Ver Versão Completa : Tipos de óleo do motor
Nelmont França
25/11/2009, 09:38
Srs Bom Dia,
Sempre que vou trocar o óleo do meu carro surge à dúvida:pensativo::pensativo::pensativo:... Todas as vezes que pergunto pra alguém a diferença entre os tipos de óleo (5W40, 20W40, W50, SAE40 e outros mais), me respondem uma coisa diferente.
Portanto nunca sei na verdade qual seria e porque seria o óleo mais indicado para o motor do meu carro. Tem alguém no fórum que se disponibilizaria a dar as reais explicações?
Obs: Tenho um GV 1.6, 16V à gasolina.
luiztacco
25/11/2009, 10:07
Especificação de viscosidade - regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.
O número colocado antes da letra W (de winter, inverno em inglês) corresponde ao código da temperatura mínima que o óleo é capaz de suportar sem perder suas propriedades lubrificantes, e o número que vem em seguida está relacionado à temperatura máxima em que pode ser usado. O número depois da letra W varia de 0 a 25. Quanto menor ele for, menor será a temperatura que ele suportará. O outro, fica entre 30 e 60, seguindo a mesma lógica: quanto maior ele for, maior será a temperatura a que ele irá resistir. Citando um exemplo: um óleo 0W30 vai lubrificar o motor com a mesma eficiência entre -60ºC e 300ºC (há uma tabela que indica a correspondência entre os números e a temperatura.
Já o nível de aditivos é medido pela norma API (American Petroleum Institute). Da seguinte forma: sempre depois da letra S existe uma outra letra correspondente à quantidade de aditivos. Quanto mais próxima da letra Z, maior será a quantidade de aditivos. Assim, um óleo API SJ terá mais aditivos do que um SE. Por isso é importante respeitar os códigos de óleo indicados pelo fabricante do carro, no manual do proprietário.
Nelmont é o que Luiztacco diz, sobre as especificações dos óleos, e tambem é bom sempre da uma olhada no manual do seu GV, lá te mostra as opções de óleo que o proprietário deve usar, mas se vc não tem o manual nós estamos aqui.
todo motor internamente o seu mecanismo funcional são iguais, só difere em medidas de diametro dos pistões, numeros de valvulas, e existe os óleos de base mineral, os multiviscosos semi-sintético e sintéticos, que não perdem sua viscosidade tão rápido como os óleos minerais.
Ronaldo B.
26/11/2009, 19:05
Srs Bom Dia,
Sempre que vou trocar o óleo do meu carro surge à dúvida:pensativo::pensativo::pensativo:... Todas as vezes que pergunto pra alguém a diferença entre os tipos de óleo (5W40, 20W40, W50, SAE40 e outros mais), me respondem uma coisa diferente.
Portanto nunca sei na verdade qual seria e porque seria o óleo mais indicado para o motor do meu carro. Tem alguém no fórum que se disponibilizaria a dar as reais explicações?
Obs: Tenho um GV 1.6, 16V à gasolina.
Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante para o motor do seu carro, e não caia no papo de frentista de posto de gasolina e ou de vendendor de loja de troca de óleo, que muitas vezes recomendam um óleo mais caro e vários aditivos que podem causar mais estragos que benefícios para o motor. Troque sempre o óleo dentro da quilometragem recomendada pelo manual do proprietário e troque sempre o filtro a cada troca de óleo, aproveite e verifique/troque também o filtro de ar.
[]´s
Boa noite a todos!
Amigos, é fundamental seguir as recomendações do manual, uma vez que esse é feito por quem projetou o veículo. Lá já estão consideradas todas as seguranças necessárioas, isto é, não adianta trocar óleo antes da km recomendada que não faz diferença.
E como o Ronaldo B. falou, esqueça papo de frentista.
abraços,
rogeriomasih
27/11/2009, 01:40
Especificação de viscosidade - regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.
O número colocado antes da letra W (de winter, inverno em inglês) corresponde ao código da temperatura mínima que o óleo é capaz de suportar sem perder suas propriedades lubrificantes, e o número que vem em seguida está relacionado à temperatura máxima em que pode ser usado. O número depois da letra W varia de 0 a 25. Quanto menor ele for, menor será a temperatura que ele suportará. O outro, fica entre 30 e 60, seguindo a mesma lógica: quanto maior ele for, maior será a temperatura a que ele irá resistir. Citando um exemplo: um óleo 0W30 vai lubrificar o motor com a mesma eficiência entre -60ºC e 300ºC (há uma tabela que indica a correspondência entre os números e a temperatura.
Já o nível de aditivos é medido pela norma API (American Petroleum Institute). Da seguinte forma: sempre depois da letra S existe uma outra letra correspondente à quantidade de aditivos. Quanto mais próxima da letra Z, maior será a quantidade de aditivos. Assim, um óleo API SJ terá mais aditivos do que um SE. Por isso é importante respeitar os códigos de óleo indicados pelo fabricante do carro, no manual do proprietário.
nem mais e nem menos
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Nelmont França
27/11/2009, 12:38
Como sempre se destaca a boa vontade da galera do fórum em esclarecer dez das dúvidas mais simples a dúvidas mais complexas...
Srs, muito obrigado pelas explicações!!!
Abraço.
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