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Ver Versão Completa : Acho que vocês vão querer matar o Gurgel...



Bomba
22/01/2005, 02:37
... estava procurando na net, e olha o que eu achei...
Palavras do próprio Gurgel:

"Fundamos a Gurgel em 1º de setembro de 1969. No início, fazíamos um carro Ipanema por semana. Naturalmente, existia uma revenda que mantinha essa pequena fábrica funcionando. Assim mesmo, costumávamos ficar com o pátio cheio. Passamos a vender através da Volkswagen, depois que o carro foi devidamente inspecionado. Descobrimos numa pesquisa que o Ipanema estava sendo utilizado em fazendas como substituto do jipe. Resolvi investigar esse mercado. Conhecendo bem a filosofia da Ford, concluí que o jipe Willys só era economicamente viável a partir de mais de trezentos carros por mês. Naquele tempo, a Ford estava fazendo 340 por mês. Achei que poderia dividir esse mercado, pois nosso custo industrial era muito baixo. O conceito de jipe estava errado: era um carro muito duro, feito para a guerra. Transformamos o Ipanema e demos ênfase ao conforto e à anatomia dos bancos, desenhados com o auxílio do Hospital Godoy Moreira, especialista em coluna. Desenvolvi suspensão com mola espiral e começamos a vender a idéia. Provamos ao Ministério da Agricultura e a várias empresas que o produto mais importante é o homem, que estava sendo destruído por um veículo projetado para a guerra. Fomos introduzindo nosso carro e, em 1983, quando atingimos a produção de 160 carros mensais, dividindo o mercado de jipes, a Ford parou a fabricação, como estava previsto."

Fonte:
http://inventabrasilnet.t5.com.br/xavante.htm

Eu tenho um Samuca, então, não digo nada... deixo pra vocês as conclusões... :D
[]s,

Sukys
23/01/2005, 02:24
Matar por que?

A Ford encerrou a produção do Jeep por conta própria e não por causa da Gurgel, e hoje em dia, por falta de opção que leve em conta a relação custo/benefício, tem muito fazendeiro fazendo uso de Kombi.

Aqui se faz uso de jipe por Hobby e não por necessidade e não é todo fazendeiro ou sitiante que tem 50~100 mil reais para investir num Troller, Suzuki ou Land para serem utilizados como simples utilitários onde muitas vezes nem é preciso de tração. Da mesma forma que um Jeep "à lá antiga" (simples e relativamente barato) faz falta, pode ter certeza que os utilitários Gurgel, Jegue e Javali também fazem falta para muitos...

Abraços,

Msrezende
23/01/2005, 10:24
nao conheco esse modelo Ipanema da Gurgel.

