PDA

Ver Versão Completa : Problema com Niva



baseggiov
26/11/2009, 16:19
Tô com um problema.
Estou andando de boa no nivão quando de repente ele perde a tração, dá um solavanco (o conta-giros vai a zero e volta) e volta ao normal.
O que poderia ser? O cardã está bom.
Será que o problema é na T-case?
Acho que o problema pode ser no acoplamento (o meu é adaptado, de homocinética dupla).
Alguma idéia?
:parede::parede::parede::parede::parede:

ANDRÉHUFF
26/11/2009, 17:24
Tô com um problema.
Estou andando de boa no nivão quando de repente ele perde a tração, dá um solavanco (o conta-giros vai a zero e volta) e volta ao normal.
O que poderia ser? O cardã está bom.
Será que o problema é na T-case?
Acho que o problema pode ser no acoplamento (o meu é adaptado, de homocinética dupla).
Alguma idéia?
:parede::parede::parede::parede::parede:

Vamos ver se eu entendi, seu Niva andando da um tranco, o contagiros marca zero e volta, no meu modo de ver nada tem haver com a tração, isso ta mais com cara de bobina isolando, o contagiros do niva pega sinal la na bobina, quando ha algum problema nela, o contagiros costuma enlouquecer, minha sugestão, troca a bobina antes dela pifar totalmente.

Apenas ma sugestão de quem ta de longe.

Gustavo Niva
26/11/2009, 17:31
Vamos ver se eu entendi, seu Niva andando da um tranco, o contagiros marca zero e volta, no meu modo de ver nada tem haver com a tração, isso ta mais com cara de bobina isolando, o contagiros do niva pega sinal la na bobina, quando ha algum problema nela, o contagiros costuma enlouquecer, minha sugestão, troca a bobina antes dela pifar totalmente.

Apenas ma sugestão de quem ta de lomge.Também acho...

Uns anos atrás o cabo entre a bobina e distribuidor do meu niva tava ruim, e causava algo parecido com o que tu descreveu...

[]s,
Gustavo.

Edintruder
26/11/2009, 17:38
Dá uma revisada no sistema elétrico. Observa o estado dos chicotes que partem do distribuidor e chegam na bobina. Se algum fio quebrar nesse chicote vais ficar pelo caminho.

Repara se a bobina está aquecendo. É o primeiro sinal que tem algo errado com a bobina. Pelo jeito está parecendo mau contato em alguma conexão elétrica.

iglupolarartico
26/11/2009, 17:50
Pois é! acho que deve ser problema eletrico, mas como voce disse, "será que é a t-case?", eu particularmente nunca vi uma t-case de niva quebrada! tanto que o pessoal ranca de niva pra colocar em outros carros, de tão boa que ela é!

abraço!

Girti
26/11/2009, 17:52
Tô com um problema.
Estou andando de boa no nivão quando de repente ele perde a tração, dá um solavanco (o conta-giros vai a zero e volta) e volta ao normal.
O que poderia ser? O cardã está bom.
Será que o problema é na T-case?
Acho que o problema pode ser no acoplamento (o meu é adaptado, de homocinética dupla).
Alguma idéia?
:parede::parede::parede::parede::parede:

Se o conta giros zera, o problema não está no acoplamento, o problema deve ser elétrico, provavelmente a corrente está sendo cortada e/ou o motor está "apagando" por alguns instantes. O que você chama de "perder a tração"? Significa que, embora o motor continue funcionando, o carro pára de andar? Ou o motor morre nesta hora, voltando a funcionar logo em seguida?

baseggiov
26/11/2009, 18:39
Se o conta giros zera, o problema não está no acoplamento, o problema deve ser elétrico, provavelmente a corrente está sendo cortada e/ou o motor está "apagando" por alguns instantes. O que você chama de "perder a tração"? Significa que, embora o motor continue funcionando, o carro pára de andar? Ou o motor morre nesta hora, voltando a funcionar logo em seguida?


Não chega a apagar, mas pode ser problema elétrico mesmo e, como estou a toda, o carro pega no tranco de novo...
É por isso que sou fã deste forum...
Vou rezar pra ser isso mesmo, parte elétrica é mais barato (as vezes)
Valeu mesmo a todos...
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

LFC
26/11/2009, 19:09
Verifique o rotor e o platinado/condensador ou a ignição eletrônica, conforme o caso.
Abs,
LF

Flugêncio
26/11/2009, 22:13
Verifique o rotor e o platinado/condensador ou a ignição eletrônica, conforme o caso.
Abs,
LF

Acrescente ai o comutador de partida, que pode estar gasto. Conheço um camarada que gastou um bocado, depois era só isto.

cesar_am
27/11/2009, 09:50
Pois é !

