PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport Na trilha?

ric945
25/11/2009, 20:42
Olá pessoal, sou novo por aqui e estou entrando no mundo 4x4. Depois de muito pesquisar, saí de outro mundo (Hondas Civic, tive 5. Só felicidade) e agora resolvi pegar uma Pajero Sport SE 2002. Dei sorte pois foi de uma única dona que andava apenas na cidade e com motorista, ficando quase sempre parada nos finais de semana. Resultado, está com 71mil km originais porém revisados até os 40mil na concessionária. Como estava muito bem conservada fechei negócio com a tiazinha e a máquina saiu por R$47.000,00. Ainda tô na fase do deslumbramento, com o carro, a altura do solo, e tudo mais. Mas quando agente pega um carro desses dá vontade de fazer algo mais, né?
Gostaria de saber de vcs aqui primeiramente o que devo olhar no carro em termos de manutenção e depois, se preciso fazer alguma alteração ou cuidados se quiser encarar umas trilhas com ela. Ela aguenta bem a lama? e praia e dunas?

Bom um abraço!!

NilsinhoRox
25/11/2009, 22:54
Olá Ric.

Vc está com uma Bela maquinas mãos...

Vc não espeficicou, mas se for Diesel a troca do óleo deve ser feita no maximo a cada 5000km, assim vc vai aumentar e mto a longevidade do seu motor... Se for gasolina é mais tranquilo!!!

Cuidados vc terá que ter sempre como em um veiculo comum... Acionar pelo menos 1x a cada 15 dias a tração, ajuda a mante-la se auto-lubrificando...

Eu moro em São Paulo e aqui não costumamos andar em areia (não temos dunas nem praias tão lindas). O conselho é sempre que por na areia lava-la mto bem pra diminuir o efeito corrosivo... Pra andar em areia o seu pneu original (caso ainda seja o Pirelli ATR) vai mto bem, desde que vc use uma pressão menor, que não seja abaixo de 18L que pode acasionar uma destalonagem.

Qto a trilhas é dificil saber o que vc sub-entende por trilhas. Se algo além de estradinhas de terra... Com atoleiros, mata fechada, facões e etc... Vc precisará de uns pneus MUD e umas proteções inferiores pro veiculo (se gostar mto, no futuro um guincho), já que a originais são de material pouco resistente. Tbm precisará de um kit basico: com cintas, manilhas, macaco... etc!!! Pra possiveis resgates!!! Alem de mta agua potavel, roupas extras, comida...

Falando em resgate, ai na sua região ou aqui no forum mesmo... Deve ter um pessoal que faz Off-Road... Portanto, antes de qualquer coisa!!! NUNCA vá sozinho e despreprarado. A brincadeira pode terminar ficando mto séria. De preferencia ir sempre com alguem que ja conheça os lugares a serem visitados.

Importante qdo se faz trilhas, é a pintura que recebe diversas "chicotadas" do mato ao longo do passeio... E isso vai ocasionando diversos riscos, e nem todos sairão com uma "polidinha"!!! A minha é bem castigada, mas isso só aumenta meu amor pelo esporte e pela viatura... Afinal são as cicatrizes da vida que nos fazem aprender algo diferente. :mrgreen:

Com certeza ainda falta mta coisa a ser dita... Mas ja da pra vc ir fazendo a lista de Natal!!! :concordo:

[]'s e otimos passeios.

ric945
26/11/2009, 08:29
Realmente esqueci de especificar o carro. É que é tudo um pouco novo ainda. Ainda nem peguei o carro, pois comprei ontem, apesar de já estar namorando há mais de mês. Ela é diesel, aliás esse foi um dos motivos pelo que comprei, pois ainda faço algumas viagens regionais a trabalho e a família aumentou um pouco com a chegada da 2ª filha, portanto num civic não dava mais!! Os peneus são um pouco maiores que os originais (não vi as medidas ainda), mas são YOKOHAMA e ainda estão com mais de 1/2 vida. Quanto tempo dura um jogo de pneus para a pajero, considerando rodar 90% asfalto e o resto areia/lama é a mesmocoisa que num carro de passeio? teria alguma dica de onde compra-los?? Sites para peças de reposição tipo pastilhas, amortecedores? Gostei da ideia de protetores de carter e para o fundo do carro. Onde consigo? Outra dúvida é quanto a troca do filtro de combustível, devemos faze-las de quanto em quanto tempo??
Olha Nilsinho, valeu pelas dicas inciais. Quanto as trilhas que falei, bem acho que ainda como iniciante serei bem menos afoito. Minha idéia é mais para usar em praias ainda desertas que temos pela região. Principalmente quando saíamos de PE e entramos em AL pelo litoral,tem lugares lindos, alguns ainda inacessíveis, pelo menos para um carro comum. Então o máximo que irei será andar por algumas estradas onde só passam carros de cana de açúcar e ao chegar em algumas praias, dar uma entradinha,né...