Cowboy
23/01/2005, 13:46
Acredito que o fim do JEEP se deva muito mais a incrível capacidade da FORD de menospresar seus consumidores e produtos, sabendo que ao sinalizar com um novo e bem maquiado produto, largaremos tudo e venderíamos a alma p/ podermos adquirí-lo, como fazem as crianças diante de um novo brinquedo.
É uma pena que hoje em dia não é mais obrigatório o conhecimento de mecânica p/ se tirar a carteira. Conduzir o veículo parece ser mais que o suficiente p/ que o cidadão possa saber o que fáz atrás do volante. Não sei se as autoridades acreditam realmente nisso ou se as montadoras pagam seu dísimo p/ que seja assim, pois é muito mais fácil defender seu produto quando o consumidor não tem conhecimento p/ questionar. Então ele será levado a decidir pela simples aparência (apelo visual/social) que tanto se explora nos anúncios.
Me digam se nos anúncios de hoje vocês conseguem ver alguma montadora falar da estrutura de seu veículo? Alguém se gaba de fornecer um veículo com chassis independente e geometricamente correto? Alguma fala do curso de suspensão? E da robustêz dos componentes chaves da suspensão? Alguma montadora fáz mensão as vantagens de se utilizar eixo rígido em seus utilitários? Falam das vantagens de se ter um chassis independente da carroceria? E dos rolamentos duplos de roletes? Falam dos semieixos flutuantes? Alguma delas se esmera em divulgar que seu utilitário fáz uso de uma caixa de marchas robusta, que os mancais de rolamentos não são a própria carcaça da caixa? Falam sobre as vantagens de se contar com uma CX de reduzida e uma opção de overdriver?
Recentemente nem a FORD fáz isso, não só porque não pode, mas porque a maioria dos seus consumidores potenciais não saberiam julgar as possíveis vantagens entre um sistema e outro. Alguém já teve a oportunidade de ver o corpo das caixas de marcha mais novas? Elas não preveem manutenção preditiva. Nem mesmo vazar o óleo é previsto. Você só pode completar, até o momento de trocar o componente. E de forma semelhante está sendo feito com relação aos motores mais modernos em diversos carros, onde você não tem como substituir alguns componentes p/ que possa "rejuvenesser" seu motor. Nem mesmo bielas são vendidas no mercado. Virabrequim nem pensar! São veículos que simplesmente não preveem certos tipos de manutenção. E pra que? A última coisa que seus compradores vão querer é sujar a mão de graxa. Alguns chegam mesmo ao ponto de só colocar gasolina por que se não fosse assim o carro não andaria. Nem mesmo o óleo se dão ao trabalho de completar, muito menos de trocar.
Poucos aqui já perderam tempo trocando graxa de rolamento, munhão, cruzeta, cabos de freio (nos carros mais antigos tinhamos a possibilidade de lubrificar os cabos, através de pinos de graxa, o que aumentava sensívelmente sua vida útil). etc...
Se pegarmos a matéria que deu origem a esse tópico veremos que se houvesse a real intenção de continuar a fabricação do JEEP e se o obstáculo maior realmente fosse o "moedor de colunas" como sujere o nosso saudoso João Conrado do Amaral Gurgel, a FORD simplesmente mudaria a calibragem de suas molas, ou se estivesse disposta a gastar um pouquinho mais, mudaria os tipos de lâminas e tornaria de tantas outras formas o JEEP um carro mais confortável, mas o que faltava era o interesse. Um carro que era dispendioso (pois em diversos aspectos era superdimensionado) para a fabricação, com um mercado que não fazia mais questão de um produto robusto, unido a possibilidade de vender veículos muito mais baratos do ponto de vista industrial, com um apelo social irresistivelmente sustentável. Isso determinou o fim do nosso amigo e de tantos outros, como a Band & cia.
Abraços.

Msrezende
23/01/2005, 13:59
cada dia mais se cultua a ignorancai do povo... se cobra menos para ter as mesmas coisas pq assim a dominacao e´mais facil.... :evil:

Sukys
24/01/2005, 03:36
cada dia mais se cultua a ignorancai do povo...

Mudaria um pouco sua frase para " cada dia o povo cultua mais a própria ignorância"

Quanto ao Ipanema, foi o tataraneto do Tocantins (sucessor do X12), e além desta versão existia também o Augusta, Enseada e Xavantes, onde a diferença estre estes 4 modelos ficava por conta de poucos acessórios e nível de acabamento. Estes modelos foram os primeiros lançados pela Gurgel (1967) e com excessão do Xavantes todos os outros estavam mais para Bugs do que utilitários. Não podemos esquecer que nesta época até o Bug era uma novidade e o conceito de Off Road, como esporte, nem existia.