Este tranco (leve e rápido) acontece, poucas vezes, com meu Niva....:(

Mas somente em curvas, tb não chega apagar...

Creio eu, que talvez, possa ser algo como a falta de combustível, em curvas acentuadas ou a bomba....olha pessoal...é chute mesmo...

Talvez alguem possa tb ter passado por isto....pode ser uma caso parecido com o do camarada baseggiov...enfim...

Como é algo que acontece raramente....rodo com o Niva diariamente sem problemas...

Abraços. :concordo:

glausians
27/11/2009, 11:31
Cara, ja tive esse mesmo problema em dois carros meus, um versailles e um golf, e nos dois era problema eletrico, bobina, cabos, distribuidor ou vela, mas geralmente era vela, e a coisa mais simples que eu fazia era tirar as velas, limpar bem, pois elas sempre estavam carbonizadas ou bem sujas, dai colocava de volta, tbm verificava a situação dos cabos e do distribuidor...
Com isso eu poupava a ida no mecanico que iria me trocar as velas, cabos e distribuidor, sendo que eles nem estavam tao ruins, apenas sujos ocasionando uma falha na faisca..

baseggiov
27/11/2009, 12:19
Pois é !

Este tranco (leve e rápido) acontece, poucas vezes, com meu Niva....:(

Mas somente em curvas, tb não chega apagar...

Creio eu, que talvez, possa ser algo como a falta de combustível, em curvas acentuadas ou a bomba....olha pessoal...é chute mesmo...

Talvez alguem possa tb ter passado por isto....pode ser uma caso parecido com o do camarada baseggiov...enfim...

Como é algo que acontece raramente....rodo com o Niva diariamente sem problemas...

Abraços. :concordo:



No meu caso acho que não é co combustível, até porque estou rodando com o GNV cheio, e acontece na gasolina também.

Acho que se não for a parte elétrica talvez seja o acoplamento mesmo, pois parece que dá uma patinada.

Sei lá, se não for a parte elétrica acho que vou procurar a benzedeira que o EDINTRUDER falou em outro tópico...:putz::putz::putz:

LFC
27/11/2009, 16:52
No meu caso acho que não é co combustível, até porque estou rodando com o GNV cheio, e acontece na gasolina também.

Acho que se não for a parte elétrica talvez seja o acoplamento mesmo, pois parece que dá uma patinada.

Sei lá, se não for a parte elétrica acho que vou procurar a benzedeira que o EDINTRUDER falou em outro tópico...:putz::putz::putz:

O problema, segundo o seu relato, não pode ser de tração. Caso fosse, o contagiros não iria para o zero em qualquer hipótese. Se fosse embreagem, os giros subiriam e se fosse do acoplamento, o motor poderia perder giro ou mesmo subir o giro se a peça estourasse.

Se o contagiros vai a zero é pq a parte elétrica não está mandando o sinal para o medidor.
Abs,
LFC

Márcio Magalhães
27/11/2009, 17:32
Olá,

No falecido NivaRed acontecia exatamente isso. Era conector do distribuidor que tinha ido pro saco.

[]´s,

baseggiov
27/11/2009, 20:25
O problema, segundo o seu relato, não pode ser de tração. Caso fosse, o contagiros não iria para o zero em qualquer hipótese. Se fosse embreagem, os giros subiriam e se fosse do acoplamento, o motor poderia perder giro ou mesmo subir o giro se a peça estourasse.

Se o contagiros vai a zero é pq a parte elétrica não está mandando o sinal para o medidor.
Abs,
LFC

Pois é, o conta-giros vai ao zero e dá um salto lá pro alto e daí volta ao normal.
Pode ser que esse salto seja a volta da corrente..
Vamos aguardar

Edintruder
28/11/2009, 00:53
De Lada, eu passei um mal bocado à noite na beira de uma rodovia somente porque o conector elétrico do distribuidor soltou. Arranquei um fio do rádio e fiz a ponte direto na bateria e bobina pra continuar os 230km que faltavam, mas nesse motor Lada isso é fácil acontecer. Olha o encaixe do chicote, pode ser fio quebrado ou o chicote soltando da conexão.