Letto
26/11/2009, 12:15
Ric

Pela coincidência não posso deixar de comentar: estou quase fechando negócio em uma Pajero Sport 2002, mas a gasolina. Como utilizo outro carro para trabalho, ela ficará mais para o final de semana e férias. Já a levei a dois mecânicos e ambos aprovaram o carro, elogiando o silêncio interno: não há rangidos ou vazamentos, motor e caixa em perfeito estado, lataria impecável, na cor champagne. Por ser a gasolina também é mais barata: R$ 40.000,00. Se fechar negócio, em seguida farei trocas de óleo do motor, caixa, líquido de freio, água do radiador, todos os filtros, correias, etc. pra ter certeza que está tudo dentro dos prazos de validade, sem esquecer dos freios.

NilsinhoRox
26/11/2009, 14:40
Ric...

As proteções queu tenho na minha viatura são do Jorge: www.4wdbrasil.com.br

Pneus a vida util varia mto, fica mto dificil dar uma margem... Mas MUD gasta mto mais que ATR andando no asfalto 90% do tempo!!! Um jogo AT pra vc seria o ideal no momento, recomendo Maxxis, na minha opinião são melhores que BF.

O filtro eu troco sempre junto com o oleo a cada 5000km... Prefiro assim!!!

Veiculos usados 4x4, atenção mto especial na tração... Da uma engatada ve se ta tudo Ok, engata tbm a reduzida... Faça testes!!! Não há problema engata-la no asfalto andando em restas e evitando curvas...

Essa "entradinha" que é o perigo de precisare de um resgate!!! Mto cuidado mesmo com areia... Principalmente a seca e "fofinha"... Jamais ande proximo a agua, somente em caso de extrema necessidade, se atolar e a maré subir... Já era!!!

E a maré então nem preciso te alertar, as x vc passa de manhã por um lugar, no fim de tarde não tem como voltar...

E vamos conversando mto sobre... Assunto não falta!!!

[]'s

NilsinhoRox
26/11/2009, 14:42
Ric

Pela coincidência não posso deixar de comentar: estou quase fechando negócio em uma Pajero Sport 2002, mas a gasolina. Como utilizo outro carro para trabalho, ela ficará mais para o final de semana e férias. Já a levei a dois mecânicos e ambos aprovaram o carro, elogiando o silêncio interno: não há rangidos ou vazamentos, motor e caixa em perfeito estado, lataria impecável, na cor champagne. Por ser a gasolina também é mais barata: R$ 40.000,00. Se fechar negócio, em seguida farei trocas de óleo do motor, caixa, líquido de freio, água do radiador, todos os filtros, correias, etc. pra ter certeza que está tudo dentro dos prazos de validade, sem esquecer dos freios.

Olá Letto!!!

Não esquece de testar a tração, como alertei o Ric.

Engata o 4x4, a reduzida!!! faz um percurso, ve se não estrala se engata com precisão... É importantissimo, em veiculos que rodam qse que 100% On-Road!!!

[]'s

Carlão Rover
26/11/2009, 15:18
Se interessar minha irmã tá vendendo uma pajero sport 2001 preta, automática 4x4 diesel...

Abraço.

rpenaco
26/11/2009, 15:23
Bem, sou mais um que nõa posso deixar de comentar.

Conforme o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66190 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66190)

Estou ha procura de uma Pajero Sport, mas o que tenho visto aqui no rio é desanimador, muitas bem ferradas, por enquanto vi apenas uma boa que é ano 2007 e esta um pouco fora do $$$$ que separei para este "brinquedinho"... todas a que vi ano 2000 a 2003 não estavam boas... A que eu gostaria mesmo é uma 2004, já modelo novo, porém o preço da 2003 para a 2004 é muito diferente.

