Conectar

Ver Versão Completa : ATENCAO - FILTRO DE AR CONICO NAO PRESTA

Mauricio Mei
09/08/2003, 22:28
Pessoal, recentemente escrevi neste forum dizendo que o filtro de ar conico (aquele de competicao "que nunca precisa ser trocado") estava funcionando satisfatoriamente....bom nao é bem assim... :evil:

Hoje fui ao raid da Copa Vale em Sao Jose dos Campos/SP e ao passar no primeiro atoleiro (uma especie de brejo, nao muito fundo) meu carro parou(morreu) na saida do mesmo. Sai guinchado. Abri o capo e comecei a analisar o que poderia ser :?: ....nada me vinha a cabeca ate que tirei o filtro para dar uma olhadinha no carburador..... :roll: Eis que eu reparo que ele estava cheio de barro....quie havia entrado atraves deste "otimo" filtro.

Bom nem preciso dizer que o motor nao funcionou mais desde entao. E voltei no tow bar para SP e ja levei a viatura no meu mecanico que fiou assustado com o estado da parte interna do carburador e ja disse que eh bem capaz que a lama tenha invadido o motor...... :cry: :x

Ai vai um aviso....quem estiver pensando em colocar este tipo de filtro em sua viatura desista logo.....quem ja tiver este tipo de filtro TIRA LOGO...sei que ainda ha quem defenda mas posso dizer, por experiencia propria, que nao presta.

Espero estar prevenindo problemas a voces....

Abraco e boas trilhas...sem filtro conico.

Giovani
10/08/2003, 00:44
Eis que eu reparo que ele estava cheio de barro....quie havia entrado atraves deste "otimo" filtro.

:D Grande Maurício!

:D E tinha alguma dúvida??? Às vezes a gente faz umas besteiras... Eu mesmo já fiz muita coisa... Carburador entupido de barro foram 2. Motor cheio de água 3 vezes. E por aí vai... Acompanhei o seu relato de instalação desse filtro, e posso dizer que sabia que era só questão de tempo ou oportunidade (poça de lama), para acontecer... Mas eu já ando falando muito por aqui e não quis meter o bedelho, nem contrariar... :wink:
:D Galera: para encarar trilhas é preciso um filtro lacrado e snorkel, o resto é bobagem!
[]'s

Eduardo Velo
10/08/2003, 09:42
Atenção galera , temos mais jipeiros vítimas desses filtros e andando em estrada de terra batida , ele não segura poeira mais grossa e sílica , foi parar na turbina de 1 motor diesel de 1 colega nosso e mandou a turbina pro S. , se não der pra por $norkel usa recipiente fechado mesmo , aqueles dos Willys a óleo são massa pra segurar poeira ...

CJ 60
10/08/2003, 18:55
Grande Eduardo !!!!

Sinceramente em IMHO, o filtro original a óleo naum vale $$ 1,00.... faz a maior meleca no carburador.. o meu fez um furo e vazava oleo pro motor inteiro, um furinho de nada.. acho q uma boa saida se naum me engano é o d kombi.. o Giovanni usa no cj dele ele pode explicar melhor pra vc.. certo mestre dos Jeeps :shock:

[]´s

Giovani
10/08/2003, 19:13
Sinceramente em IMHO, o filtro original a óleo naum vale $$ 1,00...

:D Salve Galera!

:D Concordo plenamente! Já foi o tempo desses filtros... Além da "carniça" no carburador e meleca por tudo, restringe a passagem do ar. E não protege p* nenhuma contra água! Veja bem, o problema do nosso companheiro Maurício foi "lama", não poeira. :wink:
:D O filtro da Kombi e outros do mesmo tipo (cilíndricos com bocal) são os mais eficientes. É muito fácil adaptar uma mangueira no bocal e fazer um Snorkel! Nunca gastei mais de 50 latinhas em snorkel. É coisa que se faz em casa. E com um pouco de silicone vc veda o filtro, que poderá até submergir, junto com o jeep... :wink:
[]'s

Luis Assis
10/08/2003, 21:41
Ainda bem que li isso, pois como a outra mensagem estava falando que era legal, eu já estava vendo modelo e preço para colocar no Powertech!!
[]'s aliviados por não ter gasto dinheiro atoa.
Gustavo

billj
11/08/2003, 10:01
Eu tenho um K&N no meu jipe e posso falar por experiência própria que esses "filtros de competição" realmente não funcionam tão bem quanto os convencionais. Mas mesmo assim, independente desse filtro cônico nacional de ser bom ou não, você não pode esperar que qualquer filtro seja capaz de impedir a entrada de água e barro quand for "nadar" com o jipe. Por isso existe o snorkel.........

No meu, tenho um snorkel com um pré-filtro na tampa lá de cima. Assim, o trabalho do K&N é menos exigido......

Abraços,

mr.robles
11/08/2003, 12:01
Olá PessoALL :D :D :D

No meu jeep estou usando o filtro cônico universal K&N modelo RU-2520, pretendo colocar um Snorkel, porém o problema será arrumar :cry: uma "caixa" para colocar dentro o filtro e assim sair com uma mangueira.

Bill, o seu filtro K&N, se for cônico, como vc fez essa interface? :?:

Abraços

billj
11/08/2003, 12:19
Bill, o seu filtro K&N, se for cônico, como vc fez essa interface? :?:

Abraços

O meu é feito para o Samurai, vai dentro da caixa de filtor original.......