Pra terminar a viagem foi fácil, o difícil foi achar o defeito no outro dia. Eu desisti. Passei 2hs e abandonei. O meu sogro conseguiu descobrir depois de apanhar muito pois o plugue estava no lugar, apenas tinha se desencaixado um pouco, o suficiente pra parar o contato... :parede:

Girti
28/11/2009, 11:00
De Lada, eu passei um mal bocado à noite na beira de uma rodovia somente porque o conector elétrico do distribuidor soltou. Arranquei um fio do rádio e fiz a ponte direto na bateria e bobina pra continuar os 230km que faltavam, mas nesse motor Lada isso é fácil acontecer. Olha o encaixe do chicote, pode ser fio quebrado ou o chicote soltando da conexão.

Pra terminar a viagem foi fácil, o difícil foi achar o defeito no outro dia. Eu desisti. Passei 2hs e abandonei. O meu sogro conseguiu descobrir depois de apanhar muito pois o plugue estava no lugar, apenas tinha se desencaixado um pouco, o suficiente pra parar o contato... :parede:

Há uns 10 anos, eu fui acampar na região do Itatiaia. Para chegar ao local do acampamento, descia-se a pé por uma estrada abandonada (hoje totalmente erodida, impraticável mesmo para mots, além de fechada ao tráfego pelo Ibama), para depois seguir por uma trilha. Eu desci com meu Niva (o anterior ao atual), com todas as mochilas cargueiras, enquanto o pessoal descia a pé, porém mais leve. Na volta, subi sozinho com as mochilas e, de repente, o Niva começou a falhar e o motor morreu. Por mais que eu tentasse, não conseguia fazer o motor pegar. O pessoal que subia a pé chegou, e eu mexendo no carro, já imaginando como seria conseguir um socorro naquela "estrada". Só se fosse um jipe, nenhum caminhão-guincho chegaria lá, a "estrada" era péssima, estreita, com enormes pedras e repleta de erosões... :putz: Enfim, descobri que não havia faísca, pensamos em buscar a bobina do Voyage que havia ficado lá em cima. Eis que me lembrei de que tinha, no meio de minhas tralhas para emergências, havia uma bobina, herança de um antigo carro, vendido havia muito tempo. Peguei a bobina (ninguém acreditava no que via - "O cara tem leva até bobina de reserva!") e a instalei. Ufa! O Niva funcionou, e pude terminar de subir com as mochilas! Escapei de uma bela encrenca! :concordo:
Anos depois, fomos fazer a mesma caminhada. Desta vez, havia, além de meu Niva, uma picape Hilux, e levamos não apenas a bagagem, mas também as pessoas que participavam da caminhada. Na volta, em plena subida, e bem próximo ao local onde havia acontecido o problema da outra vez, o meu Niva começou a falhar e o motor morreu. Não pegou mais, e, lembrando-me do outro episódio, fui direto aos cabos de vela, constatando que não havia faísca. Debaixo de chuva (para complicar um pouco...), troquei a bobina e, todo feliz, fui dar a partida e... neca! O carro não pegava!
Desorientado, fiquei olhando para o motor, já cogitando de ser rebocado pela picape (que estava à frente do meu carro), quando um amigo, que havia participado da outra caminhada, me perguntou sobre um fio solto, debaixo do estepe (que havia sido retirado), que talvez pudesse ser a causa do problema. Eu respondi que não era, aquele era um outro fio, que nada tinha a ver com o problema. Entretanto, ao olhar para o fio solto, observei que a conexão da ignição eletrônica, que ficava logo ao lado, estava ligeiramente desencaixada. Por desencargo de consciência, eu a encaixei melhor e... bingo!!! :concordo:, o motor funcionou! Mais uma vez salvo pelo acaso, saí de lá aliviado e mais experiente! :mrgreen:

baseggiov
29/11/2009, 16:34
Galera,

A princípio era só um problema de aterramento.
Rodei uns 5km e está td bem...
Vamos confirmar durante a semana.

TENGAMA
30/11/2009, 17:53
Pois é !

Este tranco (leve e rápido) acontece, poucas vezes, com meu Niva....:(

Mas somente em curvas, tb não chega apagar...

Creio eu, que talvez, possa ser algo como a falta de combustível, em curvas acentuadas ou a bomba....olha pessoal...é chute mesmo...

Talvez alguem possa tb ter passado por isto....pode ser uma caso parecido com o do camarada baseggiov...enfim...

Como é algo que acontece raramente....rodo com o Niva diariamente sem problemas...