NilsinhoRox

Excelente essa dica do 4x4, pois en nenhuma delas eu testei isso, minha ideia era levar direto em uma concessionário ( mas nenhuma passou ainda no meu teste de leigo )

sergiopincelli
26/11/2009, 17:34
As Sport até 2003 o motor é 2.8 manutenção cara mas muito resistente, já as 2004 vem com o 4D56 2.5 potente mas muito problemático, o mesmo que equipa as L200.

ric945
26/11/2009, 18:40
Pô galera, realmente é assunto para conversar a noite inteira. Só falta agora a mesa de bar e cerveja gelada!!:dance:

Com certeza testei o sistema 4x4,tanto em movimento 4H ,como a reduzida, 4L. Acionou o indicador de tração no painel e estava tudo certinho. :concordo:
Com relação a evitar as curvas, vc fala da reduzida, certo?? O 4x4 posso usar até 100km/h, é isso mesmo?? Não há problemas??:?:
Letto, por aqui, para ser sincero, eu nunca nem vi, exceto mais antigas, nenhum modelo a gasolina. Tudo é diesel! Com relação aos pneus, com certeza serão AT. Queria diesel pela maior relação de economia ecusto benefício, já que as a gasolina devem beber bem mais.
E quanto as trilhas em prais, pode ficar tranquilo que não entro na praia. O legal é pegar as trilhas que os treminhões (aquelas caminhões romeu e julieta) carregados de cana de açúcar deixam nos caminhos que usam para asair dos canaviais até as usinas e aí, em alguns eles passam por praias.

rick_rodrigues
26/11/2009, 21:28
Bem, sou mais um que nõa posso deixar de comentar.

Conforme o post: [/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66190 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66190)

Estou ha procura de uma Pajero Sport, mas o que tenho visto aqui no rio é desanimador, muitas bem ferradas, por enquanto vi apenas uma boa que é ano 2007 e esta um pouco fora do $$$$ que separei para este "brinquedinho"... todas a que vi ano 2000 a 2003 não estavam boas... A que eu gostaria mesmo é uma 2004, já modelo novo, porém o preço da 2003 para a 2004 é muito diferente.

NilsinhoRox

Excelente essa dica do 4x4, pois en nenhuma delas eu testei isso, minha ideia era levar direto em uma concessionário ( mas nenhuma passou ainda no meu teste de leigo )

Realmente aqui no rio é dificil achar uma boa, no entanto eu meio q dei sorte, peguei uma SE 2002 prata show d bola á gasolina, só satisfação, gastinhos extras com revisão são normais, e agora troquei os pneus, coloquei dvd, isulfilm g5 ou seja ta show. Espero que você de a mesma sorte que eu e encontre uma também.

NilsinhoRox
26/11/2009, 21:57
Com relação a evitar as curvas, vc fala da reduzida, certo?? O 4x4 posso usar até 100km/h, é isso mesmo?? Não há problemas??:?:

Cerveinha é sempre mto bem vinda... :dance:

4x4 das TR4 (com bloqueio central) pode sim ser usado em asfalto... Desde que desbloqueado o central!!!

4x4 das Pajero Sport e L200 (sem bloqueio central) não podem ser usados em em asfalto ou qualquer tipo de solo que seja aderente. Pois não tem a opção de desbloqueio CENTRAL... Sendo assim só use tracionado em solo com pouco aderencia!!! Nem mesmo em chuvas torrenciais deve-se engatar a tração no asfalto!!!! :putz:

Apenas pra testes ou pra lubrificar os sistema em veiculos que raramente são usados no Off-Road!!! Evitando curvas, ja que ai é que as rodas internas giram na mesma velocidade das externas...

Eu NUNCA acionei em asfalto, mesmo esteja uma chuva absurda!!!!:concordo:

O Easy-Select é o acionamento do 4H até 100km/h... E o 4L apenas com o veiculo parado e as rodas dianteiras alinhadas a frente!!!

[]'s

ric945
26/11/2009, 23:55
Blz!!

Já que temo começando e conhecendo...:pipoca:

e pra que serve aquele botãozinho no painel (A/T MODE)???:pensativo:
Desculpa, mas é pura preguiça para pegar o manual e le-lo!!:)

Fabricio Eigenher
27/12/2009, 18:25
Acabei de comprar um Pajero Sport flex ... sinceramente não sei nada da capacidade do carro ... porém com tanta gente que sabe do assunto vou me informar rapido ... se alguem puder me dar dicas gerais do carro eu irei agradecer muito ....