Cowboy,

A Ford não menosprezou seus consumidores, foram os consumidores que menosprezaram o Jeep. Negócio é negócio e quando as vendas despencam não resta outra coisa senão partir prá outra.
Não faz muito tempo o Itamar resolveu tirar o Fusca do túmulo. Quem comprou Fusca? Imagine se o Lula resolve desenterrar o Jeep, quem vai gastar 30~40~50 mil reais para ter um modelo O km? Algumas dúzias de malucos deste fórum? Uma dúzia? Um? Muita gente pode até dizer que compraria, mas na hora de assinar o cheque, na hora de pensar nos gastos (e no trabalho) com manutenção, consumo, falta de conforto, etc, com certeza mudam de idéia e descambam para o primeiro "Palio da vida"!
Jeep e Gurgel são coisas do passado, verdadeiras peças de museu, cada um que cuide bem do seu... 8)

Abraços,

elcio
24/01/2005, 09:44
Jeep e Gurgel são coisas do passado, verdadeiras peças de museu, cada um que cuide bem do seu... 8)

Abraços,

isso mesmo, toda a produçao industrial se modernizou muito desde entao.
cada coisa pertence a seu tempo, otimo que tenhamos nossas viaturas e cuidamos delas como se fossem filhos, eh assim que as coisas se perpetuam.
mas a tendencia eh essa e nao podemos fazer nada.
o mesmo esta acotecendo com o carburador, daqui a alguns anos apenas os tiozinhos com idade bem avançada saberao como lidar com ele, e ca pra nos, vai tarde.
mas, seguindo a politica da ford, se o jeep ainda estivesse em produçao, um simples cabo de acelerador custaria 500,00.

[]´s com o "museu" quase 100% seculo XXI.

Bomba
24/01/2005, 16:48
Matar por que?

A Ford encerrou a produção do Jeep por conta própria e não por causa da Gurgel, e hoje em dia, por falta de opção que leve em conta a relação custo/benefício, tem muito fazendeiro fazendo uso de Kombi.

Aqui se faz uso de jipe por Hobby e não por necessidade e não é todo fazendeiro ou sitiante que tem 50~100 mil reais para investir num Troller, Suzuki ou Land para serem utilizados como simples utilitários onde muitas vezes nem é preciso de tração. Da mesma forma que um Jeep "à lá antiga" (simples e relativamente barato) faz falta, pode ter certeza que os utilitários Gurgel, Jegue e Javali também fazem falta para muitos...

Abraços,

Na verdade, eu acho que o mercado está muito carente de um veículo robusto e barato, independente de ser Jeep, Gurgel, etc... sempre que eu vou pro interior, vejo o Fusca até hoje sendo utilizado, porque é o que aguenta o tranco de zona rural... Palio, Gol, Corsa? Esquece! :D
Pois é, Sukys... isso foi só uma coisa que eu achei quando estava procurando outra coisa, essa, sim, me interessa. Talvez até você possa me ajudar, já que entende de Gurgel...
Estou procurando alguma foto, informação, diagrama... de como era a alavanca selectraction. Eu sei como o sistema funciona, mas queria saber como era a alavanca. Eram 2, uma pra cada roda, e pra estacionar tinha que acionar as 2? Ou 3, uma pra cada roda e a terceira acionava as 2 juntas (freio de mão)?
E essa alavanca foi exclusiva da Gurgel ou teve alguém que forneceu pra ela? Fabricante?
Agradeço se puder me ajudar.
[]s,

Sukys
25/01/2005, 00:49
O Seletraction nada mais é que uma alavanca de freio de estacionamento de Fusca onde os dois cabos originais (um para cada roda traseira) pode ser acionado por alavancas independentes, que por sua vez estão solidárias a alavanca principal. Com isso pode-se acionar os cabos de forma individual para o controle de tração (através da respectiva alavanca) ou de forma solidária para o estacionamento (através da alavanca de freio original).

Abraços,

cristiano
25/01/2005, 08:26
Quem sabe a Ford não anima, já que a Agrale está lançando o Marruá... :lol: Afinal de contas eu acho que o projeto do jeep, salvo detalhes pequenos ainda é muito bom...

