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Ver Versão Completa : gaiola 4x4 hydro



Franco Fileppo
24/11/2009, 21:09
E ai galera! Projeto inedito! gaiola especifica pra trilhas!

Mecanica motor a ar 1600 camara de cabeçote modificada comando de valvulas de kombi bronzinas refuradas e sistema de resfriamento e filtragem de oleo externa alem de miniprogressivo central a alcool com tubagem aquecida a oleo,e nem adianta que eu nao quero ap!

Dois cambios de gol a ar com o motor central semi deslocado para frente.

Sistema de transmiçao atravez de uma bomba hidraulica acoplada no volante do motor (que por sua vez nao tera embreagem)esta bomba pressuriza o oleo que passa por dois motores hidraulicos ligados em serie acoplados no eixo piloto de cada cambio.
O comando hidraulico fará o papel da embreagem e outro componente o do avanço total ou parcial , ou seja a gaiola vem em segunda ,se presisar de mais força em uma parte do caminho é so acionar o avanço para traz que ele funciona como se estivese em primeira ou mais reduzida ainda,passado o lugar volta o avanço e ele toma denovo força e velocidade de segunda.

Guincho hidraulico pra aproveitar o sistema!

E agora o melhor de tudo,é um sistema de modulos,cada modulo composto por um cambio e um motor hidraulico,portanto quando houver nesecidade de expanssao para 6x6 ou 8x8 é so acoplar mais modulos (cambio e motor hidraulico)e aumentar a estrutura!

O motor e a bomba principal podem ficar em qualquer lugar,no caso meio alta pra nao afundar nas aguas fundas!

Quanto ao sistema funcionar,se uma colheitadeira (tc 59 hydro)funciona desta mesma forma(só que em proporçoes maiores) por em media 12 horas por dia e nao encomoda ,nao tem por que nao dar certo!desde que ebem dimencionado proporcionalmente.

Quando quizer ficar 4x2 abre se uma valvula by pass no motor dianteiro que este por sua vez para de exercer torque mas fica movel e solto!

Tirando os motores hidraulicos o resto ja tenho tudo!

leobnaval
25/11/2009, 01:04
Muito interessante este sistema, resta saber o preço, peso e se aguenta as trilhas.

Se dimensionar materiais com o sistema tradicional já é dificil com os fluidos é muito mais. Essa eu quero ver rodando...
Ela teria quantos câmbios? um em cada eixo?

Boa empreitada.

Marcelo A. Marchiodi
25/11/2009, 14:34
Gostei!!!!!!!!!!
Quero ver esse projeto andar, um veículo com transmissão hidráulica é uma das coisas que ainda quero fazer, na minha longa lista de projetos pessoais!
Dá uma olhada nesse projeto do Pirate 4x4: http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=763311
É diferente do seu, bem maior, mas pode dar inspiração, sem falar que é um dos projetos mais inovadores que já apareceram no Pirate! Sem falar também no talento do cara, acabamento das peças simplesmente impressionante, tudo em inox!

Eu tenho uma dúvida: como seria um veículo assim em velocidades mais altas... digo, é possível usá-lo por exemplo a uns 90 km/h?:pensativo:

Um dos grandes problemas na minha opinião é o custo dos motores hidráulicos e agregados em geral, não é nada barato.

Mas tem meu total apoio, torço para que siga em frente!

Gilbertojipeiro38
26/11/2009, 21:27
parece facil

so parece

lido o dia todo com transmissoes hidrostaticas e o dimensionamento eh critico

veja umas fotos

leobnaval
26/11/2009, 21:39
parece facil

so parece

lido o dia todo com transmissoes hidrostaticas e o dimensionamento eh critico

veja umas fotos

X2, uma coisa é fazer um veiculo que consegue se locomover outra coisa é fazer um bom veículo hidráulico
É muito mais dificil dimensionar equipamentos hidráulicos e caro do que os sistemas usuais.

Franco Fileppo
27/11/2009, 21:30
Obrigado palas opinioes e dicas!

Gilbertojipeiro nos sistemas que voce mexe quais sao a vazao da bomba e motor de um mesmo veiculo

Primeiro vou analizar tudo,preço dimensoes..... a ultima vez que vi o preço de um motor era 400 eu acho mas nao me lenbro o tamanho.

Sem saber a viabilidade do projeto nao posso começar.Nao queria fazer de novo uma 4x2 mas se nao tiver soluçao fazer o que né!

Meu sonho é ainda um 6x6 expandido dessa minha ideia de 4x4!

Nao queria fazer do jeito mais facil que é com cardan ligando um cambio ao outro porqueforça muito o par de engrenagens da primeira já que este tem que tocar 4 pneus e dois diferenciais!

segunda vou me informar dos preços atuais de motores e suas especificaçoes,dai posto aki!

cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2009, 17:12
essa eu quero ver... a algum tempo atrás eu andei especulando sobre aquele conversor de torque que alguns fuscas alemães usavam...