Digo
11/08/2003, 15:45
Ola a todos,

Alguem usa filtro de kombi dentro da cabine? fica bom ou o melhor mesmo é fazer um snorkel?

[]´s

DIGO
O|||O
CJ-58

Leandro
11/08/2003, 17:46
Ola a todos,

Alguem usa filtro de kombi dentro da cabine? fica bom ou o melhor mesmo é fazer um snorkel?

[]´s

DIGO
O|||O
CJ-58

Olá Digo,
Um dos pontos negativos desse tipo de instalação, é o cheiro de gasolina que fica no interior da cabine, e IMHO, acho que ficará mais dificil dele conseguir "puxar" o ar, por se tratar de um local mais fechado (isso, se for dentro do porta luvas). Me corrijam se estiver errado.
Espero ter ajudado.

walter.andreis
11/08/2003, 18:51
Ola a todos,

CJ-58

Olá Digo,
Penso que se for pra mexer, que mexa em tudo logo... :P
Manda bala num snorkel e não precisará mexer nisso novamente....

[]´s

Digo
12/08/2003, 12:07
Obrigado pela dica,

Acho que vou instalar um snorkel mesmo... acho que vou seguir o esquema que tem no site trilha 4X4, o que vcs acham?

[]´s

DIGO
O|||O
CJ-58

Cícero Franco
12/08/2003, 13:38
Eu coloquei um filtro de Chevelho na Potranca. Como tenho o motor BF161 ajustou direito sem precisar de adaptação. O único problema é que está escrito que tenho um flamante 1.6S!!!!!

[]s

CJ 60
12/08/2003, 19:36
Grande Cícero;;;;

Me explica um poko melhor... o filtro do "chevelho" serve direitinho na boca do carb. do motor bf? no meu tentei por um de fusca, mais o diametro é bem menor que o do carburador, esse ai é plug n´play?

[]´s

Cícero Franco
13/08/2003, 08:36
Plug n' play tá bom! No meu serviu como uma luva!

[]s

Américo
13/08/2003, 09:55
Também procuro por um filtro p/ substituir o que tenho, pois este nem sei de que carro é, só sei que é uma M.....
Ouvi dizer que os filtros do: Passat antigo, Corcel-I e também o do Chevett servem direitinho p/ o carburador DFV mas na realidade ainda vou a procura destes pra confirmar. Aberto a sugestões.

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted:

Cícero Franco
13/08/2003, 10:29
O do Chevette e do Passat antigo servem. O do Corcel II eu ouvi falar que serve tb, mas não sei ao certo.

[]s

Luis Assis
13/08/2003, 11:27
Vi este final de semana, um jipe com um filtro de ar da S10 diesel, aquele feito de plastico duro. Alem de bonito, é leve, pequeno, facil de adaptar e barato... custa L$ 70.00 com elemento e tudo...
[]'s
Gustavo

CJ 60
13/08/2003, 20:07
Fala Gustavo !!!

Viajando um poko na idéia de como seja esse filtro q vc disse, será q dá pra adaptar ele pra um snorkel? digamos q saia com a mangueira da entrada dele para um lugar mais alto naum sei se me conpreende.. será q dá certo?

[]´s filtrados

Giovani
13/08/2003, 20:58
Ola a todos,

:D Diga Digo!

:D Já usei o meu debaixo do painel. Se vc usa o jeep sem capota, acumula muita poeira no filtro. E tem um barulho de aspirador de pó que encomoda. :wink:
[]'s

Um dos pontos negativos desse tipo de instalação, é o cheiro de gasolina que fica no interior da cabine, e IMHO, acho que ficará mais dificil dele conseguir "puxar" o ar, por se tratar de um local mais fechado (isso, se for dentro do porta luvas). Me corrijam se estiver errado.

:D Bão, cheiro de gasolina não fica. Não do filtro, se tem cheiro é do tanque mesmo. Ar ele puxa normalmente, só que ali de baixo junta uma poeira incrível! Pra resolver botei ele pra fora! É só ver no meu Álbum. :wink:
:D Entre fazer uma porção de adaptações para poder utilizar aqueles filtros cônicos, não teria mais vantagem ($$$$) pôr logo um cilíndrico de Kombi, Corcel I, D-20, ou semelhante???? É barato, o elemento pra troca também custa pouco e é possível vedar 100%. :wink:
[]'s

Max Terry
12/08/2004, 13:02
Valeu cara, eu já comprei um desses filtros, e ainda não coloquei no meu motor diesel turbinado( Deus é pai ), antes perder o valor do filtro apenas.
Ele deve ser um bom filtro, para carros que andam apenas em piso calçado.

leopoldo
13/08/2004, 19:53
Filtro de ar não é filtro de lama, nem de água e não existe filtro de ar que não entupa.......parece que já perceberam.

Nem de competição, K&N, turbo, etc...... nem que fosse de nave estelar.

A melhor combinação para um fora de estrada seria snorkel e

2 filtros em série:

passa primeiro pelo de óleo e depois pelo de papel, ou pelo de papel e depois pelo de óleo.

No jeep não dá para adaptar isso no original e ainda tem a desvantagem de nas inclinações sempre derramar óleo no carbura.

O certo seria então fazer "na mão" os 2 sistemas em série.

Vocês que adoram adaptações podem se divertir fazendo isso.

Vejam o exemplo do distribuidor do Giovani; se dá para fazer aquele kit, dá para fazer o kit de filtros com as 2 mãos nas costas.