Polvora
25/01/2005, 13:53
Quem sabe a Ford não anima, já que a Agrale está lançando o Marruá... Afinal de contas eu acho que o projeto do jeep, salvo detalhes pequenos ainda é muito bom...

A Ford não é a dona da marca Jeep e sim a Crysler e tem Jeep ok pra vender sim entra no site : http://www.daimlerchrysler.com.br/ sim, estão um pouco fora da realidade do brasileiro por conta de várias coisas, mas não vem ao caso.

[]

cristiano
25/01/2005, 14:26
sim... mas eu digo o projeto original dele, como fez a Agrale... não esses de ar condicionado...

AndersonPoa
25/01/2005, 15:39
Srs,

Ainda que a Ford (ou outra) fizesse basicamente o mesmo projeto,
um modelo atual nao baixaria de R$ 50-60 mil.

O motivo é simples: como o Fusca, o jipe ainda teria muito envolvimento humano na montagem, encarecendo os custos de fabricacao.

Alessandro Henrique
25/01/2005, 15:44
O motivo é simples: como o Fusca, o jipe ainda teria muito envolvimento humano na montagem, encarecendo os custos de fabricacao.

Acredito que esta não seja a principal razão, isso se automatiza muito rapidamente. E a automação só viria mediante a espectativa de um volume razoável de vendas, que com um projeto antigo dificilmente aconteceria.

Sds.

Marcelo A. Marchiodi
26/01/2005, 00:39
Ao Marcelo S. Rezende, que não conhece o Ipanema:

http://www.planetabuggy.com.br/classicos/gurgel/walter.htm

http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/modelosdagurgel.htm

Nesse último tem todos os modelos da saudosa Gurgel! :D

Marcos ET
27/01/2005, 01:15
A Ford não menosprezou seus consumidores, foram os consumidores que menosprezaram o Jeep. Negócio é negócio e quando as vendas despencam não resta outra coisa senão partir prá outra.
Não faz muito tempo o Itamar resolveu tirar o Fusca do túmulo. Quem comprou Fusca? Imagine se o Lula resolve desenterrar o Jeep, quem vai gastar 30~40~50 mil reais para ter um modelo O km? Algumas dúzias de malucos deste fórum? Uma dúzia? Um? Muita gente pode até dizer que compraria, mas na hora de assinar o cheque, na hora de pensar nos gastos (e no trabalho) com manutenção, consumo, falta de conforto, etc, com certeza mudam de idéia e descambam para o primeiro "Palio da vida"!
Jeep e Gurgel são coisas do passado, verdadeiras peças de museu, cada um que cuide bem do seu... 8)

Abraços,

Sei nao... só pra lembrar... sou o (IN)feliz proprietário de um Ford Escort... rs parece que a ford nao menosprezou, mas ainda menospreza seus clientes... de todas as montadoras, acho que é, de longe, a pior em logística de apoio aos seus consumidores.... por um simples pára-choques sem pintura, totalmente crú, tenho que pagar R$ 1.200,00 CADA! e imaginem, enquanto um amortecedor da Chevrolet S.10 2005 "top" sai por uns R$ 65,00 cada, os do meu "mísero" escort nao saem por menos de 175,00 CADA.... e sabe oq é melhor de tudo? ter que esperar até dum mês e meio ou dois para receber peças para a manutenção do carro... definitivamente, depois de anos sendo cliente ford... pra mim esgotou a paciência! e acho que são este tipo de postura que acaba com um veículo, com o Jeep nao seria diferente, mesmo que nosso "véio" voltasse às linhas de produção, seria impossível que voltasse tal qual era a duas décadas atrás, provavelmente viria com câmbio 5m, motor 4 cilindros 2.0 16v ou cousa parecida... freios a disco, talvez até uma carroceria tipo semi-monobloco com sub-chassis para o eixo dianteiro.... quem sabe? de lá pra cá os métodos de fabricação mudaram radicalmente (New Beetle que o diga), para baratear o custo de produção, quem garante q carro viria a aparecer diante nossos olhos usando o nome (nao o conceito) "Jipe" (já que "JEEP" é da Crysler... rs)

sei naum....