Abraços. :concordo:


Olha Cesar, esse problema de combustivel na curva é meio improvável pois, mesmo havendo problemas no pescador do tanque e na bomba de combustivel, ainda temos um pequeno reservatório dentro do carburador que são as cubas. Com elas cheias, voce tem um funcionamento de pelo menos vinte a trinta segundos de combustivel até a bolha do sistema de alimentação causar falhas no motor.
Quanto ao problema do nosso amigo, meu voto tambem é a favor da parte elétrica, em especial o comutador, que todos sabemos, com o tempo vai se desgastando e perdendo o contato (aí, sempre apelamos para aquele botãozinho de partida embaixo da coluna de direção). Por vezes, um chaveiro pendurado no contato e balançando com o movimento do carro já é suficiente pra causar esses estranhos problemas de mau contato.
Boa sorte na sua investigação...

baseggiov
30/11/2009, 20:06
Olha Cesar, esse problema de combustivel na curva é meio improvável pois, mesmo havendo problemas no pescador do tanque e na bomba de combustivel, ainda temos um pequeno reservatório dentro do carburador que são as cubas. Com elas cheias, voce tem um funcionamento de pelo menos vinte a trinta segundos de combustivel até a bolha do sistema de alimentação causar falhas no motor.
Quanto ao problema do nosso amigo, meu voto tambem é a favor da parte elétrica, em especial o comutador, que todos sabemos, com o tempo vai se desgastando e perdendo o contato (aí, sempre apelamos para aquele botãozinho de partida embaixo da coluna de direção). Por vezes, um chaveiro pendurado no contato e balançando com o movimento do carro já é suficiente pra causar esses estranhos problemas de mau contato.
Boa sorte na sua investigação...

Era só problema de aterramento, Heleninha agora está SUPIMPA e aguardando pneus recapados na VIPAL:dance::dance::dance::dance:

shuther4x4
30/11/2009, 23:20
Era só problema de aterramento, Heleninha agora está SUPIMPA e aguardando pneus recapados na VIPAL:dance::dance::dance::dance:

Então foi só fazer um fio terra aí e voltou tudo ao normal?????:mrgreen::mrgreen:

Abraços!

baseggiov
01/12/2009, 11:21
Então foi só fazer um fio terra aí e voltou tudo ao normal?????:mrgreen::mrgreen:

Abraços!

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Edintruder
01/12/2009, 14:56
Se fosse em Pelotas não estranharia nada.... ahahahah

baseggiov
01/12/2009, 16:36
Se fosse em Pelotas não estranharia nada.... ahahahah

Peralá!
Sou gaúcho, mas de Passo Fundo.:discordo::discordo:
Trato todo mundo com o maior respeito.
Mas se alguém me pisar no pala,
meu revolver fala e o buchincho está feito!!!
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

ANDRÉHUFF
01/12/2009, 17:08
Peralá!
Sou gaúcho, mas de Passo Fundo.:discordo::discordo:
Trato todo mundo com o maior respeito.
Mas se alguém me pisar no pala,
meu revolver fala e o buchincho está feito!!!
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Deixando as gauchesas pra la, esse aterramento que deu problema foi o do motor ou da bobina????

Edintruder
02/12/2009, 00:02
Peralá!
Sou gaúcho, mas de Passo Fundo.:discordo::discordo:
Trato todo mundo com o maior respeito.
Mas se alguém me pisar no pala,
meu revolver fala e o buchincho está feito!!!
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ahahahah!
Mais um Gaúcho no MS!!!
Eu estou retornando pro meu amado RS nesse final de semana! Sairei no sábado e chegarei no domingo. 20hs de viagem. Sou de Rio Grande, atrás de Pelotas, e pior, já morei em Pelotas em 2000 e 2001!!! ahahahah! Tenho muitos amigos em Pelotas inclusive!

rsrsrrs!

baseggiov
02/12/2009, 11:01
Deixando as gauchesas pra la, esse aterramento que deu problema foi o do motor ou da bobina????

O sistema elétrico tava todo meio fudido, fiz uma geralzona nele...

baseggiov
02/12/2009, 11:03
Ahahahah!
Mais um Gaúcho no MS!!!
Eu estou retornando pro meu amado RS nesse final de semana! Sairei no sábado e chegarei no domingo. 20hs de viagem. Sou de Rio Grande, atrás de Pelotas, e pior, já morei em Pelotas em 2000 e 2001!!! ahahahah! Tenho muitos amigos em Pelotas inclusive!

rsrsrrs!

:putz::putz::putz:
Tem grandes amigos q são de Pelotas, de POA, Vacaria, Erexim...
Ê estadão veio e guerreiro!
Abração