Ver Versão Completa : Duvida aos mestres: Chassi
Vendo esse topico do Pirate sobre a reforma de uma Willys me veio a duvida:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868
Um chassi de construcao simples assim tem chances de dar certo?
Pergunto isso porque ha tantos calculos e ensaios envolvendo a construcao de chassis como pontos sujeitos a trincas, torçao, fadiga do material, etc etc etc.
E esse nao é o primeiro chassis com esse mesmo sistema de construcao que vejo.
O que os amigos mais experientes tem a dizer?
GuTo_Cerulli
23/11/2009, 15:59
Tem chance e não tem...(Daaahhh...)
Explicando melhor: depende basicamente da carga, tipo de suspensão e mecânica...não tem porque dar errado.
[]'s
PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...
Tem chance e não tem...(Daaahhh...)
Explicando melhor: depende basicamente da carga, tipo de suspensão e mecânica...não tem porque dar errado.
[]'s
PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...
Entao Guto, segundo o dono ele usou aço 1020, porem eu acho o 1020 meio fraco, acredito que va entortar a toa, o estou falando bobagem?
GuTo_Cerulli
23/11/2009, 16:29
"pro que é", 1020 tá muito bom...a dimensão do perfil que vai usar é que manda...se usar tubo quadrado de "serralheria" com parede de folha sulfite vai dar merda certeza!
[]'s
Elmer_Jeep
23/11/2009, 17:12
PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...
Guto, o perfil que usei era de chassi, do caminhão VW 3/4... as vigas tem 1/4 de espessura :twisted:
Gostei do tópico, deu vontade de mexer no Jeep (que ta meio parado esse mês) :pensativo:
Dic, o chassi do cara tem tudo pra dar certo e se ele usou o material adequado as soldas e reforços ficaram muito bem feitos também:
http://i482.photobucket.com/albums/rr184/svaras/wls5.jpg?t=1257471909
Só acho que não ficou legal os suportes do feixe dianteiro, a "curva" do chassi poderia ter começado antes(mais pra frente) e o jumelo ficaria na parte mais baixa, daí na frente faria uma montanheira de tamanho adequado pra manter o nivelamento do feixe e com isso ganharia mais curso de suspensão.
Também acho que faltou uma travessa mais forte no meio e eu faria uma ali nos suportes do motor passando por baixo do carter.
O Skull Crusher fez um chassi pra um CJ3, o cara entende de materiais e soldagem e o chassi está à venda nos classificados :concordo:
[]'s
anderson_wzorek
23/11/2009, 22:17
As minhas cosiderações:
O aço 1020 tem boas caracteristicas para tal aplicação,se dimensionado corretamente as espessuras,larguras e abas no caso de uma viga "U",,se for um perfil quadrado ou retangular deve cuidar com a costura do mesmo.
Prefira utilizar material trefilado,é bem mais regular,o lamidado é mais bruto.
Na soldagem:eu usaria um processo tig,material de adição de 2.4 mm,a tig gera um uma ZTA (zona termica afetada) mais concentrada.Só existe o porem de ser meio caro o processo.a solda mig se assemelha muito a tig porem,não é tão estrutural assim,mas para o fim que estamos discutindo ela se enquadra muito bem.
Eletrodo revestido,para contrução de um chassi eu não usaria.
Apos td soldagem feita,é bom verificar tds os pontos e procurar falhas,em pontos mais solicitados fazer um liquido penetrante ao menos.
Dependendo da aplicação que tera o chassi um alivio de tensões nos potos soldados ira garantir muito a segurança,pois o calor da solda (ZTA)muda a estrutura do material,e o alivoi de tensões trata de deixar a estrutura por igual novamente,inclusive nos cordoes de solda.
São algumas coisas que eu tomaria cuidado com respeito a material,não levei nd de dimensionamento em conta.
abraços
Anderson
Pra mim, chassi não tem que "trabalhar"!
Quem deve articular é o sistema de suspensão.
