , porca parlock (travante) , arruelas de pressão e trocando rosca comum por rosca fina ameniza o problema , mas a verificação de aperto deve continuar mesmo assim .
Na fixação do radiador apelei pra porca castelo com anilha , pq nada do que fazia funcionava , é um recurso de ultimo caso ...
[]s...
AE !!!
Eu substitui praticamente todos os parafusos de fixação da carroceria, entre outros por aqueles com uma trava.
Parece que vai segurar bem...
Bem isso qdo meu CJ voltar a andar....
T+
Pagani
ainda vivo
tenho percebido esse problema tb ,mas nos parafusos das pontas de eixo.....é só andar um pouco , que tenho que reapertar......neste fds , vibrou um pouco mais , com os pneus Frederico......tinha parafuso que nem precisava de chave pra tirar
Samurai_MOA
25/01/2005, 02:32
outra opção eh usar duas porcas para prender o parafuso ou aquele produto trava-rosca!
leopoldo
25/01/2005, 10:52
porcas parlock ou auto freno, rosca fina, trava química.................
só faltou falar em parafusos e porcas apertadas dentro da faixa de torque adequado.
Eduardo Velo
25/01/2005, 12:27
porcas parlock ou auto freno, rosca fina, trava química................. só faltou falar em parafusos e porcas apertadas dentro da faixa de torque adequado.
É vero caro Leopoldo , mas qtos aqui do Forum tem torquímetro em casa ?
Qdo tem um trampo de precisão pego com o meca em frente de casa , a maioria é com a experiência mesmo , tem parafusos que o torque de tabela é com arruela lisa , tem torque de tabela que vc percebe que é pouco para a posição do parafuso , qdo mexo com cabeçote ae não tem jeito ... , fora isso vai na mão grande mesmo .
Pra ser sincero , nem em concessionárias nunca vi usar torquímetro pra apertar qqer parafuso , só os de precisão mesmo , mesmo sabendo que todos tem sua classe de aperto .
[]s... aguardando chumbo grosso ...
Samurai_MOA
25/01/2005, 13:49
Qdo tem um trampo de precisão pego com o meca em frente de casa , a maioria é com a experiência mesmo , tem parafusos que o torque de tabela é com arruela lisa , tem torque de tabela que vc percebe que é pouco para a posição do parafuso , qdo mexo com cabeçote ae não tem jeito ... , fora isso vai na mão grande mesmo .
Pra ser sincero , nem em concessionárias nunca vi usar torquímetro pra apertar qqer parafuso , só os de precisão mesmo , mesmo sabendo que todos tem sua classe de aperto .
Eh isso mermo!!! Aqui na oficina soh usamos torquimetro em parafusos de cabeçote e outros componentes de precisão, mas se o negócio eh suspensão, o torque eh ao estilo cavalo!!! hehehe :D
leopoldo
25/01/2005, 19:43
Concordo que seria uma imbelicidade total sair torqueando todo e qualquer parafuso
MAS
Esses que dão dor de cabeça continuamente são caso à parte.
ramiro_eli
26/01/2005, 11:04
No meu CJ eu tinha problemas constantes de parafusos soltos. Comprei um torquimetro, trava rosca, e parafusos, porcas e arroelas novas. Montei tudo de acordo com o manual e nunca mais tive problemas com eles. Raramente um ou outro parafuso se solta, mas nunca mais todos juntos...
Edintruder
29/01/2005, 16:56
Coloca cola Locktite para parafusos, ela seca e não solta sem tracionar bastante.
Fica ótimo.
Falow! :D