Ver Versão Completa : L200 x chuva
manoel_emilio
24/11/2009, 18:22
Boa tarde...
Estou enfrentando uma situação meio que estranha com minha L200. Após chuvas fortes com formação de poças na pista, ao passar nessas poças mesmo a baixas velocidades, 40, 50, 60km/h, o spray de água levantando pelas rodas dianteiras é jogado inteiramente no para-brisa do carro formando uma cortina de água q impede a visão deixando a condução perigosissima. Á água não é jogada para os lados e sim para a frente do carro. Uso os pneus originais, Scorpion ATR 265x70 R16.
Mas alguem enfrenta esse problema?
Será que poderia ser o pneu instalado ao contrário?
Este é um problema comum, não só na L200 como no Troller e em outros carros altos. Não vai adiantar nada você instalar o pneu ao contrário pois o problema continuará acontecendo.
lealrenato
24/11/2009, 19:48
esse pneu nao tem sentido de rotação ( pirelli é :parede::parede::parede: demais )
experimente trocar os pneus e ao entrar nas poças ter o limpador ligado.
eu faço assim:idea::idea:
NilsinhoRox
24/11/2009, 19:50
Manoel.
Eu tenho varios videos que fizemos de trilhas e passeios!!! E da pra ver nitidamente que esse "Spray"que sobe não vem dos pneus e sim da frente do veiculo!!!
O Skid-Plate (peito de aço) com o formato de uma voadeira é o causador!!! Mto cuidado pra vc tbm não perder sua placa, passando por aguaceiros em velocidades mais altas. Ele joga agua pra cima e vento se encarrega de ir até o para-brisa!!!
[]'s
manoel_emilio
24/11/2009, 20:03
Valeu pela ajuda pessoal...
Nilsinho, poe algum desses vídeos ai p gente dar uma olhada como esse fenomeno acontece...
Valeu
rafaelfernandez
24/11/2009, 22:03
Acredito que todos os carros mais altos sofram desse problema. Minha 110 tambem faz isso.
[]´s
Rafael
:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:: shock::shock::shock:
Diogo Nasser
25/11/2009, 08:43
No parachoque dianteiro da L200 tem uma beira que o pessoal que corre cross country coloca uma chapa de ferro com uma borracha para nao deichar a agua ir no parabrisa, na frente da roda, pois atras já tem, procure uma foto de alguma L200 RS com isso instalado e faça, no uso urbano o visual nao fica mtu agradavel mas resolvi o problema! abracos
Ja usei os originais, depois michelin 31"
e hoje em dia mud terrain 33"
TODOS faziam/fazem isso. Nao é do pneu e sim de pickups
(ja que todos reclamam a mesma coisa).
Abraços
neilsonhenriques
29/11/2009, 02:59
Rapaz, interessante a sua pergunta.
O TR4 fazia.
O Freelander fazia (Nilsinho, perdi duas placas da frente com isso, você tem razão).
O Discovery faz.
Como já disseram, parece ser problema de carro alto mesmo. :putz:
MARCELO85
29/11/2009, 08:10
Ja usei os originais, depois michelin 31"
e hoje em dia mud terrain 33"
TODOS faziam/fazem isso. Nao é do pneu e sim de pickups
(ja que todos reclamam a mesma coisa).
Abraços
esta semana, aqui em niterói (praia de charitas) peguei minha primeira rua alagada com a triton(20 km/h) e reparei na hora que não jogava água no vidro, como a minha ex- l200 sport hpe. Talvez algum colega com triton a mais tempo que eu possa dizer se ela joga ou não água no vidro.
:pipoca: Tudo bem que a minha não é uma L-200, mas tb acontece isso com a TR4.
Eu acho q. é devido a dois fatores, a altura e o comprimento do "bico" do da vtr, faz q. que a agua suba e o vento joga para o para brisa :concordo:
PauloLimited
03/12/2009, 02:35
A Sport joga água d+ msm no parabrisa, bem mais q a Ranger.
É só ter cuidado, já passei muito apuro por causa disso e só andar devagar.
Contribuindo...............meu Vitara com pneus 215 - 80 R16 também faz....
Abs!!
NilsinhoRox
03/12/2009, 13:42
Achei um video onde a placa da TR4 sai voando com a agua lamacenta!!!
]
[]'ssss
NilsinhoRox
03/12/2009, 13:51
E tem esse meu!!! Feito pelo Miltão!!!
[]'s
NilsinhoRox
03/12/2009, 14:18
E tem esse meu!!! Feito pelo Miltão!!!
[]'s
O video não apareceu!!! :pensativo:
Achei um video onde a placa da TR4 sai voando com a agua lamacenta!!!
] (http://www.youtube.com/watch?v=48RDclQi1d0)
[]'ssss
Mas cá entre nós, entrar assim em um atoleiro.. :parede: O impacto com a água mais irá reter o carro do que ajudar a passar adiante.
[]s
Marcelo Borsatto
30/12/2009, 02:04
Prezados,
Uma das melhores coisas de um TR4 na chuva é andar em 4x4 e se preocupar bem menos com chances de aquaplaine.
Entretanto, se a água no chão for um pouco mais "alta", a TR4 projeta grande parte dessa água pra frente do veículo, o que por vezes cega quem dirige e põe em pânico os outros ocupantes.
Alguém saberia me dizer como evitar isso ou por que isso acontece??
Ainda não consegui identificar de onde sobe essa cortina d'agua e que fatalmente volta em cheio no parabrisa...
Grande abraço!