Chassi que articula, cria folga nos pinos de fixação, trincas...
É a minha opinião.
Então, observando o trabalho feito, vejo que, como dito, funcionará muito bem!!!!
Skull Crusher
24/11/2009, 10:24
Só corrigindo o Grande Elmer, meu chassis que fiz para CJ3A foi vendido.
Abração Tio Elmer!
À dispoisição de todos
Renan
chassis só tem de trabalhar dependendo do tipo de suspensão que você usa
se for feiche de molas ele precisa ter um certo trabalho, se não tiver ai sim ele trinca com facilidade, mesmo que porque tubos vc tem um problema de corrosão interna e problema pra vedar e não acumular agua barro e etc e conseguir lavar por dentro...
mas ai vai de gosto claro
Léocasagrande
27/11/2009, 18:36
Eu troquei o meu por um tubular da chassis Fortaleza. Segundo Ricardo (dono da Chssis fortaleza) o material utilizado é aço especial da "Manesman" próprio para isso. Vou colocar algumas fotos:
202008
202009
qual o9 custo de um chassis desses ??? d repentr monto um jeep todo zero km
Robertux
01/12/2009, 10:50
Entre em contato direto com fabricante, que apesar do nome é em São Paulo
http://www.chassisfortaleza.com.br/ (http://www.chassisfortaleza.com.br/)
Sou novo no fórum, e estou realmente interessado no Chassi Fortaleza.
Postei uma mensagem no tópico "Chassi Zero KM", mas já não entravam no tópico Há algum tempo, resolvi mandar uma mensagem.
Estive no último Fenajeep em São Paulo, e achei a estrutura do chassi Fortaleza bastante forte.
Gostaria de saber como tem sido sua experiência com o chassi: Estabilidade da viatura, comportamento em erosões, desempenho off-road...
Existe uma polêmica grande sobre o chassi tubular, que deve esterçar com a suspensão... O que vc achar?
E as dificuldades para registro no detran? Como foi o procedimento?
Desculpe a avalanche de perguntas.
p.peleje
04/12/2009, 11:31
qual o9 custo de um chassis desses ??? d repentr monto um jeep todo zero km
liguei lá e custa R$4.800.
[]s
inaciocm
06/12/2009, 10:19
liguei lá e custa R$4.800.
[]s
só uma butuca: e o doc? Eles conseguem uma numeração ou eu tenho que "transferir", por minha conta, a numeração de outro chassis (o meu ou outro comprado)???
Se for anterior a 1969 e ele nao for remarcado basta usar aquela plaquinha e depois pedir remarcacao normalmente. Porem se for posterior a 1969 voce vai precisar pedir remarcacao alegando corrosao porem é um processo mais complicado.
p.peleje
07/12/2009, 15:01
Então, não sei explicar exatamente todo o processo, mas a documentação fica por sua conta.
Entrei no site do DETRAN e lá consta apenas duas razões pra vc remarcar seu chassi, ou roubo ou colisão. Não entendi direito, achei meio confuso. E quem tem chassi em más condições.:pensativo:
Mas enfim, resumindo a história, vc monta o carro e leva ele no detran com NF do chassi novo pra remarcar, ai entra provavelmente um vai e vem gigante, pois terá que ter laudo do inmetro......:putz::cry::cry:
Pensando que dependendo da situação do chassi vale mais a apenas reformar.
[]s e boa sorte
Peleje
Léocasagrande
10/12/2009, 22:22
Comprei um chassi Fortaleza e estou no final da reforma. Antes de desmontar o Jeep contratei um despachante que resolveu tudo pra mim, fiz uma inspeção na policia civil, obtive o laudo para fazer a substituição com a remarcação do nº velho no chassi novo com obs REG sendo a regravação feita por uma empresa credenciada ao DETRAN. Com o laudo da policia + nota fiscal do chassi o processo foi protocolado no DETRAN para iniciar a reforma. Após a reforma o chassi será regravado e inspecionado com a modificação e obs no documento do veiculo.
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