Abraço a todos

freitasjr
27/12/2009, 22:23
Blz!!

Já que temo começando e conhecendo...:pipoca:

e pra que serve aquele botãozinho no painel (A/T MODE)???:pensativo:
Desculpa, mas é pura preguiça para pegar o manual e le-lo!!:)

Se acionado, permite que o carro saia de 2ª marcha, desde de que é claro, o câmbio não esteja na posição L(1ª marcha).

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

freitasjr
27/12/2009, 22:30
As Sport até 2003 o motor é 2.8 manutenção cara mas muito resistente, já as 2004 vem com o 4D56 2.5 potente mas muito problemático, o mesmo que equipa as L200.

Olá Sérgio, uma pequena correção, as Pajeros Sport's a diesel até 2003 sairam com motores 2.8 de 125cvs e 29,8 Kgfm de torque. As modelo 2004 e inicio de 2005 foram também com esse mesmo motor 2.8, porém com outro tipo de turbina(maior) e um módulo Hpe com gerenciamento do motor que aumentou a potência p/ 145cvs e o torque p/ 38 kgfm.

Em meados de 2005 em diante(até hoje), as diesel passaram aí sim, a vir com o mesmo motor da L200 Outdoor, o 2.5 que é o 4D56 com 143cvs e 30,6kgfm de torque.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

ric945
01/01/2010, 23:26
Puxa Freitas, valeu pela "aula". Taí um assunto que eu sempre tinha minhas dúvidas. Várias pessoas aqui comparam o consumo dos modelos levando em conta apenas a "litragem" 2.8. Será por isso que a pajero sport 2005 é mais econoômica que as 2.8 anteriores? Pois apesar de ambas serem 2.8, uma tem 125cv e outra 145cv. Ou seja, se ambas andam a uma mesma velocidade (100km/h) em mesmas condições a de maior potência poderá ter menor comsumo, certo?:pensativo:

freitasjr
02/01/2010, 02:30
Puxa Freitas, valeu pela "aula". Taí um assunto que eu sempre tinha minhas dúvidas. Várias pessoas aqui comparam o consumo dos modelos levando em conta apenas a "litragem" 2.8. Será por isso que a pajero sport 2005 é mais econoômica que as 2.8 anteriores? Pois apesar de ambas serem 2.8, uma tem 125cv e outra 145cv. Ou seja, se ambas andam a uma mesma velocidade (100km/h) em mesmas condições a de maior potência poderá ter menor comsumo, certo?:pensativo:

Olá Ric, as de 125cvs possuem o motor 2.8 com a bomba injetora totalmente mecânica, já as 2.8 com 145cvs e 38kgfm de torque possuem um gerenciamento eletrônico sobre a bomba injetora e a pressão da turbina através do módulo Hpe, por isso o aumento de potência e torque.

Já a questão do menor consumo divulgado por alguns foristas nas Pajeros Sport 2004 e 2005(ambas de 145cvs) sobre as de 2000 até 2003(125cvs) possa se que por conta do gerenciamento do módulo Hpe ele consiga um melhor aproveitamento do uso do diesel na bomba injetora e bicos.

Se nas Pajeros de 2000 a 2003 a bomba e bicos estiverem fora do ponto, o carro vai ter um consumo maior de combustível; uma característica disso, é o aumento de fumaça preta saída pelo escapamento.

ric945
02/01/2010, 17:45
Valeu mais uma vez pela aula!!:palmas:
Além disso, quando a bomba está fora de "tempo" ela tb fica com um ritmo meio estranho. É engraçado pois não notamos a entrada do turbo nas versões 200o-2003, mas já nas mais novas chegamos a ouvir o assobio.

Marcelo(Natal-RN)
03/01/2010, 00:34
Olá Sérgio, uma pequena correção, as Pajeros Sport's a diesel até 2003 sairam com motores 2.8 de 125cvs e 29,8 Kgfm de torque. As modelo 2004 e inicio de 2005 foram também com esse mesmo motor 2.8, porém com outro tipo de turbina(maior) e um módulo Hpe com gerenciamento do motor que aumentou a potência p/ 145cvs e o torque p/ 38 kgfm.