Prezados,
Uma das melhores coisas de um TR4 na chuva é andar em 4x4 e se preocupar bem menos com chances de aquaplaine.
Entretanto, se a água no chão for um pouco mais "alta", a TR4 projeta grande parte dessa água pra frente do veículo, o que por vezes cega quem dirige e põe em pânico os outros ocupantes.
Alguém saberia me dizer como evitar isso ou por que isso acontece??
Ainda não consegui identificar de onde sobe essa cortina d'agua e que fatalmente volta em cheio no parabrisa...
Grande abraço!
Oi Marcelo,
Esse fenômeno físico acontece com qualquer carro nestas situações. Devemos lembrar que a àgua é um fluido (aquoso e de baixa viscosidade) e "ao ser atacada" pela roda do carro, uma parte irá passar pelos sulcos do pneu (entre este e o piso) e outra grande parte retorna pelo impacto. Como o carro esta em movimento no sentido em que a àgua esta retornando, só que em muitas vezes velocidade maior, tem-se o problema da àgua que retornou pelo impacto voltar a atingir o veículo, só que em diversos pontos, pontos estes dependentes da quantidade da àgua que esta sob impacto e pela velocidade do carro.
Como conclusão, para redução deste efeito da àgua sob impacto retornar ao carro:
a) reduzir a velocidade
b) diminuir a "largura do pneu"
c) usar pneus que facilitem a passagem da àgua pelos sulcos
Abs
DK
ps: bom, esta é uma explicação simples. Aos físicos de plantão, caso queiram complementar, fiquem a vontade !!
Comeco a pensar que nao tem remedio mesmo ! a maioria dos carros altos fazem isto !
pois ate a ecosport da patroa aqui faz isto tbm
ela fica apavorada rsrsrs
danielmr
30/12/2009, 13:30
eu tenho uma triton e ela não faz isso não...
ponto a favor, para não dizerem que eu só falo mal...
joga bastante água pro lado, mas no para-brisa não, pelo que eu já passei com ela em um ano e meio não me lembro desse problema, o que confirma o que disse o outro colega dono de uma triton.
Galera isso é pura verdade e um ponto fraco na L200 OUTDOOR, comprei uma recentimente e pude perceber esse ponto negativo e muito perigoso, a agua vem direto no para-brisa deixando o motorista totalmente cego!!!!! Uma empresa como a MIT nunca ter achado uma solução para isso é um absurdo!!!!!!! a solução é andar quase parando pra agua nao ser lançada no para-brisa
Amigos,
isso é normal na maioria dos carros de perfil 4x4, onde a roda é muito próxima da frente do carro, para auxiliar na melhoria do angulo de entrada.
Sinto muito isso na outdoor, mas também sentia muito isso no troller com pneus 32. É absolutamente normal. Nós que gostamos e utilizamos esse tipo de veículo é que devemos nos acostumar com essa característica.
Abraço!
Nas L200, esse problema não é exclusivo das mais novas... quando a minha quadradinha entra numa poça, eu fico "cego" por quase um segundo (mesmo com o limpador ligado)... bom saber que é uma característica do projeto e não da minha viatura... hehehehe:cool:
Nas L200, esse problema não é exclusivo das mais novas... quando a minha quadradinha entra numa poça, eu fico "cego" por quase um segundo (mesmo com o limpador ligado)... bom saber que é uma característica do projeto e não da minha viatura... hehehehe:cool:
Bom dia Srs;
Esta é uma questão bem simples de explicar ..................
O ângulo de entrada, que é aquele formado entre a base do pneu dianteiro e o para choque dianteiro de um veículo, e define o quanto ele pode se aventurar em terrenos acidentados. O ângulo de entrada da L-200 é de 39(graus), ângulo bem pareciso com qualquer veículo com tração 4x4, pode ser a TR-4 (38 graus), Land Rover (47 graus), Troller (50 graus), Wrangler (38 graus), etc.....
Pensem num montinho, montinho mesmo, de terra na sua frente, o que acontece quando tentamos passar com um 307 que tem o incrível ângulo de entrada de apenas 11 graus, ou Civic ? a frente vai encontar na terra, e não adiantaria muito levantar o carro na altura de uma caminhonete pois o "bico" é muito grande. Já nos carros 4x4 o parachoque fica muito próximo da roda.
Por consequência, quando passamos numa possa de água o veículo que tem um ângulo menor de entrada, ( o 307 por exemplo), a água bate na parte debaixo do carro não dá tempo da água respingar e se projetar a frete, e nos veículos com angulo maior (L-200 por exemplo) esta água respinga (ou é lançada) e acaba na frente ou para-brisas do carro !
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços,
Alcione
No parachoque dianteiro da L200 tem uma beira que o pessoal que corre cross country coloca uma chapa de ferro com uma borracha para nao deichar a agua ir no parabrisa, na frente da roda, pois atras já tem, procure uma foto de alguma L200 RS com isso instalado e faça, no uso urbano o visual nao fica mtu agradavel mas resolvi o problema! abracos
Sem sombra de dúvidas, vc contribuiu muito com o fórum. Antes de encontrar sua resposta comecei a fazer de plástico e está melhorando, isso eu notei nos vários carros a presença de um defletor, inclusive em carros baixos, da uma olhada por aí e vai ver a tecnologia, por isso comecei a criar, estou na fase de testes do protótipo, depois postarei, mas com certeza os resultados estão ficando melhores. Já aumentou a velocidade em muitas poças rasas... Abraços e até mês que vem