Conectar

Ver Versão Completa : Viagem São José do Barreiro x Parati

Mangi1967
25/11/2009, 23:37
Ola Pessoal!!!

Esse é meu 1º tópico aqui nos fóruns, e a empolgação da compra de uma Land 90 - a Olivia - me inspirou a fazer a travesia entre São José do Barreiro até Parati, porém tenho algumas dúvidas:
1º A estrada está Ok, consigo transitar com lama suficiente para me divertir??
2º Consigo fazer isso sozinho, ou preciso de compania??
3º Nessa estrada, preciso de guincho??

Por fim peço desculpas se as perguntas são "bobas", mas como disse, sou marinheiro de 1ª viagem, e queria curtir momentos de emoção com minha esposa em um passeio diferente.

Abraços e boas trilhas a vocês,

Quem conhecer esse trecho de trilha e puder ajudar eu agradeço!!!

Abraços

Mangi1967
mangi1967@gmail.com

Daniel Engelbrecht
26/11/2009, 10:09
Você pretende fazer o percurso de São José do Barreiro até Cunha e depois descer para Paraty?

Rogério Barthy
28/11/2009, 22:03
Fiz a alguns meses uma trilha até a entrada do Parque (guarita) e andei os ultimos 2.000m à pé até a Cachoeira de Santo Isidro e até a entrada para Cunha, é tranquilo, não sabendo se após a entrada no desvio para Cunha, se a estrada está passavel.
Ví que por se tratar de uma distância considerável, o bom senso pede que se vá em mais de um veículo, para um mínimo de segurança em caso de avaria ou surpresas.
Entre em contato com a administração do Parque Nacional da Bocâina (no comecinho da estrada) ainda em São José do Barreiro logo atrás da igreja e pergunte sobre as condições da estrada (veja se consegue pela WWW).
Rogério

dcifu
30/11/2009, 13:17
Eu também estou pretendendo descer no ano novo por Cunha até Paraty. Já fiz no passado isso e era tranquilo ( dava para fazer com pneus ate e sem guncho). no etnanto me falaram que a coisa piorou e que, devido a chuvas e falta de conservação está ruim por lá. Se alguem souber de detalhes agradeceria. Se estiver ruim, os problemas são as descidas que te curvas bem fechadas no final, se estiver como me falaram, para derrapar e passar reto e facinho.

Mangi1967
30/11/2009, 21:11
Bom galera!!!!

Obrigado pelas dicas, vou tentar ver com o pessoal do parque sobre as condições do trajeto.
De qualquer forma, vou tentar achar cia e ver se conseguimos passar na boa.
Um grande abraço

Boas Trilhas

Miguel Mangi

VOVÔ DO TROLLER
30/11/2009, 22:08
..............................................

Bom galera!!!!

Obrigado pelas dicas, vou tentar ver com o pessoal do parque sobre as condições do trajeto.
De qualquer forma, vou tentar achar cia e ver se conseguimos passar na boa.
Um grande abraço

Boas Trilhas

Miguel Mangi

Boa noite Mangi. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Acho que está havendo uma confusão. Como disse o Daniel:
"Você pretende fazer o percurso de São José do Barreiro até Cunha e depois descer para Paraty? "
Se for, simplesmente o pessoal do Parque da Bocaina, não vai saber te informar sobre a estrada parque Cunha Parati. Acho que com relação a esta estrada o melhor é obter informações na Prefeitura de Cunha. Abs.Válter

Girti
30/11/2009, 22:45
..............................................

Boa noite Mangi. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Acho que está havendo uma confusão. Como disse o Daniel:
"Você pretende fazer o percurso de São José do Barreiro até Cunha e depois descer para Paraty? "
Se for, simplesmente o pessoal do Parque da Bocaina, não vai saber te informar sobre a estrada parque Cunha Parati. Acho que com relação a esta estrada o melhor é obter informações na Prefeitura de Cunha. Abs.Válter