Msrezende
27/01/2005, 13:29
Valeu pelos links Marcelo!!

Sukys
28/01/2005, 01:08
A Ford não menosprezou seus consumidores, foram os consumidores que menosprezaram o Jeep. Negócio é negócio e quando as vendas despencam não resta outra coisa senão partir prá outra.


Sei nao... só pra lembrar... sou o (IN)feliz proprietário de um Ford Escort... rs parece que a ford nao menosprezou, mas ainda menospreza seus clientes... de todas as montadoras, acho que é, de longe, a pior em logística de apoio aos seus consumidores....

Não podemos esquecer que o Jeep entrou na história da Ford como uma herança, como parte do embrulho da compra da Willys, e fora o motor Geórgia, de Ford não tem mais nada de relevância. Ficou em linha enquanto dava retorno financeiro, quando isso acabou, tchau. O mesmo aconteceu com todos os modelos que pertenciam a empresas que foram compradas (anexadas) à outras montadoras.

O Escort é outro caso. É uma cria da Ford e na época era top de linha, consequentemente seu custo de manutenção também sempre foi top. É verdade que houveram modelos do Scort mais, digamos, populares, só que isso não se refletia na hora da compra de peças de reposição.
Hoje em dia o problema é outro. A frota que ainda esté em uso não é lá tão grande, logo o pequeno giro de peças de reposição faz com que o mercado mantenha um custo relativamente alto.
No mais, pode ter certeza que a Ford (e qualquer outra montadora) está pouco se lixando para quem usa carro com mais de 8 ou 10 anos de uso.

No caso do Jeep, inclusive, hoje em dia é muito mais fácil encontrar peças, e por um custo relativamente mais baixo que a dez ou vinte anos atrás, quando ainda estava em linha, e isso por obra e graça do modismo (e do mercado paralelo que vê neste mercado uma forma de ganhar dinheiro).

Abraços,

Eros
28/01/2005, 11:22
Olá, pessoal :!:
Projeto, velho por velho, o Land Rover também é.
Por que ainda não saiu de linha :?: :roll: :roll: :roll:
Até :!: :D :D

Cowboy
28/01/2005, 12:28
Caro Sukys, compreendo seu ponto de vista, mas o mercado já deu várias demonstrações de que precisa de um 4X4 pé de boi, rústico e confiável. Vários projetos estão surgindo no vácuo deixado pelo Jeep e pela Band. Esta última retirada p/ não concorrer com sua irmã mais nova, que por seu conforto e dimensões além de um custo de produção melhor, tornaram-se mais vantajosos não só p/ o consumidor urbano, mas principalmente p/ a montadora. O fato de a Ford não ver o projeto do Jeep como economicamente interessante, não significa que o mercado não precise desse filão. Nada substitui tão bem o Jeep na roça ou no interior desse pais. Quem tem algum conhecido que possui fazendas c/ produção agrícola sabe bem do que falo. O Jeep é substituido por veículos mais confortáveis, caros, elegantes, espaçosos, mas que não preenchem o requisito dessa gente. Uma carroça motorizada, para serviços pesados, que funciona até sem carroceria como um grande pranchão a motor, pois tudo nele está preso ao chassis, inclusive os pedais!!! Um veículo que se paga ao longo dos anos e é utilizado até não sobrar mais nada! O próprio exército experimentou jipes mais modernos, espaçosos e confortáveis, mas resolveu que não há nada como o velho pé de boi, com eixos rígidos e chassis, para que a manutenção justifique o alto investimento na aquisição, além da impagável confiabilidade de um projeto simples.
Você está certo quando afirma que mercado é assim mesmo e que negócio é negócio, mas que o Jeep foi retirado muito cedo de um mercado carente e promissor p/ esse tipo de veículo, isso não podemos negar. Temos uma condição viária muito mais favorável a preemente necessidade desse meio de transporte do que muitos paises que ainda mantem a produção de veículos semelhantes ao nosso Jeep. Como aceitar que em paises muito mais bem calçados rodoviáriamente e com uma infra estrutura agropecuária muito melhor e maior que a nossa, continuem a fabricar e vender esse tipo de utilitário ao passo que nós, que possuimos a maior parte de nosso território cortada por vias e caminhos de terra (quando esistem!) e onde o setor agrícola tem de se virar por conta própria, nos achemos assima dessa necessidade? Como podemos julgar o JEEP dispensável às nossas necessidades? Essa realidade me fáz lembrar a história da família que não tem o que comer, mas se esfola p/ pagar a prestação do carro zero e manter a TV por assinatura. Infelismente queremos viver uma realidade que não é a nossa, e o incrível é que abdicamos de uma ferramenta que ainda é útil aos nossos irmãos mais ricos, inclusive Portugal!!!
Infelismente não sabemos distinguir o belo do impressindível.
Abraço a todos.