Em meados de 2005 em diante(até hoje), as diesel passaram aí sim, a vir com o mesmo motor da L200 Outdoor, o 2.5 que é o 4D56 com 143cvs e 30,6kgfm de torque.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Freitas,na verdade a Sport com o 2.8 saiu ate o ano e modelo 2006,ja as 2006/2007 que vieram com o 2.5 4D56.

Ah e a versao GLS 2004 ainda saiu com o de 125 cvs,sao rarissimas mas existem,a grade dela é diferente,farol simples e tudo.

freitasjr
03/01/2010, 13:55
Freitas,na verdade a Sport com o 2.8 saiu ate o ano e modelo 2006,ja as 2006/2007 que vieram com o 2.5 4D56.

Ah e a versao GLS 2004 ainda saiu com o de 125 cvs,sao rarissimas mas existem,a grade dela é diferente,farol simples e tudo.

Tem certeza marcelo ? Lembro-me de que quando comprei a minha Pajero Sport 2002(usada) no inicio do ano de 2005, já estava p/ sair(a expectativa) o modelo nacional com o motor 4D56, e lá p/ Junho/Julho parece-me que a Top Car já vendia.

Agora com o que vc disse, estou em dúvida se a vi na Top Car em meados de 2005 ou 2006 :pensativo:

freitasjr
03/01/2010, 14:36
parece que tu tens rasão Marcelo, as mod 4D56 só em 2006. A que eu vi na Top Car(autorizada MIT) deve ter sido a versão a gasolina com motor 3.5 que saiu antes da versão a diesel.

Abraço, cordialmente, Francisico de Freitas...

Tem certeza marcelo ? Lembro-me de que quando comprei a minha Pajero Sport 2002(usada) no inicio do ano de 2005, já estava p/ sair(a expectativa) o modelo nacional com o motor 4D56, e lá p/ Junho/Julho parece-me que a Top Car já vendia.

Agora com o que vc disse, estou em dúvida se a vi na Top Car em meados de 2005 ou 2006 :pensativo:

IGORFROTA
20/01/2010, 12:12
Pessoal,

Aproveitando o tópico:

To querendo pegar uma HPE 2004 ou 2005.
O HPE é selecionável como em algumas L200 ou é FullTime ?
Elas possuem gerenciamento eletrônico da bomba ?
Se sim:
Podem ser remapeadas ou usar unichip nelas ?
Como é na agua ? Costuma ter problemas por conta do gerenciamento eletrônico ?
Manutenção cara ?
Esquentam como a L200 ?

ademar davison
25/01/2010, 18:04
estou com a mesma duvida de igor. estou para pegar uma sport 2005 com 125000 km, gostaria se possivel, saber se com essa km o carro ja comeca a pedir pecas de reposicao? se vale apena pagar R$55000,00 nessas condicoes.
o carro esta em boas condicoes.

freitasjr
27/01/2010, 13:07
Pessoal,
Aproveitando o tópico:

To querendo pegar uma HPE 2004 ou 2005.
O HPE é selecionável como em algumas L200 ou é FullTime ?

É Full Time.

Elas possuem gerenciamento eletrônico da bomba ?
Se sim:
Podem ser remapeadas ou usar unichip nelas ?

O módulo Hpe apenas gerencia a pressão da turbina e o débito da bomba injetora, bem como outras particularidades.

Quanto a questão de remapear ou chipar a central, p/ se ganhar mais potência e torque, não aconselho, pois o motor já está "chipado" pelo módulo Hpe, e vc ainda que aumentar mais... vai sobrecarregar o motor e por consequência o sist. de arrefecimento.

Como é na agua ? Costuma ter problemas por conta do gerenciamento eletrônico ?

Não tem problemas na água. A minha era 2002, não tem o módulo Hpe(que fica dentro do carro). A única diferença além do módulo é que as Hpe tem uma turbina um pouco maior. De resto o motor é tudo igual. Ela aguenta passar na água sem problema algum. Veja esse vídeo com a minha EX-Pajero Sport passando em alagado: http://www.youtube.com/watch?v=Sd0VRBmDoLw

Manutenção cara ?

Não, compatível com um SUV desse porte.

Esquentam como a L200 ?

NÃO.