Estou de butuca neste tópico, e intrigado, portanto vou fazer uma pergunta meio besta ao Mangi: Você tem certeza de que está se referindo a uma trilha entre São José do Barreiro e Paraty? Não está havendo alguma confusão com o nome de alguma das cidades?
Pergunto porque jamais ouvi falar desta trilha. Existe uma estrada que sobe de São José do Barreiro até o P.N. da Bocaina. A partir da portaria, não é permitida a entrada de veículos no parque, exceto aqueles que se destinam à Pousada dos Veados ou a algum outro pouso dentro do parque (é necessário comprovar que vai pousar lá!). Fora a opção "proibida" de entrar no parque, há, pouco antes da portaria, o acesso, à direita, a uma estrada que leva aos Campos da Bocaina. Ela leva a algumas pousadas, a uma estrada que desce até a Rodovia dos Tropeiros ou, se nela permanecermos, ao bairro de Macacos, próximo a Silveiras.
Para se chegar a Paraty, saindo de São José do Barreiro, existem duas opções:

Subir até próximo ao parque e depois seguir por esta estrada descrita acima, para, chegando em Macacos, pegar a estrada que leva a Cunha, seguindo depois até Paraty (caso a estrada esteja dando passagem)

OU

Seguir diretamente pelo asfalto até Cunha, para depois seguir até Paraty. Eu já fiz este percurso, no sentido inverso (estava indo de Paraty para Visconde de Mauá, escolhi um trajeto alternativo), é bonito, mas segue quase sempre pelo asfalto.

A primeira opção leva bastante tempo, principalmente nestes tempos chuvosos. É perigosa, em alguns trechos, por ser bastante escorregadia, não acredito que seja uma boa opção para alguém que é, confessadamente, marinheiro de 1a viagem, a não ser que haja outro(s) veículo(s) 4x4, com motorista(s) mais experiente(s).

Mangi, se eu fosse você, e estivesse viajando sozinho (em um só carro), iria fazer o seguinte roteiro:

Rio/Barra Mansa-Bananal(*)/Arapeí/São José do Barreiro(*)/Areias/Silveiras/Cunha/Paraty

As cidades marcadas com (*) merecem uma parada para visita ao seus centros históricos, com bonitas casas antigas (infelizmente nem sempre bem conservadas). Procure na Internet, há bastante informações sobre as atrações de Bananal e São José do Barreiro.

[ ]s

dcifu
01/12/2009, 01:28
Gil,

Boa essa !!!
A que fiz foi uma estrada de terra que sai de Cunha e vai para Paraty !!!! Não fiz nada além disso.. Era terra pura porém , na época, em bom etsado. Pelo que me falaram ta uma trilha. Quando fiz, tinha umas ladeiras com umas curvas bem ascentuadas ( tipo serra de Taubaté - Ubatuba porém em terra e sem qualquer prteção para te segurar). Não posso te dizer como está hoje mas o queme falaram é que fica um sabão. como na época era Mirin, nem GPS tinha... Então não sei nem te dizer os POS ...De qualquer modo subir é melhor que descer sempre ( no off road aprendi que prefiro voltar para onde passei do que escorregar por onde não passei)...
Se alguem quiser descer dia 26 ou 27 to dentro Cinta e guincho é o que não falta na minha VTR !!! Tentar é bom, desistir na hora é melhor ainda !! qualquer coisa a 50 km tem serras para descer ( para mim depois de resende ou taubate)....
ABS,

Serengetiman
13/12/2009, 04:32
Mangi, um ótimo passeio é subir de São José do Barreiro em direção ao parque, 1,5 km antes do parque pegar a estrada para Macacos entrando a direita no mata-burro (tem uma placa indicando a Faz. Pinheirinho). Do mata-burro até Macacos são uns 50 km de pura aventura atravessando uma região de incrivel beleza que quando chove desliza como sabão. De Macacos vc segue para Cunha e depois para Paraty por uma estrada que circula até carros pequenos comuns. O trecho mais exigente é depois do mata-burro com a placa da Faz. Pinheirinho, normalmente os primeiros 20 km dão uma adrenalina a mais, principalmente quando chove e forma uns atoleiros. Vale a pena o passeio, eu já fiz ele varias vezes sózinho, mas se tiver mais um veículo acompanhando é melhor. Próximo a entrada da Fazenda Pinheirinho a dez anos atrás tinha um atoleiro feio, foi o único lugar que atolei com o meu Niva na época que tinha ele. Procure se informar sobre as condições daquela estrada a partir da porteira com o pessoal das pousadas lá perto, uma delas é o Recanto da Floresta e o José Milton sabe tudo sobre as trilhas do lugar. Lembre-se que não circulam muitos veículos nesse trecho então é bom levar bastante água e um bom farnel! Boa sorte e aproveite a aventura, depois poste fotos para o pessoal, abraço.