Sukys
30/01/2005, 03:18
...Essa realidade me fáz lembrar a história da família que não tem o que comer, mas se esfola p/ pagar a prestação do carro zero e manter a TV por assinatura. Infelismente queremos viver uma realidade que não é a nossa...

Concordo contigo em genero, numero e grau, e acho que a chave da questão - no que se refere ao consumidor - está justamente na frase acima, e como as empresas fazem justamente o que o consumidor pede...

Quanto ao Jeep, não é só em Portugal que encontrará coisa do tipo. Existem vários países de 1º à 3° mundo que ainda mantém em linha o que existia por aqui (e não a "versão da Chrysler'", mais dirigida ao modismo, consequentemente ao sonho de consumo). Quer ver um legítimo "cara de cavalo" zero km? Japão. Quer ver uma legítima Rural, daquelas que ainda tinham paralama recortado? India. E por aí vai...

Não é de hoje que muita gente mete o pau na Gurgel e na CBT - principalmente os viventes das grandes cidades, que se acham os "senhores do universo" - e mal se tocam que estas duas empresas (entre outras de menor porte) focavam justamente a realidade brasileira, que necessita de veículos simples, robustos e funcionais, dirigidos a uma aplicação utilitária, que pode ser específica tanto para o campo como cidade.

Talvez daqui a uns 50~100 anos a mentalidade do nosso povo tenha evoluido um pouco e saiba distinguir a diferença entre sonho e realidade, e entenda afinal que o que aparece em filmes enlatados nada tem a ver com necessidade.

Enquanto isso, que vivam feliz com um "possante" na garagem, mesmo que para mantê-los tenham que fazer uso de desmanches (entenda criminalidade), pagando prestações à perder de vista e a custa de muita marmita requentada. Automóvel, aqui no Brasil, ainda é assunto para teses de mestrado em psicologia, onde se explica a relação que existe entre carros e carência afetiva, necessidade de auto-afirmação e até problemas sexuais.
Freud explica... :twisted:

De minha parte, escrever mais sobre isso seria redundante, já postei algo neste fórum que resume, de forma bem humorada, o que penso à respeito: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5100&highlight=

