Ver Versão Completa : Relógio Willtec
framasa@ig.com.br
25/11/2009, 11:00
Boas a todos
Estou necessitando de uma ajuda .
Comprei um relógio de temperatura de água mecânico Willtec.
Pergunto qual o melhor local para instalação do sensor.
Meu veiculo é um willis 6 cilindros 1963
Francisco
Bom dia ! você comprou mecânico por opção ? :pensativo: eu comprei um no Mercado Livre por engano :parede: achei difícil de instalar por causa daquele 'cabo' que não tem como aumentar o tamanho . . . comprei então um digital da Guster Racing, ele além de indicar a temperatura, liga o ventilador elétrico e toca um alarme, tudo programável, possui diâmetro de 52mm, custou acho que uns R$200,00 mas valeu a pena . . .:dance:
framasa@ig.com.br
25/11/2009, 12:29
comprei por opção e claro pelo preço R$ 27,50,
Sendo assim, acho que você poderá tentar instalá-lo no lugar daquele tampão que existe para drenar a água do sistema de refrigeração do motor, teria que ver se as roscas são compatíveis :pensativo: esse tampão fica do lado direito do motor, mais ou menos acima da vareta de óleo . . . ou então colocar no lugar do sensor original, no cabecote . . .
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 13:41
Jacimar, estou no mesmo dilema q vc.
Tentei trocar somente a cebolinha, ja que o mostrador original aparentemente estava funcionando, porém a rosca do cabeçote é muito pequena (+/-10mm conica) e não encontro essa cebolinha em lugar nenhum. Meu mecanico fez uma adaptador e colocou uma cebolinha do mercedez, só q não funcionou. Como estou tendo problema de queima de junta do cabeçote, resolvi colocar esse reloginho do Wiltec, e o mecanico estava adaptando ele no lugar da cebolinha original mesmo, no cabeçote ao lado do carburador. Vou pegar ele até o final da tarde, dai te falo como ficou e se precisar posso até postar uma foto.
Boa sorte.
framasa@ig.com.br
25/11/2009, 13:51
legal fala como foi feita a adaptação que vou tentar aqui
framasa@ig.com.br
25/11/2009, 13:53
queria colocar no cabeçote no local da cebolinha original, mas a rosca do bloco tem um diametro menor que a da cebolinha. será que tem algum adaptador
Jacimar, estou no mesmo dilema q vc.
. . . porém a rosca do cabeçote é muito pequena (+/-10mm conica) e não encontro essa cebolinha em lugar nenhum. . . . resolvi colocar esse reloginho do Wiltec, e o mecanico estava adaptando ele no lugar da cebolinha original mesmo, no cabeçote ao lado do carburador . . . Boa sorte.
Prezado Fernando, ao que parece o seu medidor Wiltec é elétrico, e o do Framasa é mecânico :shock:, se o dele for parecido com o que comprei por engano, ele tem um bulbo, provavelmente com mercúrio ou outra coisa dentro, que em contato com o calor dilata e faz mover a agulha do medidor, não gostei do sistema porque o tubo que conecta o bulbo ao indicador é bem rígido e não tem um comprimento adequado :discordo:, quando adaptei o medidor da Guster na C10 tive que comprar uma cebolinha nova e o torneiro tirou o miolo dela e abriu uma rosca para colocar a nova, dê uma olhada no site da Iguaçu, tem um catálogo com diversas cebolinhas, a sua, de Mercedes, não deve ter funcionado por questão de compatibilidade elétrica com o medidor original, normalmente os medidores são 'casados' com a cebolinha :lol: o Jeep por enquanto está sem medidor, estou confiando na sorte . . . :parede:
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 14:10
é essa adaptação q o mecanico esta fazendo pra mim. Ele mandou confeccionar em um torneiro. Ele levou a cebolinha que estava lá e mandou fazer uma rosca macho (igual ao da cebolinha) e na outra ponta uma rosca femea igual a do sensor do reloginho. Mas tome cuidado pq o sensor do reloginho tem uma "anel" na parte superior... tem q fazer o adaptador com um diametro interno que passe todo o sensor. Será que deu pra entender?
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 14:11
o meu medidor é o mecanico tambem (mercurio)
Agora acho que entendi :concordo: você colocou a cebolinha de mercedes com o indicador original e não funcionou, aí você partiu para o medidor mecânico :concordo: você não acha interessante manter o medidor elétrico original ? aqui no fórum já deve ter algum tópico sobre isso, falando qual cebolinha é a correta ou compatível . . .
wilson ghetti
25/11/2009, 14:37
Boas a todos
Estou necessitando de uma ajuda .
Comprei um relógio de temperatura de água mecânico Willtec.
Pergunto qual o melhor local para instalação do sensor.
Meu veiculo é um willis 6 cilindros 1963
Francisco
Boa tarde Franciso,
Ligue ou acesse o site do www.josewal4x4.com.br (http://www.josewal4x4.com.br) ou telefone: 11-3765-0041 ou 11-3765-0052,
Lá vc encontra o kit de instalação para o motor BF ou Opala para esses instrumentos à mercurio, é só pedir ou olhar no site que vc verá. tem também na Gama4x4.
Espero ter ajudado,
[ ] 's sem comissão:concordo:
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 15:05
segue as fotos..
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 15:10
Jacimar, não quis refazer a rosca no cabeçote. Quando por algum motivo eu precisar tirar o cabeçote, dai sim aproveito e faço a a rosca e volto a utilizar o painel original. Optei por colocar o reloginho com copo, para não ter q furar o painel.
. . . Optei por colocar o reloginho com copo, para não ter q furar o painel.
Ficou legal :concordo: mas será que a posição ficou boa ? :pensativo: quaaaaando for instalar os medidores do meu CJ vou tentar colocá-los mais a vista, para não precisar inclinar para olhá-los :putz:um abraço . . .
framasa@ig.com.br
25/11/2009, 15:46
Entrei em contato com o fabricante Willtec para verificar sem eles tem outras medidas de cebolinha, estou aguardando a resposta , se não acredito que a opção do adaptador seja a saída. Será que não vai dar alteração da leitura, com o adpatador o sensor ficará para fora do bloco ?
Creio que não tem problema, o importante é a ponta do bulbo ficar em contato com o líquido de arrefecimento, no adaptador que o torneiro fez para mim, eu pedi que ele vazasse o corpo da cebolinha original para garantir esse contato . . . :dance:
framasa@ig.com.br
25/11/2009, 15:55
Wilson
Sua dica acabou com a discução.
Adaptador para cebolinha motor BF 161 R$ 16,00
Obrigado
Francisco
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 16:00
Fframasa.. não vai ficar não. Se vc observar o sensor original vai ver que ele é bem curtinho (pouco mais 1cm da ponta do sensor até o inicio da rosca) e esse da Willtec é bem mais comprido. Se vc observar na foto 2, vai ver que a distancia ponta do sensor até o começo da rosca é bem mais longa, vai ficar bem dentro d'agua.
Wilson
Obrigado
Francisco
Bem mais em conta que o que paguei pela cebolinha nova ( R$35,00 ) mais o serviço de torneiro ( R$30,00 ) :cry:, mas no meu caso ( C10 ) não tinha outra alternativa . . .
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 16:04
Wilson
Obrigado
Francisco
Cuidado na hora de comprar o adaptador, pois existem 3 tamanhos de cebolinha que servem no BF-161. Precisa se certificar qual é a que esta na furação do seu cabeçote.
Fernando Paulinia-SP
25/11/2009, 17:44
Pessoal ...Só fechando o assunto.
Acabei de pegar a viatura..ficou Show de Bola !!!