Girti
13/12/2009, 12:13
Mangi, um ótimo passeio é subir de São José do Barreiro em direção ao parque, 1,5 km antes do parque pegar a estrada para Macacos entrando a direita no mata-burro (tem uma placa indicando a Faz. Pinheirinho). Do mata-burro até Macacos são uns 50 km de pura aventura atravessando uma região de incrivel beleza que quando chove desliza como sabão. De Macacos vc segue para Cunha e depois para Paraty por uma estrada que circula até carros pequenos comuns. O trecho mais exigente é depois do mata-burro com a placa da Faz. Pinheirinho, normalmente os primeiros 20 km dão uma adrenalina a mais, principalmente quando chove e forma uns atoleiros. Vale a pena o passeio, eu já fiz ele varias vezes sózinho, mas se tiver mais um veículo acompanhando é melhor. Próximo a entrada da Fazenda Pinheirinho a dez anos atrás tinha um atoleiro feio, foi o único lugar que atolei com o meu Niva na época que tinha ele. Procure se informar sobre as condições daquela estrada a partir da porteira com o pessoal das pousadas lá perto, uma delas é o Recanto da Floresta e o José Milton sabe tudo sobre as trilhas do lugar. Lembre-se que não circulam muitos veículos nesse trecho então é bom levar bastante água e um bom farnel! Boa sorte e aproveite a aventura, depois poste fotos para o pessoal, abraço.

Era a esta estrada que eu me referia, quando escrevi, há poucos dias (vide abaixo), mas, como frisei (e você confirma), acho que, apesar de ser uma bonita opção, é bastante arriscada para um declarado "marinheiro de primeira viagem":

"Para se chegar a Paraty, saindo de São José do Barreiro, existem duas opções:

Subir até próximo ao parque e depois seguir por esta estrada descrita acima, para, chegando em Macacos, pegar a estrada que leva a Cunha, seguindo depois até Paraty (caso a estrada esteja dando passagem)

OU

Seguir diretamente pelo asfalto até Cunha, para depois seguir até Paraty. Eu já fiz este percurso, no sentido inverso (estava indo de Paraty para Visconde de Mauá, escolhi um trajeto alternativo), é bonito, mas segue quase sempre pelo asfalto.

A primeira opção leva bastante tempo, principalmente nestes tempos chuvosos. É perigosa, em alguns trechos, por ser bastante escorregadia, não acredito que seja uma boa opção para alguém que é, confessadamente, marinheiro de 1a viagem, a não ser que haja outro(s) veículo(s) 4x4, com motorista(s) mais experiente(s)."

O Mangi não se manifestou mais, ficamos sem saber se ele já foi, se desistiu, ou se ainda irá... E aí, Mangi, qual foi a sua decisão?

Mangi1967
19/03/2010, 12:14
Oi Pessoal,

1º desculpe a demora em responder ao Fórum, mas estou em uma daquelas epócas em que o trabalho consome a gente.
Ainda não tive a chance de fazer a tal viagem, e queria tambem agradecer a dica de todos.
A fissura em fazer uma viagem como essa aumentou muito pois acabei de trocar a TR4 em uma L200 Outdoor, O Mad Max, o bicho é um verdadeiro trator e agora, mais que antes me sinto mais seguro para encarar os atoleiros.
Assim que passar por eles eu aviso a todos.

Mais uma questão.
Sinto falta de expedições realizadas a partir do RJ, se alguém souber de grupos que fazem esse tipo de passeio, por favor me passem os contatos.

Boas Trilhas a todos!!!

Mangi1967

Era a esta estrada que eu me referia, quando escrevi, há poucos dias (vide abaixo), mas, como frisei (e você confirma), acho que, apesar de ser uma bonita opção, é bastante arriscada para um declarado "marinheiro de primeira viagem":

"Para se chegar a Paraty, saindo de São José do Barreiro, existem duas opções:

OU

A primeira opção leva bastante tempo, principalmente nestes tempos chuvosos. É perigosa, em alguns trechos, por ser bastante escorregadia, não acredito que seja uma boa opção para alguém que é, confessadamente, marinheiro de 1a viagem, a não ser que haja outro(s) veículo(s) 4x4, com motorista(s) mais experiente(s)."

O Mangi não se manifestou mais, ficamos sem saber se ele já foi, se desistiu, ou se ainda irá... E aí, Mangi, qual foi a sua decisão?