Abraços,

Cowboy
30/01/2005, 12:14
Nosso saudoso João Conrado do Amaral Gurgel foi, mantendo-se as devidas proporções, um verdadeiro heroi, lutando contra toda sorte de dificuldades que um pais dominado economicamente poderia lhe impor. Teve muita garra e até um pouco de teimosia, p/ chegar onde chegou. E como um lobo solitário (não é pejorativo!) acabou por ser apanhado por seus perseguidores. Gostaríamos todos, de pensar que seria diferente, mas diante da nossa realidade e de sua relativa credulidade, acabou por sucumbir diante de uma situação tão antiga quanto a humanidade. Era a única forma de parar aquele homem. Fazê-lo crer e gastar por conta de um empréstimo a um juros que nunca sairia da promessa. Derruba-lo no terreno insólito das promessas políticas. Coisas que conhecemos tão bem...
Gosto dos carrinhos que ele fabricava. Já tive alguns, mas hoje possuo apenas dois br-800. Um horiginal e outro que brinco de fazer experiências.
Possui câmbio de cinco marchas e motor 1300 VW BOXER, o que devo substituir por um FORD 1000 CHT. Alterei as balanças p/ não quebrarem mais e uma série de outras alterações. Gosto disso!
Abraço.

Sukys
31/01/2005, 01:49
...Teve muita garra e até um pouco de teimosia...

Cheguei a trocar correspondência com o pessoal da fábrica, cansei de ir até a Gurgel Trade Center (que ficava próximo do meu trabalho) e embora nunca tenha sequer visto a fera de perto soube que teimosia era o que não faltava, e nem poderia ser diferente caso contrário não teria chegado onde chegou. Por outro lado, diziam que trabalhar ao lado dele era muito gratificante, desde que fizessem exatamente o que ele pedia. :twisted:


...Já tive alguns, mas hoje possuo apenas dois br-800. Um horiginal e outro que brinco de fazer experiências.

Meu X12 está absolutamente original e o mesmo acontece com o SuperMini, já o X15 passou por várias alterações e da cintura prá cima não tem mais nada de original. Em termos de mecânica só resolvi alguns problemas crônicos (quebra constante de cabo de embreagem, baixa durabilidade do pivô do facão e "dureza" no sistema de direção). Por enquanto está passando pela 3ª reforma geral, toda mecânica já está zerada e mais uma vez o kit 1.8 da Mahle vai tomar poeira na prateleira.

Abraços,

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 16:10
Não faz muito tempo o Itamar resolveu tirar o Fusca do túmulo. Quem comprou Fusca? Imagine se o Lula resolve desenterrar o Jeep, quem vai gastar 30~40~50 mil reais para ter um modelo O km?

ressucitando o tópico......




eventualmente a compra da troller pela ford possa ser vista como uma tentativa tardia de "tapar o buraco" deixado pelo fim da produção do jeep... quanto ao fusca "itamar", se tivesse incorporado algumas melhorias que chegaram aos modelos feitos no exterior através da série 1302s como a suspensão mcpherson na dianteira e a irs na traseira, direção por pinhão e cremalheira, aumento dos bagageiros e maior área envidraçada creio que a reação do mercado poderia ter sido melhor... no caso do jeep, se aparecesse quem oferecesse jeeps 0km por uns $60000,00 em versão flex ou $65000,00 a diesel poderia ter bastante competitividade tanto no setor do agronegócio quanto entre os adeptos da trilha no fim de semana, e os "aventureiros urbanos" cansados de "brincar de carrinho"... não sei o que a mahindra está esperando para "tentar a sorte" nesse mercado...

o dr. gurgel ja se foi, e só nos resta lamentar que um brasileiro com um caráter tão nobre tenha sofrido um fim tão melancólico...

Marcelo Cunha
11/07/2009, 17:04
Para termos veículos a preços + acessíves não somente os 4x4, bastaria que o governo fosse menos olho grande no que diz respeito aos impostos.

CJ 60
11/07/2009, 18:02
nao conheco esse modelo Ipanema da Gurgel.


pelo google.. ele indica q é esse o modelo.. é um bugue na minha opiniao..

abç

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 21:17
Para termos veículos a preços + acessíves não somente os 4x4, bastaria que o governo fosse menos olho grande no que diz respeito aos impostos.

isso é hors-concours... a propósito: ja reparou que alguns modelos importados chegam a custar até menos que se fossem feitos localmente, sem falar na vergonha que é alguns carros nacionais custarem menos e serem vendidos mais equipados no exterior?