calibralabor
25/11/2009, 07:51
Quando comprei o meu vitara, o dono anterior havia feito o motor, recentemente porque o carro havia fervido e ele não percebeu.
Como o problema fora atribuido à válvula termostática o motor foi montado sem a mesma.
Resolví colocar a válvula original.
Eu desconfio que o motor ferveu, porque o radiador do ar quente, deve ter ficado cheio de ar, ao esgotar o circuito de água para a troca da válvula.
Não encontro outro motivo, pois depois de esgotar o vapor e preencher o circuito com água não ferveu mais, mesmo em condições severas de uso.
Resolvi então colocar um apito adptado no dreno superior do reservatório de expansão, para funcionar como um alarme de temperatura, como aqueles apitos de chaleira.
Por enquanto não funcionou, e espero que não funcione, mas achei interessante como uma solução simples e barata para um alarme importante.
Tive sorte em ver a temperatura subir e evitar a perda do motor ( o motor ferve em poucos minutos ).
Como o problema fora atribuido à válvula termostática o motor foi montado sem a mesma.
Resolví colocar a válvula original.
Eu desconfio que o motor ferveu, porque o radiador do ar quente, deve ter ficado cheio de ar, ao esgotar o circuito de água para a troca da válvula.
Não encontro outro motivo, pois depois de esgotar o vapor e preencher o circuito com água não ferveu mais, mesmo em condições severas de uso.
Resolvi então colocar um apito adptado no dreno superior do reservatório de expansão, para funcionar como um alarme de temperatura, como aqueles apitos de chaleira.
Por enquanto não funcionou, e espero que não funcione, mas achei interessante como uma solução simples e barata para um alarme importante.
Tive sorte em ver a temperatura subir e evitar a perda do motor ( o motor ferve em poucos minutos ).